[Mercado] Alfa Romeo 75

minisenna

New member
Boas pessoal,

Um familiar meu está a ponderar comprar um Alfa Romeo 75, pois foi proprietário de um ha 20 anos atras quando eram novinhos, andou com ele durante 7 anos e depois foi obrigado a vende-lo, agora, passados 15 anos, quer voltar a ter um, porque diz que foi um carro que o marcou para sempre.

Entretanto pediu a minha opinião, e eu como leitor assíduo do fórum, sei que a minha opinião pouco vale quando comparada com a de todos os users [:D][:D]
Por isso gostava que me dissessem se é um carro que se deva comprar agora ou se deve esperar mais um aninho ou dois, pois não sei se o preço tem tendencia para baixar, ou se já é um carro com tendencia para subir de valor. Alem disto, dizem que os consumos do 1.6 I.E rondam os 13/14, será viavel hoje em dia ter um carro com 16 ou 17 anos, a gastar os 13/14 e com todos os problemas inerentes a idade?

Vão deixando as vossas opiniões, porque tambem sei pouco sobre este carro e as specs e a sua "fama" deixam-me curioso[;)]

Para quem não sabe de que veiculo se trata:
Alfa_Romeo_75_rear_20070926.jpg

Se é viavel ou não, só ele saberá tendo em conta o dinheiro que dispõe.

Não sou apologista de carros velhos, mas se quer realmente comprar que compre um 2.0 ts ou o V6.

Eu tambem não sou muito apologista de carros velhos, pensei apenas que este, tal a sua "fama", e pela maneira que falam dele, fosse uma excepção á regra lol

A minha experiência com 75s limita-se aos breves momentos em que conduzi um 1.6 no Aeroporto de Roma (na altura trabalhava para a AVIS) e a uma vez que fiz o percurso da LA, com um membro aqui dó fórum, num já bastante velhote.

Mas é um carro de que gosto bastante. Acho-o bastante atraente e diferente, parece-me mais interessante para 2º carro do que para "utilitário" ou carro único.

Gostava bastante de ter um 3.0 V6 [;)]

Mas um 2.0 TS de 155 cv já deve ser muito interessante.

O 75 é um automóvel fantástico tendo em conta a idade que tem.

O 75 tem, quanto a mim, a melhor base que a Alfa Romeo já fez.
Um 75 de 20 anos com umas molas e amortecedores em condições fica com um pisar na estrada igual, ou melhor, do que os automóveis actuais.
A base é realmente muito boa.

Se vale ou não a pena, depende de cada um.
Eu tentaria sempre ir para um 75 TS.

De qualquer forma, gastar 10 ou 14 é indiferente.
O que importa é que a compra o justifique, tanto no seu preço inicial como naquilo que se vai exigir dele.
Ao contrário do que muitos pensam, um 75 é ainda bem capaz de ser um automóvel para o dia a dia, com todo o conforto que ostenta.
O único pecado são somente os consumos que no fundo alinham-se com a restante concorrência da época.

13/14 litros...a fundo?

é que com uma condução moderada, gasta entre 7 a 8 litros !!

Sb

O meu pai teve um 75 1.6 IE com 107cv durante 3 anos e fez cerca de 100.000kms com ele.

Consumos de 13/14 só se for mesmo a fundo! [:D]. Mas a fundo como se não houvesse amanhã!

Em condução moderada fazia cerca de 7/8 Litros. Lembro-me de uma grande viagem que fiz nele com os meus pais até à Suiça e, comparativamente ao PUG 405 SR (1.6. de 90cv) que nos acompanhou (velocidades entre os 140-170km/h), o Alfa gastava menos cerca de 0,5/1 L.

Para mim foi o último dos "verdadeiros" Alfa. Hoje diz-se que a aquisição desta marca pela VAG ia tirar o espírito Alfa. Meus amigos, isso sucedeu quando a Fiat adquiriu esta marca [:D].

O 75 é o último dos "Moicanos": RWD, com grande dose de prazer, e um sonido motriz fabuloso.

Ao teu familiar e se for para o 1.6, aconselho sempre o IE (saiu em Maio de 1990). Ainda que perca 3cv em relação à versão de carboradores (107 vs 110), estes costumavam dar mais problemas.

Não é um carro muito fácil de encontrar em PT. Dos que há, 90% devem ser 1.6.

Havia ainda o Twin Spark 2.0 com, creio, 155cv e o grandioso 3.0 V6 America com cerca de 180cv e front bumper USA style! [:D]

Um carro que deixou muitas saudades lá em casa!

Já usei um 75 1.6IE durante umas semanas e acreditem ou não, pode passar perfeitamente por um carro de dia a dia actual.
Tem AC, direcção assistida, vidros e tecto abrir electricos, fecho central,etc!
Falta-lhe os evidentes elementos de segurança passiva. Para que isso for fundamental, pode esquecer este tipo de carros.
De origem é super confortavel e espaçoso!
Em termos de consumos no dia a dia anda entre os 8 e os 10, conforme trânsito.

O motor surpreendeu-me pela positiva, pensava que seria muito mais amorfo, mas na verdade anda bastante bem e aguente velocidades de 160-180 em AE com facilidade!

Agora, verdadeiramente surpreendente são os 75 2.0TS! 148cv's no mesmo peso, com barras mais grossas e auto-blocante de serie. alia o mesmo conforto, espaço e suavidade do 1.6 para o dia, e junta um motor super redondo e um LSD para as brincadeiras de fim de semana. A juntar a isso, faz médias 1 litro ou mais abaixo do 1.6!Consegui fazer médias de 8,5 no 75TS no dia a dia no mesmo sitio onde fazia 9 a 10 no 1.6!

Lembro-me também, numa viagem para o kartodromo de fatima, onde seguia eu no giulietta 1.8, um amigo num E30 320i e um outro amigo num 75 TS. A média de viagem ficou nos 10 litros no giulietta e no E30, e nos 8 e pouco no 75! Mesmo percurso e mesma condução.

Se for para os 1.6, recomendo a compra do 75 1.6IE Trofeo. Arranjam-se a bom preço, exteriormente são mais apelativos e são os mais recentes![;)]

Se for para os 1.6, recomendo a compra do 75 1.6IE Trofeo. Arranjam-se a bom preço, exteriormente são mais apelativos e são os mais recentes![;)]

Essa foi a última série, certo?

Creio que são de 1992 e recordo-me, em particular, de uns apêndices aerodinâmicos exteriores. Os que vi mais eram vermelhos.

O Turbo é mais violento do que o TS e anda marginalmente mais.
Mas o TS é bem mais "amigo" do condutor.
Por palavras de quem os conhece aos dois, o Turbo transmite mais adrenalina (para quem goste de brutalidade), mas o TS dá para espremer com mais facilidade ao comum condutor.
O TS é o 75 4 cil. de eleição.

Back