Alfa Romeo

Olha,como já falamos há ai qq coisa errado.
Em médias de 160km/h sempre em 5ª NÃO PODE gastar 17.
Em casa há um 156 1.6 Sport de 1999. Tem 82.000km. Já fez muitas viagens, em vários tipos de ritmo e não me recordo de nehuma média de >17 litros. Nem nada perto desse valor.
Já fiz um track day com este carro e nem nesse dia gastei 20 litros de gasolina em média.
O carro começou a gastar efectivamente muito à uns tempos atrás antes da revisão dos 80mil. Cheguei a falar ctg por PM. Na revisão trocaram o variador de fase e os consumos baixaram alguma coisa mas ainda assim o carro continuava a gastar mais que o devido. Até que foi limpo o potenciometro do acelerador e ai, não só o carro ficou a puxar melhor e mais linear, como os consumos baixaram e muito.Principlamente em circuito urbano, pois o carro aparentava o relanti algo instavel e qd aceleravas ele soluçava. A média diária em condução normal anda nos 8,5L.O meu percurso é gondomar-maia.Faço AE e algum pára-arranca.
Cheguei a ter por gentilieza de um amigo meu um 147 que gostaria de ter comprado, que a minha namorada experimentou durante 24h e ficou registado uma média de 7,5litros.Condução cuidada, é claro, mas foi feita em percursos curtos.
Amanhã vou fazer uma viagem no 156. Vou fazer o registo da média e depois escrevo aqui.
O carro em estrada anda nos 90º?! Ou anda nos 70?!
Não notas qq tipo de soluçar?!
Dicas que podem estar a aumentar os consumos.
Termostato avariado(faz disparar os consumos pois a centralina anda sempre com a mistura rica, para motor frio).
Variador de fase (faz variar cerca de 1litro, mas aqui sónotas no dia-a-dia, a fundo não notas).
Potenciometro do acelerador (alterou bastante os consumos no meu caso).
Velas, a marca indica 100km de vida, no entanto dependendo do circuito que o carro fez, algumas apartir dos 70.000 nperdem muita eficácia (se precisares manda PM que indico-te onde ascomprares por 1/3 do preço da alfa).

mioalfatl1.jpg

Aqui está.
O final.

Sim, os 17L foram a fundo.

A 160 fez cerca de 12L.

Em relação à temperatura, fez a viagem toda nos 70º, sem mexer daí. De resto, além do barulho de tractor,[:D] não noto nada de anormal.

Mas confesso que este carro não é lá muito bem tratado. É carro de cidade e cuidados com eles são poucos, ou mesmo nenhuns. É pôr gasolina e andar para a frente.[:D]

Alfamaniaco, pega no teu 156 e vai até Coimbra pela A1. Nos Carvalhos faz reset ao CB, vai sempre a dar o máximo (180-210km/h), ao chegar a Coimbra faz a média.

E depois quero ver-te a dizer que o consumo não foi de 17 ou mais.

E quem diz 156, diz A3, Golf, Serie 1, A4, Serie 3 e por ai fora.

Que diabo, é um "mero" 1.6 a gasolina sempre a rotações muito elevadas. Queriam que gastasse oquê? :confused:

Bruno, os 17 foram a FUNDO, com 3 pessoas e mala cheia...
Parece-me normal.

A fundo penso que ele diz que gastou >de 20...
Opah, li agora o topico todo..é muita página... e ele abriu o topico a falar de carros a sério e aqui pro meio já se falam de renôs e Hondas...um gajo distrai-se...[:D]
17 a fundo é bem possivel...e duvido que poucos carros não façam igual ou até mais...A fundo no 147/156 1.6 é o mesmo que dizer andar sempre na casa dos 200-210 (de ponteiro em plano), ou seja, das 6500 para cima é isso que fizeste?!

Não tem muito a ver, mas como "apedrejaram logo os alfas bêbados, no GTV V6 turbo, numa viagem de 1h30 minutos onde percorri 300km, com atesto à partida e atesto no fim dos 300km o carro consumiu 34,5litros de gasolina.
Por outras palavras MÉDIA de 200km/h e consumo de 11,5L/100km! Nada mau para um bêbado, hein?![;)]

A 160 fez cerca de 12L.

Em relação à temperatura, fez a viagem toda nos 70º, sem mexer daí. De resto, além do barulho de tractor,[:D] não noto nada de anormal.

Mas confesso que este carro não é lá muito bem tratado. É carro de cidade e cuidados com eles são poucos, ou mesmo nenhuns. É pôr gasolina e andar para a frente.[:D]
Tens o termoestato nas couves.
E influencia os consumos. (como referi ao inicio a centralina aumenta o debito para o carro chegar mais rapido a temp ideal... so que assim nunca chega [:D] ).,
Anyway, nas condições que foi não deverá fazzer muito menos.

A 160 fez cerca de 12L.

Sendo assim, os 17 não me parecem escandalosos, e duvido que poucos carros A FUNDO façam muito menos que isto. A andar a fundo, coisas como MAF, potenciometro, termostacto, velas...pouco significado tem na diferença dos consumos.Pois a fundo é a fundo...[:D]
Os 12 a 160 é que são muito altos, deveria andar no máximo dos máximos nos 10...Julgo que a caixa do 147 é ligeiramente mais curta que a do 156, mas não tenho certeza.Poderia estar ai a diferença. Por outro lado, o pé de cada um faz variar os consumos.Mas eu no 156 a 160 em AE faz seguramente menos de 12.Amanhã confirmo.
Ainda outro ponto, esses 70º indicam quase de certeza um termostato "aberto"...normal em carros citadinos.Ainda para mais a andar a fundo. Deveria andar nos 90,ou apenas ligeiramente abaixo dos 90.

Pois, é provável que o termóstato esteja nas couves. É mais uma coisa para juntar à substituição do variador de fase.[:D]

Desculpem lá ser teimoso, mas continuo 17L um abuso para o carro que é, mesmo andando como andei.[:D]

Com AC ligado, tres pessoas, e mala cheia [:D]
Parece-me normal.

Sendo assim, perfeitamente normal.
E lanço aqui o desafio aos que atiraram as pedras.
Peguem em carros do mesmo segmento, com a mesma cilindrada, nas mesmas circustâncias de pressão do acelerador e carga do carro.
Depois coloquem aqui os que gastem SIGNIFICATIVAMENTE menos![;)]

esse motor nunca foi um prodígio de consumos. Compensa com um som que dos 4 cilindros actuais deve ser dos mais bonitos que para ai andam.

Conheço bastt bem um exemplar que nunca fez menos de 9 litros. mesmo sendo de menina e podendo estar preso, aos ritmos que ela anda deveria gastar menos, mas pronto. Ao menos ela diz que o carro é lindo[:D] [:cool:] .

Ah, para quem falou no conforto, o dela tem jantes de 16 e ate achava confortavel.

Mas isto tambem de quem tinha um corsa, tudo o resto eram uns sofas[:D] .

outra nota, o meu corsa 1.2 em top speed fazia cerca de 10 litros aos 100. (tudo testado em Nardo, obviamente)

Muito bonito.
Com este ultimo restyle, voltou IMO a ficar muito bonito. :)
E os interiores estão belissimos.
Que achaste dos interiores ?

OT: Se puderes envia-me PM com o preço, que precisava saber os descontos aproximados praticados.

Sendo assim, os 17 não me parecem escandalosos, e duvido que poucos carros A FUNDO façam muito menos que isto. A andar a fundo, coisas como MAF, potenciometro, termostacto, velas...pouco significado tem na diferença dos consumos.Pois a fundo é a fundo...[:D]
Os 12 a 160 é que são muito altos, deveria andar no máximo dos máximos nos 10...Julgo que a caixa do 147 é ligeiramente mais curta que a do 156, mas não tenho certeza.Poderia estar ai a diferença. Por outro lado, o pé de cada um faz variar os consumos.Mas eu no 156 a 160 em AE faz seguramente menos de 12.Amanhã confirmo.
Ainda outro ponto, esses 70º indicam quase de certeza um termostato "aberto"...normal em carros citadinos.Ainda para mais a andar a fundo. Deveria andar nos 90,ou apenas ligeiramente abaixo dos 90.

Já agora, o teu CB é preciso?

É que o meu tem um erro de mais de 1L, por excesso. Na viagem de ida foi sempre a marcar média de 13 e tal que, depois de feitas as contas, foi de 12L reais.

Isso do termóstato faz todo sentido. Este carro não faz mesmo viagens, só fez duas em pouco tempo porque calhou.
Durante esta viagem, o termómetro nunca passo dos 70. Em cidade já sobe um bocadinho.

Pois, é provável que o termóstato esteja nas couves. É mais uma coisa para juntar à substituição do variador de fase.[:D]

Desculpem lá ser teimoso, mas continuo 17L um abuso para o carro que é, mesmo andando como andei.[:D]

No máximo do prego?!!Não acho...
Até um 1.0 te faz 15 litros...
Agora, podes é achar 200-210...pouca velocidade para o consumo...mas volto a frisar..ias a fundo do motor...

O exemplo que dei a pouco, o V6 turbo a 200 vai nas 5000 RPM´s e vai a gastar 11,5. A 120-140 teoricamente deveria gastar prai uns 7...Mas gasta-me uns 9...
A 250-260 gasta-me mais de 20...[;)]

Voltar
Superior