Alfa Pendular

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos momentos
  • Data de início Data de início
Boas,gostava de saber o que acham do serviço, nomeadamente em turistica, gostava de ver fotos se possivel.

Cumprimentos

Serviço razoável... para comboio...

Por vezes mais sossegado que outras... e atrasa-se quase sempre...

Lamento é o facto de não ser possível (por questão não técnicas) a viagem acima de 200km/h em toda a extensão da viagem Lisboa-Porto (ou vice-versa)...

Serviço razoável... para comboio...

Por vezes mais sossegado que outras... e atrasa-se quase sempre...

Lamento é o facto de não ser possível (por questão não técnicas) a viagem acima de 200km/h em toda a extensão da viagem Lisboa-Porto (ou vice-versa)...

Mau era se fosse a mais de 200klm/h...e por 2 razões:

1º era perigoso
2º colocava em causa a necessidade do futuro TGV

De periogoso naõ tinha (tem) nada...

E esta é a verdadeira razão... infelizmente... pq o TGV não faz falta para ligações domésticas num país tão pequeno como o nosso... mas isso já é outra conversa...

Segundo a CP as linhas em portugal não estão preparadas para se circular a mais de 200klm/h salvo erro só uma recta na linha do norte permite velocidades acima de 200

Apesar de portugal ser "pequeno"(na realidade é um país media comparado com outros da europa ) não se justifica as 3 horas de distancia entre lisboa e o porto...e o avião actualmente pelo preço dos combustiveis nao faz sentido... é preferivel haver um transporte rapido TGV e fazer lisboa porto em 1h 30m .

Segundo a CP as linhas em portugal não estão preparadas para se circular a mais de 200klm/h salvo erro só uma recta na linha do norte permite velocidades acima de 200

Apesar de portugal ser "pequeno"(na realidade é um país media comparado com outros da europa ) não se justifica as 3 horas de distancia entre lisboa e o porto...e o avião actualmente pelo preço dos combustiveis nao faz sentido... é preferivel haver um transporte rapido TGV e fazer lisboa porto em 1h 30m .

Eu já fiz Lisboa-Porto-Lisboa de Alfa, e houve vários sítios onde circulou a mais de 200 km/h.

alfarq5.jpg

Última edição:
Quando é do meu bolso é em 2ª classe, quando é a empresa a pagar vou em 1 ª

Diferenças?

Tenho mais espaço para as pernas, mas como também tenho montes de espaço em 2ª, mesmo para o meu 1,80m, não sei porquê pagar mais...

Varias vezes já em primeira que tive de aturar empertigados extravagantes que faziam questão de falar como se estivessem a 10 metros uns dos outros...

Não vale o excessivo dinheiro que se paga a mais, a 2ª classe tem bastante qualidade...

Na 2ª classe também passa a hospedeira a perguntar pelo almoço, coisa que que nunca tomo pois é estupidamente caro também para o que oferecem, prefiro levar sandes ou comer quando sair...

A questão do atraso no Alfa é muito raro acontecer. Eu já viajei na turística, mas depois de uma ou duas experiências com muita gente e miúdos a fazer barulho mudei. Depois disso, viajei sempre na classe Conforto, e não tem comparação.
É como já foi aqui referido: viajar descansado, se quiser trabalhar trabalho, não há barulhos, e quando saio do comboio saio também descansadinho da vida. Da primeira vez, até saí cansado da barulheira...

Se vale a pena? Para mim vale.

A questão do atraso no Alfa é muito raro acontecer. Eu já viajei na turística, mas depois de uma ou duas experiências com muita gente e miúdos a fazer barulho mudei. Depois disso, viajei sempre na classe Conforto, e não tem comparação.
É como já foi aqui referido: viajar descansado, se quiser trabalhar trabalho, não há barulhos, e quando saio do comboio saio também descansadinho da vida. Da primeira vez, até saí cansado da barulheira...

Se vale a pena? Para mim vale.

Querem ver que os miudos que vao em 1ªclasse levam uma rolha na boca[:D]

pode é ir menos gente em 1ª classe e aí menos barulho, agora se o comboio for lotado e barulho será equivalente a menos que vá tudo em trabalho ou a dormir.

Exacto foi o que disse só em alguns troços na linha do norte se pode andar a pouco mais de 200, porque de resto as linhas não estao preparadas para altas velocidades.

Por acaso não é verdade,

a linha entre o Pinhal Novo e o Algarve, tem várias zonas que aguenta os 220km/h.

E quando a nova ponte sobre o Sado tiver pronta, vai ser mais uma nova zona a aguentar os 220km/h.

O estraga completamente a linha a Sul, é a parte da serra, que se perde uma hora a fazer, aquilo sempre em frente em tunel e ponte a 220km/h era um instante...

Por acaso não é verdade,

a linha entre o Pinhal Novo e o Algarve, tem várias zonas que aguenta os 220km/h.

E quando a nova ponte sobre o Sado tiver pronta, vai ser mais uma nova zona a aguentar os 220km/h.

O estraga completamente a linha a Sul, é a parte da serra, que se perde uma hora a fazer, aquilo sempre em frente em tunel e ponte a 220km/h era um instante...

Esse novo troço do algarve é relativamente recente...mas nesse troço o comboio anda a mais de 200?

eu dia 15 vou de comboio ao algarve passar o fds depois logo verei[;)]

Faço a viagem Lisboa - Coimbra - Lisboa várias vezes por mês de Alfa Pendular.

Já o fiz várias vezes na classe conforto e digo que não vale a pena.

Vou em turistica, ligo o portátil e vou a ver um filme ou séries o caminho todo. Ninguém me chateia. Não me lembro nunca de ter apanhado gente a fazer barulho. Bem, apanhei uma vez um bebe a chorar mas foi durante pouco tempo. Para além disso, como vou com os headphones, não ouço praticamente nada cá para fora.

Para além disso, a probabilidade de apanhar com uma matulona ao teu lado em turistica é maior do que na classe conforto. [:D]

Ah! e as cadeiras são diferentes! As da 1ª classe têm apoios de cabeça maiores (e têm suportes laterais para a cabeça) e são mais largas.

Esse novo troço do algarve é relativamente recente...mas nesse troço o comboio anda a mais de 200?

eu dia 15 vou de comboio ao algarve passar o fds depois logo verei[;)]

A seguir ao Pinhal Novo, ainda anda uns bons minutos a 220km/h, depois abranda para menos de 200km/h, mas sempre a velocidade razoaveis ( arriscaria 140km/h de média)

Se ires com atenção, do lado direito (do sentido que o comboio vai) dá para ver as obras da nova ponte, e onde vai cruzar com a linha actual, dizem que vai poupar 15minutos de viagem, lá ver.

Depois a meio do alentejo tens um ou duas zonas que lá passa os 200km/h, mas pouco mais e por pouco tempo

Depois chega à serra, e é o descalabro, curvas e mais curvas, 30km/h... 40... 30... as vezes para, outras lá chega aos 90km/h, e assim se perde 1hora exacta a atravessar a serra.

Saía bemmais barato ao país remodelar as linhas para os pendulares fazerm o percurso em 1h 30m. do que criar uma infra-estrutura nova de alta velocidade que não tem como ser usada convenientemente, o TGV só faz sentido para ligar a Espanha e apenas uma ligação central como Lisboa/Madrid, para o Porto a melhor solução é sem duvida prolongar o pendular até Vigo...

Para mim valeu a diferença, a viagem fez-se melhor na 1ª classe!

As diferenças é que na classe económica vai muito mais pessoas, o que faz com que haja mais barulho.

Na classe económica se queres alguma coisa do bar tens de ir à procura dos hospedeiros, quanto que na 1ª classe as hospedeiras andam-se sempre de volta de ti e o bar é mesmo na carruagem de 1ª classe.

Na 1ª classe podes ter a sorte de não ter ninguém ao teu lado, porque há lugares que apenas tem 1 lugar.

Na 1ª classe consegues saber a quantos KM/H vai o comboio, e na classe económica não. ( [:D] )

São as que me lembro.

Eu so andei uma vez no Alfa, de Porto a Albufeira, mas a hospedeira andava pelos lugares...o Bar era na mesma carruagem onde estava, e dizia em cima a velocidade a que ia... e ia em TURISTICA...

Faço a viagem Lisboa - Coimbra - Lisboa várias vezes por mês de Alfa Pendular.

Já o fiz várias vezes na classe conforto e digo que não vale a pena.

Vou em turistica, ligo o portátil e vou a ver um filme ou séries o caminho todo. Ninguém me chateia. Não me lembro nunca de ter apanhado gente a fazer barulho. Bem, apanhei uma vez um bebe a chorar mas foi durante pouco tempo. Para além disso, como vou com os headphones, não ouço praticamente nada cá para fora.

Para além disso, a probabilidade de apanhar com uma matulona ao teu lado em turistica é maior do que na classe conforto. [:D]

Ah! e as cadeiras são diferentes! As da 1ª classe têm apoios de cabeça maiores (e têm suportes laterais para a cabeça) e são mais largas.

Boas.

Quer dizer que a 1ª classe é para cabeçudos a dar para o largo ehehehe [:D][:D][:D][:D]!

Agora fora de brincadeiras, só andei uma vez no Alfa e foi na segunda semana em que ele entrou ao serviço. Fui na classe "Conforto" creio eu, pois na altura havia 3 classes e acabei por ir na do meio. Na altura era muito Hi-Tech pois distribuiram os head-phones para ouvir o rádio e ver a tb ... enfim, do best, mesmo! Fizemos Lisboa-Porto em 3h15m ... cum caneco ... já de carro se fazia menos. Contudo valeu pela experiência. Nesta altura só havia dois sítios onde o comboio andava "muito": dava 160 Km/h a seguir à Expo e na zona do Entroncamento. Tirando estes dois sítios era a 120 ou 100 e ás vezes a menos.
Na altura a diferença entre as duas classes não era muita.

Abraço e boa viagem,

McDriver

Voltar
Superior