Alfa 4c

Alfa 4c

Mas o GT3 tem uma caixa automática em condições. Nem compares

Ainda assim, acho que neste carro (4c) a caixa manual é o que faz mais sentido. Todo ele é "raw".

Não sei o peso das caixas, mas a manual ainda é capaz de reduzir peso ao carro.

A alfa ja metia era o V6 do Giulia de 510cv, neste 4C. fica a dica. Ficaria muito engraçado e como, 4C GTA penso que honraria de certo a sigla GTA. Mas isso é impossivel um 4C a limpar Ferrari e etc..

Nem me vou debruçar sobre a loucura mecânica de ter naquele carro um motor com 500 cv... é possível (digo eu, nem sei se o cofre suporta o tamanho do V6), mas teria que ser quase um carro todo novo para que ficasse guiável.
Mas já aqui foi dito que não há um GTA no 4C pq ele próprio já é um GTA (melhor dizendo... é um A, pq nem sequer tem uma filosofia GT), e nunca ficaria mais leve com este V6. Podia ser um 4C QV, podia até ir buscar a inspiração Sprint dos anos 80... Agora GTA, não pode ser... :)
O 4C já é um carro superperformante como é, pode levar mais uns cavalos, como estes Pogea e outras modificações, mas não precisa de exageros destes, a menos que como dizes e bem, a Alfa queira bater-se com alguns Ferrari, e não quer.

Última edição:
A Porsche não a meteu no GT3 e anda toda a gente feliz.

No GT3 faz mais sentido do que neste.

Não, não anda toda a gente feliz, tanto é que a lançaram sem opção de pdk no Cayman e venderam todos num ápice, algo inédito num Cayman. E após isso ter acontecido, a Porsche fez um comunicado em como não pretende acabar de vez com a caixa manual e que irá se manter em modelos específicos. Além disso, a caixa pdk é de outra liga, superior à da Alfa Romeo.

Eu sou dos que desejaria uma caixa manual neste brinquedo, sem sombra de dúvidas. Sei que o futuro não é fã da caixa manual (menos eficiente e incompatibilidade nos modelos híbridos), mas sinto a falta dela e aprecio e valorizo a possibilidade de escolha entre uma e outra. Neste momento, o meu especial encanto pelo Boxster/Cayman em detrimento do 4C está nestes 2 pontos: 6 cil e na caixa manual. E por mais apaixonado que possa estar pelo 4C, estes 2 factores nunca me largam totalmente o pensamento (se bem que, se tiver oportunidade de conduzir o 4C, acredito que me possa "esquecer" deles [;)] )

Não, não anda toda a gente feliz, tanto é que a lançaram sem opção de pdk no Cayman e venderam todos num ápice, algo inédito num Cayman. E após isso ter acontecido, a Porsche fez um comunicado em como não pretende acabar de vez com a caixa manual e que irá se manter em modelos específicos. Além disso, a caixa pdk é de outra liga, superior à da Alfa Romeo.

Eu sou dos que desejaria uma caixa manual neste brinquedo, sem sombra de dúvidas. Sei que o futuro não é fã da caixa manual (menos eficiente e incompatibilidade nos modelos híbridos), mas sinto a falta dela e aprecio e valorizo a possibilidade de escolha entre uma e outra. Neste momento, o meu especial encanto pelo Boxster/Cayman em detrimento do 4C está nestes 2 pontos: 6 cil e na caixa manual. E por mais apaixonado que possa estar pelo 4C, estes 2 factores nunca me largam totalmente o pensamento (se bem que, se tiver oportunidade de conduzir o 4C, acredito que me possa "esquecer" deles [;)] )
Dos 6 cilindros acredito que te possas esquecer, porque o 4 cilindros tem um bom ronco e boa presença, especialmente dentro do habitáculo, agora a caixa manual é de facto o grande handicap deste carro, não tinham de inventar era manual e pronto

- Caixa Manual
- Vidros à manivela
- Espelhos de regulação manual
- Remoção do rádio
- Escapes Akrapovic

Acredito que se poupem 25kg com estas 5 modificações.

O problema não é o peso da manivela, mas todo o mecanismo que faz com que o vidro suba ou desça.
Num Elise, a opção pelos vidros elétricos permite poupar peso.

No caso do 4C optar apenas pela troca da DCT por uma manual pouparia automaticamente 30kg, servindo de comparação uma transmissão manual equivalente da FPT de 6 velocidades.
A vantagem do 4C é que recorre a um motor pequeno com outputs razoáveis. Em superdesportivos, que agora andam todos para lá dos 600cv e com binários monstros, as diferenças entre uma DCT e uma manual podem oscilar entre 80-100kg.

Quanto à colocação do V6 do Giulia no 4C, acredito que seja possível, e até acredito que mais depressa vejamos um V8 LS3 da GM na traseira de um 4C do que propriamente esse V6, porque os americanos, "prontos", são assim... [:D]
Antes do lançamento do 4C falava-se que a Maserati aproveitaria a base para criar um GranSport, com V8 na traseira.
Deve ter havido a construção de pelo menos um protótipo, pois vieram declarações posteriores de que o carro era bastante radical, de forte temperamento. E também desistiram do projecto, pois acredito que o investimento necessário para tornar a criatura domesticável, e própria do simbolo Maserati, poderia não ser viável.
Perdeu-se uma máquina, ganhou-se um Alfieri... opções.

Considerando a base do 4C, que é tripartida (célula central + subestruturas dianteira + subestrutura traseira), não seria necessário construir um carro de raíz, e tal como a Lotus faz com o Elise/Exige, é fácil perceber como poderiam encaixar o V6 na traseira do 4C. O Exige V6 apresenta secção traseira distinta, mais longa e larga, acrescentando 7cm À distância entre-eixos, para encaixar o V6 Toyota.

Duvido que apareça alguma criatura do género a nível oficial, até porque considerando o que têm entre mãos para desenvolver, não deve haver tempo nem dinheiro para essas brincadeiras, e nos planos também está previsto mais um modelo de nicho, que aproveitará as entranhas do Giulia e deverá dar origem a um coupé/spider ou cabrio.

Por muito pequeno que seja o motor eléctrico duvido que seja mais leve que uma manivela

Eh pá... não há post que não seja questionado. :sh) Cansa.

Pelo menos na Lotus o eléctrico é ~30gr mais leve que o manual.

E se for mais pesado 100gr e 200gr, vale a pena a diferença de peso pela perda de comodidade?

Ou seja, se tivessem optado pela caixa manual, o carro para além de ficar automaticamente considerado como um 'must-have' e um eterno clássico, ainda vinha para os 900kg! :sh) Despeçam o indivíduo que achou que esta pseudo-caixa automática era boa ideia.

A caixa auto tem de existir, é o que o mercado quer.

Eu e mais uns pouco que se contam pelos dedos das mãos não somo o publico alvo, o publico alvo quer caixas auto, quadrantes LED, etc.

Ou seja, se tivessem optado pela caixa manual, o carro para além de ficar automaticamente considerado como um 'must-have' e um eterno clássico, ainda vinha para os 900kg! :sh) Despeçam o indivíduo que achou que esta pseudo-caixa automática era boa ideia.

Não tem só a ver com o mercado, eles consideraram ter manual mas não conseguiam colocá-la sem terem de alterar drasticamente a arquitectura do carro que, segundo a Alfa, estragaria o carro:

"While the potential for more power is exciting, Wester did bring some bad news as well; there will basically never be a manual transmission. This is due to the unique design of the car’s carbon-fiber monocoque construction. Wester said, “It messes up the entire architecture, and it would ruin the monocoque.”"

Fonte: http://www.topspeed.com/cars/car-ne...erful-version-no-manual-gearbox-ar164167.html

Provavelmente tiveram de fazer opções: uma caixa manual implica uma ligação, um veio, entre a zona da manete a a caixa propriamente dita. Uma auto só precisa de cabos. Como escreveu o OrDoS, ter as duas opções implicaria que a monocoque tivesse sido pensada para isso e, pelo que parece, não foi (a opção manual nunca foi objetivo).
Agora não há nada a fazer, a menos que decidam fazer mudanças de fundo, no futuro.

Eu estou como tu: acho que essa opção NUNCA devia ter sido colocada de parte, especialmente para a Europa, mas parece que fica claro que o 4C foi 'feito cá a pensar nos de fora'.

A caixa auto tem de existir, é o que o mercado quer.

Eu e mais uns pouco que se contam pelos dedos das mãos não somo o publico alvo, o publico alvo quer caixas auto, quadrantes LED, etc.

Um bom quadrante LED acaba por fazer sempre sentido: é prático, configurável, personalizável, redutor de custos ao permitir eliminar um possível painel na consola central, etc.
Já dos benefícios de uma caixa auto, num carro tão 'cru', sou muito mais cético.

A alfa ja metia era o V6 do Giulia de 510cv, neste 4C. fica a dica. Ficaria muito engraçado e como, 4C GTA penso que honraria de certo a sigla GTA. Mas isso é impossivel um 4C a limpar Ferrari e etc..

Isso tem dois problemas

- desde logo espaço para meteres um motor desses no 4C

- um motor tão grande e pesado iria um bocado contra a filosofia deste carro (o anúncio do concept sempre falou em algo como "intelligent performance")

- e depois o mais certo era issso ser um bicho onde a esmagadora maioria dos condutores nunca iria ter unhas para ele

Bw0Q4IH.jpg

fdaamoY.jpg

AaNvKVb.jpg

Levenick Photography

Voltar
Superior