Alfa romeo 159

foskamonio

New member
Olá a todos, preciso de ajuda em relação ao modelo Alfa romeo 159. Estou a ponderar comprar o modelo em questão mas não conheço nada do carro, nunca conduzi, apenas gosto bastante do modelo especialmente da carrinha. A versão será a 1.9 jtd de 2009 ou com sorte uma de 2010 com o motor 2.0. Que acham destes motores? São fiáveis? Não dão grandes problemas?
Já tive anteriormente supostamente bons carros alemães que só me deram problemas, dores de cabeça e muito dinheiro gasto. Mercedes c270 cdi, motor para o lixo 6 mil euros de reparação, caixa saltava fora a primeira velocidade, modulo abs, tecto de abrir não funcionava ou so quando lhe apetecia, barulho na transmissão, turbo, injetores, a.c... acho que tudo deu problemas [8b] o carro tinha perto de 400 mil km e era nacional...
Depois tive uma bmw 320d 177cv, foi igual ou pior [8b] Corrente distribuição rebentou, tensor do alternador gripou, bimassa foi-se, FAP eliminado, depois começou a fazer muito fumo branco em frio e a maior parte das vezes não puxava, parecia que tinham fugido os cavalos [:D].
Por estes motivos nem posso ouvir falar nestes carros e a razão de ponderar ir para uma marca mais "fraca" que talvez de fraca nem tenha nada.

A mecânica desses carros é fiável. No entanto, deves atentar na manutenção que o carro tenha tido... quando se compra um usado, isso é fundamental.
E depois deves experimentar, para perceber se gostas da condução do carro e em que estado o mesmo se encontra

Tive uma de 2010, já com o 2.0 de 170cvs, comprada em 2014 é vendida em 2016 depois de 30000kms feitos por mim. Aproximadamente 105k kms no total.

As linhas da carrinha são espectaculares, os consumos são altos, o comportamento é bastante bom para o formato e revelou se bastante fiável no que diz respeito a questões de fundo.

Ocorrências? Uma sonda qq que acusou e foi necessário substituir, aconteceu logo quinze dias apoios a compra. As queimas do Fap eram chatas... e eu até lhendava calor, o problema é que eu deixava a carrinha às vezes dez a quinze dias sem lhe tocar...

O mais chato foram merd.ices electrónicas estilo, mensagens esquecidas no CB... luzes que acendiam e apagavam quando lhe dava na cabeça...

Umas bellas... têm sempre feitiozinho.

Para o fim, já estava um pouco farto desses cheliques.[:blush:]

Realmente esses pequenos problemas tornam- se complicados. Os consumos também são importantes, não quero ir muitas vezes às bombas.
Que carro tem agora?

Não sou grande exemplo para os consumos... não fazia depósitos por baixo dos 8,xxl/100.

Mas por exemplo, ir ao Algarve e voltar em bons ritmos, fazia acima dos 11/12l...

Agora ando de 520d touring (B47 para tentar fugir aos azares...).

o motor é excelente sendo o 1.9jtd. conheço quem tenha e sem problemas. os consumos é que nunca são meigos nessa carrinha, geralmente 7,5lts para cima. poderá haver qualquer coisa a nível eletrónico, mas acredito que serão mais bugs que chatices.

Eu tenho uma 159 2.0 JTDm de 170cv de 2010 e estou extremamente satisfeito.
Os consumos andam pelo 7.5 lts, a andar normal.
Até agora só manutenção programada e gasóleo. Tem se revelado muito fiável.
Anda q.b, boa dinâmica, qualidade bastante boa e um design que ainda hoje faz virar cabeças.
O único defeito é o espaço reduzido, especialmente da bagageira.

O mais importante para a fiabilidade dos motores fiat são as revisões, depois o tipo de percursos, se fores fazer muita cidade vais ter problemas, mas isto é válido para todos os motores a gasóleo.

Não esperes consumos excelentes, o motor é teu amigo e quer o teu entretenimento.....

Eu tenho uma 159 2.0 JTDm de 170cv de 2010 e estou extremamente satisfeito.
Os consumos andam pelo 7.5 lts, a andar normal.
Até agora só manutenção programada e gasóleo. Tem se revelado muito fiável.
Anda q.b, boa dinâmica, qualidade bastante boa e um design que ainda hoje faz virar cabeças.
O único defeito é o espaço reduzido, especialmente da bagageira.

Nunca fiz um depósito com essa média. Nem um... [:D]

Em que zona te movimentas? Influi muito nos consumos...

Entretanto lembrei me que um elevador eléctrico traseiro do lado esquerdo tb berrou, tive que mudar todo o sistema.

Tive uma 159 1.9 JTDm de 2006 e foi o pior carro que por ca passou. Problemas de injectores que nunca ficou resolvido. Na altura tinha o Audi A3 2.0 TDi que diziam 1001 defeitos e ainda por cá continua sem stress! Contudo conheço unidades da mesma altura que se portaram muito bem. É preciso sorte!

Última edição:
ou seja, "eu circulo em círculos." [:D]

realmente as primeiras tiveram alguns problemas, fruto da sua juventude, mas passados uns anos parece que os problemas passaram a ser situações pontuais apenas. presumo que em 2009 já tenham sido resolvidos muitos deles.

Obrigado a todos pelas opiniões em relação à alfa 159, estive a ponderar e em principio vou optar por outra carrinha com mais espaço e mais recente, fiz hoje um teste drive à peugeot 508 1.6 hdi 120cv de 2015 e gostei bastante, é muito confortável, cheia de equipamento, muito espaçosa, económica, paga menos de iuc e o motor chega bem para o que pretendo. O valor é de 16 mil euros tem 140 mil km, por esse valor comprava uma 159 ti de 2012 mas a peugeot deve ser mais confortável e espaçosa....

Eu até gosto da 508 já com o restyling mas a Alfa é linda. Só uma 508 RXH é que me faria pensar 2 vezes e tinha de ser a não híbrida.

É verdade sim senhor a alfa é realmente muito linda e faz virar o pescoço por onde passa, mas a 508 é mais recente tem mais espaço que eu preciso é mais economica em todos os sentidos...

É verdade sim senhor a alfa é realmente muito linda e faz virar o pescoço por onde passa, mas a 508 é mais recente tem mais espaço que eu preciso é mais economica em todos os sentidos...

deves investigar os problemas da 508,só é melhor no conforto e nos consumos.
também ha, piores problemas electrónicos, FAP, entre outros.

Eu no teu lugar partia para mondeo, c5, etc

mudar de uma 159 de 2009 para uma 508 de 2015 é "SÓ" mudar o plafond para o dobro... [:D]

edit:

giphy.gif

Última edição:
Voltar
Superior