A Física aplica-se a todos.
O propósito da suspensão é, como eu disse e repito, manter o contacto.
Também como eu disse, a força de atrito depende da PRESSÃO.
Portanto, quanto mais rija for a suspensão, menos consegue manter a pressão entre a roda e o asfalto sempre que há uma irregularidade no asfalto.
Sempre que a pressão entre a roda e o asfalto diminui, o atrito diminui.
Percebes o conceito?
Isto é Física.
O objectivo é manter a pressão entre a roda e o asfalto o mais constante e elevada possível, e é isso que a suspensão deve fazer, e uma suspensão rija não faz.
Volto a repetir: a suspensão rija em carros de pista resulta de um compromisso.
O compromisso é trocares eficácia da suspensão e a velocidade de ponta por apoio aerodinâmico e manutenção da distância ao solo e do perfil aerodinâmico.
Portanto, num carro com pouco ou nenhum apoio aerodinâmico, uma suspensão rija não tem vantagem, antes pelo contrário.
Se não compreendes isto, o problema não é meu.
(...)
Diz-me 1 desporto automóvel em alcatrão em que se usem carros moles, ou um modelo de qualquer carro de estrada em que a sua versão desportiva seja mais mole que as versões com motorizações comuns.
A única razão pela qual se tem suspensão mais rija é para poder usar ajudas de carga aerodinâmica mantendo a altura ao solo (perfil aerodinâmico) qualquer que seja a velocidade (carga aerodinâmica).
Como te disse: só tens vantagem em endurecer as suspensões se tiveres forte apoio aerodinâmico.
Diz-me 1 desporto automóvel em alcatrão em que se usem carros moles, ou um modelo de qualquer carro de estrada em que a sua versão desportiva seja mais mole que as versões com motorizações comuns.
Todos os que não tenhas apoio aerodinâmico.
Tá bem, diz-me um..
Hoje acho que já aprendi alguma coisa.
Tentando sumarizar:
- Uma suspensão "rija" tende a ser mais importante para garantir um maior controlo de forças e massas do carro;
- Quanto mais rija a suspensão, maior a importância dos elementos aerodinâmicos para "empurrarem" o carro para a estrada;
- A ligação do carro ao solo tende a exigir contudo uma "relativização" dessa rigidez.
Numa lógica completamente empirista, sempre notei que carros com suspensão muito dura tinham muito pior comportamento em estradas com piso degradado do que carros com suspensão mais "branda" (quando era mais miúdo cheguei a fazer uns "comparativos" entre o meu velhinho MG e, por exemplo, um Golf com jante 16'').
Voltanto ao tema da marca do tópico (e irmão modelo), é dos compromissos que acho melhor no Stelvio: conforto/comportamento da suspensão, nomeadamente em pisos mais degradados. O Stelvio, apesar de ter jante 19'', tem pneu com perfil 55. Aquilo limpa estradas de bom piso e mau piso com uma eficácia impressionante.
O teu Stelvio tem suspensão convencional ou pilotada eletronicamente ?
(...) o mínimo de de movimentação de massas e forças, que vai permitir maior agilidade e precisão.
(...)
Não está correcto isto. Lê o meu post anterior.
Se retirasses o "só" do início da frase, já estaria correcta.
Tá bem, diz-me um..
(...)
- Quanto mais rija a suspensão, maior a importância dos elementos aerodinâmicos para "empurrarem" o carro para a estrada;
(...)