Alfa 4c

Tb acho que tens a Alfa em mais má conta do que ela merece. O carro está no estado que está e dizes que nem plano financeiro deve haver ? Não creio. Creio que as coisas já estão relativamente bem definidas e já há um panorama razoável dos custos. Claro que pode passar de 50k a 55k ou até mais, ou até para valores mais proibitivos e ser cancelado, mas vendo o carro que foi apresentado, naquela foto do Webster lá dentro até se percebe que o tablier funciona normalmente (quero dizer é que me parece que está ali um tablier funcional e que funciona!), está muito longe das 4 traves de madeira e inclusive tem um conceito mecânico completamente definido, muitas vezes quando saiem protótipos, só há skin, nem se sabe o motor que vai ter e aqui já se sabe. Aposto que este carro pode sair dali a rodar, claro que a "pele" se calhar não vai ser toda em fibra ou como diz o crash não vão ser peças tão grandes, pode levar um aparo aqui ou ali na passagem à produção, mas acredito que o carro está a 90%.

Corrigindo uma coisa que disse ontem em que poderiam fazer uma versão sem TCT, sinceramente depois de pensar um bocadinho e ver novamente as fotos do interior não me parece. Pode o interior variar muito na versão de produção, claro, embora acredite pouco. Mas acima de tudo penso que não terão preparado o comando de caixa manual neste "setup". É bem mais fácil e rápido fazê-lo electronicamente. Se o irão fazer para produção, é uma incógnita, dependerá de muita coisa, mas acima de tudo do pilim... :)

Relativamente às suspensões, é um afacto que é referido o Macpherson posterior, curioso que mantêm o double wishbone à frente :) Poderá o Macpherson dar uma melhor solução a uma suspensão de tracção, ou foi mesmo só uma solução rápida ? Será que ainda mudam isto (o que uma vez mais não creio ainda por cima sendo um dos pontos mais sensíveis e que dão mais trabalho)... enfim, lá por daqui a um ano saberemos, espero...

ok, daqui a 2 anos veremos.

eu tenho reservas que as soluções técnicas já estejam totalmente definidas, mas ok.

importante é que o desenvolvimento começe rápido.

2 anos para fazer um carro destes não é assim tanto

Porreiro pá!

Agora indica quantos modelos com essa filosofia lançou a Lotus nos ultimos 15 anos e quantos lançou a Alfa Romeo...

É que criar e depois olhar para o que os outros fizeram não é bem (ou nada) o mesmo que criar e evoluir... [;)]
Se a questão aqui levantada é quem copia quem...a Alfa até podia ter lançado a viatura À 100 anos!

ok, daqui a 2 anos veremos.

eu tenho reservas que as soluções técnicas já estejam totalmente definidas, mas ok.

importante é que o desenvolvimento começe rápido.

2 anos para fazer um carro destes não é assim tanto

Poderão nem ser 2 anos. Da maneira como eu vejo este carro será apresentado em versão final em Genebra'12 ou Paris'12, ou seja Março ou Setembro do próximo ano. Se o grupo apresentar qq coisa, fá-lo-à sempre em num destes salões. Eu aposto que vamos ter este carro na rua no verão de 2012, mas é só a minha opinião... se assim for, as soluções têm que estar já muito bem definidas para o "conhecermos" em spy shots e companhia no final deste ano...

Poderão nem ser 2 anos. Da maneira como eu vejo este carro será apresentado em versão final em Genebra'12 ou Paris'12, ou seja Março ou Setembro do próximo ano. Se o grupo apresentar qq coisa, fá-lo-à sempre em num destes salões. Eu aposto que vamos ter este carro na rua no verão de 2012, mas é só a minha opinião... se assim for, as soluções têm que estar já muito bem definidas para o "conhecermos" em spy shots e companhia no final deste ano...

sim, concordo.

para sair em 2012 já tem de existir carros na estrada este ano.

Pode-se criticar o actual estado Alfa Romeo e não é preciso puxar muito pela cabeça para ver que o potencial da marca não está nem perto do que pode e merece ser.

Mas realmente sabem desenhar carros. Este 4C está fantástico. Agora falta o resto...

Aqueles q estavam à espera dum carro desenxabido estão bem caladinhos, é bom sinal!

Nem por isso. A mim faltam palavras para descrever no q a Alfa se está a tornar, em termos puramente estéticos. Já torci o nariz a certos pormenores estéticos do 8C, do Giu, não percebo o q tanta gente vê na estética do GT e acho o Mito uma das coisinhas mais feias q povoam a nossa estrada. E se eu gostava da estética Alfa...

Os actuais não estão bonitos, desde o 147. Mesmo o 159, com as suas proporções balofas, ainda consegue ser um produto muito apelativo, esteticamente.

Quanto a este 4C, bem, digamos q foi um tiro ao lado :sh)
Interessante como produto q poderá vir a ser, mas esteticamente deixa muito a desejar.

Nem por isso. A mim faltam palavras para descrever no q a Alfa se está a tornar, em termos puramente estéticos. Já torci o nariz a certos pormenores estéticos do 8C, do Giu, não percebo o q tanta gente vê na estética do GT e acho o Mito uma das coisinhas mais feias q povoam a nossa estrada. E se eu gostava da estética Alfa...

Os actuais não estão bonitos, desde o 147. Mesmo o 159, com as suas proporções balofas, ainda consegue ser um produto muito apelativo, esteticamente.

Interessante como produto q poderá vir a ser, mas esteticamente deixa muito a desejar.

O 8C acho-o muito bonito, gosto muito da versão spider que nunca soube se chegou a ser produzida. O GT também está fantástico, causa um impacto tremendo visto ao vivo principalmente a superfície frontal com músculo e salero. O 159 é muito belo mas não tem a leveza do desenho do 156. Já o Giulietta não me seduz tanto, acho-o dos mais bonitos do segmento mas não me apaixona. O MiTo é a meu ver é o Alfa mais feio dos últimos tempos, continua a ser satisfatório mas eu não gosto, dá me a ideia de ser muito alto e gordo. Depois aquelas molduras cromadas entre outros detalhes não são muito do meu agrado.
Nos últimos 20 anos a meu ver o alfa mais bonito é o GTV, isto embora não seja muito consensual visto que muito não apreciam. Mas apesar de todos estes anos sempre que vejo um fico uns bons segundos a apreciar detalhes deliciosos daquele desenho. [br:)]

Já este 4C estou a gostar embora tenha alguns detalhes que ainda não absorvi, de qualquer forma vai ser daqueles carros que terei de ver ao vivo para poder concluir o quão belo é.

O 8C acho-o muito bonito, gosto muito da versão spider que nunca soube se chegou a ser produzida.

500 8C Spider.
Tantos quantos os 8C Competizione.

O GT também está fantástico, causa um impacto tremendo visto ao vivo principalmente a superfície frontal com músculo e salero. O 159 é muito belo mas não tem a leveza do desenho do 156. Já o Giulietta não me seduz tanto, acho-o dos mais bonitos do segmento mas não me apaixona. O MiTo é a meu ver é o Alfa mais feio dos últimos tempos, continua a ser satisfatório mas eu não gosto, dá me a ideia de ser muito alto e gordo. Depois aquelas molduras cromadas entre outros detalhes não são muito do meu agrado.
Nos últimos 20 anos a meu ver o alfa mais bonito é o GTV, isto embora não seja muito consensual visto que muito não apreciam. Mas apesar de todos estes anos sempre que vejo um fico uns bons segundos a apreciar detalhes deliciosos daquele desenho. [br:)]

Já este 4C estou a gostar embora tenha alguns detalhes que ainda não absorvi, de qualquer forma vai ser daqueles carros que terei de ver ao vivo para poder concluir o quão belo é.

Por isso mesmo são os que tenho (para além do 147).
[kiss]

As meninas que estavam junto ao 8C Competizione também não eram nada más não! [br:)]

(Salão de Lisboa @ 2008)

Infelizmente não consegui tirar-lhes uma foto decente:

318it.jpg

A maneira como "fuzilaste" practicamente tudo o q a Alfa fez nos últimos dez anos leva-me a querer q o teu problema com a marca n é a sua estética, mas sim a própria Alfa. Só por curiosidade, qual é a tua marca generalista q achas q actualmente se enquadra mais nos teus padrões de beleza?

A maneira como "fuzilaste" practicamente tudo o q a Alfa fez nos últimos dez anos leva-me a querer q o teu problema com a marca n é a sua estética, mas sim a própria Alfa. Só por curiosidade, qual é a tua marca generalista q achas q actualmente se enquadra mais nos teus padrões de beleza?

Eu acho que o único Alfa que poderá gostar é aquele que ainda não existe!!!

Bem, a Autocar tem-se saído com uns artigos de opinião muito interessantes sobre a temática automóvel.

Sai aqui mais um referente ao 4c pela Vicky.... Parrot (não, não é a Butler-Henderson[:D])
The 4C needs to lose some of Alfa's DNA

Here I was, soaking up the Geneva motor show atmosphere from my laptop in the UK, and eager to see and hear more of the Alfa Romeo 4C.

This is a car that, in principle, appeals massively to me as something that might offer the looks of the 8C (a car I’ve always loved the looks of) in a more attainable package.

Now, provided they lose some of the chintz of the show car the styling is spot on I reckon. But then I read that the company’s DNA system would feature and all the excitement disappeared. I have not yet met anyone – journalist or not - that likes it. I get the idea that it is intended to offer the best range of comfort and sportiness. But it doesn’t, or certainly not on any of the current Fiat Group cars that get it.

Regardless of which Fiat, Alfa or Abarth it is installed in, ‘Dynamic’ is the only option because anything else apparently removes any role that the throttle has in controlling the engine. And why should soggy throttle response equate to more comfortable urban dynamics anyway? The AA responds faster than the throttle in a 1.6 JTDm Alfa Mito in ‘Normal’ mode.

I’d like to clarify at this point that I’m not a purist about the role of electronics in modern cars. I think that, though there is and I hope always will be, a place for mechanical purity in enthusiast machinery, I also think it’s about time we got over the nostalgia and accepted that microchips are an integral part of today’s cars and not a bad one at that. The electrical trickery in the Ferrari 458 and Nissan GT-R should be applauded for being as much of an achievement as any of the more tangible delights of the grease and metal that makes up the world’s greatest engines.

Anyway, my point is this. I like Alfa Romeos a lot; if I don’t dwell on the DNA system I can see that there is great merit to the engines, styling and brand in general. More importantly the 4C looks like a car that could really strike a chord with enthusiasts and that could prove that Alfa can still make a really good sports car. One that is simply fun, classy and somewhere significantly south of a Maserati’s price tag.

The 4C is rear-wheel drive, mid-engined sports-coupe. It doesn’t need a ‘Normal’ mode, and if it does have a normal mode it should be ‘Normal’ in an invigorating sports car-like way, and ‘Dynamic’ should be seat-of-your pants thrilling. I sincerely hope that Alfa comes to its senses and loses the DNA system altogether or gives it a ground-up rethink before it ruins what promises to be one of the most exciting cars it has produced in years.

COncordo no geral com o que ela diz.

Acho engraçado a malta toda dizer que o DNA não seve para nada visto que devia estár sempre em Dinamic.

Não é verdade, o DNA serve sobretudo para poupar consumos, pneus e em ultima analise turbo/mecánica.

Aliás, noutros modelos vem um botão que diz ECO, que neste caso será o N ( normal )

Inicialmente brinquei muito com o modo D e com os seus energicos 320 Nm. e é obviamente mais entusiasmante que o N, mas na realidade andamos a maior parte do tempo a pastar no transito e é por isso que o sistema é bem vindo, pq nas condições mais congestionadas, ou seja numa boa percentagem dos nossos trajectos, não é preciso aquele overboost todo na ponta do pedal.

Conclusão passei dos 6.8 lts quando andava em D full time para os 6.2, e tive que mudar pneus frente-tras ao 15.000 kms em vez dos 20.000.

Ou seja, depois de algum tempo percebi que o modo D é muito util em estrada/AE ( principalmente nas ultrapassagens ) ou se temos por diante um belo percurso e queremos divertirnos um pouco, de resto, para o serviço do dia a dia vou bem servido com o modo N que vem a ser um tipico 1.6 diesel "normal".

O qq isto quer dizer ? basicamente que temos 2 carros em 1, a mim parece-me util.

21797.jpg

Que por outro lado no 4C não faça sentido ? pois, nesse caso talvez não, quem tem cacau para comprá-lo não precisa de contenção de gastos, para alem de que não será propriamente o carro para ir deixar as crianças à escola [:D]

Last edited:
deixem estar o dna sossegado.

com o modo a fazem-se as homologações de CO2

e menos co2= menos imposto e menos selo[;)]

Eu acho que o único Alfa que poderá gostar é aquele que ainda não existe!!!

Não vão por aí, não há necessidade de endeusar a marca, estou só a dar a minha opinião :sh)

Sim, acho q na última década a marca perdeu muito do seu fulgor estético, tirando um ou outro exemplo como o 8C (não gosto de alguns pormenores apenas, pois no geral considero-o lindo, e mais ainda o Spyder), sendo uma das marcas onde os carros mais acusaram o "peso" nas novas gerações. E agora andam com a moda dos faróis esbugalhados e ruído visual a mais, coisa a q a Alfa não nos tinha habituado.

Não percebam mal, eu não acho os carros da marca feios e não vim para aqui atacar ninguém, só acho q tiveram uma viragem de rumo demasiado forte e a nova personalidade não é grande coisa.

Já este 4C, sim, considero feio!

Back