Alfa 4c

Lendo e relendo as specs para ter uma ideia do que realmente está por baixo da apelativa pele, encontramos um esquema McPherson a definir a suspensão traseira.
O que não deixa de ser curioso. Caso seja um KTM X-Bow por baixo desta pele, a secção traseira é totalmente nova e distinta, pois o KTM não recorre a McPherson na traseira. Nem a Lotus.
O que é certo é que ainda não li nada que confirme realmente o que está ali por baixo.
Mchperson costuma ser opção standard para definir a suspensão frontal de qualquer FWD actual.

Não sei onde foste buscar esta informação relativamente ao 4c... mas o Boxster/Cayman usam McPherson tanto à frente como atrás. Sendo que a adopção desta solução atrás tem a ver com 'economia' de espaço já que o motor boxer é naturalmente mais largo do que os equivalentes motores em linha ou em V. Depois, beneficia também do baixo centro de gravidade proporcionado pelo motor boxer que por estar montado em posição central permite a utilização de desenhos simples para as suspensões traseiras, como são as do tipo Mchperson, sem comprometer o acerto dinâmico.

Estou muito surpreendido por não achares o desenho deste 4c 'too busy' como diriam os ingleses... não há aí alguma falta de coerência?

Não, desculpa. As portas do GT são TOTALMENTE diferentes do DIVA.
No GT as portas saem literalmente do caminho.
No DIVA as portas levantam, e obrigam um gajo a entrar "a cair de costas".
É impossível entrar num carro com umas portas assim. E sair ainda deve ser
pior... deve ser "de gatas".

Felizmente tenho menos 10cm de altura que o JC, pelo que devo poder
conduzir um GT40 (provavelmente sem espaço para o capacete) e não
apenas o GT. [kiss]

Que se lixe, é um ALFA, o que interessa é o design. [:cool:] [:D]

Outra que nunca percebi é o facto de meterem boazudas ao lado dos carros, distrai como o caraças e lá se vai a concentração no producto em si, :o

Ou seja é contraproducente.

C_3_Media_1220692_immagine_fgdet.jpg

Era a porta estar fechada, para a ver trabalhar aquilo....[br:)][:D][:D]

eu vou fazer uma aposta contigo.

95% dos prototipos são puros mock ups

e os italianos fazem estas coisas na chamada "italian way"[:D][:D]

ou seja, o prototipo não deve ter nada disso que referes.

deve ter 4 traves de madeira a segurar as rodas e um interior, nada mais.

o resto, é para gerar retorno mediático, e depois logo se vê.

[;)][;)][;)]

hum... tendo em conta os planos de lançar o modelo definitivo dentro de 12-18 meses, é bom que tenham algo mais que 4 traves de madeira[:D].
Tendo em conta que não se trata de algo derivativo, partindo basicamente de uma folha em branco e recorrendo a tecnologias não muito habituais para aqueles lados, convém ir adiando trabalho, para um correcto desenvolvimento (não queremos mais episódios como o MiTo, no seu inicio de carreira).

Desculpem lá mas quem imitou a alfa foi a lotus! Bom, quem imitou quem não interessa! Não façam é da Lotus a referência como se a Alfa tivesse descoberto agora este segmento.

A Alfa sempre fez carros pequenos, leves, com motores pequenos e que andam mt, mt, mt bem.

A sigla GTA vem de algum lado,Aligerato. Aliás estes começavam num motor 1.3 e que davam coça em muitos carros com motores bem maiores.

Já para não falar dos TZ1 e TZ2, etc, etc, etc.

A Lotus imitou a Alfa no quê? Fiquei curioso. O Elise é o culiminar de um percurso que vem desde as origens da própria Lotus, respondendo a critérios de peso e simplicidade.

Os modelos que referes da alfa foram criados com o foco na competição, enquanto modelos apenas e só de estrada da Lotus, como os contemporâneos Elite e Elan já pesavam nas suas configurações "normais" entre 500 e 600kg, algo que a Alfa nunca conseguiu ter, se excluirmos modelos de competição. A Lotus sempre seguiu um caminho muito próprio e com tecnologia também ela muito própria (nem sempre com os melhores resultados, fruto de desenvolvimento insuficiente). Não estou a ver em como andaram a imitar a Alfa, que já por si se destacava pelas soluções bastante caracteristicas.

O que é certo é que actualmente, neste nicho, tinhamos apenas a Lotus. A Alfa não tinha nada semelhante faz décadas.
Já que o Elise vai "subir de nivel" na próxima geração, fica ali um buraco muito interessante por preencher e acho muito bem que a ALfa ocupe esse lugar, como acharia qualquer outra marca. O produto tem é de ser bom
Não tão extremista como um Caterham, nem soft como um Mx5 e com performance ao nivel dos Boxster e outros do género.
Aliciante!

Não sei onde foste buscar esta informação relativamente ao 4c... mas o Boxster/Cayman usam McPherson tanto à frente como atrás. Sendo que a adopção desta solução atrás tem a ver com 'economia' de espaço já que o motor boxer é naturalmente mais largo do que os equivalentes motores em linha ou em V. Depois, beneficia também do baixo centro de gravidade proporcionado pelo motor boxer que por estar montado em posição central permite a utilização de desenhos simples para as suspensões traseiras, como são as do tipo Mchperson, sem comprometer o acerto dinâmico.

Estou muito surpreendido por não achares o desenho deste 4c 'too busy' como diriam os ingleses... não há aí alguma falta de coerência?

Mas acho que o 4C não é baseado em nenhum Cayman/Boxster!
ALém do mais também não traz um motor Boxer, mas um comum 4 cilindros em linha. E o Mcpherson no geral, é a solução tipica dos FWD no esquema à frente. Não é propriamente comum assistir-se a essa utilização na traseira. Acho curiosa esta solução, apenas e só.

Como se falava tanto no KTM como base, achei curioso ter soluções tão distintas deste. E como se parece com um Lotus, até poderia pôr-se a hipótese de recorrer a algo da marca, como os rumores iniciais anunciavam.

Mas aparentemente é tudo desenvovimento in-house, o que não deixa de ser excelente. Talvez fosse a melhor forma para aproveitar componentes já desenvolvidos para outros modelos da marca sem grandes custos de adaptação de algo já existente.

Quanto ao desenho, para teres uma ideia do que considero "busy", passa ali no tópico do Aventador e vê as imagens daquele mid-engine e compara com este.
O 4C é apenas 3 volumes a dialogarem uns com uns outros, e na sua intercecção a criarem algumas linhas ou mudanças mais abruptas de superficie perfeitamente justificáveis e bem integradas no todo.

Os elementos acabam por ser bastantes expressivos, com dimensoes generosas e talvez focasse aí algumas alterações, de modo a conseguir um look mais refinado.

Mas não há excesso decorativo. Mesmo comparando com as soluções similares no Evora e Elise/Exige, consegue melhor integração de alguns elementos.

(...)
O Elise é o culiminar de um percurso que vem desde as origens da própria Lotus, respondendo a critérios de peso e simplicidade.

Os modelos que referes da alfa foram criados com o foco na competição, enquanto modelos apenas e só de estrada da Lotus, como os contemporâneos Elite e Elan já pesavam nas suas configurações "normais" entre 500 e 600kg, algo que a Alfa nunca conseguiu ter, se excluirmos modelos de competição. A Lotus sempre seguiu um caminho muito próprio e com tecnologia também ela muito própria (nem sempre com os melhores resultados, fruto de desenvolvimento insuficiente). Não estou a ver em como andaram a imitar a Alfa, que já por si se destacava pelas soluções bastante caracteristicas.

(...)

Desculpa?!
Informa-te um pouco melhor sobre a história de cada marca, sff.
Incluindo LOTUS. Especialmente LOTUS.
Obrigado.

Mas acho que o 4C não é baseado em nenhum Cayman/Boxster!

Não estou a dizer que seja. Simplesmente a adopção duma suspensão McPherson permite economia em duas vertentes: espaço e dinheiro. Um dos problemas das suspensões 'double wishbone' que equipam os Lotus, para além de serem mais caras, é a necessidade de obrigarem a mais espaço disponível. Daí não ser muito comum a utilização deste tipo de configuração atrás em carros ligeiros de passageiros (uma das saudáveis excepções era o Lexus IS original). Em termos de guiamento das rodas (maior superfície de borracha possível em contacto com o solo em todas as situações de carga) a configuração 'double wishbone' é praticamente imbatível.

Se quiseres, estou antes a dizer que a Porsche também adopta soluções 'baratuchas' e que nesse sentido o 4c não estará sozinho se se vier a confirmar essa informação.

Se achavas o Elise 'too busy' nesta última iteração, necessariamente terás que achar o mesmo relativamente ao 4c. Mas, como num caso e noutro as dimensões são bastante compactas, nomeadamente a altura baixa, o resultado final tolera-se melhor. Ainda assim, na minha opinião está longe de ser um desenho 'limpo' ao melhor estilo Pinifarina.

Last edited:
«(...) Os modelos que referes da alfa foram criados com o foco na competição (...)»

Substitui ALFA por LOTUS, e retira "QUE REFERES".

Lotus Cars - Wikipedia, the free encyclopedia
Colin Chapman - Wikipedia, the free encyclopedia

COncordo quando o foco da Lotus esteve maioritariamente na competição.
Mas originalmente, tanto o Elite como o Elan, foram concebidos como carros de estrada, posteriormente adaptados a competição.
Por isso nem referi coisas como o Seven.

Apenas e só como exemplo, é como um Mac F1. Apesar do nome, e das caracteristicas foi desenvolvido para ser um carro de estrada. Daí as dimensões compactas, a o packaging no geral superior a tudo o que tinha sido feito até à altura neste campo. Ter ido para o campeonato GT não foi algo considerado no projecto inicial.

Tal como o original Elan. Nasce como um roadster ligeirissimo com 600 kilinhos (ganhou peso posteriormente). Tivesse sido pensado para o mundo da competição, e nem sequer considerariam coisas como faróis escamoteáveis. Não faz sentido nenhum essa solução num carro nascido para o mundo da competição.

Os TZ mencionados da Alfa, foram concebidos de origem em colaboração com a Autodelta, já tendo em vista o seu envolvimento em competição. Mas o GTA por outro lado, nasce como carro de estrada, mas "sofre" uma série de alterações para entrar no mundo da competição.

O facto de muitos carros hoje históricos terem um passado glorioso em competições automóveis, não implica que tivessem nascido com tal propósito.

Desculpem lá mas quem imitou a alfa foi a lotus! Bom, quem imitou quem não interessa! Não façam é da Lotus a referência como se a Alfa tivesse descoberto agora este segmento.

A Alfa sempre fez carros pequenos, leves, com motores pequenos e que andam mt, mt, mt bem.

A sigla GTA vem de algum lado,Aligerato. Aliás estes começavam num motor 1.3 e que davam coça em muitos carros com motores bem maiores.

Já para não falar dos TZ1 e TZ2, etc, etc, etc.

[:D]
E que não fosse uma marca qualquer a imitar a Alfa não era de esperar outra coisa. Querem ver que foi a Alfa que descobriu a pólvora de fazer dos carros mais leves para melhorar performances?

Continuo a não perceber o que tem os Zagato e alguns Aligerato´s a ver com a Lotus.
Este 4C tem proporções e filosofia semelhantes a um dos melhores desportivos de sempre, o Elise. As comparações entre ambos são normalíssimas e recomendáveis.

Tendo em conta os últimos "desportivos" saídos de Arese tal comparação devia ser vista como um elogio para os italianos ao colocar-se Lotus e Alfa na mesma frase.[:D]

Andam ai já algumas confusões.
O facto de alguém (neste caso a ALFA) fazer um desportivo de motor central, pequeno e especialmente leve não quer dizer necessáriamente que esteja a imitar a Lotus, que sempre teve carros dessa filosofia, assim como muitos outros construtores.
Só ali ao lado Unipower, Marcos, etc.
Carros em fibra sempre houve vários, então nos anos 60 apr:)

Agora os fãs clamavam por "este" 4C como ALFA, ou como Abarth, como se chegou a esperar, assim num espaço vazio desde os X1/9.

Este 4C não impede que eu ache que a ALFA devia lançar um Giulietta Sprint, então apenas quase uma questão de carroçaria em relação ao Giulietta, algo 3 portas coupé.

Eu já estava a estranhar a ausência dos haters do costume. [:D]

Mas basta uma picadela e eles saltam logo do ninho.

Aos poucos eles vêm cá todos. [:cool:]

Não estou a dizer que seja. Simplesmente a adopção duma suspensão McPherson permite economia em duas vertentes: espaço e dinheiro. Um dos problemas das suspensões 'double wishbone' que equipam os Lotus, para além de serem mais caras, é a necessidade de obrigarem a mais espaço disponível. Daí não ser muito comum a utilização deste tipo de configuração atrás em carros ligeiros de passageiros (uma das saudáveis excepções era o Lexus IS original). Em termos de guiamento das rodas (maior superfície de borracha possível em contacto com o solo em todas as situações de carga) a configuração 'double wishbone' é praticamente imbatível.

Se quiseres, estou antes a dizer que a Porsche também adopta soluções 'baratuchas' e que nesse sentido o 4c não estará sozinho se se vier a confirmar essa informação.

Se achavas o Elise 'too busy' nesta última iteração, necessariamente terás que achar o mesmo relativamente ao 4c. Mas, como num caso e noutro as dimensões são bastante compactas, nomeadamente a altura baixa, o resultado final tolera-se melhor. Ainda assim, na minha opinião está longe de ser um desenho 'limpo' ao melhor estilo Pinifarina.

Mas o Elise tem mais coisas a acontecer na carroçaria, e muito provavelmente pelo 4C ainda não ser o modelo definitivo de produção, o Elise não consegue uma integração das partes no todo tão boas como o 4C.
Se verificarmos as diferenças entre o Elise Mk2 e o restyling recente que sofreu, vemos que ainda havia espaço para ter soluções mais limpas.

O 4C consegue melhores niveis de integração e coesão geral, o que também contribui para uma melhor percepção de qualidade visual, o que até ajuda a "abafar" o ruido que possa existir.
Os elementos são talvez expressivos demais, mas não o considero um desenho com ruido, de qualquer forma.

Mas só notar duas coisas. Muitas vezes quando expresso uma opinião positiva/negativa ou comparo 2 coisas que até podem ser muito semelhantes, não significa que estejam diametralmente opostas. Ou seja, não preto/branco, feio/bonito. Há muitos gradientes. Para fazer compreender um ponto de vista, por vezes posso exagerar nalgumas palavras.
Do Elise Mk1 para o Mk2 realmente houve uma evolução que carregou mais o desenho. O Elise Mk1 não tinha elementos tão expressivos como o Mk2, e resultava numa carroçaria mais nua/limpa, do que o mais cheio Mk2. Há que relativizar um pouco.

segunda a coisa a notar: o desenho do 4C não é Pininfarina, mas sim do próprio centro de estilo da Alfa

Last edited:
O 4C consegue melhores niveis de integração e coesão geral, o que também contribui para uma melhor percepção de qualidade visual, o que até ajuda a "abafar" o ruido que possa existir.
Os elementos são talvez expressivos demais, mas não o considero um desenho com ruido, de qualquer forma.

Ok, de acordo. Também considero o 4c mais bonito que o Elise para usar um adjectivo que traduza melhor a avaliação do desenho como um todo.

segunda a coisa a notar: o desenho do 4C não é Pininfarina, mas sim do próprio centro de estilo da Alfa

Não disse o contrário. Disse que está muito longe do melhor estilo Pininfarina e da 'pureza' ou 'fluência' das linhas que o caracterizam... basta olhar para o 2uettotanta como tão bem mencionaste.

ok, compreendi mal então...
Mas sim, o 2uettotanta está claramente uns furos acima. Classic Pininfarina...

A sério que não percebes? [:D]

Não, a unica vez que fui a um salão automovel distrai-me bastante e acabei por não dar a devida atenção ao que as marcas andavam ali a vender, a não ser que as moçoilas estivessem tbm à venda :)

Não, a unica vez que fui a um salão automovel distrai-me bastante e acabei por não dar a devida atenção ao que as marcas andavam ali a vender, a não ser que as moçoilas estivessem tbm à venda :)

Olha que poderás ter surpresas. [:D]

Back