Alfa 4c

Digam o que disseram da partilha de componentes, continuo a não engolir o GPS Peugeot nos Maserati.

Não pela partilha em si, mas porque eles eram feios como tudo e bastante atrás do trio germânico, na altura em questão, em todos os aspectos.

Mas isso do GPS é um pormenor, até porque os Maseratis não rivalizaram com "Trio Germânico"; apenas os Aston Martin e alguns Jaguar.

Anda não acredito muito nesses 1000kg, quero ver alguem independente a pesar isso como no lamborguini sesto elemento que tambem dizem ficar abaixo dos 1000kg o que é tambem duvidoso.
Não gosto muito do exterior do carro mas aprecio a diferença do todo o resto do mercado e as specs então[br:)]

Última edição:
O Sesto Elemento é muito maior em todos os aspectos. Só no motor e transmissão deve acrescentar aí uns 150Kg face a este!

Este carro será basicamente um Elise com chassis mais leve (daí o carbono), interiores decentes e algum (pouco) equipamento.

uma revista semanal portuguesa começada em A e que não é a autohoje[:)] avança com 65.000€ para a launch edition do 4C

o que bate +/- certo com as previsões de 55/58k para a versão normal.

Este carro deve estar mais para um Elise, certo? Ou seja, condução pura

A produção é mesmo limitada? Se for, e se tivesse 60k€ no banco, encomendava já um para "colecção" e quem sabe futura valorização!

Corrijam-me se estiver errado, mas o ultimo carro feito pela Alfa com esta configuração foi este:

2275601898_c8bd437c86_z.jpg

O qual nem sequer chegou a produção.

Um v6 ficava bem no 4c, desde que fossem pedir o v6 turbo emprestado à ferrari/maseratti e nao metessem o v6 mexicano que anda nos ultimos Brera e 159...

Ai a malta mais aficionada, como está a ser a reação ao carro por esse mundo fora?

Só agora vi o vídeo da apresentação.

E pelo que tenho lido aqui, a Alfa precisa de fazer muita "formação" para as pessoas perceberem que raio de carro é este.

Em 1981 a McLaren estreia na F1 o chassis MP-4, o primeiro F1 com monocoque em carbono...

A construção de peças em carbono, tecnicamente assemelha-se à construção de peças em fibra de vidro.

Ou seja não é possível colocar uma chapa de carbono numa prensa, molda-la e depois vir um robot e soldar tudo.

A fabricação de uma monocoque em carbono é muito mais complicada, é um processo artesanal, não usa robots, usa artesões, que fazem toda a construção das peças à mão.

Para fazer este Alfa, é usado um molde que é revestido com varias camadas de mantas de carbono e impregnado com resina.

A peça depois é levada para uma autoclave para ser "cozinhada".

Durante todo este processo, o molde está sempre a ser usado, assim para aumentar a produção é necessário ter mais moldes.

Isso até pode não ser problema mas também seria necessário ter mais autoclaves e isso já é uma coisa carota.

A Alfa diz que pode fazer 3500 carros/ano, estaremos a falar de qualquer coisa como 10 carros dia.

Preparar o molde, aplicar a manta, aplicar o saco de vácuo, fazer a infusão de resina e cozer na autoclave, deve levar um dia, ou seja a Alfa deve ter 10 autoclaves para este projeto.

Para a Alfa produzir 35.000 carros teria de ter 100 autoclaves e uma área gigantesca só para fazer a monocoque deste carro.

Graças à Ferrari F1 os Italianos tem muita experiencia em trabalhar o carbono, talvez tenham achado que já dominam a técnica o suficiente para se lançarem numa produção em massa.

Sim porque 3.500 carros de carbono é uma produção em massa.

Processo de infusão de resina em molde com manta:

Na pratica isto não é complicado, "qualquer" pessoa pode fazer isto na garagem, o pior é o tempo que leva que não é compativel com os tempos na industrial automovel.

Agora feito por profissionais e com autoclave (Sauber):

(só os primeiros 6 minutos, o resto é um bonus, vejam só depois do minuto 7 a impressora 3d dos meninos [br:)]).

O chassis do Elise pesa 68kg

O do 4C pesa 65kg (67kg?)

O do Evora pesa 200kg

Agora a rigidez de 65kg de carbono comparando com 68kg de aluminio!

Vamos ver o que a Alfa arranjou com este carro, é que em teoria isto é um ovni.

Por outro lado lembro-me sempre do X-Bow no Topgear, onde eles acham que o carro se cola demasiado à estrada [8b].

p.s. o carro só lá para setembro é que chega à mão das pessoas!!!!!

Espero não ter um roadtest só nessa altura.

vsr: bons posts.

Realmente ainda ninguém tinha abordado o tema assim de forma mais completa, com vídeos e tudo.

Mea Culpa, pois até já fiz umas coisas nesta área, mas... acho que algumas pessoas partiram do principio que quando se fala em Carro "em" / "com" Carbono qualquer interessado pelo mundo automóvel sabia do que se estava a falar.
Mas agora que foste dentro do tema, realmente não... muita gente não está mesmo a ver o "filme".
Autoclave acaba por ser o mais complicado sim, mais caro.

Corrijam-me se estiver errado, mas o ultimo carro feito pela Alfa com esta configuração foi este:

2275601898_c8bd437c86_z.jpg

O qual nem sequer chegou a produção.

Um v6 ficava bem no 4c, desde que fossem pedir o v6 turbo emprestado à ferrari/maseratti e nao metessem o v6 mexicano que anda nos ultimos Brera e 159...

Andavam a querer fazer umas coisas destas em Portugal, pegando em Sprints. [:cool:]

Mas isso do GPS é um pormenor, até porque os Maseratis não rivalizaram com "Trio Germânico"; apenas os Aston Martin e alguns Jaguar.

E além de pormenor é ao contrário do que disse o Doc... o GPS é Magnetti Marelli, ie, Fiat, logo são os peugeot que têm os GPS da maserati... :)
Mas a partilha de componentes é uma realidade há imensos anos, a percentagem de material comum, não entre modelos da mesma marca, mas entre marcas é tal que por vezes os carros por baixo da "pele" têm partes parecidas. Claro que entre modelos da mesma marca é mais, mas por exemplo a Ford Electrónica, que agora se chama Visteon, mas que nasce do seio Ford, ainda quando era Ford, produzia material para TODOS os grupos automóveis, além da Ford e VW que tinha sido o objectivo inicial, tinhamos a Nissan, a Daimler, a Honda, a Fiat... todos, ou quase... e o mesmo se passa em muitos outros fornecedores, por isso deixem lá estar os espelhos, se analisarem com atenção vão ver tantas peças iguais ou muito semelhantes em carros que essas "reclamações" deixam de fazer sentido.

Claro que era melhor fazer como a Porsche (que tb ela partilha componentes, mas menos), mas nesta fase do desenvolvimento não dá... ainda assim falta obviamente o veredicto de estrada, mas a Alfa conseguiu aqui um "carrito" bem interessante... o preço pode estragar um bocado a coisa, mas vai ter sucesso não tenho dúvida...

Acho o 4C no seu todo um enorme sucesso. Tem uma excelente presença eo chassis monocoque em carbono e menos de 900Kg de peso prometem!

Há no entanto 3 coisas que não compreendo.
Os espelhos poderiam estar melhor integrados, confesso que da primeira vez que olhei para o carro nem reparei, mas isso é porque ele chama os olhos para outros sítios... Acho que têm carácter.
Porquê uma alteração tão radical nos faróis? Será por questões de peso, ou não tiveram espaço para eles com a suspensão frontal multilink? Ou será que foi mesmo porque achavam que ficavam bonitos? (Na minha opinião não são completamente horríveis. Têm o problema de parecerem esquisitos em alguns ângulos)
A não inclusão de uma caixa manual também não me cai bem. Iria fazer o carro pesar ainda menos, e acho que contribuia muito para o gozo de condução.

A 68.000€ está com o mesmo preço do Cayman. Este tem mais 35 cavalitos mas também mais 400Kg, acho que vai ser um duelo engraçado neste segmento

Andavam a querer fazer umas coisas destas em Portugal, pegando em Sprints. [:cool:]

Acho que conheci os tipos que faziam isso no salão dos clássicos em Lisboa. Cheguei a ficar com um cartão mas acho que o perdi. Era um projecto engraçado, os carros supostamente vinham como novos.

Última edição:
Acho o 4C no seu todo um enorme sucesso. Tem uma excelente presença eo chassis monocoque em carbono e menos de 900Kg de peso prometem!

Há no entanto 3 coisas que não compreendo.
Os espelhos poderiam estar melhor integrados, confesso que da primeira vez que olhei para o carro nem reparei, mas isso é porque ele chama os olhos para outros sítios... Acho que têm carácter.
Porquê uma alteração tão radical nos faróis? Será por questões de peso, ou não tiveram espaço para eles com a suspensão frontal multilink? Ou será que foi mesmo porque achavam que ficavam bonitos? (Na minha opinião não são completamente horríveis. Têm o problema de parecerem esquisitos em alguns ângulos)

A não inclusão de uma caixa manual também não me cai bem. Iria fazer o carro pesar ainda menos, e acho que contribuia muito para o gozo de condução.

A 68.000€ está com o mesmo preço do Cayman. Este tem mais 35 cavalitos mas também mais 400Kg, acho que vai ser um duelo engraçado neste segmento

Acho que conheci os tipos que faziam isso no salão dos clássicos em Lisboa. Cheguei a ficar com um cartão mas acho que o perdi. Era um projecto engraçado, os carros supostamente vinham como novos.

A questão dos faróis é fundamentalmente custos.
Como o carro vai ser vendido em todo o mundo, dado a idiotice de diferentes homologações que ocorrem nos principais continentes, o custo de desenvolvimento de umas ópticas específicas para cada homologação, deve andar na casa dos 300/400 milhões de euros.
Pelo menos foi o valor avançado para a versão europeia do Chrysler 300.
Dado as especificidades deste projecto (projectado a pensar em baixos volumes), decidiram seguir o mesmo caminho dos pequenos construtores, adquirindo componentes já desenvolvidos e homologados. O problema é mesmo a integração destes no todo.

Preço da versão standard em junho.
Pode-se encomendar a versão standard a partir de 18 de junho.

Pode-se encomendar a versão de lançamento "Launch Edition" já desde 5 de março.
Esta versão leva um Kit Racing de suspensão.
130308095642136258.jpg
130308095647591847.jpg
130308095653877939.jpg
130308095659504733.jpg
130308095704724172.jpg
130308095709946541.jpg
130308095715391805.jpg

Os espelhos não são exactamente os do Punto, são muito semelhantes. Pessoalmente não vejo problema.
É sempre uma questão de copo meio cheio ou meio vazio.
- "Que chato o 4C ter os espelhos do Punto."
- "Que fixe o Punto ter os espelhos do 4C."

Para mim a questão dos espelhos nem é o espelho e a sua coca em si, é da haste, do pescoço que é enorme.

Os espelhos são exactamente os mesmos, a única coisa diferente é a base na porta que está mais vertical no 4C.

Eu prefiro ver a coisa do tipo copo meio cheio, foi preciso fazer concessões para o carro ser produzido, foram! Espelhos, faróis, radio, etc. Mas conseguiram fazê-lo. O que é óptimo.

É algo que enriquece o mercado como está a ser preciso e quem sabe não será ponto de partida para uma Alfa revitalizada.

pois tem mas ja reparaste que o interior fica muito aquem do do 4c, para terem um chassis de aluminio os gajos da lotus poupam noutros sitios
Exactamente. Ao pouparem peso no chassis podem gastar noutras coisas, para além de que o carbono é muito mais rígido.

Um ponto em que acho que o 4C vai encostar a Lotus a um canto vai ser precisamente nisto, vai conseguir ser muito leve mas continuar um carro "completo", ao contrário dos Elise/Exige que têm aquele aspecto de "kit car" que não serve para mais nada (e no fundo não serve mesmo).

Voltar
Superior