FernandoAc
New member
Eu nunca vi a Porsche assim, sempre esteve muito longe da Ferrari, toda a gente compara-a eu acho que não tem nada a ver.Adoro Porsches (agora nem todos) e revoltam-me várias coisas que aconteceram!
Desde cedo convivi com os Porsches quase todos de Portugal aqui ao pé na Garagem Aurora.
Revolta-me a quantidade / facilidade de ver Porsches. Devia ser uma coisa mais rara e apetecida. Nunca a Porsche devia ter a produção que tem.
Revolta-me a gestão VW e porque raio o Cayenne não sai só como Audi ou outra das tantas marcas que o grupo tem.
Nem comento existirem Porsches Diesel, nem o próprio badge "diesel" com aspecto de 5$00 na lateral.
A Porsche continua a ter grandes máquinas e quem me dera ter um, mas mesmo assim o meu preferido foi o 993 apr
Depois veio a água (deixaram de ser só a ar) e pouco a pouco passaram a ser apenas grandes máquinas.
Hoje imagino-me com um Porsche apenas a utilizar o mesmo como grande máquina que é. Talvez do melhor que existe.
Toda a parte de admiração artística, coleccionísmo, "vintage", "heritage", nobreza, deixou de fazer sentido.
Em certos aspectos está abaixo da "pequenina" Lotus.
O 993 foi o último / até uma altura em que ainda via a Porsche como "exótica".
E é triste porque em plenos anos 80 tinha sido perfeitamente possivel a Porsche seguir um caminho que a levasse a poder andar "ao lado" da Ferrari.
Ora como a Porsche se virou para outro lado, deixou a Ferrari sozinha, ocupando um patamar único no mundo automóvel.
A ideia conceptual do fundador era um desportivo de todos os dias, não algo que sai da garagem ou para a exposição ou para a pista.
O 356 era um Carocha, quando nasceu o 911 tinhas o 912 com 4 cilindros e 90cv. Tiveste depois o 914 que era parte VW, assim como o 924. Se hoje em dia viesse um carro cá pra fora baseado num Golf havia ataques cardiacos.
Para mim o problema é que antigamente a Porsche conseguia financiar-se com desportivos a sério, agora aparecem me SUVs e Panameras e diesel p*ta que pariu!
No anos 80 houve bastante comparação com a Ferrari pelo 959 mas foi motivada pelo Grupo B.
Acho que a marca deu bem a volta por cima depois dos anos 80, eles não podiam tornar-se numa Morgan, um dos lemas da Porsche sempre foi melhorar quando possivel e provavelmente foi a altura certa.
Para mim continuam especiais, não tanto quanto os a ar, mas continuam a ter aquele desenho com um shape único e o motor traseiro, aborrece me um pouco as 1001 versões disponiveis mas depois são cada uma melhor que a outra que tenho de dar o braço a torcer.