Alfa 4c

alfa-romeo-4c-pictures-2011-10.jpg

Depois disto no concept, espero mesmo que eles não sigam com aqueles farois, é que para mim, matam completamente a frente do carro..

O vestido é um bocado transparente...

E acho que fizeram muito bem, porque no que está bem não se mexe.
Já basta os casos em que os concepts são fantásticos, mas que, quando passam a modelos de produção, estragam tudo.[;)]
Detalhes:
405987_9284_big_2013-alfa-romeo-4c-52.jpg

Mudaram os retrovisores e a grelha em relação ao concept.

Realmente, este pormenor é muito mau.
E para mais sendo algo que tanto marca a identidade de um carro.
Digno de um "tuningueiro tupperware"

Segundo o que se lê, parece que faltou guito para desenvolver ópticas especificas. Daí o recorrer a uma série de componentes standard.
Pelo menos poderiam tentar integrá-las melhor. Os pequenos construtores britânicos, que devido aos poucos recursos também recorrem a componentes standard ou até de outros construtores, no geral conseguem melhores niveis de integração no todo.

A Alfa infelizmente deve ser das que pior faz a transformação de concept para carro de produção, mas isso é um mal de que sofrem todas as marcas.

Agora uma pergunta, o chassis disto é feito na Alfa ou há mão de mais alguém? Fico com a ideia de ver um pouco de Evora.

Realmente, este pormenor é muito mau. E para mais sendo algo que tanto marca a identidade de um carro. Digno de um "tuningueiro tupperware" Segundo o que se lê, parece que faltou guito para desenvolver ópticas especificas. Daí o recorrer a uma série de componentes standard. Pelo menos poderiam tentar integrá-las melhor. Os pequenos construtores britânicos, que devido aos poucos recursos também recorrem a componentes standard ou até de outros construtores, no geral conseguem melhores niveis de integração no todo.
É mesmo isso tudo... "tuningueiro tupperware" é uma expressão que se adequa na perfeição... Vamos esperar que seja mais defeito de falta de perícia de photoshop e que na "vida real" a coisa seja mais apelativa, porque parece que tem lá os spots que eu tenho no tecto da minha casa... e isso não é bom.

A Alfa infelizmente deve ser das que pior faz a transformação de concept para carro de produção, mas isso é um mal de que sofrem todas as marcas.

Agora uma pergunta, o chassis disto é feito na Alfa ou há mão de mais alguém? Fico com a ideia de ver um pouco de Evora.

Apesar deste pormenor mal amanhado, o restante carro é bastante bem conseguido no plano visual.
As adaptações necessárias na carroçaria na passagem de concept para produção não beliscaram as proporções ou a "escultura".

Ao contrário do que aconteceu, por exemplo, no Brera, onde o concept assentava sobre uma arquitectura perfeitamente distinta do carro de produção (RWD vs FWD, motor longitudinal vs transversal), o que matou logo a possibilidade de boas proporções; no caso do 4C, apesar de concept e carro de produção estruturalmente apresentarem bastantes diferenças (durante o desenvolvimento tiveram de refazer as estruturas dianteira/traseira), ao manter a mesma arquitectura, motor tranversal em posição central traseira, permitiu manter as proporções base e linhas gerais da criatura.

Mesmo a adição de linhas de corte (párachoques, paineis de carroçaria), de saídas de ar, ópticas traseiras secundárias, não destoam no todo.

Em relação ao esqueleto, chassis, é 100% Alfa.
Criado originalmente na Dallara, e depois alterado pela Alfa.
As semelhanças com a Lotus são perfeitamente naturais.

O 4C é claramente inspirado em criaturas como o Elise/Exige e apresenta alguns ecos visuais do Evora. Apresentam a mesma arquitectura base, o que origina desde logo proporções muito semelhantes. Mas são modelos perfeitamente distintos. Não têm nada a ver uns com os outros.

Os Lotus recorrem a uma base 100% space-frame em aluminio.
O 4C tem uma célula central em fibra de carbono, com sub-estruturas frontal e traseira acopladas a esta em aluminio, em solução semelhante à do McLaren Mp4-12C.

http://i.imgur.com/JvVAN81.gif

Neste gif é fácil comparar o protótipo com a versão definitiva, e existem mais alterações do que parece (não consigo metê-lo aqui, agradeço a alguém que o faça...)! Repare-se que a dimensão dos espelhos retrovisores parecem ser equivalentes em cumprimento e os "de série" mais aerodinâmicos! Será essa a razão da alteração, juntamente com as questões legais e de homologação?

Quanto aos faróis frontais, têm remanescências de outro Alfa que nunca viu a luz do dia: Alfa Romeo Diva Concept - Supercars.net. Será daqui que veio a "inspiração"!? Ou haverá ligação com os faróis do 159, que também não são cobertos por plexiglas!? Uma coisa é certa, o carro, mesmo de noite, será facilmente identificável...

Parece que Sua Santidade, Bento XVI, foi o primeiro a ver a versão definitiva do carro!

A notícia oficial: World premire: Alfa Romeo 4C - Comunicati Stampa - Fiat Group Automobiles Press

Agora, o que eu queria mesmo é que a AR dissesse que as alterações de espelhos e faróis tinham sido uma photoshopada para brincar com o pessoal, à boa maneira da época que acabámos de atravessar, o...Carnaval!

Atenção que o Diva não é concept oficial Alfa.
É uma criação da escola do Franco Sbarro.
Mesmo que o Diva fosse a inspiração, esse concept apresenta melhor integração, ao colocar os diversos elementos ópticos por detrás de uma capa plástica transparente

Alfa+Romeo_wallpapers_357.jpeg

Apesar deste pormenor mal amanhado, o restante carro é bastante bem conseguido no plano visual.
As adaptações necessárias na carroçaria na passagem de concept para produção não beliscaram as proporções ou a "escultura".

Ao contrário do que aconteceu, por exemplo, no Brera, onde o concept assentava sobre uma arquitectura perfeitamente distinta do carro de produção (RWD vs FWD, motor longitudinal vs transversal), o que matou logo a possibilidade de boas proporções; no caso do 4C, apesar de concept e carro de produção estruturalmente apresentarem bastantes diferenças (durante o desenvolvimento tiveram de refazer as estruturas dianteira/traseira), ao manter a mesma arquitectura, motor tranversal em posição central traseira, permitiu manter as proporções base e linhas gerais da criatura.

Mesmo a adição de linhas de corte (párachoques, paineis de carroçaria), de saídas de ar, ópticas traseiras secundárias, não destoam no todo.

Em relação ao esqueleto, chassis, é 100% Alfa.
Criado originalmente na Dallara, e depois alterado pela Alfa.
As semelhanças com a Lotus são perfeitamente naturais.

O 4C é claramente inspirado em criaturas como o Elise/Exige e apresenta alguns ecos visuais do Evora. Apresentam a mesma arquitectura base, o que origina desde logo proporções muito semelhantes. Mas são modelos perfeitamente distintos. Não têm nada a ver uns com os outros.

Os Lotus recorrem a uma base 100% space-frame em aluminio.
O 4C tem uma célula central em fibra de carbono, com sub-estruturas frontal e traseira acopladas a esta em aluminio, em solução semelhante à do McLaren Mp4-12C.

Pensei precisamente no Brera, o 'overhang' que o carro ganhou tirou-lhe toda a 'piada' do concept.

Neste, a perda da identidade dada pelos faróis também já ficou para trás optando-se por uma escolha de prateleira.

Era para levar a sério ou ainda andas com espírito carnavalesco??

Sim, claro, a minha opinião levo-a sempre a sério.

Bem. Desilusão. :( Porém já vem sendo habitual, lembro-vos o caso do Brera. Levava para casa sem pestanejar o concept, nem que tivesse pagar mais 8000 euros pelo carro. Há simplesmente ali elementos que não encaixam, como por exemplo os retrovisores que parecem tirados do Punto. E os já falados faróis. Estes dois elementos na minha opinião estragam o estilo do automóvel e as soluções apresentadas não me convencem.

O que mais me incomoda mais é o interior. Se for assim como as fotos que vimos bem...vamos ver com outros materiais mas é um bocado pobre. Quanto as ópticas não sao a coisa mais bonita não, mas acredito que vistas de frente não fiquem assim tão mal. Podia ter utilizado os mesmos componentes mas numa estrutura semelhante a que existe nos farois do concept.

Bem. Desilusão. :( Porém já vem sendo habitual, lembro-vos o caso do Brera. Levava para casa sem pestanejar o concept, nem que tivesse pagar mais 8000 euros pelo carro. Há simplesmente ali elementos que não encaixam, como por exemplo os retrovisores que parecem tirados do Punto. E os já falados faróis. Estes dois elementos na minha opinião estragam o estilo do automóvel e as soluções apresentadas não me convencem.

Bem não exageremos, o caso do Brera não tem nada a ver com o do 4C. Este último é mecanicamente idêntico ao concept, e isso é o que mais importa. O Brera foi pensado para uma certa mass production, o 4C é um sportscar de produção limitada com todo a ADN AR - a única coisa menos positiva é os faróis frontais. Quanto aos espelhos retrovisores, não podiam ser como os do concept e acho que a solução encontrada até é bem agradável.

Voltar
Superior