Se o passat não é premium o giulia muito menos será, correto?
Errado. Custa muito perceber que a Alfa é a marca do GRUPO FCA para o mercado premium? Custa muito perceber que a VW é a marca GENERALISTA do grupo VW e que a Audi e Porsche são as marcas premium e de luxo/desportivas?
O Passat é um midsize generalista. Lá porque em Portugal a SIVA leva os portugueses a pensar que a VW é uma marca "quase"-premium não quer dizer que esse é o posicionamento da marca nos mercados que contam. E se fizeres o esforço mental para veres o posicionamento da marca fora da bolha que é Portugal percebias isso fácilmente.
O Giulia é um midsize premium mesmo que isto faça impressão a muita gente com preconceito contra a Alfa por ser marca do grupo Fiat e este ter uma reputação pobre. Daqui a pouco dizes-me que a Maserati também não é marca de luxo/desportiva.
Agora se me vens dizer que no geral o Passat é um carro mais racional que um Giulia dou-te isso de barato. Tem mais espaço, provávelmente é mais confortável mas para isso escolhia um Superb. E não, não acho que seja incontestávelmente superior a outros segmentos D apesar do que Mêdas e companhias escrevem semanalmente na AutoHoje.
Escolhia o Superb acima do Passat, escolhia o Talisman acima do Passat, escolhia o Kia Optima acima do Passat (e se dúvidas da qualidade deste vai ver a análise do Thomas da Autogefuhl que não lhe consegue apontar defeitos de contrução, materiais, equipamentos, etc), e muito provávelmente escolheria o futuro Insignia acima do Passat. E tenho pena de não teres mais opções das marcas japonesas além da Mazda. Comprava qualquer sedan japonês acima do Passat porque são muito mais fiáveis e tenho bem mais confiança nas marcas japonesas do que nos fraudulentos da VW.
E só tenho pena de que as marcas japonesas tenham desistido do segmento midsize na Europa. Porque vais ver nos EUA o que pensam do Passat versus o Camry ou Accord e ficavas chocado.
Pura e simplesmente na Europa carros midsize só vendem as marcas premium, e as alemãs porque quem mais compra nesse segmento são os alemães. E estes são nacionalistas nas suas escolhas (o que faz sentido). Agora confundires isso com uma suposta incontestável superioridade do Passat sobre a concorrência...
COmo bom português acho que fazes bem em comprar um Passat porque tem muito baixa depreciação. Mas se aprecias automóveis e segues o mercado automóvel podias ser capaz de analisar as coisas para além dos teus preconceitos.
Eu gosto mesmo muito da Maserati mas sei que os Porsches são muito superiores. Eu gosto mesmo muito do Giulia mas acho qualquer Classe C superior, e o próximo Série 3/4 quase de certeza que vai ser melhor.