É diferente onde pá? A vontade de dizer mal é tanta...
De qualquer forma os tempos no ring para mim não valem nada. Quero ver é videos de testes ao carro, como já se tem começado a ver, para saber as suas características dinâmicas e o seu prazer de condução.
Mas vocês gostam é de medir pilas - especialmente quando os carros vão ao ring. Metam uma coisa na cabeça, nenhum de vocês, nenhum, consegue fazer um tempo igual ao que as marcas fazem no ring. Especialmente daquelas que andam lá meses e anos com equipas de engenheiros e com o Walter Rohrl a testar 500 voltas para fazer o melhor tempo possível. Para além de que nenhum carro dos tempos oficiais está stock.
Se a Alfa também andasse lá meses com equipas de engenheiros, com o Marc Gené, com o Fisichella e com o Pedro de la Rosa certamente faria tempos estúpidos.Mas isso não me interessa nada nem devia interessar a ninguém. É treta absoluta que não tem significado nenhum. Dou mais valor aos testes de imprensa (que nos falam sobre a dinâmica, as passagens de caixa, etc.) de que às voltinhas da trampa feitas por profissionais com carros de especificações extremamente dúbias.
Tens imensa razão, evidente que os tempos tentam ser optimizados, mas são sempre uma referência comparativa.
Até dentro dos mesmos carros.
Exemplo, se um mesmo modelo Porsche 2.7 275cv faz um certo tempo é evidente que o mesmo mas com motor 3.4 325cv vai ter que fazer melhor no mesmo circuito ao mesmo tempo.
Claro que não é chuva / seco.
No caso do Alfa, se o Giulietta 1750 com "tanto" peso tinha feito 8.30, evidente que só pelo peso (sem ir buscar mais nada) o 4C teria que fazer melhor.
Um tempo de 8.04 como o supostamente obtido pelo 4C é sempre de destaque, pois é semelhante ou até mais baixo do que alguns veículos excelentes da história automóvel.
Basta consultar esta a lista entre a posição 100 e 200 para ver a fantástica colecção de grandes máquinas:
Nordschleife lap records - FastestLaps.com
É sempre uma honra para o 4C andar equivalente a muitas máquinas dessas.
De destaque também é que o 4C nessa lista não tem nenhum veículo
* com menos cavalos a fazer melhor tempo, o que dá sempre a ideia que o carro é muito eficaz.
Aparece apenas um veículo com menos cavalos na lista à frente, este:
Radical SR3 lap times and specs - FastestLaps.com
Não sei até que ponto é comparável, pois isto é uma Barchetta.
Mas pronto, mesmo equiparando, o 4C só tem um veículo menos potente capaz de fazer melhor tempo.