Alfa Romeo Giulia 2015

A Física aplica-se a todos.

O propósito da suspensão é, como eu disse e repito, manter o contacto.
Também como eu disse, a força de atrito depende da PRESSÃO.
Portanto, quanto mais rija for a suspensão, menos consegue manter a pressão entre a roda e o asfalto sempre que há uma irregularidade no asfalto.
Sempre que a pressão entre a roda e o asfalto diminui, o atrito diminui.
Percebes o conceito?
Isto é Física.
O objectivo é manter a pressão entre a roda e o asfalto o mais constante e elevada possível, e é isso que a suspensão deve fazer, e uma suspensão rija não faz.

Volto a repetir: a suspensão rija em carros de pista resulta de um compromisso.
O compromisso é trocares eficácia da suspensão e a velocidade de ponta por apoio aerodinâmico e manutenção da distância ao solo e do perfil aerodinâmico.

Portanto, num carro com pouco ou nenhum apoio aerodinâmico, uma suspensão rija não tem vantagem, antes pelo contrário.

Se não compreendes isto, o problema não é meu.

Para uma pessoa que diz que teve dezenas de carros, aparentemente pouco retiraste da condução. Ou então os carros / tua condução não foi exigente o suficiente para necessitares de amortecimento firme.

Com amortecimento pouco firme não consegues conduzir de forma eficaz em alta velocidade. O resto é paleio.

Diz-me 1 desporto automóvel em alcatrão em que se usem carros moles, ou um modelo de qualquer carro de estrada em que a sua versão desportiva seja mais mole que as versões com motorizações comuns.

(...)
Diz-me 1 desporto automóvel em alcatrão em que se usem carros moles, ou um modelo de qualquer carro de estrada em que a sua versão desportiva seja mais mole que as versões com motorizações comuns.

Todos os que não tenhas apoio aerodinâmico.
Como te disse: só tens vantagem em endurecer as suspensões se tiveres forte apoio aerodinâmico.
Mas também tens um modo de melhorar a aderência quando não tens suspensão decente: reduzir a pressão dos pneus.

Se não sabes as coisas, informa-te:

https://www.google.com/search?client=safari&rls=en&q=stiff+suspension+vs+soft&ie=UTF-8&oe=UTF-8

Tens muito por onde ler. Todos dizem o mesmo que eu:
Aderência sem apoio aerodinâmico precisa de suspensões mais moles que com apoio aerodinâmico.
Só tens vantagem em suspensões rijas se tiveres MUITO apoio aerodinâmico.

Quanto às mesas de bilhar, é ver o vídeo do Porsche ([:vm)]) que meteram aqui no tópico do Giulia (apr:)), e ver o carro a saltitar por toda a pista (provavelmente a pista é tipo mesa de bilhar, mas o carro saltita porque está contente [kiss]).

A única razão pela qual se tem suspensão mais rija é para poder usar ajudas de carga aerodinâmica mantendo a altura ao solo (perfil aerodinâmico) qualquer que seja a velocidade (carga aerodinâmica).

Não só.
A principal razão para uma suspensão ser rija, é para dar estabilidade de forças ao carro.
Uma suspensão tem de ser mole o suficiente para permitir que os pneus fiquem em contacto com o chão o maior tempo possível.
E tem de ser o mais rija possível para o carro ter o mínimo de de movimentação de massas e forças, que vai permitir maior agilidade e precisão.

Ou seja, não há uma suspensão perfeita nem uma regra geral. Depende sempre do circuito e do carro.

Last edited:
Tá bem, diz-me um..

Não existe porque as pistas têm superfícies melhores que as estradas e os carros de corrida têm pneus mais largos com compostos mais moles. Tudo isto faz com que a % de tempo e % de superfície que o carro está em contacto, aumente.
Portanto, tens margem para endurecer a suspensão e melhorar a precisão e agilidade do carro, porque uma suspensão rija permite maior controlo das forças e massas do carro.

Last edited:
Hoje acho que já aprendi alguma coisa.

Tentando sumarizar:

- Uma suspensão "rija" tende a ser mais importante para garantir um maior controlo de forças e massas do carro;
- Quanto mais rija a suspensão, maior a importância dos elementos aerodinâmicos para "empurrarem" o carro para a estrada;
- A ligação do carro ao solo tende a exigir contudo uma "relativização" dessa rigidez.

Numa lógica completamente empirista, sempre notei que carros com suspensão muito dura tinham muito pior comportamento em estradas com piso degradado do que carros com suspensão mais "branda" (quando era mais miúdo cheguei a fazer uns "comparativos" entre o meu velhinho MG e, por exemplo, um Golf com jante 16'').

Voltanto ao tema da marca do tópico (e irmão modelo), é dos compromissos que acho melhor no Stelvio: conforto/comportamento da suspensão, nomeadamente em pisos mais degradados. O Stelvio, apesar de ter jante 19'', tem pneu com perfil 55. Aquilo limpa estradas de bom piso e mau piso com uma eficácia impressionante.

Hoje acho que já aprendi alguma coisa.

Tentando sumarizar:

- Uma suspensão "rija" tende a ser mais importante para garantir um maior controlo de forças e massas do carro;
- Quanto mais rija a suspensão, maior a importância dos elementos aerodinâmicos para "empurrarem" o carro para a estrada;
- A ligação do carro ao solo tende a exigir contudo uma "relativização" dessa rigidez.

Numa lógica completamente empirista, sempre notei que carros com suspensão muito dura tinham muito pior comportamento em estradas com piso degradado do que carros com suspensão mais "branda" (quando era mais miúdo cheguei a fazer uns "comparativos" entre o meu velhinho MG e, por exemplo, um Golf com jante 16'').

Voltanto ao tema da marca do tópico (e irmão modelo), é dos compromissos que acho melhor no Stelvio: conforto/comportamento da suspensão, nomeadamente em pisos mais degradados. O Stelvio, apesar de ter jante 19'', tem pneu com perfil 55. Aquilo limpa estradas de bom piso e mau piso com uma eficácia impressionante.

O teu Stelvio tem suspensão convencional ou pilotada eletronicamente ?

(...) o mínimo de de movimentação de massas e forças, que vai permitir maior agilidade e precisão.
(...)

Há outros modos: barras estabilizadoras, barras anti-aproximação, tipo de suspensão, etc.
Por exemplo, um carocha (dos antigos) muda a geometria da suspensão sempre que a suspensão sobe ou desce. Ou num Audi A3 dos primeiros (eixo semi-rígido). Mas se tiveres multi-link, já consegues evitar uma mudança drástica da geometria.

Não está correcto isto. Lê o meu post anterior.
Se retirasses o "só" do início da frase, já estaria correcta.

Endureces a suspensão para contrariar a mudança de altura forçada pela mudança da força do apoio aerodinâmico (velocidade do carro).
Para os restantes problemas tens outras soluções que não passam por perder eficácia da suspensão.

É tudo uma questão de compromisso.
E suspensão rija não é um objectivo, é uma consequência de um compromisso.

O problema do STELVIO, é o preço, é aborrecido, principalmente quando a marca (via departamento comercial), entra em contacto e repito sempre o mesmo, [:D]:o

Vá aquele azul, ainda dá para fazer um pequeno TOUR, gentileza da Alfa.

(...)
(...)

Ao contrário.
Não metes apoio aerodinâmico para compensar uma suspensão rija.
Metes suspensão rija para suportar o apoio aerodinâmico.

O apoio aerodinâmico é como acrescentar o benefício do peso que aumenta a pressão entre os pneus e o asfalto, sem o malefício do peso que prejudica as acelerações, travagens, e curvas.
Ora, o que acontece quando aumentas o peso? Aumentas a "taragem" das molas. [;)]

Suspensão rija é uma consequência, não é um objectivo em si, é um compromisso.

Estou a tentar não entrar nesta questão da suspensão, mas só uma achega, para pista creio que ninguém tem dúvidas que suspensões mais firmes são mais indicadas, todos os carros desportivos são duros ou muito duros e os que são configuráveis habitualmente utilizam-se em pista no modo mais firme que habitualmente se chama Sport, Sport+, ou Race.

Claro que o Nuno 156 vai já dizer que está tudo mal e as marcas vão trocar estas designações porque no modo confort é que os carros são mais eficazes dinâmicamente [:D]

Com isto há que dizer que em estradas de piso muito mau até pode acontecer, mas habitualmente não é.

Por fim outro aspecto importante é a capacidade e velocidade de recuperação dos amortecedores, que nos carros mais desportivos é muito maior e nos confortáveis é mais suave para não causar oscilações bruscas.

Só para atear mais um pouco a fogueira: em competição, à chuva, mete-se a suspensão mais macia do que em seco.

Fui [:D]

Last edited:
Back