Não vão por aí, não há necessidade de endeusar a marca, estou só a dar a minha opinião :sh)
Sim, acho q na última década a marca perdeu muito do seu fulgor estético, tirando um ou outro exemplo como o 8C (não gosto de alguns pormenores apenas, pois no geral considero-o lindo, e mais ainda o Spyder), sendo uma das marcas onde os carros mais acusaram o "peso" nas novas gerações. E agora andam com a moda dos faróis esbugalhados e ruído visual a mais, coisa a q a Alfa não nos tinha habituado.
Não percebam mal, eu não acho os carros da marca feios e não vim para aqui atacar ninguém, só acho q tiveram uma viragem de rumo demasiado forte e a nova personalidade não é grande coisa.
Já este 4C, sim, considero feio!
Como é obvio, não estou de acordo

[

]
Os 156/147 foram em termos de design marcantes quando sairam, mais o 1º que na minha opinião continua não só actual como imbativel dentro desse formato.
A gama 159/BRERA/SPIDER tendo um formato um tanto "alemão" tem umas linhas muito mais elegantes que qq outro, mesmo entre os premiums nesses segm.
O 8C, é para mim e para muitos, se não o mais belo, um dos mais bem desenhados carros na historia automovel, simplesmente perfeito.
O MiTo é uma adaptação muito bem conseguida do 8C para um compacto com base GP que o leva a ter uma forte personalidade dentro do seu segm. ( neste caso, só lhe ampliava os ombros de forma a cobrir cerca de 3 cm os guarda-lamas que estão de facto algo exagerados, de resto 5* )
O GIU. mesmo sendo uma transição do estilo 8C-MiTo para outras linhas, consegue mesmo assim ser o carro com o design mais interessante do seu segm/formato 5p. ( tbm não aprecio a solução dos farois demasiado descaidos para os lados ).
No caso que aqui toca, o 4C, o design da frente e traseira estão ao mais alto nivel, ja de lado, está demasiado rebuscado para meu gosto para alem de haver demasiadas coincidencias com o ELISE, e mesmo não tendo a elegancia classica do 8C, tem umas linhas mais jovens e radicais ja que será este o target que terá como objectivo.
Em fim, acho que a ALFA, em termos de design/estilo continua de uma forma ou de outra a dar cartas, goste-se ou não dum mod. ou de outro, nenhum deles deixa ninguem indiferente.