Alfa 4c

O maior concorrente do GT86 é o... RCZ.
Um é uma proposta NA RWD, a outra Turbo FWD; mas na prática competem como duas propostas diferentes na filosofia mas próximas na prática.

E a turbinagem do 1.6 200cv do RCZ está muito progressiva e até forte em altas para um turbinado.

Penso que estamos a confundir ideias... Estou a falar de circuitos técnicos com curvas, em recta o que não bate o GT86?? Da mesma forma que tudo batia o AE86 na recta, na Tougue, não era bem assim....

Não concordo nada com este comentário.

Parece que se estabeleceu que o que realmente importa num desportivo é curvar bem em circuitos muito técnicos, mas por acaso eu acho que as coisas ficam realmente sérias em circuitos a sério com curvas lentas e rápidas. A moda dos kartódromos e mini-autódromos no Reino-Unido é simpática, mas o que separa o trigo do joio tanto em carros como nas mãozinhas não são apenas as curvas em 2ª e em 3ª, são também aquelas que se negoceiam a mais de 150, aquelas onde os tomates vão na boca, porque se o carro sai, sai a sério.

Como são por exemplo as duas curvas de entrada nas rectas da meta tanto no Estoril como no AIA.

Olha que há gente que mete um carro num pedestal e considera um semi Deus; e deita fora outro e passa a considerar lixo se num circuito fizer menos uma décima de segundo do que o outro. [:D]

Nem importam as condições, nem os pilotos, nem como correu a volta aos pilotos... nem se os carros vão mesmo de origem.

Olha que há gente que mete um carro num pedestal e considera um semi Deus; e deita fora outro e passa a considerar lixo se num circuito fizer menos uma décima de segundo do que o outro. [:D]

Nem importam as condições, nem os pilotos, nem como correu a volta aos pilotos... nem se os carros vão mesmo de origem.

Parcialmente molhada para o GT, noramal para o M3, o resto não sei...

De qualquer das maneiras sempre podes ler as dezenas de jornalistas que o escolheram como desportivo do ano, depois de haver tanto carro superior, mas isso só são profissionais internacionais na matéria que o colocaram num pedestal ;)

Penso que estamos a confundir ideias... Estou a falar de circuitos técnicos com curvas, em recta o que não bate o GT86?? Da mesma forma que tudo batia o AE86 na recta, na Tougue, não era bem assim....

Já tive um AE86, e acho que um Golf II GTI 16 ou um 205 1.9 GTI eram mais rápidos que o Toyota, e não te tentavam matar com tanta facilidade.

Confirma-se... Só mesmo na pista do TG, é que o GT86 bate um M3 E46... Strange...

BMW M3 3.2 vs Toyota GT 86 2.0 -> Duel 1084069
É uma pista um bocado particular, com curvas apertadas e rectas muito curtas que parece favorecer muito a aderência em curva a média/baixa velocidade e a capacidade de acelerar muito rapidamente à saída, em detrimento de velocidades de ponta ou curvas mais rápidas e progressivas.

Às vezes dá uns resultados esquisitos como quando o MP4-12C lá limpou quase tudo (incluindo carros obviamente superiores e mais rápidos na maioria das situações).

De qualquer das formas acho que qualquer um tem noção que o M3 está uns furos acima do GT86.

Resumindo, esta discussão toda começou pelo facto de no artigo o individuo da Alfa dizer que o 4C não tem concorrentes.

Eu acho que não é pelo facto de o 4C ter um chassi de carbono que se vai ignorar toda a concorrência por não usar uma solução semelhante.

Tal como o GT86, que tem como concorrentes carros com motores em linha turbo, com FWD, com 2 lugares, descapotáveis, com preços 10 € superiores, etc etc.

Portanto, o 4C terá concorrentes. E ainda bem, pois sendo a Alfa uma marca com uma história de competição, certamente quererá que provar o que o 4C vale. Para isso, o mesmo precisa de adversários.

audi tt s e rs, cayman e boxster normais e s, z4s com motores decentes, 370z, exiges e elises de 4 cilindros, etc. são tudo concorrentes

Parcialmente molhada para o GT, noramal para o M3, o resto não sei...

De qualquer das maneiras sempre podes ler as dezenas de jornalistas que o escolheram como desportivo do ano, depois de haver tanto carro superior, mas isso só são profissionais internacionais na matéria que o colocaram num pedestal ;)

Estás confundido.
Eu não estava a falar do GT86, carro que até aprecio e sei das capacidades, mas de certos julgamentos "8 ou 80" que se vão fazendo com uma tremenda facilidade.
Nem muito menos estava a escrever para ti, estava a citar o user "v7", sobre isso, sobre parecer que se criaram leis sobre um determinado tempo em, como ele escreveu e até sobre Pagani e Clio: Parece que se estabeleceu que o que realmente importa num desportivo é curvar bem em circuitos muito técnicos, mas por acaso eu acho que as coisas ficam realmente sérias em circuitos a sério com curvas lentas e rápidas. A moda dos kartódromos e mini-autódromos no Reino-Unido é simpática, mas o que separa o trigo do joio tanto em carros como nas mãozinhas não são apenas as curvas em 2ª e em 3ª, são também aquelas que se negoceiam a mais de 150, aquelas onde os tomates vão na boca, porque se o carro sai, sai a sério.

Resumindo, esta discussão toda começou pelo facto de no artigo o individuo da Alfa dizer que o 4C não tem concorrentes.

Não foi bem isso que ele disse.
Ele disse que: "acha que não tem concorrentes directos na sua gama de preços". O que é diferente.
(We believe the 4C has no direct competitors at this price point)

Eu acho que não é pelo facto de o 4C ter um chassi de carbono que se vai ignorar toda a concorrência por não usar uma solução semelhante.

O Chassis em Carbono não o fará ignorar concorrentes.O
O facto é que até agora é a primeira vez que tal coisa é possível num carro de preços terrenos, apesar de caro claro.

Mas eu (só para situar os preços) vejo milhares de segmentos E Diesel pelo mesmo preço ou mais caros, especialmente carrinhas nas ruas e estradas do país mais pobre da Europa Ocidental.
Já sei que o 4C ou os Lotus só têm 2 lugares e a mala é pequena.

Mal interpretado gtabarth :)

O futuro M2 (se sair), penso ser um concorrente directo, ou mesmo o M235i... Coupé, Premium.... Um com menos potência menos peso, outro o oposto...

Já tive um AE86, e acho que um Golf II GTI 16 ou um 205 1.9 GTI eram mais rápidos que o Toyota, e não te tentavam matar com tanta facilidade.

Vê lá se és crucificado pelo JAPSquad e AE86pt, Cobretti.

Eu sei que te defendes bem, mas... [:D]

cobretti_opt.jpg

They want your eyes, p..

Mal interpretado gtabarth :)

O futuro M2 (se sair), penso ser um concorrente directo, ou mesmo o M235i... Coupé, Premium.... Um com menos potência menos peso, outro o oposto...

Espero que a BMW lance essas máquinas.
Assim como "corrija" as designações e voltem a representar sempre mesmo a cilindrada.
Antigamente os 635 eram mesmo 3500.
Depois tinham por exemplo o 635 CSi de 218cv e o M635 CSi de 286cv.

Eu não concordo nada que o mesmo bloco 2000 possa ser: 16, 18, 20, 23.

Assim como "corrija" as designações e voltem a representar sempre mesmo a cilindrada.

Agora na era dos turbos e da partilha de componentes isso é para esquecer. Fica-lhes incomparavelmente mais barato fazer um bloco de 2000cc para tudo e depois conforme a aplicação meter turbo, intercooler, injectores etc diferentes do que estar a fazer um bloco de 1600cc, um de 1800cc, um de 2000cc etc. Aliás aposto que no futuro a tendência será cada vez mais para as marcas só terem uma cilindrada para cada arquitectura (os 4 cilindros têm todos uma cilindrada, os 6 têm outra, os 8 outra e por aí fora) e mesmo entre arquitecturas diferentes partilhar componentes (por exemplo os mesmos pistões para os motores todos, só muda a quantidade).

Mesmo antigamente, nem sempre era assim..
Por exemplo, nos E21, no início dos anos 80, o 315 era um 1600 e o 316 um 1800

Agora na era dos turbos e da partilha de componentes isso é para esquecer. Fica-lhes incomparavelmente mais barato fazer um bloco de 2000cc para tudo e depois conforme a aplicação meter turbo, intercooler, injectores etc diferentes do que estar a fazer um bloco de 1600cc, um de 1800cc, um de 2000cc etc. Aliás aposto que no futuro a tendência será cada vez mais para as marcas só terem uma cilindrada para cada arquitectura (os 4 cilindros têm todos uma cilindrada, os 6 têm outra, os 8 outra e por aí fora) e mesmo entre arquitecturas diferentes partilhar componentes (por exemplo os mesmos pistões para os motores todos, só muda a quantidade).

Entendeste a questão ao contrário do que eu quis dizer.
O que não me agrada é sendo 2000 ter vários (imensos) nomes.

Claro que até me agrada "ter" um 16 até ter mais cilindrada. Não é essa a questão para mim.

Devia ser sempre 320, depois se têm 4 (ou mais) versões, criavam distinção, nem que fossem uma letra.

Basta ver os planos da BMW. Fixaram uma cilindrada unitária de 500cc, e servirá para um 1.5l e 3cil e um 2.0 de 4cil. E como se não bastasse, haverá bastante partilha de componentes entre otto e diesel. E assim, reduz-se custos e alimenta-se toda a Mini, BMW's tudo à frente e restantes modelos até ao segmento E, e ainda exóticos como o i8

Entretanto, o carro ainda não começou a ser vendido e já temos proposta para o alterar:
581402734462877029.jpg

892517986802160684.jpg

Press Release
Sporty lifestyle package for the latest sports car – POGEA RACING gives a first look at its tuning programme for the Alfa Romeo 4C.
Since 1997, POGEA RACING has been developing and manufacturing products to customise sports cars. Therefore it only makes sense that the technicians of the company in Friedrichshafen, Germany are busy developing a comprehensive TÜVtested tuning programme for the 4C, the latest racer from the Alfa family. The goal: powerful performance enhancements, lift-reducing aerodynamic components and striking 19- and 20-inch alloy wheels. Sporty suspension components and noble interior modifications made of leather, aluminium and carbon fibre will complete the portfolio.
The POGEA aerodynamic kit in the lifestyle design is strikingly sporty: the 100% carbon fibre body parts for the front, side and rear not only add visual appeal to the Alfa 4C—they also simultaneously reduce the lift forces which will increase the driving stability, especially at high speeds. Their addition makes sense, given the tremendous increase in power gained by POGEA's performance enhancements.
"As a result of our experience with an identical engine, we expect a power increase to around 415 hp and 450 Nm of torque," predicts Eduard Pogea, founder and mastermind at POGEA RACING, adding: "To achieve this, various engine modifications are necessary: new turbochargers, tubular exhaust manifold and an exhaust system with valve control will replace the serial components. In addition, we optimise the fuel supply and the cooling system. It is a well-tuned optimised engine management." Anyone at the wheel of a 4C will enjoy the throaty sound and clearly sensing the car's agility.
Specifically tailored to the needs of turbo-charged Alfa Romeo, POGEA RACING is making its XCUT rim in 19- and 20-inch special editions. Developed in cooperation with KW Automotive, DCC and Clubsport suspension kits will make the driving dynamics even sportier.
In addition to the existing, serial interior, POGEA is planning accessories made from aluminium, carbon fibre or leather. Anything the Alfa Romeo 4C driver wants can be requested—from personalised floor mats to complete leather interiors. POGEA RACING GmbH is a company that focuses on fine craftsmanship of vehicle
enhancements. In addition to developing chip tuning on a Dynojet all-wheel dynamometer for all current vehicle models, and the restoration and modernization of classic cars, POGEA RACING has a passion for vehicles that are individual and unique as their owners. POGEA RACING offers custom automotive interiors and enhancements to optimise performance and aerodynamics.

Entendeste a questão ao contrário do que eu quis dizer.
O que não me agrada é sendo 2000 ter vários (imensos) nomes.

Claro que até me agrada "ter" um 16 até ter mais cilindrada. Não é essa a questão para mim.

Devia ser sempre 320, depois se têm 4 (ou mais) versões, criavam distinção, nem que fossem uma letra.
Só se tivessem o 320m de manco, o 320f de frouxo, o 320i normal, o 320s de sport e o 320r de race [:D] Ou isso ou fazerem como a VW, era o 320i, o 320i, o 320i, o 320i e o 320i para fazer as delícias do pessoal que adora decorar os pormenores da segunda ou terceira letra vermelha [:)]

Já estão a marcar piso para o possível futuro mercado de alterações.
E como parece que o carro está a despertar interesse na Alemanha, lá sabem o que estão a fazer.
Na Alemanha, mas estão pertinho da Suiça e claro, perto da Áustria e mesmo de Itália.

Back