boas!
apos uma busca exaustiva dos problemas que denoto no meu carro, cheguei a varias hipotes de resoluçao pela associaçao de varios pedidos de ajuda em outros foruns, relativos a problemas identicos ao meu...
ora denotei que os alfas teem de "origem tendencia para ter certos tipos de problemas,tais como o relanti incerto e problemas na temperatura da agua de refrigeraçao...a falta de potencia tambem é queixa frequente dos utilizadores destas grandes makinas...
ora reparei e reparo que o motor TS é um bom motor,os problemas sao na generalidade os perifericos associados a ele, componetes electronicos,a MAF,potenciometro do acelerador,sujidade no corpo da borboleta efim...por ai fora...
no meu caso especifico e é ai que peço alguns conselhos de quem percebe de motores...nao só de alfas claro,na tentativa de restringir as hipoteses de causa das anomalias no trabalhar do meu motor 1.8 ts...
ora ca vai:
neste momento esta com 90000km e oiço o trabalhar do variador durante 2 ou 3 segundos dps de ligar o motor...
li no manual do carro que a temperatura de funcionamento é com o ponteiro nos 90º...no meu caso ele anda sempre muito abaixo disso,antes de chegar aos 70º em andamento sem paragens...no transito a temperatura sobe facilmente acima dos 90º e a ventoinha so dispara na 2º velocidade...aqui nao ha mtas duvidas,pelo que peskisei parece ser o termostato nas couves e o sistema que faz actuar a 1º velocidade da ventoinha logo aos 90º
em segundo lugar o ralenti incerto...ja se falou na limpesa da borboleta e do potenciometro do acelerador... MAF... entre outros...
em terceiro falta de velocidade de ponta...apesar de fazer consumos de 9 litros o que em principio aponta para que a sonda lambda esteja boa(digo eu) apesar de estar planeado mudar aos 100 000 km,o carro da a direito 180 relativamente rapido,pois a 4º da 180 lol...mas a partir da 5º é um sacrificio para dar 190...e ate chegar aos 200...sao quase 5mts num carro em que a velocidade de ponta anunciada é de 210...
por ultimo e o que me deixou mais preocupado foi hoje de manha...as 8 com o tempo bastante enevoado e relativamente frio arrankei o carro em primeira e ai durante o 1º km(ja tinha metido 2º) parecia que se tinha acabado a gasolina...soluçava-se todo,acelerava e ele nada, com poços de ar incriveis e de repente dava resposta e acelerava,dps faltava potencia,acelerava e so passados 2 ou 3 segundos é que ele respondia...bem...parecia um filme de terror...
o carro era de uma medica e servia para andar dentro de cidade...nao acredito que alguma ves tenha sido puxado,tanto a altas rotaçoes como em vel. de ponta...
suspeito da maf mas esta agora a frio é que nao faço a mais pequena ideia do pk de tanto soluço...dps passado o 1ºkm sessivelmente voltou ao normal e chegou a casa trankuilamente...obvio que a temperatura nem chegou aos 70º como sp em IC a 100km\h
cump.