Alfa 4c

Acho este video interessante (ainda a propósito do 8c).

Aqui é comparado com um puro desportivo e com um puro Grande Turismo [;)]

Ferrari 430 Scuderia v Alfa Romeo 8C v Maserati Granturismo (2007) - YouTube

Este video é muito bom de facto.

E só me apercebi no final do video que estava a ver e ouvir 3 carros diferentes mas com motores que partilham os mesmos genes, também eles, algo diferentes - princiaplmente o do Ferrari quando comparado com o do 8C e GranTurismo.

Pelo que vejo, a principal crítica feita ao 8C é mesmo o body roll que apresenta, coisa que me parece podia ser ultrapassada com uns tweaks na suspensão. Porque o motor aparentemente é mais do que suficiente para o peso do carro e também nunca li nada de mal sobre a caixa.

Eles também dizem que falta "feeling" à direcção e que o chassi não comunica as suas intenções tanto como era desejável (2.10-2.20) [;)]

Eu quando leio essas críticas - que hão-de ser muito bem intencionadas e verdadeiras - questiono-me: será que a Alfa Romeo, na tentativa de criar um desportivo, falhou rotundamente? Não terão os engenheiros testado convenientemente o 8C (como outro modelo qualquer) e percebido que reagia daquela maneira? Então afinal qual foi o objectivo da sua criação? Criar um automóvel que superasse um Ferrari?

Não me parece!
O que me parece é que a Alfa Romeo decidiu construir o 8C com plena consciência de todos os "compromissos" que lhe são apontados, não só porque não decidiu fazer um veículo de "competição" ou para "competir", mas porque fez um GT com enorme carisma e suficientemente dinâmico, mas nunca ao ponto de "destronar" um simples Maserati, muito menos um Ferrari.

Há que ter em conta a idiossincrasia do grupo Fiat, que divergirá em função da marca:

- Fiat
- Lancia
- Alfa Romeo
- Maserati
- Ferrari

Todas têm que coexistir, sem que uma ultrapasse a outra, fazendo concorrência directa dentro do próprio grupo.

Tal como o Jeremy Clarkson disse no famoso teste ao AR 8C:
"Eu penso que o poderiam ter feito muito mais rápido do que é (e mais dinâmico), mas depois seria muito mais rápido do que um Ferrari e, em Itália, isso seria uma espécie de NÃO social. Seria como vomitar em cima do Papa!"

[:D]

O carro foi um sucesso comercial e em termos de imagem !

No fim do dia é isto que realmente interessa.

De qualquer forma mais do que a eficácia dinâmica será o feeling que é criticado [;)] mas nada que manche de forma marcada o carro - na minha modesta opinião.

Só que a AR tem o dom de ter muitos admiradores e muitos detractores e estes últimos não perdoam [:D]

Eu não sei verdadeiramente como se conduziam os ícons da marca Alfa nos carros de estrada, mas tenho a ideia de que sempre foram um bocadinho temperamentais no seu comportamento e às vezes até delicados de conduzir, neste particular mais como os primeiros 911 do que como os actuais Boxster ou Cayman.

São caprichos e traços de personalidade, às vezes defeitos, mas que contribuem para a imagem de carros com raça.

1102713_10153076561085596_1520880316_o%25255B2%25255D.jpg

Tal como o Jeremy Clarkson disse no famoso teste ao AR 8C:
"Eu penso que o poderiam ter feito muito mais rápido do que é (e mais dinâmico), mas depois seria muito mais rápido do que um Ferrari e, em Itália, isso seria uma espécie de NÃO social. Seria como vomitar em cima do Papa!"

[:D]

Até aí concordo, acho que o 8C não tem mais potência precisamente para não estar no patamar da sagrada Ferrari.

Mas já não diria o mesmo da falta de feeling da direcção ou do chassis pouco interactivo. Aí acho que a Alfa podia ter feito melhor, independentemente da Ferrari ou de tudo o resto. E ainda por cima o carro é dito como bastante desconfortável, por isso também não funciona na perfeição como GT.

Vou até mais longe e especular, sem grandes dúvidas, que o 4C, apesar de bastante mais feio e mais barato, baterá o 8C em todos os parâmetros de condução desportiva.

Até aí concordo, acho que o 8C não tem mais potência precisamente para não estar no patamar da sagrada Ferrari.

Mas já não diria o mesmo da falta de feeling da direcção ou do chassis pouco interactivo. Aí acho que a Alfa podia ter feito melhor, independentemente da Ferrari ou de tudo o resto. E ainda por cima o carro é dito como bastante desconfortável, por isso também não funciona na perfeição como GT.

Vou até mais longe e especular, sem grandes dúvidas, que o 4C, apesar de bastante mais feio e mais barato, baterá o 8C em todos os parâmetros de condução desportiva.

Também não exageres...

Acho o 4C bastante feio, o que não significa que não aprecie as suas linhas musculadas e agressivas. É o mesmo que me acontece no SZ, por exemplo. Monstruosidade sobre beleza. E assenta bem neste tipo de carros.

Dass... eu não consigo acreditar que estas pessoas dizem isto de coração! Achar um 4C muito feio... Muito feio é um Dacia Sandero, um Ford Ka etc... Um 4C muito feio vai alem do compreensivel, talvez a inveja ou odio toldem a visão a alguns, é tipo as anorécticas que se veem sempre gordas! Voces até podem achar feio, mas isso são disturbios psicológicos, vão a um psicologo que ele ajuda nessa situação... depois hão-de começar a ver a realidade, e já o acham estupidamente lindo!
Por exemplo, os lotus elise tem um ar esquelectico, não tem a "musculatura" que tem um 4C mas ainda assim são bonitos, não percebo como alguem que gosta de Lotus não goste do 4C, só pode ser por desdem e ninguem me convence do contrário...

Dass... eu não consigo acreditar que estas pessoas dizem isto de coração! Achar um 4C muito feio... Muito feio é um Dacia Sandero, um Ford Ka etc... Um 4C muito feio vai alem do compreensivel, talvez a inveja ou odio toldem a visão a alguns, é tipo as anorécticas que se veem sempre gordas! Voces até podem achar feio, mas isso são disturbios psicológicos, vão a um psicologo que ele ajuda nessa situação... depois hão-de começar a ver a realidade, e já o acham estupidamente lindo!
Por exemplo, os lotus elise tem um ar esquelectico, não tem a "musculatura" que tem um 4C mas ainda assim são bonitos, não percebo como alguem que gosta de Lotus não goste do 4C, só pode ser por desdem e ninguem me convence do contrário...

Feio para a categoria "desportivo de motor central com dois lugares". Obviamente que um carro destas, e com estas proporções, será sempre muito mais chamativo ao olho do que um Dacia Sandero, ainda por cima sendo desenhado pela Alfa.

Também acho o novo Lotus Exige V6 muito feio, aquela traseira é absolutamente abominável. Já no 4C o maior problema é mesmo a frente, e dá-me sempre vontade de vomitar o almoço quando olho para aqueles faróis dianteiros.

A minha parte favorita do carro é o ombro traseiro que se prolonga até à entrada de ar atrás da porta, que por sua vez se liga a um vinco que atravessa a porta toda. Acho que esse desenho da lateral está brilhante. Desportivo e agressivo, mas sedutor, como a Alfa sempre foi mestre em desenhar. O resto do carro, na minha opinião, já não cumpre tão bem. Mas as proporções funcionam muito bem, o carro é muito curto, baixo e largo, e basta olhar para ele para ver que "it means business". Eu estou satisfeito com o desenho do 4C e com a sua não-consensualidade.

O meu maior problema com o 4C é não o achar muito mais interessante que um Cayman S.

A diferença de preços é grande entre ambos, por exemplo no UK?

Última edição:

[:D] Muito bom, realmente ha pessoal que tem a visao toldada, mas nao sao os que acham o 4C feio.

O meu maior problema com o 4C é não o achar muito mais interessante que um Cayman S.

A diferença de preços é grande entre ambos, por exemplo no UK?

eu já devo ter conduzido mais de 200 carros e achei o cayman s tão especial e tão bom, que confesso muita dificuldade em admitir que este possa ser mais interessante.

mas aguardo pacientemente por testes e opiniões.

Acho o 4C bastante feio, o que não significa que não aprecie as suas linhas musculadas e agressivas. É o mesmo que me acontece no SZ, por exemplo. Monstruosidade sobre beleza. E assenta bem neste tipo de carros.

o que estraga o 4c são mesmo aquelas ópticas da frente, tendo em conta que antes era assim

alfa-romeo-4c-pictures-2011-10.jpg

Ui, cuidado que se a Alfa começa a explorar nichos é o fim, as outras marcas abriam falência. [:D]

Eu leio aqui cada coisa!

Para vocês ter o Mito e o Giulietta é óptimo. Dois FWD para gaja sem versões desportivas de nota que são derivações de dois modelos FIAT. Espectáculo. E gostam vocês da Alfa e invocam a história mítica da marca. A marca que pariu a Ferrari, que foi temida e respeitada nas pistas durante anos e anos a fio. Que sempre teve modelos de uma técnica superior, drivers cars, que sempre foi uma referência a nível de design, etc.

Mas eu só venho para aqui falar mal. Sou um hater. Sou daqueles haters que quando conduz um Alfa dos antigos fica com um sorriso estúpido na cara como se estivesse na presença do amor da sua vida.

Falta um sucessor do 159, falta sucessor do 166, faltam motores em "V", falta tracção traseira...

as que ficaram são agressivas e originais, dão-lhe carácter e personalidade
icon_smile_wink.gif

agressivas e originais? não queres antes dizer foleiras? é que na minha perspectiva não dão "carácter" nenhum, estragam é o design todo. principalmente quando o carro é branco... porque ficam ali duas "manchas" pretas no capot.

Outra vez ? não sei quantas vezes já li isto aqui [:D]

Essas opticas são normais, ficava "bonitinho" as que ficaram são agressivas e originais, dão-lhe carácter e personalidade [;)]

Talvez porque seja verdade! Ou agora só podemos julgar um carro pelo seu comportamente? Eu, que não sou nenhum Fangio, dou bastante importância á estetica de um veiculo, de que me serve ter o carro com a melhor dinâmica do mundo se depois de cada vez que abro o portão da garagem e olho para ele não me agrada o que vejo?
O carro em si é bonito, mas de cada vez que olho para isto:

Só me vem á cabeça isto:

Voltar
Superior