com entusiasmo em termos de design é precisamente a ressurreição do Audi Quattro.
Isso sim apr
Eu sou da opinião que faz muito mais sentido um bom "Quattro" actual do que R8???
Porque compraram então a Lamborghini?
Para terem um carro quase igual, mas um pouco menos agressivo, performante e ligeiramente mais barato?
Mas que sejamos honestos: quem compra um também podia comprar um Gallardo.
faz mais sentido um Quattro do que um R8?
Isso depende do ponto de vista. Do ponto de vista da Audi, o R8 faz muito sentido dado a excelente carreira comercial do mesmo e a sua função como halo-model. Além disso, como produto, e apesar de se basear no Gallardo, está posicionado abaixo deste em preço e performances (contando apenas com o v8 que é que mais vende), e funciona melhor como objecto do que o Gallardo alguma vez funcionará. Mas também o objectivo do Gallardo não é propriamente "funcionar". De qualquer forma, do ponto de vista da empresa, todas as atrocidades fazem sentido desde que garantam lucro. O Porsche Cayenne ocorre-me assim de repente, eheh.
Agora, do meu ponto de vista, faz mais sentido procurar novas referências que indiquem caminhos para o futuro. O R8, devido a ser uma adaptação, ficou com um desenho desproporcionado de perfil, apesar das partes estarem bem resolvidas, e é um exercicio mais, direi, nobre, que apenas uma reinterpretação de uma glória histórica. Porque alguém tem de criar novas referências.
O problema com os tiques retro é este. Os modelos originais onde se "inspiram", no seu tempo foram inovadores. Olhavam para a frente e não se deixavam ficar a olhar para trás. As soluções estilisticas por eles apresentadas são resultado das possibilidades tecnológicas da época, levando-as ao limite, da ausência de regulamentos, e de um forte espirito criativo.
Tendo em conta que hoje em dia temos mais tecnologia, que permite formas impossiveis de alcançar há decadas atrás; apesar de estarmos mais limitados ao nivel legislativo, e sabemos que a criatividade ainda não morreu, estão-me a dizer que o melhor que conseguimos fazer é decalcar o que foi feito?
estão-me a dizer que o melhor que conseguimos fazer é decalcar o que foi feito?
faz mais sentido um Quattro do que um R8
Fiz um post especificamente a alertar-te que não se estava a pedir para decalcar.
Não era isso que se pedia e que teimas em querer assumir []
Para mim não.
Tenho um amigo que já achou que sim. []
Não faz porque sendo o R8 baseado num Lamborghini, compraria sempre o Lamborghini.
Claro que ainda fazem muita diferença de preço e é possível ter €€€€€ para o R8 e não chegarem para o Lamborghini; só que EU não comprava um carro desses valores se tivesse que contar tostões; só comprava com folga e mais folga como calculas.
Outro motivo pelo qual não comprava um R8 é que já entra nos preços dos Porsches 911. []
O que eu acho é que o conceito retro design foi das melhores ideias que o mundo automovel teve nos ultimos tempos e devemos agradecer curiosamente à marca mais previsivel e conservadora do espectro automobilistico, a VW com o NEW BEETLE.
E foi de facto tão eficaz que se seguiram o MINI com o estrondoso exito que se conhece e mais recentemente o 500.
O mais curioso é que a maioria dos clientes destes carros não têem idade se quer para ter andado num dos originais e mesmo assim aderiram em força.
Penso que é um conceito a explorar sobretudo nos casos em que o resultado seja tão bem realizado como os casos referidos.
O MINI ja está entre nós ha cerca de uma decada e continua a ser um producto altamente lucrativo, no caso do 500, está a acontecer o mesmo.
Em fim, venha mas é o 4C no formato do emblemático GT JUNIOR [kiss]
...e o mano FULVIA tambem
O retro design só revela uma coisa: a falta gritante de ideias[]
Ok, revela outra coisa: os humanos são uns corações moles e completamente agarrados à nostalgia. O mercado retro tá sempre em grande, em praticamente todos os tipos de produto.
Não sei se consideram o retro bom apenas e só porque é um sucesso comercial. Ou porque apenas faz coisinhas atractivas, apesar de já mais que batidas.
E como nota final, o retro só é possivel porque no passado houve alguém verdadeiramente criativo e que fez as coisas avançarem para a frente.[]
Não me parece que os putos que compram MINIs e 500 aos magotes sejam mto nostalgicos quando compram um destes.
O retro design nem é bom nem mau, quando bem executado, normalmente sobre a base de um modelo iconico do passado, resulta como se vê.
Não todos os modelos são passiveis de servir de base para um retro logo não é qq tipo de producto que resulta mas sim uns poucos e especificos.
Por entrar nos preços de um 911 já o descartavas? Sinceramente não compreendi.
pois, temos de juntar a nostalgia à necessidade aparentemente insaciável de ser-se "fashion"
Qualquer modelo é passivel de servir base para um retro... acredita[]
Mas é claro que vão buscar as referências históricas, os modelos que mais marcaram, por uma razão ou outra, para criar mais impacto e até porque existe uma memória colectiva, mesmo que os jovens de hoje nunca tenham vivido na época dos objectos que estão a ser "ressuscitados", acabam sempre por conhecer coisas anteriores à sua data de nascimento[]
Nas minhas aulas de design industrial, um exercicio que tive de fazer foi mesmo desenhar o mesmo objecto por décadas, reinterpretando os códigos estilisticos de cada década, mas sempre aplicado ao mesmo objecto.
É um bom exercicio para compreender a evolução da forma, e para ir treinando a mão.
Mas, o objectivo será sempre pegar no passado e dar o passo seguinte, e não retomar caminhos já percorridos.