Alfa 4c

Isso dos Lotus serem mais sensuveis e terem de ser usados com mais tacto, para mim significa que sao carros menos capazes que o 4C que nas mesmas condições podes tirar maia partido do carro... Se no 4C podes entrar a 100 numa curva e no Lotus so podes entrar a 80 se nao andas a fazer piruetas ou a fugir de traseira, so nao vê quem não quer que o 4C é mais eficaz... Ao contrario do que se diz nessas reviews Inglesas. É que nao foi so no teste em molhado, foi em todos...

Isso dos Lotus serem mais sensuveis e terem de ser usados com mais tacto, para mim significa que sao carros menos capazes que o 4C que nas mesmas condições podes tirar maia partido do carro... Se no 4C podes entrar a 100 numa curva e no Lotus so podes entrar a 80 se nao andas a fazer piruetas ou a fugir de traseira, so nao vê quem não quer que o 4C é mais eficaz... Ao contrario do que se diz nessas reviews Inglesas. É que nao foi so no teste em molhado, foi em todos...

JEDI, isso já é doença, nem a dizer bem do Alfa tu consegues fazer um comentário isento.

Eu não disse que tinhas de reduzir a velocidade feito tolo ou entrar com menos velocidade, não te esqueças que isto é um Exige com um V6 e não um Elise com um I4, mais pesado, relaxado e sem a aerodinâmica do coupe. O que disse é que tem menos ajudas e tens de ser tu a dar os inputs correctos ou o carro vai ter comportamentos que não vai auto-corrigir, não é menos carro e, aliás, para o segmento continua a ser um excelente carro para quem ainda procura o feeling mais analógico mas mais descontraído do que o coupe.

Como não percebo Japonês, não posso tirar muitas conclusões do teste excepto pelas classificações atribuídas, não sei em que modos colocaram os carros para os testes (tudo desligado, sport, comfort, whatever) ou porque é que eles usaram um roadster e não o coupe, o Alfa, para além de ter mais rigidez com a capota fechada e o tub de carbono tem clara vantagem, por exemplo, no teste dos cones és capaz de notar bem a diferença por causa da perda da capota, é menos hardcore.

Depois, também te mudo as pastilhas que o Lotus usa por mais uns trocos (não muitos) e se calhar aí mudas de opinião relativamente à travagem (não fui investigar se as pastilhas e/ou os discos diferem para o coupe mas dado que o coupe atinge uma velocidade máxima maior, são bem capazes de serem diferentes). Se comparares um Exige normal (N/A) com um Elise (N/A) de 2006, vais encontrar muitas diferenças no comportamento e à partida não deviam ser tantas, downforce gerado superior, melhores pneus, suspensão mais dura, etc...

Se fores ler as críticas entre o Exige V6 roadster e o coupe vais ver que o coupe leva na boa 5 estrelas e o roadster nem por isso, por alguma razão é [;)]

De novo, eu não estou a diminuir o Alfa, bem pelo contrário, esse teste usa 2 carros que parecendo idênticos, ainda são algo diferentes, pena o teste não ter sido com o coupe.

Last edited:
Mas eu não estou a diminuir tambem o Lotus, apenas para mostrar principalmente ao DTV que diz á boca cheia que o 4C é uma desilusão, pouco afinado, pouco capaz, etc etc... Que não é assim, o 4C tem as suas caracteristicas intrinsecas, é um carro cru, não filtra nada, é barulhento, pouco refinado mas isso é porque foi construido para ser assim! No capitulo dinâmico, nas coisas objectivas é extremamente eficaz... Agora que exista quem prefira outras abordagens, claro que existe... Não se pode é dizer que o A é melhor que o B quando são coisas completamente diferentes.
Pena é que aqui para se mostrar um ponto de vista se tenha que adoptar posições extremas e radicais.

Alfa 4c

Mas eu não estou a diminuir tambem o Lotus, apenas para mostrar principalmente ao DTV que diz á boca cheia que o 4C é uma desilusão, pouco afinado, pouco capaz, etc etc... Que não é assim, o 4C tem as suas caracteristicas intrinsecas, é um carro cru, não filtra nada, é barulhento, pouco refinado mas isso é porque foi construido para ser assim! No capitulo dinâmico, nas coisas objectivas é extremamente eficaz... Agora que exista quem prefira outras abordagens, claro que existe... Não se pode é dizer que o A é melhor que o B quando são coisas completamente diferentes.
Pena é que aqui para se mostrar um ponto de vista se tenha que adoptar posições extremas e radicais.

Não percebes que ao dizeres o "Lotus é pior em todos os testes, não apenas no molhado" é radicalizar tanto (ou mais) o discurso do que aquele que me acusas de fazer. Eu nunca critiquei ou disse que a experiência crua e sem filtros do 4C era uma desvantagem. Pelo contrário. É uma aproximação aos modelos de competição, o que para quem gosta mesmo de conduzir, é sempre um ponto a favor. Agora, várias publicações (de que a Evo é só um exemplo) criticaram alguns aspetos específicos em que carro podia (e devia) ser melhor. A Evo nem nenhuma publicação que vejo (Car, AutoExpress, TopGear, etc) criticam a falta de filtros, insonorização, até porque todas elas consideram o Ferrari F40 a melhor experiência de condução pura e não há nada (excepto competição) menos filtrado que um F40.

Será um 4C uma tentativa de fazer um "F40" a uma escala de preço e posicionamento distintos? Pode ser.

Mas acho que aqui todos concordamos, mesmo tu que adoras o 4C, o resultado final não é tão fenomenal e incomparável como foi no F40. Podemos concordar nisso?

Last edited:
Mas eu não estou a radicalizar ao dizer que o 4C foi melhor em todos os testes que o Lotus, porque objectivamente e factualmente foi!
Para mim o 4C é fenomenal... Naquilo que se propõem a fazer, como o seu "minusculo" 1750TBI, na sua casa de preços, não existe nada com mais impacto e mais exótico e que te dê uma experiencia mais proxima do que é ter um carro de 200.000 ou 300.000€. Só o facto de ser um carro em carbono (que na pratica até pode nem servir de nada) já o mete numa classe á parte...
É tipo as bicicletas, um ciclista com uma bike em carbono e outro com uma em aço ou aluminio, a de carbono até pode pesar o mesmo mas não deixa de ser uma peça em carbono e isso só por si dá-lhe valor.
Claro que um carro como o 4C não se pode comparar a um F40, o F40 era o equivalente ao LaFerrari hoje, um carro que custa 20 vezes mais que o 4C.

Mas eu não estou a radicalizar ao dizer que o 4C foi melhor em todos os testes que o Lotus, porque objectivamente e factualmente foi! .

Melhor em quê? Que lotus? Elise 120cv?

Nas primeiras reviews que aparecem no google, as únicas que vi, na road&track preferem um lotus elise usado ao 4c novo, na segunda (da topgear) preferem um exige usado a um 4c novo.

Last edited:
uma dúvida para o ZOOL (e parabéns pela compra,claro[:cool:]) como é a direcção em manobras e para tirar o carro de garagens?

Dado que não é assistida e os pneus da frente são larguinhos tenho alguma curiosidade.

uma dúvida para o ZOOL (e parabéns pela compra,claro[:cool:]) como é a direcção em manobras e para tirar o carro de garagens?

Dado que não é assistida e os pneus da frente são larguinhos tenho alguma curiosidade.

Bah... meninos! [:cool:]

Melhor em quê? Que lotus? Elise 120cv?

Nas primeiras reviews que aparecem no google, as únicas que vi, na road&track preferem um lotus elise usado ao 4c novo, na segunda (da topgear) preferem um exige usado a um 4c novo.
Ao menos vê o contexto... Ve o teste que postei e ja compreendes. É mesmo mais competente que o Lotus V6 e nao o elise de 120cv... Mete o fanatismo de lado e ve o teste.

Mete o fanatismo de lado

A sério que estás a dizer isto? Tu?

Fanatismo pelo quê? Apenas reconheço as qualidades da Lotus que por acaso é uma marca que não me diz absolutamente nada.

O que leio nos testes é que o 4C é realmente muito bom blá blá blá e, resumidamente, para conduzir (que é pra isso que os carros servem, acho eu) preferem os Lotus.

No meu caso, acho o novo exige feio, talvez preferisse o 4C.

Agora, não te podes deixar cegar e afirmar categoricamente que o 4C é melhor que os lotus, no matter what.

É fácil, lembras-te como era há uns 20 anos atrás?
"Saltas" para cima do volante e usas a táctica de antes de terminar a manobra de marcha-atrás, por exemplo, já vais virando o volante na direcção oposta para meteres primeira [:D]

Sorte que o motor não está à frente [:cool:]

Sim claro... Então tem pneus superiores ao 4C em seco? Então explica porque nos testes em seco também foi pior que o 4c...

Não mostram dados concretos dos testes.
Por exemplo no primeiro teste(aceleração e travagem) só apresentam no final 2 forças G. Não sei se são médias ou máximos atingidos. Nem apresentam 0-100 ou metros de travagem etc. Ou se calhar dizem verbalmente mas não percebo japonês [:cool:].

E ja agora, onde arranjaste essa info? Percebes japonês? Ahahah

Não estiveres atento ao vídeo que linkaste [:cool:]

https://www.youtube.com/watch?v=M_nTwp_4URU
0:37 e 3:14

A sério que estás a dizer isto? Tu?

Fanatismo pelo quê? Apenas reconheço as qualidades da Lotus que por acaso é uma marca que não me diz absolutamente nada.

O que leio nos testes é que o 4C é realmente muito bom blá blá blá e, resumidamente, para conduzir (que é pra isso que os carros servem, acho eu) preferem os Lotus.

No meu caso, acho o novo exige feio, talvez preferisse o 4C.

Agora, não te podes deixar cegar e afirmar categoricamente que o 4C é melhor que os lotus, no matter what.
Então, se num teste onde mediram forças G's, distancias de travagem, teste dos cones, curvar em molhado etc e o 4C produziu mais aceleração lateral (força G's), travou em menos distancia, curvou a mais velocidade e mais composto, fez curvas em molhado sem andar ás piruetas como o Lotus, não será legitimo afirmar que é uma maquina mais eficaz?

Então, se num teste onde mediram forças G's, distancias de travagem, teste dos cones, curvar em molhado etc e o 4C produziu mais aceleração lateral (força G's), travou em menos distancia, curvou a mais velocidade e mais composto, fez curvas em molhado sem andar ás piruetas como o Lotus, não será legitimo afirmar que é uma maquina mais eficaz?

Gostava de ver esses números.
Aliás, aparece lá as forças G e as do Lotus são mais elevadas.

"Saltas" para cima do volante e usas a táctica de antes de terminar a manobra de marcha-atrás, por exemplo, já vais virando o volante na direcção oposta para meteres primeira [:D]

Deu para rir.[:D]
Braços alimentados a bifes e a coisa vai ao sítio.

E já agora, parabéns pela aquisição!

xiii

lembro[:D]

xiii

lembro[:D]

Amigos, isto era a braços!
842583997_1_644x461_vendo-ford-transit-mk2-pvoa-de-lanhoso.jpg

E antes até isto!!!
Tinhas que te meter em pé em certas curvas para virar a regueifa!

Daimler-1948-STCP.jpg

Não tem direcção assistida? A maior velocidade, como é a downforce?

Brutal... :)

Tenho carta a apenas 3 anos e isso foi-me ensinado. Dá muito jeito mesmo em carros com direção assistida.

Back