Alfa Romeo Giulia 2015

A VW é por definição uma marca generalista, a premium do grupo é a Audi sendo que depois tem marcas de luxo como a Porsche, Bentely etc.A Alfa é a marca premium do grupo Fiat, equivalente à Audi, sendo a Fiat a generalista e a Maserati no patamar da Porsche.

Compreendo. O problema é que os 'Generalistas' do grupo VW não são bem comparáveis, a meu ver, aos generalistas no geral.

Eu acho que não podemos colocar isto no mesmo saco que Kias, Lagunas, 508, Insignia, etc

volkswagen-passat-review-2015_37.jpg

O ter um motor de 500cv, ser um dos sedan's mais eficazes alguma vez feitos, ser de tração traseira e mais um numero de coisas que o incluem num muito restrito grupo de carros deste segmento. Nem VW, nem Volvo tem segmentos D sequer parecidos...

Humm... afinal... Ok!

143990104.WlV116bB.jpg

speed_auto_1_3061_vw_top10_lightbox.png

Inclui a carrinha, mas se houvesse carrinha Giulia era igual. Por exemplo na Alemanha onde tens um mercado fortissimo para os 3.0 tdi, que tens no Giulia? As vendas ja mais irão andar lado a lado. Dou o mérito ao QV, está brutal, ainda que nunca vá vender mais que um M3/M4/C AMG/RS4/RS5. Mas o Giulia "não QV" é um carro como outro qualquer, que sem os kit é mais um pãozinho sem sal (sim, tal como os premium tb sao, mas não, não como aqui é pintado). E tenho visto bastantes deles recentemente, que tenho andado por rent-a-car e eles parece que estão a apostar forte no modelo.

45 mil carros por mês? Isso está com uns zeros a mais... [:p]
Pergunto-me se já viste um desses pãezinhos sem sal ao vivo. Não tem nada de trivial. Claro que gostos não se discutem mas, se querem debater, tem que ser no plano do objectivo.

Compreendo. O problema é que os 'Generalistas' do grupo VW não são bem comparáveis, a meu ver, aos generalistas no geral.

Eu acho que não podemos colocar isto no mesmo saco que Kias, Lagunas, 508, Insignia, etc

volkswagen-passat-review-2015_37.jpg

Eu sei dum bom saco onde colocar isso. E é um saco que condiz.
Acho muito mais interessantes outros carros (um Kia mais arrojado, um 508 mais refinado e "high-tech") que esses monos.

Pergunto-me se já viste um desses pãezinhos sem sal ao vivo. Não tem nada de trivial. Claro que gostos não se discutem mas, se querem debater, tem que ser no plano do objectivo.

O Giulia "civil" é uma berlina elegante e bem conseguida mas de alguma forma banal, como os outros do seu segmento. Compreendo o que o Ratcher pretendia dizer.

O facto de ser das mais bem conseguidas não a eleva a nada mais do que isso. Nas versões Veloce já começa a ter um appeal diferente e o QV é claramente um maquinão.

Esta é pelo menos a minha percepção que acha que a estética é importante, mas só por si não vale, tem que haver conteúdo.

O Passat é um pão sem sal, mas já há 15 anos tinha essa versão W8 com 8 cilindros, 4 litros e 275 cv, por outro lado a VW que nasceu como carro do povo, concebido pelo génio Ferdinand Porshe, já fez inclusivamente uma incursão pelo segmento F com o Phaeton (mal sucedida) e vende já há uns anos no segmento E com o Touareg e nesse caso com sucesso.

Confesso que não sei bem se é ou não mais premium que a Alfa, mas seguramente tem uma imagem de confiança e maior aceitação no Mundo.

O pessoal esquece-se frequentemente do desastroso percurso das últimas 2/3 décadas da Alfa Romeo, um bocadinho como da Lancia. Espero que agora as coisas entrem no bom caminho, mas há muito por percorrer e por provar.

A Toyota também tem tudo o que tem a VW e ninguém a percepciona como premium. Aliás se a VW fosse premium, qual era o papel da AUDI?
Ou seja, a VW pode ser muita coisa mas não é, nem quer ser premium. É quase contra natura nesta marca.

Em sentido contrário.
A bugatti esteve muito tempo parada. Foi comprada, começou a fazer produtos dentro do seu core e alguém coloca em causa o seu legado e os seus produtos pelo hiato criado?

Pode-se colocar em causa a qualidade dos produtos Alfa Romeo, mas não o seu posicionamento.

A bugatti esteve muito tempo parada. Foi comprada, começou a fazer produtos dentro do seu core e alguém coloca em causa o seu legado e os seus produtos pelo hiato criado?

Pode-se colocar em causa a qualidade dos produtos Alfa Romeo, mas não o seu posicionamento.

O que tem sido a Alfa nos últimos muitos anos ? Não é uma marca de carros que se distinguem pelo design arrojado, pelas mecânicas picantes e pelo seu toque desportivo e dinâmico ? com um brilhante passado desportivo, ainda que um pouco em quebra destes valores ?

O Giulia "civil" é uma berlina elegante e bem conseguida mas de alguma forma banal, como os outros do seu segmento. Compreendo o que o Ratcher pretendia dizer.

O facto de ser das mais bem conseguidas não a eleva a nada mais do que isso. Nas versões Veloce já começa a ter um appeal diferente e o QV é claramente um maquinão.

Esta é pelo menos a minha percepção que acha que a estética é importante, mas só por si não vale, tem que haver conteúdo.

O Passat é um pão sem sal, mas já há 15 anos tinha essa versão W8 com 8 cilindros, 4 litros e 275 cv, por outro lado a VW que nasceu como carro do povo, concebido pelo génio Ferdinand Porshe, já fez inclusivamente uma incursão pelo segmento F com o Phaeton (mal sucedida) e vende já há uns anos no segmento E com o Touareg e nesse caso com sucesso.

Confesso que não sei bem se é ou não mais premium que a Alfa, mas seguramente tem uma imagem de confiança e maior aceitação no Mundo.

O pessoal esquece-se frequentemente do desastroso percurso das últimas 2/3 décadas da Alfa Romeo, um bocadinho como da Lancia. Espero que agora as coisas entrem no bom caminho, mas há muito por percorrer e por provar.

A VW tem uma maior imagem de confiança e aceitação que a Alfa mas isso,como disse o neoalfa, isso não tem a ver com o seu posicionamento premium ou não mas sim com as falhas graves de alguns dos seus modelos nas últimas décadas embora as vendas em 2001 ainda foram superiores a 200000 unidades logo nem sempre a Alfa esteve assim tão mal como alguns a pintam, diria que apenas nos últimos 10 anos é que as vendas se tornaram insustentáveis.

A Toyota também tem tudo o que tem a VW e ninguém a percepciona como premium. Aliás se a VW fosse premium, qual era o papel da AUDI?
Ou seja, a VW pode ser muita coisa mas não é, nem quer ser premium. É quase contra natura nesta marca.

Em sentido contrário.

Vivemos em Portugal, naturalmente a percepção que genericamente temos é Tuga. [:D]

O universo VW marca, é incomparável ao da Toyota, agora em Portugal as coisas são diferentes, não digo que seja um exclusivo do nosso mercado, não é, no geral o mercado europeu rege-se por esse padrão, mas este mundo é tao grande, a Toyota está em todo lado, em muitos é top.

Ha 10 dias vi estes dois, com um terceiro à frente. Em transito ja vi mais uns 20. Nenhum Veloce.
139271d1480773381-alfa-romeo-giulia-2015-2016-11-23-20.57.35.jpg

Attachments

• 2016-11-23 20.57.35.jpg
    2016-11-23 20.57.35.jpg
    70 KB · Views: 0

Exatamente. No entanto, esta conversa fiada de mais "bem conseguida" vale tanto quanto nada. Ou então, como se dizia antes, mais eficaz? Porquê? Tanta coisa para dizer que é "mais bonita que a maior parte da concorrência"?

Eu sei dum bom saco onde colocar isso. E é um saco que condiz.
Acho muito mais interessantes outros carros (um Kia mais arrojado, um 508 mais refinado e "high-tech") que esses monos.

Kia não sei, mas dizer que um 508 é mais refinado que um passat é porque nunca andaste nos dois... Ou no 508 apenas :)

Se o passat não é premium o giulia muito menos será, correto?

Errado. Custa muito perceber que a Alfa é a marca do GRUPO FCA para o mercado premium? Custa muito perceber que a VW é a marca GENERALISTA do grupo VW e que a Audi e Porsche são as marcas premium e de luxo/desportivas?

O Passat é um midsize generalista. Lá porque em Portugal a SIVA leva os portugueses a pensar que a VW é uma marca "quase"-premium não quer dizer que esse é o posicionamento da marca nos mercados que contam. E se fizeres o esforço mental para veres o posicionamento da marca fora da bolha que é Portugal percebias isso fácilmente.

O Giulia é um midsize premium mesmo que isto faça impressão a muita gente com preconceito contra a Alfa por ser marca do grupo Fiat e este ter uma reputação pobre. Daqui a pouco dizes-me que a Maserati também não é marca de luxo/desportiva.

Agora se me vens dizer que no geral o Passat é um carro mais racional que um Giulia dou-te isso de barato. Tem mais espaço, provávelmente é mais confortável mas para isso escolhia um Superb. E não, não acho que seja incontestávelmente superior a outros segmentos D apesar do que Mêdas e companhias escrevem semanalmente na AutoHoje.
Escolhia o Superb acima do Passat, escolhia o Talisman acima do Passat, escolhia o Kia Optima acima do Passat (e se dúvidas da qualidade deste vai ver a análise do Thomas da Autogefuhl que não lhe consegue apontar defeitos de contrução, materiais, equipamentos, etc), e muito provávelmente escolheria o futuro Insignia acima do Passat. E tenho pena de não teres mais opções das marcas japonesas além da Mazda. Comprava qualquer sedan japonês acima do Passat porque são muito mais fiáveis e tenho bem mais confiança nas marcas japonesas do que nos fraudulentos da VW.

E só tenho pena de que as marcas japonesas tenham desistido do segmento midsize na Europa. Porque vais ver nos EUA o que pensam do Passat versus o Camry ou Accord e ficavas chocado.
Pura e simplesmente na Europa carros midsize só vendem as marcas premium, e as alemãs porque quem mais compra nesse segmento são os alemães. E estes são nacionalistas nas suas escolhas (o que faz sentido). Agora confundires isso com uma suposta incontestável superioridade do Passat sobre a concorrência...

COmo bom português acho que fazes bem em comprar um Passat porque tem muito baixa depreciação. Mas se aprecias automóveis e segues o mercado automóvel podias ser capaz de analisar as coisas para além dos teus preconceitos.

Eu gosto mesmo muito da Maserati mas sei que os Porsches são muito superiores. Eu gosto mesmo muito do Giulia mas acho qualquer Classe C superior, e o próximo Série 3/4 quase de certeza que vai ser melhor.

Custa muito perceber que a Alfa é a marca do GRUPO FCA para o mercado premium? Custa muito perceber que a VW é a marca GENERALISTA do grupo VW e que a Audi e Porsche são as marcas premium e de luxo/desportivas?

Mas alguém contesta isto?!... :confused:

O Passat é um midsize generalista. Lá porque em Portugal a SIVA leva os portugueses a pensar que a VW é uma marca "quase"-premium não quer dizer que esse é o posicionamento da marca nos mercados que contam. E se fizeres o esforço mental para veres o posicionamento da marca fora da bolha que é Portugal percebias isso fácilmente.

Shiuuuuu... Fala baixinho que acordas os Trolls da Vag!!! [;)]

Agora se me vens dizer que no geral o Passat é um carro mais racional que um Giulia dou-te isso de barato. Tem mais espaço, provávelmente é mais confortável mas para isso escolhia um Superb. E não, não acho que seja incontestávelmente superior a outros segmentos D apesar do que Mêdas e companhias escrevem semanalmente na AutoHoje.
Escolhia o Superb acima do Passat, escolhia o Talisman acima do Passat, escolhia o Kia Optima acima do Passat (e se dúvidas da qualidade deste vai ver a análise do Thomas da Autogefuhl que não lhe consegue apontar defeitos de contrução, materiais, equipamentos, etc), e muito provávelmente escolheria o futuro Insignia acima do Passat. E tenho pena de não teres mais opções das marcas japonesas além da Mazda. Comprava qualquer sedan japonês acima do Passat porque são muito mais fiáveis e tenho bem mais confiança nas marcas japonesas do que nos fraudulentos da VW.

A imprensa tuga continua diariamente a dar provas da independência das suas avaliações... [:vm)] A Kia ainda não me convenceu. [:p]

COmo bom português acho que fazes bem em comprar um Passat porque tem muito baixa depreciação.

Nem mais, concordo ctg... [;)]

Eu gosto mesmo muito do Giulia mas acho qualquer Classe C superior, e o próximo Série 3/4 quase de certeza que vai ser melhor.

Acho que é discutível o quanto melhor são os carros premium no segmento D. São distintos, cada qual no seu galho, e de uma maneira geral são muito bons em tudo comparativamente aos generalistas. Juntamente com A4, C, Série 3, Giulia, também englobo neste leque o IS e o S60. Estes são classe premium do segmento D, na minha opinião. [;)]

Até os próprios alemães tem a percepção que a Alfa Romeo é uma concorrente.
Quando trabalhei num concessionário Mercedes, nas formações técnicas dos novos produtos, eram referidos os concorrentes e nos segmentos C e D eram também referidos os Alfas desses respectivos segmentos.
Não sei o porque de tanta celeuma para perceberem que a Alfa é considerada "premium".

Back