Alfa 4c

Entretanto...escape Akrapovic 3.850€

car_photo_590590.jpg

Última edição:
Parece que as coisas não estão a correr pelo melhor...

...the next-generation of the 4C has been cancelled. Alfa Romeo never expected the car to be a massive hit but U.S. sales have reportedly failed to meet expectations as the company has only sold 309 4C Spiders this year.

http://www.motor1.com/news/65557/ne...pider-reportedly-cancelled-due-to-slow-sales/

Tenho pena... poderiam aproveitar uma segunda geração para corrigir grande parte das "borradas" que fizeram nesta e que começam a ser unânimes nas críticas que começam a surgir após o factor novidade ter ido embora.

Será que vamos ter um fim de vida com descontos "à Alfa". Menos de 60 e até compro um Spider com Akrapovic.

É uma pena se tal acontecer.
Não é propriamente o projecto para fazer grandes vendas ou lucros, mas desde que se mantenha no "preto", é uma excelente forma de projectar os valores da marca, e além disso, quem não aprecia este tipo de brinquedos?

Já tinha dito no passado, mas pelas soluções que o 4C emprega mais parecia que estavam a fazer um 458 em miniatura, e talvez o mais recente 488 seja uma melhor analogia.
Porque é que não se colam de forma mais definitiva a esse carro?
O 458/488, apesar do potencial de performance, trata bem os seus utilizadores.
Boa visibilidade, níveis de conforto e acesso muito aceitáveis, interiores muito convidativos.

Apliquem essa fórmula ao 4C, e aposto que conseguem os clientes que precisam.
Aprecio bastante a fórmula redutora, mas isso não implica esquecer o bem estar dos seus ocupantes. Como algumas reviews têm concluido, o 4C funciona melhor como track car do que como junior supercar usável no dia-a-dia.
E actualmente os supercar tratam muito bem dos seus ocupantes, são bastante usáveis no dia-a-dia, o que pode explicar o seu crescimento comercial.

Se o carro não tiver o mínimo de utilidade fica resumido a uma curiosidade ou apenas uso eventual.
E, apesar de o preço do 4C ser uma fracção dum verdadeiro supercar, acaba por ser uma criatura mais restritiva e cansativa na sua utilização.
Vou mais longe e acho que não é difícil acreditar que é menos exasperante usar um 458/488 diariamente do que um 4C.
Deixem esse papel especializado para os ingleses, onde existem Atoms e Caterhams entre outros.

Agora que têm lá um dos tipos que desenvolveu o 458 Speciale, a Alfa deveria exigir-lhe replicar o mesmo projecto a uma escala inferior [:D]

Essa notícia é uma surpresa (desagradável) porque julgava que o 4C até vendia bem, tendo em conta o tipo de automóvel que é.
A Alfa Romeo até chegou a aumentar a produção do 4C de 2500 para as 3000 mil unidades/ano, que seria a capacidade máxima de produção.
Acho a notícia altamente contraditória.

Pelo "ruido" da net, especula-se que o 4C será substituído em 2020 por um coupe mais user friendly.
Um novo Brera, concorre de Audi A5, BMW série 4 etc...
A confirmar-se é pena perder-se este conceito, quase único, do 4C ser um mini super car[8b]

Há mais de um ano que se fala que o 4C não iria ter sucessor/evolução, esta notícia não é de todo nova.

Foi projetado para ser um "halo car" para dar alguma notoriedade à marca quando não tinha nada do género há alguns anos, conferindo alguma "exclusividade" pela quantidade limitada de número total de viaturas que era óbvio que iria acontecer.

Se apenas desaparecerá em 2020, 7 anos de vida parecem-me muito bem (falando do Coupe).

Havendo dinheiro outro(s) Specialty Car(s) aparecerão, conforme está previsto.

Em 2015 o 4C vendeu 1050 carros na Europa e 700 nos US, 1750 carros nao ficam longe dos 2000 carros anunciados como objectivo anual.
Mas os cavaleiros do apocalipse adoram vir deixar más noticias, e depois da novidade inicial a desilusão... Lol. Desilusão para quem? Para voçes? Quem os tem nao se queixa...
Isto sem contar com o resto do mundo, onde se vende sempre um unidade ou outra.
Mais, estamos no mes 7 e nos US ja vão quase com 400 carros, significa que ate fim do ano andara nos 700 ou 750 carros, portanto media igual ao ano anterior, que vai ter ao objectivo a marca.
Portanto, falando de factos reais e nao de especulação as vendas estão dentro do expectável.

AH anuncia que o 4C não terá sucessor, devido ao fraco sucesso de vendas!
http://alfaromeo.autohoje.com/noticias/noticias/item/109508-alfa-romeo-4c-podera-nao-ter-sucessor

Agora pergunto eu, a Alfa não chegou a aumentar a produção de 2500 para 3000 unidades ano?

Não me parece que seja altura para fazer cenários sobre hipotético sucessor, muita água há-de correr debaixo das pontes até que algo seja definido, primeiro porque é cedo para perceber se o carro vende o estimado ou não ( como referes há contradições), segundo, no grupo Fiat nunca se sabe.

É certo que o objetivo inicial eram as 2000, mas não te esqueças que a AR chegou mesmo a rever os números de produção de forma a estar preparada para construir 3000 unidades ano (coupe + spider).

Afinal recepção inicial foi tão boa que chegaram a sonhar com uma procura de 5000 ano, não ponde de parte até um novo reforço na fábrica.

Neste momento só encontro esta página como fonte, mas lembro-me que na altura existiam bem mais - http://motori.ilmessaggero.it/motor...ivare_a_5_mila_esemplari/notizie/496005.shtml.

Tenho imensa pena... até porque o sucesso deste projecto poderia ser a luz verde que precisariam para arriscarem em algo tipo 6C, partilhando bem mais coisas com a Ferrari / Maserati que o chefe do projecto [;)]. Isto sim já seria mais interessante para mim.

Voltar
Superior