Alfa Romeo

para isso já teriamos que ir ver construção de caixas curvas de binário e curvas de potência para, teoricamente, ver qual destes carros em velocidades elevadas e em subida se riria destacar. :)

Epá até da gozo ler tópicos destes em que vamos aprendendo mais umas coisinhas :)
Cumps

Pela net é capaz de haver as relações das duas caixas, alguém me diz um site de carcacteristicas tecnicas de autos?

Nem de proposito este tópico!

Ainda há pouco vinha na AE a guiar um GT e "picado" com um Audi A4 2.0TDI. Curiosamente passei-o numa subida bastante acentuada. Em plano ganhava distancia, mas não tanto como ganhei na subida.

Há uns tempos também tive um "encontro" com um A3, mas desta feita "perdi" em subida. Preferi pensar que foi por levar o carro cheio de pessoas e malas (eramos 4 a caminho do Algarve) e o Audi ir só com o condutor.

Notei também que, quando o Audi ia à minha frente, em recuperações ganhava ligeira distancia inicial, para logo depois o GT começar a ganhar terreno.

Fiquei com a sensação que são carros muito equivalentes em prestações, com ligeira vantagem para o GT.

Agora, bom bom seria comparar o 147 JTDm com o A3 2.0TDI. ;)

Se o teu GT em plano vai aos 220 de ponteiro e facilmente passa disso numa pequena descida (já embalado), parece-me normal. Se não, deve haver qualquer pequeno problema.

Por acaso não notas um sobro no motor ligeiramente anormal/maior que o costume? Tenho conhecimento de um GT que tinha um tubo do intercooler furado (pequeno furo que foi aumentando) e no inicio apenas se notava pequena perda de potencia nos regimes mais altos...

o meu dá 220 e a descer já tocou os 230, parece é que já n os dá tão facilmente como antigamente :/, e acima das 3500rpm aquilo tem um "assobio" engraçado é isso a que te referes NERO?

Não, não é o silvo do turbo a que me refiro (que parece um guizo).

É mesmo o sopro ( e não sobro...). Todos fazem mas aquele fazia mais alto que o normal. Ao acelerar com o carro parado repara lá se não sentes que o motor está a bufar mais alto que o costume. É só uma sugestão. Não seria inédito.

No jtd 16v cá de casa no inicio tb achava q desenvolvia pouco, sem nc ter visto problema nenhuma aparente!

Solução... comecei a puxar pelo carro, de preferencia em cada mudança, não só em 5ª e 6ª e o resultado foi que passado uns tempos o carro já andava q nem um animal!!!

Onde eu notei logo... foi na velocidade de ponta, mas acho q foi de nc se ter puxado mt pelo carro nos primeiros tmps! Tava um bocado acomodado!

quando vou "brincar" com uns amigos normalmente puxo todas as relações por volta das 4000rpm, puxando menos a 1ª relação. quando ando em cidade mudo de relação entre 2000-2500rpm, andar mais depressa tipo extra-urbano 3000-3500rpm e na pura brincadeira é sempre entre as 4000rpm. e desde cedo que o gt sabe o que a casa gasta :) por isso estar preso... :)

Eh pá, acho que devias, de vez enquando, deixar o carro ir até as 4500, pelo menos em terceira e quarta.

E se queres velocidade de ponta tens que esticar a 5ª até muito perto das 4500 também.

O GT aguenta muito bem as rotações altas.

eu sei que o redline aparece as 4500rpm mas como tinha visto um gráfico de potência onde o gt a partir das 4000rpm até perde potência. tem os 150cv as 4000rpm e depois perde, por isso n costumo puxar muito acima das 4000rpm... mas n sei.

citação:Originalmente colocada por apokalypsis

eu sei que o redline aparece as 4500rpm mas como tinha visto um gráfico de potência onde o gt a partir das 4000rpm até perde potência. tem os 150cv as 4000rpm e depois perde, por isso n costumo puxar muito acima das 4000rpm... mas n sei.
há uma coisa que te estás a esquecer,sempre que puxares uma rotação até as 4500,o carro ao trocar vai cair no regime de potencia maxima,o que o fará anda bem!se só puxares até as 4000 ao trocares ele vai para ceca das 3500 onde vai ter que subir até á potencia maxima perdendo algum tempo.

citação:Originalmente colocada por Darth Vader

há uma coisa que te estás a esquecer,sempre que puxares uma rotação até as 4500,o carro ao trocar vai cair no regime de potencia maxima,o que o fará anda bem!se só puxares até as 4000 ao trocares ele vai para ceca das 3500 onde vai ter que subir até á potencia maxima perdendo algum tempo.

certo, mas o tempo que levo a atingir as 4500rpm e a perda de potência no intervalo [4000;4500]? justifica ir a rotação superior se a partir de 4000rpm há quebra de potência?

citação:Originalmente colocada por Darth Vader

certo, mas o tempo que levo a atingir as 4500rpm e a perda de potência no intervalo [4000;4500]? justifica ir a rotação superior se a partir de 4000rpm há quebra de potência?
tens ai o grafico de potecnia do motor?

n tenho, mas penso que já vi um num tipo inglês, "angel" acho eu que tinha o gráfico do gt em stock e depois com repro e lembro que fiquei intrigado, pois em stock o gt, que tem o redline as 4500rpm, tinha potência max as 4000rpm e depois perdia potÊncia. se n me engano tipo, 150cv->4000rpm e depois descia para 142/143cv-> 4500rpm.

Tens q testar todas essas "teorias" em estrada... só assim poderas conhecer melhor o comportamento, previsibilidade do carro etc...
Pah e na pior das hipoteses ehehe repro soft nisso ;)

citação:Originalmente colocada por GT-JTD

Tens q testar todas essas "teorias" em estrada... só assim poderas conhecer melhor o comportamento, previsibilidade do carro etc...
Pah e na pior das hipoteses ehehe repro soft nisso ;)

Totalmente de acordo. Tens que conhecer o teu carro.

Eu por exemplo já reparei que em segunda nota-se a perda de potencia depois das 4200, mas nas outras nao.

lá isso é verdade e tb por achar que mesmo o "assobio" do turbo a partir das 4000rpm aé 4500rpm é um pouco inconstante é por isso que só puxo até 4000-42000rpm no max. mas é mesmo o que dizem, ir conhecendo o carro e se n chegar, olha carga nisso :)

Polícia australiana

2006115124828_4.jpg

2006115124849_5.jpg

in www.italiaspeed.com

Back