Alfa Romeo Giulia 2015

Adoro Porsches (agora nem todos) e revoltam-me várias coisas que aconteceram!
Desde cedo convivi com os Porsches quase todos de Portugal aqui ao pé na Garagem Aurora.
Revolta-me a quantidade / facilidade de ver Porsches. Devia ser uma coisa mais rara e apetecida. Nunca a Porsche devia ter a produção que tem.
Revolta-me a gestão VW e porque raio o Cayenne não sai só como Audi ou outra das tantas marcas que o grupo tem.
Nem comento existirem Porsches Diesel, nem o próprio badge "diesel" com aspecto de 5$00 na lateral.
A Porsche continua a ter grandes máquinas e quem me dera ter um, mas mesmo assim o meu preferido foi o 993 apr:)
Depois veio a água (deixaram de ser só a ar) e pouco a pouco passaram a ser apenas grandes máquinas.
Hoje imagino-me com um Porsche apenas a utilizar o mesmo como grande máquina que é. Talvez do melhor que existe.
Toda a parte de admiração artística, coleccionísmo, "vintage", "heritage", nobreza, deixou de fazer sentido.
Em certos aspectos está abaixo da "pequenina" Lotus.
O 993 foi o último / até uma altura em que ainda via a Porsche como "exótica".
E é triste porque em plenos anos 80 tinha sido perfeitamente possivel a Porsche seguir um caminho que a levasse a poder andar "ao lado" da Ferrari.
Ora como a Porsche se virou para outro lado, deixou a Ferrari sozinha, ocupando um patamar único no mundo automóvel.
Eu nunca vi a Porsche assim, sempre esteve muito longe da Ferrari, toda a gente compara-a eu acho que não tem nada a ver.

A ideia conceptual do fundador era um desportivo de todos os dias, não algo que sai da garagem ou para a exposição ou para a pista.

O 356 era um Carocha, quando nasceu o 911 tinhas o 912 com 4 cilindros e 90cv. Tiveste depois o 914 que era parte VW, assim como o 924. Se hoje em dia viesse um carro cá pra fora baseado num Golf havia ataques cardiacos.

Para mim o problema é que antigamente a Porsche conseguia financiar-se com desportivos a sério, agora aparecem me SUVs e Panameras e diesel p*ta que pariu!

No anos 80 houve bastante comparação com a Ferrari pelo 959 mas foi motivada pelo Grupo B.

Acho que a marca deu bem a volta por cima depois dos anos 80, eles não podiam tornar-se numa Morgan, um dos lemas da Porsche sempre foi melhorar quando possivel e provavelmente foi a altura certa.

Para mim continuam especiais, não tanto quanto os a ar, mas continuam a ter aquele desenho com um shape único e o motor traseiro, aborrece me um pouco as 1001 versões disponiveis mas depois são cada uma melhor que a outra que tenho de dar o braço a torcer.

Acredito, tal como a Ferrari. [:cool:]

Só que lá está, em 1986 a Alfa Romeo acabaria.
"Mal por mal" foi Agnelli que lhes deitou a mão.

E valeu a pena não a deixar morrer.

Claro que o ideal era cada marca ser INDEPENDENTE, como no passado era possível, mas que deixou de ser.
As marcas Inglesas entraram em extinção por exemplo.
Da Ferrari acho que existe um respeito tão grande que a Fiat sempre manteve a Ferrari no lugar que pertence.
Pra mim o mal foi começar a fazer Fiats e Alfas como se pudessem ser o mesmo carro com uns pequenos ajustes. Acho que cada macaco no seu galho, e esse ponto é aquele que menos me agrada se passar para as mãos da VW. Partilhar com Golfs, Passats e afins.

No entanto era muito plausivel que viessem a ser melhores produtos. Não que falte know how à Fiat, mas falta o dinheirinho, coisa que para os lados de Wolfsburg ainda existe em boa quantidade.

Sim, sim... O que a Alfa precisa mesmo é de Tsi's e sobretudo Tdi's do PODER. Plataformas do Golf e componentes do A4. :sh)

Isto é a Alfa. O que precisa é de tempo e eu acredito que, dependendo da 'recuperação económica mundial', 2015 vai ser o primeiro dos grandes anos da Alfa no séc. XXI. Fico contente por não fazerem as coisas às três pancadas como muitas vezes sucedeu, as coisas têm de ser bem pensadas e idealizadas. Se o regresso aos EUA for um sucesso com o 4c, Giulia e Duetto, a Alfa ganhará grande saúde para o futuro.

Não queiram é que a Alfa seja o automóvel do povo. Não o foi nem o será.

Para mim continuam especiais, não tanto quanto os a ar, mas continuam a ter aquele desenho com um shape único e o motor traseiro, aborrece me um pouco as 1001 versões disponiveis mas depois são cada uma melhor que a outra que tenho de dar o braço a torcer.

Atenção que eu escrevi que me imagino bem feliz com um Porsche, mas apenas para utilizar o mesmo como grande máquina que é. Talvez do melhor que existe.
O problema é que no passado conseguia ter uma grande admiração artística, coleccionísmo, "vintage", "heritage", nobreza, que agora para mim deixou de fazer sentido.

No passado a FIAT e a ALFA foram rivais e... o estado beneficiava a ALFA, pois afinal estava Nacionalizada.

Lindos os tempos em que o 124 Special com os seus motores Lampredi Bialbero incomodou sériamente os Giulias [:cool:]

Que "guerra" saudável!

1024px-Alfa_romeo_giulia.jpg

2009.02.07%20(103).jpg

Não deixa de ser marcante que já nos 60's a Alfa tinha um carro popular 1300 a debitar 90cv apr:) que é perfeitamente actual.

Última edição:
Um gajo vê movimento no tópico a pensar que são imagens novas do Giulia...e aparece-nos estes "charutos" de arroz de quinze [:)] Vá n brinquem com o coração da malta [:cool:]

No passado a FIAT e a ALFA foram rivais e... o estado beneficiava a ALFA, pois afinal estava Nacionalizada.

Lindos os tempos em que o 124 Special com os seus motores Lampredi Bialbero incomodou sériamente os Giulias [:cool:]

Que "guerra" saudável!

1024px-Alfa_romeo_giulia.jpg

2009.02.07%20(103).jpg

Não deixa de ser marcante que já nos 60's a Alfa tinha um carro popular 1300 a debitar 90cv apr:) que é perfeitamente actual.

Não me importava de possuir esses dois exemplares, belos carros.
Ainda hoje têm linhas atractivas.

Neste momento há uma coisa que é certa, quem não tem uma posição forte nos mercado BRIC + EUA não se safa, como estamos a ver.
Está tudo a ficar à rasca com o mercado europeu a cair menos as marcas alemãs que se posicionaram em força naqueles mercados.

Neste sentido, a FIAT está a tentar com o 500 e com as mixelaneas com a CHRYSLER/FIAT/LANCIA entrar em alguns destes mercados mas a ALFA está a ficar para tras nesse sentido e a definhar no mercado europeu e quanto mais demorarem a entrar nesses mercados com modelos apelativos e concorrenciais, mais dificil será safar a ALFA.

Neste contexto, o menos mau que lhe podia acontecer é ser vendida ao gr. VW que com certeza lhe dará bom proveito em mercados onde tem dimensão e ja se sente confortavel.

E repito, não que seja apologista desta absorção mas parece que é mesmo a unica solução uma vez que o Sr. Marchionne não sabe bem o que fazer com a ALFA como se vê com os sempre adiados e eventuais GIULIA/outros.

Epá .....

eu que sou um apreciador de VW, audis, etc. não gostava nada que isso acontecesse.

Não gostava, porque aprecio bastante a personalidade "Alfa" e acho que dificilmente não se perderia parte no processo. Apesar de até achar que as coisas correram bem com a Lamborghini não deixa de ser verdade que o toque da VW é no sentido de standardizar, normalizar de tornar prático e funcional. Os Lamborghini hoje serão carros melhores, mas também se terá perdido alguma coisa pelo caminho, mas neste caso o balanço parece-me positivo.

A alfa representa a forma Italiana de fazer as coisas, para carros numa gama média ou média/alta com alguns modelos mais alternativos, mas com um importante toque de estilo e irreverência. Essa diferente forma/interpretação faz falta e é muito interessante e principalmente tem um capital de imagem, tanto pelo seu brilhante histórico na competição como pelos seus modelos de estrada, que dificilmente a VW teria capacidade de preservar.

Recentemente o meu sogro comprou um Jaguar XF, ou seja concebido no tempo em que a Jaguar esteve sob alçada da Ford, o carro é soberbo e parece-me razoável admitir que a ford com o seu know-how e gigantesco banco de orgãos mecânicos teve uma intervenção positiva na Jaguar, pese embora as criticas dos mais puristas ao modelo X e às motorizações mais básicas e a diesel, nomeadamente o 2.0 de 130 cv. Mesmo actualmente nas mãos da Tata (um ilustre desconhecido para a maioria) acredito que esteja em boas mãos, a história da marca é interessantíssima e revela alguma genialidade.

Agora VW e Alfa Romeo acho que não combinam. [;)]

A Maserati também andou durante muito tempo pelas ruas da amargura e creio que agora está bem.

Agora importa referir que o actual Quattroporte foi o seu carro comercialmente mais bem sucedido de sempre. É curioso porque tem um posicionamento totalmente anacrónico nos dias que correm.

A Alfa deveria ser como que a Maserati nos segmentos D e E.

A Fiat na altura nem sequer queria a Alfa, tudo tem um preço e o povo não manda (e duvido que a generalidade da população sequer quisesse saber).

Não que isto seja agradavel de dizer, mas um "AUDI" vestido de ALFA ia vender bastante melhor que um "FIAT" vestido de ALFA, if you know what I mean

Com os Alfa, o mais seguro é serem uma espécie de Audi disfarçados e italianados, como aconteceu analogamente na Bentley. Só que a este nivel fala mais alto o luxo a bordo, o conceito. mas ja apanhei comments sobre os Bentleys terem um jeito de Phaetons gigantes.

:sh):sh):sh):sh):sh) nem sei que dizer..

Sim, sim... O que a Alfa precisa mesmo é de Tsi's e sobretudo Tdi's do PODER. Plataformas do Golf e componentes do A4. :sh)
Claro que não! O que a Alfa precisa mesmo é de Multiairs e sobretudo JTDs do poder! Plataformas do Bravo e componentes do...espera lá, que componentes do segmento D é que a Alfa utiliza actualmente? [:)]

Um gajo vê movimento no tópico a pensar que são imagens novas do Giulia...e aparece-nos estes "charutos" de arroz de quinze [:)] Vá n brinquem com o coração da malta [:cool:]
É a diferença entre os verdadeiros Alfisti e a nova onde de "fâns" que só quer é um design bonito e papam MiTos e Giuliettas como se fossem grandes Alfas (sem ofensa a quem os tem).

Alfisti que se preze não se cansa de ver Giulias. Eu iria mais longe, e diria mesmo que quem não aprecia os Alfas clássicos não sabe o que é Alfa Romeo, porque os VERDADEIROS Alfa Romeo ficam-se mesmo pelos clássicos, já há tantos anos que não os fazem...

A Maserati também andou durante muito tempo pelas ruas da amargura e creio que agora está bem.
De salientar que a Maserati esteve muito mal enquanto estava debaixo da asa da Fiat. Andavam a cometer os erros do costume, querer fazer omeletas sem partir ovos.

Depois passou para a Ferrari e em poucos anos cresceu a olhos vistos e é vista novamente como uma marca exótica. Coincidência?

Sabes aquela história do homem que tinha um toque que transformava tudo em ouro? Pois parece-me que a Fiat tem o oposto.

Última edição:
Os Multiair e os JTDm não são propriamente maus nem inferiores aos TDI e TSI. Mas mesmo que sejam, não me parece que o problema seja esse.

PS: Plataformas do Bravo?

Sou da opinião que os Alfas "base" podem ser mais mansos e virados para o mercado generalista. Mais interessantes que a média, que não precisam de ser máquinas puro-sangue, porque no fundo são estas versões base que mais vendem e o seu público-alvo não liga tanto a isso. Quem compra os QV e GTA é que terá outros gostos, e aqui a Alfa não pode decepcionar.

Que, mais uma vez, é um pouco como faz a BMW (concordo que a BMW representa aquilo que a Alfa deveria ser). Um 320 não é nenhum desportivo (embora as revistas nacionais da especialidade às vezes o queiram fazer parecer [:D]) mas ainda assim está mais próximo que qualquer concorrente. Há quem compre já a contar com isto, há quem nem ligue, mas de qualquer das formas a dinâmica está lá se lhe quiserem dar uso, e não é tão focado que vá estorvar a quem apenas quer dar uma utilização normal. Depois para quem quer mesmo uma coisa desportiva há as versões M.

No caso da Alfa poderiam haver as versões GTA/GTV (GTA é uma denominação um bocado ingrata para os carros actuais porque chamar alleggerita a uma coisa de tonelada e meia...) como equivalentes aos M, e as QV como um intermédio entre as versões base e as de topo.

Claro que para isto não pode acontecer como com o Giulietta, em que o base é mediano e o QV é ainda mais soft.

Muito sinceramente, porque dizes que o base é mediano? É difícil a qualquer pessoa (incluindo a mim) ter uma experiência de condução em grande parte do mercado, mas do que conheço, o Giulietta não é propriamente mediano quando comparado com a concorrência, a nível das versões base. Nota-se que há algumas coisas a melhorar, mas na categoria dos carros base, não concordo. Isto visto em perspectiva, claro. Não estou a dizer que voltou a ser um Alfa puro, mas tem um compromisso muito interessante entre ser "desportivo" (vá, vocês percebem) e ser um carro mais generalista. Parece-me um bom caminho, já que a Alfa tem MESMO de começar a vender carros. Mas gostava de te ver a desenvolver mais este assunto.

Em relação ao QV não sei, nunca conduzi nenhum.

Última edição:
É a diferença entre os verdadeiros Alfisti e a nova onde de "fâns" que só quer é um design bonito e papam MiTos e Giuliettas como se fossem grandes Alfas (sem ofensa a quem os tem).

Alfisti que se preze não se cansa de ver Giulias. Eu iria mais longe, e diria mesmo que quem não aprecia os Alfas clássicos não sabe o que é Alfa Romeo, porque os VERDADEIROS Alfa Romeo ficam-se mesmo pelos clássicos, já há tantos anos que não os fazem...

Mas que bela lenga lenga de treta! Isso dos verdadeiros alfisti como tu dizes...é como as gajas com silicone. Os alfa romeo de agora n serem tão bons como os clássicos, n concordo. Há modelos que são mt bons, aliás qdo o giulietta saiu foi referência na classe e em muitas melhor da sua classe. O 159 foi e é um excelente carro (para mim super atual ainda). E nos tempos clássicos que dizes que eram tão bons...havia os Lancia que eram bem melhores. Qto ao papa mitos...eu n papo mitos, tanto que n gosto do carro no geral, mas sim gosto do Giulietta. Agora se o teu barómetro te diz que és mais fã ou melhor fã que os outros congrats [:D]

Eu falo aqui em termos de condução. Não estou a falar de segurança, qualidade de construção, eficiência etc.

Como drivers car eu punha outros do segmento à frente do Giulietta. Também punha alguns atrás, daí ser mediano. Acho que para ser o carro que deveria ser quando muito poderia estar atrás só mesmo do S1.

Os Multiair e os JTD não são maus motores, são motores modernos e generalistas, tal como os TSI e TDI. Daí não perceber o comentário sarcástico que a Alfa ficava bem era com TSIs e TDIs, quando aquilo que tem agora é basicamente a mesma coisa com um nome diferente. Aliás, ainda tem é menos, porque o grupo VW oferece TSIs e TDIs de 5, 6 e até 8 e 10 cilindros.

O Giulietta usa basicamente a plataforma do Bravo e o MiTo a do Punto (já sei que se fartaram de dizer que a plataforma do Giulietta era só coisas novas mas esquecendo o marketing que é mesmo para isso que ele serve - atirar areia para os olhinhos - não é tão diferente quanto isso).

O mal da FIAT foi sempre em n investir na área na eletrónica (problemas) e materiais de revestimento como a concorrência. De resto não dão problemas de maior como mts gostam de pintar. Para o preço que pedem é um produto equilibrado

Mas que bela lenga lenga de treta! Isso dos verdadeiros alfisti como tu dizes...é como as gajas com silicone. Os alfa romeo de agora n serem tão bons como os clássicos, n concordo. Há modelos que são mt bons, aliás qdo o giulietta saiu foi referência na classe e em muitas melhor da sua classe. O 159 foi e é um excelente carro (para mim super atual ainda). E nos tempos clássicos que dizes que eram tão bons...havia os Lancia que eram bem melhores. Qto ao papa mitos...eu n papo mitos, tanto que n gosto do carro no geral, mas sim gosto do Giulietta. Agora se o teu barómetro te diz que és mais fã ou melhor fã que os outros congrats [:D]
Só me estás a dar razão quando dizes que o Giulietta foi referência e que o 159 é um excelente carro. E até é um carro muito bom, mas é também um Alfa Romeo muito mau. De Alfa Romeo só tem mesmo o design porque ao volante é um mono preguiçoso, muito inferior ao seu antecessor tão inseguro e mal construído.

Não te entendo quando dizes que os Lancia eram bem melhores. A Lancia também já não faz nada de jeito há muito tempo, foram comprados pela Fiat muito cedo e logo aí perderam a piada quase toda (de todas as marcas do grupo a Lancia até será a que foi mais mal tratada), houve uma época em que fazia mas acho que não ao nível da Alfa Romeo.

Última edição:
A Lancia sempre teve excelentes carros, mas como tal sofria da mesma coisa que sofre a FIAT..qdo vinham os problemas elétricos peiimmm. Não sei afirmar-te com certezas, mas do que já li e ouvi (n sou historiador eheh) a Lancia foi pioneira na série de motores que lançou nos seus modelos nos seus primórdios tempos. Aliás temos depois o exemplo do Integrale, um fenómeno para mim abandonado mt erradamente, mas tb senão havia dinheiro, n havia mt a fazer senão abandonar o projeto. Olha que a nível de história (não falando na última década), eu diria que a Lancia esteve sempre acima da Alfa romeo. O alfa conseguia ser mais problemático que o Lancia, com a vantagem que o Lancia (não desfazendo os interiores do alfa) tinha aquele respirar de "luxo" e conforto para a altura.

Epá .....

eu que sou um apreciador de VW, audis, etc. não gostava nada que isso acontecesse.

Não gostava, porque aprecio bastante a personalidade "Alfa" e acho que dificilmente não se perderia parte no processo. Apesar de até achar que as coisas correram bem com a Lamborghini não deixa de ser verdade que o toque da VW é no sentido de standardizar, normalizar de tornar prático e funcional. Os Lamborghini hoje serão carros melhores, mas também se terá perdido alguma coisa pelo caminho, mas neste caso o balanço parece-me positivo.

A alfa representa a forma Italiana de fazer as coisas, para carros numa gama média ou média/alta com alguns modelos mais alternativos, mas com um importante toque de estilo e irreverência. Essa diferente forma/interpretação faz falta e é muito interessante e principalmente tem um capital de imagem, tanto pelo seu brilhante histórico na competição como pelos seus modelos de estrada, que dificilmente a VW teria capacidade de preservar.

Recentemente o meu sogro comprou um Jaguar XF, ou seja concebido no tempo em que a Jaguar esteve sob alçada da Ford, o carro é soberbo e parece-me razoável admitir que a ford com o seu know-how e gigantesco banco de orgãos mecânicos teve uma intervenção positiva na Jaguar, pese embora as criticas dos mais puristas ao modelo X e às motorizações mais básicas e a diesel, nomeadamente o 2.0 de 130 cv. Mesmo actualmente nas mãos da Tata (um ilustre desconhecido para a maioria) acredito que esteja em boas mãos, a história da marca é interessantíssima e revela alguma genialidade.

Agora VW e Alfa Romeo acho que não combinam. [;)]

Mas a questão já nem é se combinam " em termos filosoficos " ou não, na situação actual em que o Marchionne não sabe bem o que fazer com a ALFA e tendo em conta o interesse do Piech, a mim parece-me que é a ultima oportunidade de fazer renascer a ALFA.

Sei que isto é só especulação mas não acredito que se limitassem a partilhar orgãos, para isso ja existe a AUDI que é basicamente um VW premium.

Se teem interesse na ALFA será provavelmente para fazer qq coisa de diferente e quem sabe, eleva-la à categoria em que ja esteve nos anos 50/60. No fundo sería ter uma marca posicionada entre a AUDI e a LAMBO.

Claro que sempre aproveitaria nos modelos mais populares as plataformas/material do grupo ( onde há muito para escolher ) e eventualmente algumas mecanicas mas com afinações especificas e quem sabe, representantes RWD nos segm. D e E.

É que se não fosse para desenvolver um projecto deste tipo, não sei qual o interesse de comprar a ALFA, ja detendo a AUDI.

O que a ALFA ainda mantem de interessante como marca é a sua historia desportiva da 1ª metade do seculo passado, e o charme do seu estilo/design. italiano, ou seja, como fizeram com a LAMBO, os alemães dedicar-se iam a fazer o que melhor sabem fazer, gerir e deixariam à ALFA a parte creativa. [:cool:]

Por outras, eu prefiro uma ALFA renascida mesmo que gerida pelos teutões a vê-la fiatisada e a definhar sem rumo como está a acontecer actualmente.

E há outra, as parcerias italo-germanicas teem dado bom resultado como nos casos VW-LAMBO, SCHUMY-FERRARY, o 8C foi desenhado por um alemão... em fim, tirando a experiencia da 2ª guerra mundial, claro está :sh) [:D]

Última edição:
Voltar
Superior