Normalmente serão... ainda assim cada volta percorre mais espaço e por isso demora mais. Mas tb já sei que vais dizer que apesar de se aumentar o tamanho da jante o perímetro do pneu pode ser o mesmo ou muito semelhante... pode, mas por isso é que digo, genericamente, uma roda maior não beneficia em circuito, pode ser igual, mas raramente é melhor (se estivermos a falar de coisas semelhantes, não jantes de ferro vs magnésio, claro).
A nível de jantes, a mesma jante, o mesmo desenho claro que será mais pesada a jante maior.
No caso do 4C não sabemos se as 18 são mais pesadas ou não que as 19, pois não são todas iguais.
As medidas dos pneus vão dar quase o mesmo perímetro sim.
Pois nas rodas motrizes são:
235/40-18: P=2,027m
ou
235/45-19: P=2,033m
Diferença de meio cm, ou se quiserem 0,3%.
A largura sendo a mesma, parece-me que a principal diferença será na dobragem das laterais do 235/40 versus o 235/35.
Mas como a questão envolve pressões também, assim como possíveis graus de camber. Eh Eh Eh
A diferença depois em propulsão e tracção será ou não dependente de um maior peso de jante.
Se o peso das 19 for muito maior, vai prejudicar a resposta.
Muito maior não acredito que seja.
Temos ainda a questão do extra 18-19 "vendido" como "
High performance ‘race’ tires".
Vão ser mesmo?
É uma das curiosidades que tenho.
Eu uso 2 jogos de jantes num carro.
205/55-16
215/45-17
A pequena diferença que noto é mais pela existência de uma diferença de ~5 kg em cada roda motriz. No caso as 17 são muito mais leves.
Efectivamente um conhecedor do carro, nota uma resposta ligeiramente mais rápida com as jantes mais leves.
Sobre o agarrar, e com pneus até semelhantes, mesmo modelo, não é pelos 205/55 ou 215/45 que o gato vai ás filhoses.
O pneu barra 55 dobra mais o flanco, e o carro até é mais elástico em ponto de perda de trajectória, mas o limite é ligeiramente inferior.
A menor largura até poderá ter vantagem por maior força por área.
No entanto tudo é baralhado pelos barra 55 funcionarem a 32 PSI e os barra 45 a 35 PSI [

]
A questão é muito complexa mesmo.
Acho que só testando em pista as hipóteses.
O meu caso é claramente direccionado ao factor de umas jantes serem muito mais leves, não serve bem de exemplo para o 4C.
Nota: no tópico Porsche coloquei uma questão de alguma maneira semelhante, sobre jantes 20 num carro que terá 18 de série, mas ainda não obtive resposta.