Alfa 4c

Depois de ver o video fiquei ainda com mais certezas que este 4C nunca pode ser comparado com o Cayman.
Carros completamente distintos em quase tudo.

Claro.
São comparáveis prestacionalmente.
De resto o 4C é algo muito mais limitado de usar e menos requintado, mas ao mesmo tempo muito mais específico e artesanal, bem como refinado, apesar da limitação 4 cilindros.

4C Spider:

5apype9a.jpg

Depois de ver o video fiquei ainda com mais certezas que este 4C nunca pode ser comparado com o Cayman.
Carros completamente distintos em quase tudo.

O mais aproximado que existe é o Lotus.

Como o Kasinski escreveu, é uma obra de arte, patamar que o Cayman (pelo menos o actual, no futuro quiça) nunca conseguirá atingir.

Também nunca entendi o porquê da comparação com o Cayman, o único Porsche a que o compararia seria ao Boxster. E não de uma forma depreciativa, penso que o Boxter está mais ligado ao tipo de carro que é o 4C e o Elise.
Até porque o 4C devia ter sido lançado como Spider.

Também nunca entendi o porquê da comparação com o Cayman, o único Porsche a que o compararia seria ao Boxster. E não de uma forma depreciativa, penso que o Boxter está mais ligado ao tipo de carro que é o 4C e o Elise.
Até porque o 4C devia ter sido lançado como Spider.

Como assim? Um cabrio contra um carro fechado? qual a lógica?

Sinceramente não percebo a dificuldade em entender a proximidade do cayman... eu sei que nãosão carros iguais nem com o mesmo propósito, mas têm bastantes afinidades, sendo que um é mais high end do que o outro, mas são duas interpretações de um 2 seater sport que (não) por acaso até se equiparam prestacionalmente. Depois há a aura e o requinte interior de um contra o "pseudo-minimalismo" do outro, o carbono de um contra a vulgaridade do outro, etc... mas isso já me parece mais bullshit. Quem quer um destes carros compra, seja um seja o outro, e provavelmente compara-os, e é isso que se faz aqui tb.

Nota-se bem que o 4C é turbo. O poder de fuga à saída das curvas é por demais evidente.
E o 4C até abranda à espera do 911...

Boas.

Fizeste citação a este post? Está tudo charingado pá! Já os ouço a vir [:D] [:p]

cumps

Como assim? Um cabrio contra um carro fechado? qual a lógica?

Sinceramente não percebo a dificuldade em entender a proximidade do cayman... eu sei que nãosão carros iguais nem com o mesmo propósito, mas têm bastantes afinidades, sendo que um é mais high end do que o outro, mas são duas interpretações de um 2 seater sport que (não) por acaso até se equiparam prestacionalmente. Depois há a aura e o requinte interior de um contra o "pseudo-minimalismo" do outro, o carbono de um contra a vulgaridade do outro, etc... mas isso já me parece mais bullshit. Quem quer um destes carros compra, seja um seja o outro, e provavelmente compara-os, e é isso que se faz aqui tb.

Então porque o comparam com o Elise?

Acredito que o verdadeiro 4C seja o Spider o que o coloca mais próximo do Elise e do Boxter.

Se estivéssemos em comparações directas não entraria o Elise na comparação mas sim o Exige que tal como o 4C tem versão aberta e fechada.

Os comparativos têm sido estranhos por isso mesmo. Comparam-se carros de segmentos e de arquitecturas diferentes nos mesmos comparativos.

Os conjuntos mais adequados a comparar deveriam ser:

4C/Elise/Boxster ou 4C/Exige/Cayman.

Então porque o comparam com o Elise?

Acredito que o verdadeiro 4C seja o Spider o que o coloca mais próximo do Elise e do Boxter.

Se estivéssemos em comparações directas não entraria o Elise na comparação mas sim o Exige que tal como o 4C tem versão aberta e fechada.

Os comparativos têm sido estranhos por isso mesmo. Comparam-se carros de segmentos e de arquitecturas diferentes nos mesmos comparativos.

Os conjuntos mais adequados a comparar deveriam ser:

4C/Elise/Boxster ou 4C/Exige/Cayman.

Não sei... eu não comparo, acho que não tem comparação possível...
De qq forma o Elise não é um cabrio, é um targa... não é a mesma coisa que um fechado, mas fica a meio caminho... Enfim, já aqui tb foi falado sobejamente, a verdade é que o 4C, como o Elise como mesmo um pouco o Cayman, têm poucos concorrentes e são em alguns aspectos únicos nos seus segmentos... isso obriga a ter alguma imaginação na hora de comparar, e é claro que a Alfa não vai comparar com carros que ficam nem muito abaixo nem muito acima...

Acabaram de me telefonar da Alfa a dizer que tinha sido seleccionado para participar no evento deste domingo no autódromo do Estoril, mas não sei bem para o que é que vou porque se bem me lembro coloquei na candidatura que queria participar em tudo.

será que vou ter oportunidade de andar num 4c??

Mais alguém vai ao evento??

Espero que possa dar para fazer umas pionaças no 4C e que te divirtas.

Não o poupes. [;)]

Oh caro v7 até parece que não sabes como estas coisas funcionam:

Se houver a sorte de se poder conduzir o dito cujo (e não ser conduzido):Pré discurso de cautelas ao volante, cones na pista toda a assinalar a forma como devem ser abordadas as curvas, passagem na reta na meta será um bónus muito difícil com travagem logo aos 300 metros....enfim uma panóplia de situações castrantes (que até se percebem, de um certo ponto de vista pois muita malta nunca andou em pista).

De qualquer forma, será certamente uma tarde bem passada. Tenciono ir lá dar uma vista de olhos......

Se houver a sorte de se poder conduzir o dito cujo (e não ser conduzido):Pré discurso de cautelas ao volante, cones na pista toda a assinalar a forma como devem ser abordadas as curvas, passagem na reta na meta será um bónus muito difícil com travagem logo aos 300 metros....enfim uma panóplia de situações castrantes (que até se percebem, de um certo ponto de vista pois muita malta nunca andou em pista).

De qualquer forma, será certamente uma tarde bem passada. Tenciono ir lá dar uma vista de olhos......

Tem mesmo que ser. [;)]

Tu vê lá ! não envergonhes o 4C [:D]

Acabaram de me telefonar da Alfa a dizer que tinha sido seleccionado para participar no evento deste domingo no autódromo do Estoril, mas não sei bem para o que é que vou porque se bem me lembro coloquei na candidatura que queria participar em tudo.

será que vou ter oportunidade de andar num 4c??

Mais alguém vai ao evento??
Telefonaram ou recebeste e-mail?
Por e-mail eles informaram qual das Experiências seleccionadas te atribuíram, por telefone...bem, seria ainda mais lógico que te tivessem dito ao que ias [;)]

Last edited:
Recebi um e-mail efectivamente, mas não o vi porque foi para o lixo electrónico, no mail dizem que fui seleccionado para o programa de condução desportiva.

Procurei no site da Alfa e lá eles tinham estes programas que supostamente coloquei que pretendia participar em todos:

- Experiência 4C
- Experiência Gama Alfa Romeo
- My Alfa Romeo
- Condução Desportiva

Pelos visto a experiência 4C é aparte do programa de condução desportiva, portanto penso que não vou ter oportunidade de sequer andar à pendura...

A Condução Desportiva, em princípio, parece que consiste em manobras desde o “Slalon” rápido, lento, condução derrapante, entre outras.

Efectivamente a Experiência 4C é diferente e seria atribuída aos vencedores das frases originais.

Já participei em algumas destas experiências e depende de muitos factores.

Algumas usam de facto demasiados pinos em pista a delimitar muitas situações e obrigam a passar por dentro das boxes.

Já outras dão muitas mais facilidades (também depende do piloto que for a acompanhar e do entendimento dele das capacidades do convidado). Já fiz voltas sem qualquer tipo de limitação. Com travagens a sério, trocas de caixa onde se deve (e não a poupar) e recta da meta a fundo até bem depois dos 200m. E forma mais estes casos que os casos com muita limitação. Aliás acho que passar pelas boxes só aconteceu uma vez.

Back