Isso dos Lotus serem mais sensuveis e terem de ser usados com mais tacto, para mim significa que sao carros menos capazes que o 4C que nas mesmas condições podes tirar maia partido do carro... Se no 4C podes entrar a 100 numa curva e no Lotus so podes entrar a 80 se nao andas a fazer piruetas ou a fugir de traseira, so nao vê quem não quer que o 4C é mais eficaz... Ao contrario do que se diz nessas reviews Inglesas. É que nao foi so no teste em molhado, foi em todos...
JEDI, isso já é doença, nem a dizer bem do Alfa tu consegues fazer um comentário isento.
Eu não disse que tinhas de reduzir a velocidade feito tolo ou entrar com menos velocidade, não te esqueças que isto é um Exige com um V6 e não um Elise com um I4, mais pesado, relaxado e sem a aerodinâmica do coupe. O que disse é que tem menos ajudas e tens de ser tu a dar os inputs correctos ou o carro vai ter comportamentos que não vai auto-corrigir, não é menos carro e, aliás, para o segmento continua a ser um excelente carro para quem ainda procura o feeling mais analógico mas mais descontraído do que o coupe.
Como não percebo Japonês, não posso tirar muitas conclusões do teste excepto pelas classificações atribuídas, não sei em que modos colocaram os carros para os testes (tudo desligado, sport, comfort, whatever) ou porque é que eles usaram um roadster e não o coupe, o Alfa, para além de ter mais rigidez com a capota fechada e o tub de carbono tem clara vantagem, por exemplo, no teste dos cones és capaz de notar bem a diferença por causa da perda da capota, é menos hardcore.
Depois, também te mudo as pastilhas que o Lotus usa por mais uns trocos (não muitos) e se calhar aí mudas de opinião relativamente à travagem (não fui investigar se as pastilhas e/ou os discos diferem para o coupe mas dado que o coupe atinge uma velocidade máxima maior, são bem capazes de serem diferentes). Se comparares um Exige normal (N/A) com um Elise (N/A) de 2006, vais encontrar muitas diferenças no comportamento e à partida não deviam ser tantas, downforce gerado superior, melhores pneus, suspensão mais dura, etc...
Se fores ler as críticas entre o Exige V6 roadster e o coupe vais ver que o coupe leva na boa 5 estrelas e o roadster nem por isso, por alguma razão é [

]
De novo, eu não estou a diminuir o Alfa, bem pelo contrário, esse teste usa 2 carros que parecendo idênticos, ainda são algo diferentes, pena o teste não ter sido com o coupe.