Alfa romeo 159 ti 170 cv

Eu tenho uma 159ti 2.0jtdm de 170cv, comprada no final de Janeiro deste ano, que já conta com 15.000km, estando a fazer uma média de 7.4l/100km. Realmente ela faz cerca de 4,5l a 5,5l/100km, mas é preciso ser em plano, não ultrapassar os 90km/h e muita gentileza no acelarador. Ela faz estes consumos num trajecto diário de 50km entre Coimbra e Santa Comba Dão, ou seja IP3, maioritariamente a subir na ida e contrário na vinda, com um ritmo entre os 100 a 150km/h. Faz pouca cidade, cerca de 10 a 15% do percurso total.
Continuo bastante contente com a compra, não existem ruídos parasitas, é confortável, apesar da taragem mais desportiva da suspensão e os pneus de baixo perfil (235/40r19), o motor responde com muita força desde baixo, mas a sexta é muito longa, tirando alguma força para este se aproximar com facilidade da velocidade máxima, mas só perceptível depois dos 190/200km/h. Direcção excelente, com óptima leitura/percepção de estrada, muito estável a alta velocidade em curvas de autoestrada tipo A3 para Braga, boa bagageira, maior que série 3 da BMW, conforme pode verificar com um amigo onde este não conseguiu levar a mesma bagagem toda coberta que trazia na Alfa. Decididamente uma excelente compra!

Já agora, qto custou?
O facto da sexta ser muito longa ajuda os counsumos. Prejudica a vmax em plano - o golf gtd atinge 220kmh às 4.400 rpm, o Giulietta2.0jtd 212 às 3800 rpm... para andar mais tem de haver uma descida. Só gostava de ver era um GTD numa grande descida....

A carrinha ti branca que pusaram ai acho que do user 159ti é linda!!!! parabens[br:)][br:)][br:)]

É mesmo uma coisa, eu adoro aquiloapr:)apr:)apr:).

elrond... consumos de 5.5 a 6.5 no GP sport é o normal...por mais que andes devagar nao baixas muito mais que isso... so mesmo em estradas planas..

sao 1250 kg com jante 17...

conducao normal e sempre certa...erro no cb quase nulo

conducao com oscilacoes....erro no cb

Não se trata de andar devagar, trata-se de usar bem o binário do motor e não fazer acelerações/travagens desnecessárias. Esse carro anuncia 4.6 de média combinada, logo 6.5 é um completo exagero, a não ser que faças muita cidade, ou percursos muito pequenos, ou andes sempre a pisar. Se fores numa AE com a 110, esse carro não gasta mais de 5l/100. Isto se fores a uma velocidade constante, tiveres as revisões em dia, pressão dos pneus em ordem, e souberes levantar o raio do pézinho direito :P

O meu Punto, a 90 faz médias (sim médias...de 100/200kms) de 3.7 ou 3.9. Se for a 120, faz médias de 4.6/4.7. Tenho o mesmo motor que tu, com menos potência, menos binário e sem 6a!.

Agora percebo porquê que até já o A3 cá de casa vem com aquelas setinhas gays a indicar para trocar de relação.

Last edited:
Na altura da compra pedi cotação a três stands ALFA, a Caetano Squadra na zona industrial do Porto, Renamotores em Coimbra e MCoutinho Litoral em Aveiro, comprei nesta última, já que usufrui do apoio da FIAT Portugal para frotas, ou seja só dá para empresas e profissionais liberais. O valor da compra foram 42.848,99€, sem pintura metalizada, com pack Ti, farois bi-xenon e vidros escurecidos atrás, os descontos que me ofereceram, incluíndo o apoio frota foi, por ordem dos stands indicados, de 12%, 14% e 20%, por tal comprei na MCoutinho por 37.027,13€, poupando cerca de 2.000,00€ ao melhor preço que tinha dos outros.
Quanto ao stand, só posso dizer bem, desde o vendedor Paulo Ribeiro, que rapidamente me deu a contação até a própria gestão administrativa da empresa, muito solicitas e competentes a tratar da papelada. Ganharam cliente, desde que não estraguem os preços!... Agora só falta confirmar como funciona a oficina, é que a primeira revisão é só aos 35.000km!

Não se trata de andar devagar, trata-se de usar bem o binário do motor e não fazer acelerações/travagens desnecessárias. Esse carro anuncia 4.6 de média combinada, logo 6.5 é um completo exagero, a não ser que faças muita cidade, ou percursos muito pequenos, ou andes sempre a pisar. Se fores numa AE com a 110, esse carro não gasta mais de 5l/100. Isto se fores a uma velocidade constante, tiveres as revisões em dia, pressão dos pneus em ordem, e souberes levantar o raio do pézinho direito :P

O meu Punto, a 90 faz médias (sim médias...de 100/200kms) de 3.7 ou 3.9. Se for a 120, faz médias de 4.6/4.7. Tenho o mesmo motor que tu, com menos potência, menos binário e sem 6a!.

Agora percebo porquê que até já o A3 cá de casa vem com aquelas setinhas gays a indicar para trocar de relação.
É isto, quando vou para o alentejo por nacional faço sempre 4 e tal, uma vez fiz 4.2 apr:)quando vi fiquei[br:)].

Não pisar a fundo e andar sempre a puxar plo "kick" melhora e muito os consumos, é certo que tenho andado com calma, mas a ultima vez que vi estava em 4.9, vamos ver amanha como está.Como fiz cidade e amanha o destino é proximo e tambem em cidade, ainda que sem transito, apostava que a média fique ai nos 5.0 5.1.

Viva!

Antes de me decidir pelo meu EXEO, fiz test drive ao Accord e ao Alfa 2.0 170 (queria experimentar a versão berlina, a que me interessava, mas o stand apenas tinha a versão SW). Andei cerca de 15 kms com ela e posso dizer que adorei o ambiente interior, a qualidade dos acabamentos, o conforto e as prestações/performance. Estava interessado na versão Distinctive e consegui uma proposta (preço final) de 35.800 Euros (que incluía: pintura metalizada, alarme, bancos traseiros rebatíveis e faróis bi-xénon - isto foi em Dezembro de 2009!!).

Muito indeciso entre o Alfa e o Seat, optei pelo EXEO por ter mais bagageira (importante por ter sido pai pouco tempo antes e mais litros poderiam fazer toda a diferença!) e porque teria de esperar mais de 4 meses pelo carro (enquanto o EXEO, com todos os extras que eu queria estava para entrega imediata - e com o mesmo equipamento do Alfa)!

Há pouco tempo, num comparativo entre os dois carros, o Alfa ganhou por pouco (mas ganhou!)! Apesar de adorar o Exeo, o Alfa 159 ainda me faz girar a cabeça - é de facto mais bonito, mas a nível de performance são muito iguais. Não obstante, e por conversas que vou tendo e coisas que vou lendo, o Alfa parece ser mais gastador!

A nível de intervalos de revisões, o Exeo fará de 15 mil em 15 mil e poderão ser mais baratas. O nível de consumos, sem grandes preocupações, o carro tem uma média total de 6.5 (e conta com 8 mil kms)!

Abraço,

Viva!

O Exeo é de 15 mil em 15 mil ou um ano. Uma vez que farei cerca dessa kilometragem por ano, para mim era indiferente!!

O Alfa é de 35 em 35 mil (independentemente do tempo) ou 35 mil ou 12 meses??

Abraços

Back