Alfa Romeo Giulia 2015

Faltam 29 dias e hoje apareceu na web algo que poderá não fugir muito o desenho final:

11244736_877395098973560_4420043200029523425_o.jpg

10527606_877395085640228_9023691996065824707_n.jpg

11220077_877395075640229_502038328207993596_n.jpg

Como já disse noutro topico, gostava que voltassem às linhas clássica e belas. Que se deixassem destes faróis cheios de efeitos e que se concentrassem em formas simples.

A BMW tem um concept que se assemelha com as linhas do Giulia; era fantástico algo deste gênero:

7cuz7lS.jpg

4R5iXIi.jpg

yYQQw1l.jpg

Já falta pouco, veremos. Pouco menos de 1 mês. A Alfa Romeo tem pernas para andar porque pessoal a querer novos modelos da marca é o que não falta, e eu sou um deles. Agora só falta lançarem.

Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk

Como já disse noutro topico, gostava que voltassem às linhas clássica e belas. Que se deixassem destes faróis cheios de efeitos e que se concentrassem em formas simples.

A BMW tem um concept que se assemelha com as linhas do Giulia; era fantástico algo deste gênero:

yYQQw1l.jpg

Esse concept, ou melhor, render 3D não é da BMW, mas obra de um designer industrial de nome David Obendorfer, sem nenhuma ligação à BMW.

Apesar desse exercício de estilo ser interessante, não me parece que a Alfa Romeo vá seguir uma abordagem retro para o modelo que supostamente ressuscitará a marca.
Até pegando no 4C, que se inspira em criações realmente fantásticas, como o 33 Stradale, não se deixa cair no retro fácil e assume linhas, superfícies e pormenores verdadeiramente contemporâneos.

Quanto aos faróis cheios de efeitos, preparem-se.
É uma tendência que apenas irá acentuar-se cada vez mais, graças ao recurso mais comum de LED e futuramente OLED, que abrem um mundo de oportunidades aos designers, dado a flexibilidade que esta tecnologia permite.
É uma oportunidade para intensificar a identidade da marca, complementando a tradicional grelha.
É de tal modo uma parte actual importante do design automóvel, que actualmente já existem equipas especializadas só para definir o aspecto destas e como se relacionam com a restante carroçaria.

A Audi tem sido exímia neste capítulo, e uma das suas principais colaboradoras da marca alemã tem sido mesmo a italiana Magneti Marelli.
É de presumir que a Alfa também consiga a colaboração desta, dado ambas estarem sob a alçada da FCA.

Há algum tempo li (não me recordo das fontes) que um fator que contribuiu para o fracasso do 159 foi justamente sua estética demasiado agressiva para um familiar. Em específico a dianteira com as seis ópticas. E os potencias compradores preferiam levar para casa concorrentes com estética mais conservadora e discreta.

Desta forma, será que este novo segmento D da Alfa terá estética mais comedida, ao menos em suas versões base?

Se esta premissa for verdadeira, acredito que o "Cuore Desportivo" poderá ter dimensões mais reduzidas nos modelos de baixa gama, como era a usual desde meados dos anos 70 até o surgimento do belíssimo 147 reintroduzir a característica grelha dianteira de grandes proporções.

As grelhas de grandes, mais destacadas poderiam, ficar restritas aos modelos de caráter exclusivamente desportivo, como o 4C, e às versões de altas prestações.

Última edição:
Olhando para os últimos renders começo a recear que o Giulia venha a ser basicamente um Maseratti Ghibli um pouco mais modesto... Não me está a agradar muito.[s)]

Há algum tempo li (não me recordo das fontes) que um fator que contribuiu para o fracasso do 159 foi justamente sua estética demasiado agressiva para um familiar. Em específico a dianteira com as seis ópticas. E os potencias compradores preferiam levar para casa concorrentes com estética mais conservadora e discreta.

Eu acho que o problema foi mais preço e posicionamento de mercado. Conheço literalmente 4 famílias que estiveram vai não vai para comprar o 159 mas que acabaram por ir para BMW e Audi (1 Audi e 3 BMW) porque na hora de decidir, preço por preço, ficaram com a marca mais valiosa. Mas esteticamente todas elas escolheriam o 159 de caras.

Desta forma, será que este novo segmento D da Alfa terá estética mais comedida, ao menos em suas versões base?

Se esta premissa for verdadeira, acredito que o "Cuore Desportivo" poderá ter dimensões mais reduzidas nos modelos de baixa gama, como era a usual desde meados dos anos 70 até o surgimento do belíssimo 147 reintroduzir a característica grelha dianteira de grandes proporções.

As grelhas de grandes, mais destacadas poderiam, ficar restritas aos modelos de caráter exclusivamente desportivo, como o 4C, e às versões de altas prestações.

Foi uma das razões apontadas pelos responsáveis da marca.
O 159 apresentava um frontal cheio de agressividade.
Não deixa de ser irónico que hoje em dia haja tanto sucesso em kits "desportivos", super-agressivos, que fazem com que criaturas modestas, como um classe A 1.5dci pareçam prontos para atacar qualquer circuito, ou aparentam ter o triplo da potência que na realidade têm. E para mais vulgarizam as versões realmente apimentadas, que em praticamente nada se destacam visualmente das suas humildes variantes.

A meu ver, o insucesso do 159 terá mais a ver, como indicaram, com o preço e estratégia comercial no geral.
A falta de performance também pode ter afastado uns quantos. Na altura, o 159 estava entre os mais pesados do segmento e sempre faltaram motores que atenuassem essa desvantagem.
E um Alfa com falta de motor nunca é um bom prenúncio.

Se o 4C for tomado como exemplo, eles anunciaram que os futuros modelos deverão ser os mais leves no seu segmento, com o foco a estar na relação peso-potência.
Esperar para ver...

Olhando para os últimos renders começo a recear que o Giulia venha a ser basicamente um Maseratti Ghibli um pouco mais modesto... Não me está a agradar muito.[s)]

Se o Giulia (ou lá como ele se vai chamar) não for uma pedrada no charco a AR vai ficar com um problema em mãos. Mas acredito que eles saibam isso melhor do que qualquer um de nós.
Não me parece que a colagem à BMW (tração traseira; eficácia; etc.) seja suficiente. Parece-me claro que, quem gosta mesmo de carros, não se importa de pagar por um AR o mesmo que pagaria por um BMW; mas esse AR tem de ser, no mínimo, tão bom como o BMW, naquilo que não se vê, de forma a que aquilo que se vê seja o fator de decisão final.

Exacto, crash. O peso "excessivo" dos 159 foi tema de muita discussão nos fóruns da marca em Itália e noutros países e da forma como a plataforma utilizada no 159 teria sido um erro de casting. A verdade é que o 159 era consistentemente mais pesado e também mais gastador que as alternativas do universo premium, com a desvantagem adicional de haver um boa parte do mercado que já não via a AR como premium, como em Portugal por exemplo.
O argumento de ser demasiado arrojado esteticamente sinceramente a mim soa-me como desculpa da Alfa.

Também me parece uma comparação um bocado forçada. Já agora o Maserati parece também com o 458 pela óptica.

yYQQw1l.jpg

Isto decerto não terá nada a haver com o AR. Demasiado E30 chapado.

Última edição:
Voltar
Superior