Alfa 4c

Espera-se que saia algo assim:
alfaromeo4cgta02.jpg

Posso pagar com cartão ? apr:)

Ora bem, entrando pela enésima vez neste tipo de argumentos....[:D]

Não digo que não haja espaço para o retro. Mas limitemos o seu alcance. Pois o mesmo é castrador

Ir buscar exemplos dúbios de estilo contemporâneo, é só mesmo para ser do contra, quando existem tantos exemplos decentes e mais interessantes que esses postados.
Até na Alfa... o 156, 147, 159, Gt mostram que não é preciso andarmos em passeios nostálgicos com lagrimazinhas no canto do olho para se ter desenhos interessantes, actuais e que abrem possibilidades para o futuro.

O problema do retro é que apenas e só recicla o antigo. Naõ anda para a frente. Chegará o dia em que não haverá ideias para reciclar, já que toda a herança visual da actualidade não passam de reinterpretações de coisas bem mais antigas.

Pininfarina e Bertone mostraram possibilidades interessantes de explorar para futuros Alfa. Sem necessidade de cair no retro fácil e confortável.

Não deixa de ser curioso que o retro que muitos têm tendência em abraçar, seja baseado, na sua maior parte em carros que quebraram o molde no seu tempo. Certamente na altura, os vossos equivalentes seriam aqueles que abominavam os anos 50, 60 e queriam mesmo era que se voltasse a revisitar os anos 30, época maior do Styling.[:D]

Se querem continuar a viver no passado, a inspirar os vapores de glórias passadas, estão à vontade. Mas pelo menos mantenham-se com os originais, que estas reinterpretações actuais é apenas pele que só mostra o génio por detrás das mentes inovadoras e criativas (onde andam as actuais????) que os conceberam há décadas atrás. E ainda por cima, adequando de modo bem mais harmonioso forma, função, propósito, estética, enquanto o retro actual é apenas fogo de vista, preocupando-se apenas em encaixar um vestido numa base qualquer, acabando por gerar mais desadequações a uma indústria auto cheia delas.

Retro é uma estrada sem saída. É um cão a tentar agarrar a cauda sem sair do mesmo sitio.

Tendo em conta o que se prevê como layout e volumetria para o 4C, essas possibilidades que tÊm mostrado nem sequer encaixam em nada. É apenas satisfação pessoal dos vossos caprichos, sem ter em conta se se adequa ao que o carro é.
Não digo que os desenhos retro não sejam apelativos. Fazer carros bonitos é mais fácil do que imaginam. E fazendo copy-paste de coisas que foram bem esgalhadas à décadas, mais fácil fica. Agora, desenhar carros interessantes e que reflictam uma atitude criativa, que explore novos caminhos, que sacuda o peso do marasmo actual, por mais dúbios que por vezes sejam os resultados, será sempre o caminho a seguir.

Os modelos originais que hoje são "ressuscitados" são o resultado dessa linha de orientação mais... hum... progressista. Para a frente é o caminho.

Oh Crash, estás a extremar a coisa, o que o GPL disse e eu concordo é algo como: "Não se vai obviamente fazer um "chapa 5" de modelos antigos, mas incluir certas inspirações "clássicas" em modelos actuais fica sempre brutal."

Não é meter o antigo, o retro e ignorar o presente / futuro.

É disso que se está a falar.

Por exemplo mo teu carro, existe uma inspiração clara nos MG, Triumph, Jensen, Healey... enfim sports Britânicos dos 60's.
É disso que se fala, não de copiar o que houve.

com entusiasmo em termos de design é precisamente a ressurreição do Audi Quattro.

Isso sim apr:)

Eu sou da opinião que faz muito mais sentido um bom "Quattro" actual do que R8???

Porque compraram então a Lamborghini? :confused:

Para terem um carro quase igual, mas um pouco menos agressivo, performante e ligeiramente mais barato?
Mas que sejamos honestos: quem compra um também podia comprar um Gallardo.

Isso sim apr:)

Eu sou da opinião que faz muito mais sentido um bom "Quattro" actual do que R8???

Porque compraram então a Lamborghini? :confused:

Para terem um carro quase igual, mas um pouco menos agressivo, performante e ligeiramente mais barato?
Mas que sejamos honestos: quem compra um também podia comprar um Gallardo.

faz mais sentido um Quattro do que um R8?
Isso depende do ponto de vista. Do ponto de vista da Audi, o R8 faz muito sentido dado a excelente carreira comercial do mesmo e a sua função como halo-model. Além disso, como produto, e apesar de se basear no Gallardo, está posicionado abaixo deste em preço e performances (contando apenas com o v8 que é que mais vende), e funciona melhor como objecto do que o Gallardo alguma vez funcionará. Mas também o objectivo do Gallardo não é propriamente "funcionar". De qualquer forma, do ponto de vista da empresa, todas as atrocidades fazem sentido desde que garantam lucro. O Porsche Cayenne ocorre-me assim de repente, eheh.

Agora, do meu ponto de vista, faz mais sentido procurar novas referências que indiquem caminhos para o futuro. O R8, devido a ser uma adaptação, ficou com um desenho desproporcionado de perfil, apesar das partes estarem bem resolvidas, e é um exercicio mais, direi, nobre, que apenas uma reinterpretação de uma glória histórica. Porque alguém tem de criar novas referências.

O problema com os tiques retro é este. Os modelos originais onde se "inspiram", no seu tempo foram inovadores. Olhavam para a frente e não se deixavam ficar a olhar para trás. As soluções estilisticas por eles apresentadas são resultado das possibilidades tecnológicas da época, levando-as ao limite, da ausência de regulamentos, e de um forte espirito criativo.
Tendo em conta que hoje em dia temos mais tecnologia, que permite formas impossiveis de alcançar há decadas atrás; apesar de estarmos mais limitados ao nivel legislativo, e sabemos que a criatividade ainda não morreu, estão-me a dizer que o melhor que conseguimos fazer é decalcar o que foi feito?

Last edited:
faz mais sentido um Quattro do que um R8?
Isso depende do ponto de vista. Do ponto de vista da Audi, o R8 faz muito sentido dado a excelente carreira comercial do mesmo e a sua função como halo-model. Além disso, como produto, e apesar de se basear no Gallardo, está posicionado abaixo deste em preço e performances (contando apenas com o v8 que é que mais vende), e funciona melhor como objecto do que o Gallardo alguma vez funcionará. Mas também o objectivo do Gallardo não é propriamente "funcionar". De qualquer forma, do ponto de vista da empresa, todas as atrocidades fazem sentido desde que garantam lucro. O Porsche Cayenne ocorre-me assim de repente, eheh.

Agora, do meu ponto de vista, faz mais sentido procurar novas referências que indiquem caminhos para o futuro. O R8, devido a ser uma adaptação, ficou com um desenho desproporcionado de perfil, apesar das partes estarem bem resolvidas, e é um exercicio mais, direi, nobre, que apenas uma reinterpretação de uma glória histórica. Porque alguém tem de criar novas referências.

O problema com os tiques retro é este. Os modelos originais onde se "inspiram", no seu tempo foram inovadores. Olhavam para a frente e não se deixavam ficar a olhar para trás. As soluções estilisticas por eles apresentadas são resultado das possibilidades tecnológicas da época, levando-as ao limite, da ausência de regulamentos, e de um forte espirito criativo.
Tendo em conta que hoje em dia temos mais tecnologia, que permite formas impossiveis de alcançar há decadas atrás; apesar de estarmos mais limitados ao nivel legislativo, e sabemos que a criatividade ainda não morreu, estão-me a dizer que o melhor que conseguimos fazer é decalcar o que foi feito?

Acho que aqui entra um outro factor...julgo que a nível geral a sociedade está a sofrer de uma "crise" de identidade, precisando do conforto que referiste mais atrás....um avanço com base no passado dá, de alguma forma, esse conforto...

estão-me a dizer que o melhor que conseguimos fazer é decalcar o que foi feito?

Fiz um post especificamente a alertar-te que não se estava a pedir para decalcar.
Não era isso que se pedia e que teimas em querer assumir [:p]

faz mais sentido um Quattro do que um R8

Para mim não.
Tenho um amigo que já achou que sim. [;)]

Não faz porque sendo o R8 baseado num Lamborghini, compraria sempre o Lamborghini.
Claro que ainda fazem muita diferença de preço e é possível ter €€€€€ para o R8 e não chegarem para o Lamborghini; só que EU não comprava um carro desses valores se tivesse que contar tostões; só comprava com folga e mais folga como calculas.

Outro motivo pelo qual não comprava um R8 é que já entra nos preços dos Porsches 911. [;)]

O que eu acho é que o conceito retro design foi das melhores ideias que o mundo automovel teve nos ultimos tempos e devemos agradecer curiosamente à marca mais previsivel e conservadora do espectro automobilistico, a VW com o NEW BEETLE.

E foi de facto tão eficaz que se seguiram o MINI com o estrondoso exito que se conhece e mais recentemente o 500.

O mais curioso é que a maioria dos clientes destes carros não têem idade se quer para ter andado num dos originais e mesmo assim aderiram em força.

Penso que é um conceito a explorar sobretudo nos casos em que o resultado seja tão bem realizado como os casos referidos.

O MINI ja está entre nós ha cerca de uma decada e continua a ser um producto altamente lucrativo, no caso do 500, está a acontecer o mesmo.

Em fim, venha mas é o 4C no formato do emblemático GT JUNIOR [kiss]

...e o mano FULVIA tambem

Last edited:
Fiz um post especificamente a alertar-te que não se estava a pedir para decalcar.
Não era isso que se pedia e que teimas em querer assumir [:p]

Mas pelos exemplos que mostram, parece-me que é esse o caminho que querem que a marca siga. Desenhos "decalcados" de outros passados, como o Junior ou o Canguru.
Tendo em conta que se trata da Alfa, e pelo menos tu, conhecendo o historial da marca como conheces, como justificar essa necessidade de evocar o passado, quando falamos de uma marca que praticamente sempre se pautou por estar na linha da frente, fosse a nivel técnico, fosse a nivel estilistico?

Como mostrar continuidade entre as curvas voluptuosas de um 33 stradale e a brutalidade das superficies planas de um SZ?
Ou como demonstrar continuidade entre a elegância e depuramento de um Giulietta original e a "rectidão" de um 145?

Como maior parte das marcas, os tipos evoluiram conforme as tendências estilisticas, e em todas elas, conseguimos encontrar bons exemplares que respondem bem a critérios de bom e atractivo styling.

A Alfa Romeo deveria continuar esta forma de fazer as coisas, sem estar muito preocupada em olhar para trás. Evocar o passado é um caminho com certos perigos, pois existem elementos que poderiam fazer sentido na altura, e hoje não encaixam em lado nenhum e vai sempre parecer algo metido a martelo. ALém disso, poderá ser demasiado castrante para a obtenção de coisas novas.

Elementos de continuidade haverá sempre.
O 2uettotanta da Pininfarina faz essa ponte de forma brilhante. Perfeitamente actual, belissimo, mas não necessita de cair em tentação para usar elementos retro, e mesmo assim, aquele roadster grita Alfa Romeo por todos os poros.

Para mim não.
Tenho um amigo que já achou que sim. [;)]

Não faz porque sendo o R8 baseado num Lamborghini, compraria sempre o Lamborghini.
Claro que ainda fazem muita diferença de preço e é possível ter €€€€€ para o R8 e não chegarem para o Lamborghini; só que EU não comprava um carro desses valores se tivesse que contar tostões; só comprava com folga e mais folga como calculas.

Outro motivo pelo qual não comprava um R8 é que já entra nos preços dos Porsches 911. [;)]

Por entrar nos preços de um 911 já o descartavas? Sinceramente não compreendi.

O que eu acho é que o conceito retro design foi das melhores ideias que o mundo automovel teve nos ultimos tempos e devemos agradecer curiosamente à marca mais previsivel e conservadora do espectro automobilistico, a VW com o NEW BEETLE.

E foi de facto tão eficaz que se seguiram o MINI com o estrondoso exito que se conhece e mais recentemente o 500.

O mais curioso é que a maioria dos clientes destes carros não têem idade se quer para ter andado num dos originais e mesmo assim aderiram em força.

Penso que é um conceito a explorar sobretudo nos casos em que o resultado seja tão bem realizado como os casos referidos.

O MINI ja está entre nós ha cerca de uma decada e continua a ser um producto altamente lucrativo, no caso do 500, está a acontecer o mesmo.

Em fim, venha mas é o 4C no formato do emblemático GT JUNIOR [kiss]

...e o mano FULVIA tambem

O retro design só revela uma coisa: a falta gritante de ideias[:p]
Ok, revela outra coisa: os humanos são uns corações moles e completamente agarrados à nostalgia. O mercado retro tá sempre em grande, em praticamente todos os tipos de produto.

Não sei se consideram o retro bom apenas e só porque é um sucesso comercial. Ou porque apenas faz coisinhas atractivas, apesar de já mais que batidas.

E como nota final, o retro só é possivel porque no passado houve alguém verdadeiramente criativo e que fez as coisas avançarem para a frente.[:p]

O retro design só revela uma coisa: a falta gritante de ideias[:p]
Ok, revela outra coisa: os humanos são uns corações moles e completamente agarrados à nostalgia. O mercado retro tá sempre em grande, em praticamente todos os tipos de produto.

Não sei se consideram o retro bom apenas e só porque é um sucesso comercial. Ou porque apenas faz coisinhas atractivas, apesar de já mais que batidas.

E como nota final, o retro só é possivel porque no passado houve alguém verdadeiramente criativo e que fez as coisas avançarem para a frente.[:p]

Não me parece que os putos que compram MINIs e 500 aos magotes sejam mto nostalgicos quando compram um destes.

O retro design nem é bom nem mau, quando bem executado, normalmente sobre a base de um modelo iconico do passado, resulta como se vê.

Não todos os modelos são passiveis de servir de base para um retro logo não é qq tipo de producto que resulta mas sim uns poucos e especificos.

Existe aqui um facto meus amigos: tanto os Minis como os 500's, quer sejam os originais ou os actuais são carros bonitos e apelativos [;)]

Ora bem Crash, eu não me estou a fazer entender porque se colocaram fotos.
Gosataria de dar eu os meus gostos mas não sou designer e apesar de saber um mimímo de Shop e Corel e assim não tenho a mão treinada [;)]

No fundo estamos a falar do mesmo.
Eu não quero um Canguru decalcado hoje, quero isso sim, tal como tu o colossal 2uettotanta apr:)
Que inspira e evoca o passado sendo fantasticamente futurista e acima de tudo para rebentar com tudo no presente.

Não produzir algo próximo do 2uettotanta é uma tremenda pena :(

cc_pinin.jpg

Não me parece que os putos que compram MINIs e 500 aos magotes sejam mto nostalgicos quando compram um destes.

O retro design nem é bom nem mau, quando bem executado, normalmente sobre a base de um modelo iconico do passado, resulta como se vê.

Não todos os modelos são passiveis de servir de base para um retro logo não é qq tipo de producto que resulta mas sim uns poucos e especificos.

pois, temos de juntar a nostalgia à necessidade aparentemente insaciável de ser-se "fashion"

Qualquer modelo é passivel de servir base para um retro... acredita[:D]
Mas é claro que vão buscar as referências históricas, os modelos que mais marcaram, por uma razão ou outra, para criar mais impacto e até porque existe uma memória colectiva, mesmo que os jovens de hoje nunca tenham vivido na época dos objectos que estão a ser "ressuscitados", acabam sempre por conhecer coisas anteriores à sua data de nascimento[:D]

Nas minhas aulas de design industrial, um exercicio que tive de fazer foi mesmo desenhar o mesmo objecto por décadas, reinterpretando os códigos estilisticos de cada década, mas sempre aplicado ao mesmo objecto.

É um bom exercicio para compreender a evolução da forma, e para ir treinando a mão.
Mas, o objectivo será sempre pegar no passado e dar o passo seguinte, e não retomar caminhos já percorridos.

Por entrar nos preços de um 911 já o descartavas? Sinceramente não compreendi.

Sim, considero o 911 como o melhor carro do mundo, só enquanto carro.
Acima tenho em consideração grandes máquinas mas que também já são obras de arte, quando as são mesmo universais ou quando são para o meu gosto.

O R8 é um Lamborghini "emagrecido no potencial" e não consigo imaginar de outra forma.

Se tivesse um ficaria sempre a olhar todos os dias para ele e a dizer porque não comprei o Lamborghini :(

Assim como tinha que engolir um sapo para comprar um Giulietta 1600 Diesel 105cv em vez do 1700 Otto 170cv (que custam o mesmo).

Já houve essa experiência traumática cá em casa quando eu era pequeno ao passar de um 124 Special T para um 131 Mirafiori que só pôde ser na altura um 1300 OHV 65cv :(

Curiosamente o carro era uma "porcaria" mas na sociedade era de um Status impresionante, pois foram 4 vitórias em 5 anos na Semana que o povo tinha de alegria nessas alturas durante um ano. [:cool:]
Hoje nem imaginamos o que isso é. [:D]
Sempre fomos um país de preconceitos :sh)
Um 124 Special T é muito melhor do que um 131 1300/CL em 90% dos items... no entanto para o povo um era um carro fixolas com aspecto de andar bem e o outro era a referência, o carro campeão do momento no final do anos 70, já em 1980. :sh)

Edit: puxo pela cabeça... e o único factor quantificável de superioridade do 131 era o conforto em viagem e consumos.
Não vejo mais nenhuns significativos...
E seria de estética mais actual pronto.
Equipamento nem pensar. Não tinha Conta Rotações por exemplo.
Também travões não, não tinha 4 discos por exemplo e todos os 124 têm.

Aliás, o 131 1300/CL é serrado na estrada pelo 124 normal (1200).

Last edited:
pois, temos de juntar a nostalgia à necessidade aparentemente insaciável de ser-se "fashion"

Qualquer modelo é passivel de servir base para um retro... acredita[:D]
Mas é claro que vão buscar as referências históricas, os modelos que mais marcaram, por uma razão ou outra, para criar mais impacto e até porque existe uma memória colectiva, mesmo que os jovens de hoje nunca tenham vivido na época dos objectos que estão a ser "ressuscitados", acabam sempre por conhecer coisas anteriores à sua data de nascimento[:D]

Nas minhas aulas de design industrial, um exercicio que tive de fazer foi mesmo desenhar o mesmo objecto por décadas, reinterpretando os códigos estilisticos de cada década, mas sempre aplicado ao mesmo objecto.

É um bom exercicio para compreender a evolução da forma, e para ir treinando a mão.
Mas, o objectivo será sempre pegar no passado e dar o passo seguinte, e não retomar caminhos já percorridos.

Isso é a tua teoria, a minha é que é uma ideia fantastica que só resulta e por alguma razão só se faz, com modelos iconicos e mesmo assim nem sempre se consegue chegar la, veja-se o caso do 2 cv. até agora tentaram e só conseguiram uma coisa extranha entre retro e futurista de nome REVOLT que obviamente nunca passará dum concept.

A questão é, na actualidade ha modelos futuristas com fartura, logo é bom que haja tbm retros, ha sempre mais variedade de escolha o que é bom.

Até acho que vendia o couro e ouro para comprar isto [:cool:] ...e não é com qq um que o fazia.

39559_110180765677678_100000572643215_149934_6012101_n.jpg

Por outro lado, como se vê pelos premios AH, os carrinhos preferidos do público em geral são no segm A, o MINI e/ou o 500, thats a fact.

Last edited:
Eh pah ...vocês e às vossas discussões piquinhas... NÓS QUEREMOS É FOTOS do suposto carro. Deixem os comentários assim e assado para quando sair o carro :P

Back