Alfa Romeo

Quando falava do Boxer 16, era mesmo do 1.7!!! No Alfanord anda para lá um a cerca de 1000€!
Atenção ao estado dos carros...
Bem sei que os preços são convidativos, mas normalmente não estão no ponto, quem os tem realmente bons não os vende "tão" barato.

A comprar, convem que esteja num estado minimo, caso contrario, nem vais tirar partido do carro, e vai te sair caro.

Outra coisa, mecanicamente são fiaveis.

Last edited:
Muitos mais dificeis de arranjar.
Os Mk3 são os mais faceis de arranjar. (quase todos IE)
Os carburados das duas primeiras series são mais raros.

É um carro que vale muito pelos motores fantasticos.
O handling stock não é nada de especial.
Qualidade dos interiores é fraca.
Os travões não são grande espingarda.

É um carro fantastico.

Os travões não são grande espingarda?
HUm, vou sair de um que tem problemas crónicos em travões...
Qual a média de consumo de um modelo de 1350c.c de 83cv, modelo mais antigo?

Informações úteis:

1ª série (1984-87)
Só existiam motores com carburadores, e actualmente são modelos muito, muito raros. O mais mexido da gama era o 1.5 QV, de 105cv. Havia também a versão QO (Quadrifoglio Oro), que era a versão "de luxo".
Destacam-se esteticamente dos de 2ª série pelas molduras das janelas em plástico preto, pelos encostos de cabeça com rede e pelo tablier, que subia e descia juntamente com o volante, quando se afinava.

2ª série (1987-89)
Esta série estreou o motor 1.7, que passou a ser o motor da versão QV. A potência subiu para os 118cv. Esteticamente é muito pouco diferente dos de 1ª série, apesar de ostentar interiores mais elegantes e melhor apetrechados.

3ª série (1990-94)
Esta é a carroçaria mais conhecida, sendo já galvanizada, ao contrário das anteriores. Os modelos do início dos anos 90 ainda eram a carburadores, passando depois todos a injecção e a ter catalizador, também.
Estreou-se o bloco 16v no motor 1.7, com 137cv disponíveis.
Ao contrário do 1.7 QV de 118cv de 2ª série, que pesava 900Kg, esta versão 16v pesa 1000Kg, também graças à carroçaria galvanizada.

Na procura de um carro destes deve ter-se em atenção a parte eléctrica, pontos de ferrugem "típicos" (cantos do pára-brisas, do óculo traseiro, nos espaços por debaixo dos faróis traseiros, nas torres de suspensão), estado da 2ª velocidade e da transmissão, infiltrações no caso de versões com tecto de abrir, folgas de direcção (muitas vezes não é nada, simplesmente há pouca gente capaz de alinhar a direcção dum 33 correctamente) e estado geral dos carburadores/afinação/consumos/emissões.
Pode parecer muita coisa, mas um bom mecânico dá um jeito nos carburadores e o carro fica todo impecável.

Ver também o estado das tubagens da gasolina que, com a idade avançada destes carros, pode estar ressequida e romper. Trocá-las é fácil e muito barato.

E dar uma olhada nas correias, também convém.

Ah, consumos: no meu 33 mkII 1.7 QV eram praticamente os mesmos que no 1.5 Ti, e rondavam os 9 a 10 litros aos 100, mas eu andava sempre depressa.
Também confesso que nunca me baixou dos 8, por muito que tentasse, e também nunca fiz mais de 13 ou 14 a esmifrá-lo como se não houvesse amanhã [:D]

Os travões não são grande espingarda?
HUm, vou sair de um que tem problemas crónicos em travões...
Qual a média de consumo de um modelo de 1350c.c de 83cv, modelo mais antigo?
Puxadote...Nas minhas mãos, acima dos consumos do meu 146 2.0TS :sh) [:D]

Mais a sério, não é economico (pior nas versões carb).
Agora depende muito do estilo de condução de cada um.

há uns anos largos experimentei um 33 (3ª geração... não sei se posso dizer isto) 1.5ie de 90's! Penso que tinha 105cv (?)!

Era relativamente bem equipado, tinha já ac, os estofos eram em veludo e o carro era em preto.

Na altura era uma belíssima máquina e lembro-me que aquilo bufava e bem! O carro era de um amigo meu, e o gajo tinha manitas e sempre senti imensa segurança no carro! Que me lembro só teve um problema menor de bateria, nada de grave! Passados 4 anos o dono trocou-o por um 145 (hatchback) 1.6. Enorme desilusão a níve de motor (o 1.5 do 33 era espetacular ao lado deste, o peso devia influenciar) e a fiabilidade foi uma desgraça, partiu um motor e a parte eléctrica era um pesadelo!

Last edited:
Não procuro bem um carro económico, mas também não quero um bêbado.
O Alfa parecia-me uma boa opção.
Por mim se ficasse nos8L estava bom, afinal de contas é quanto o meu actual gasta...

Na altura era uma belíssima máquina e lembro-me que aquilo bufava e bem! O carro era de um amigo meu, e o gajo tinha manitas e sempre senti imensa segurança no carro! Que me lembro só teve um problema menor de bateria, nada de grave! Passados 4 anos o dono trocou-o por um 145 (hatchback) 1.6. Enorme desilusão a níve de motor (o 1.5 do 33 era espetacular ao lado deste, o peso devia influenciar) e a fiabilidade foi uma desgraça, partiu um motor e a parte eléctrica era um pesadelo!
Os motores boxer e os 145/6 nunca se "deram" uns com os outros [:D]

Por mim se ficasse nos8L estava bom, afinal de contas é quanto o meu actual gasta...
Não sei qual o teu estilo de condução.
Num 1.3 carb é possivel fazer esses consumos...
Mas são 2 carburadores dulpos, e 90cv para um 1.3... Não ha milagres.
Compara os consumos anunciados para o teu, e para este,pode ser que ajude.(qual o teu,o micra?)

O 1.3 carb é muito redondo com força desde orelanti até ao red. Permite uma condução relativamente economica.
Mas normalmente é dificil aguentar andar sem puxar :sh)
E não é por natureza um carro economico.

Last edited:
É um carro que anda muito bem, dá um "feeling" brutal ao conduzir, pelo som, pelo posição de condução muito baixa, pela vibração e por tudo o que mexe connosco. É uma excelente experiência de condução e uma bela "escola".

Mas não é económico, apesar de a manutenção propriamente dita não ser cara. Só que come connosco à mesa [:D]

Mas dá mais prazer que muitos carros actuais, é um festival para os sentidos.

Não sei qual o teu estilo de condução.
Num 1.3 carb é possivel fazer esses consumos...
Mas são 2 carburadores dulpos, e 90cv para um 1.3... Não ha milagres.
Compara os consumos anunciados para o teu, e para este,pode ser que ajude.(qual o teu,o micra?)

O meu Micra é um 1235c.c. de 60cv.
Não pretendo esmifrar o carro.

É um carro que anda muito bem, dá um "feeling" brutal ao conduzir, pelo som, pelo posição de condução muito baixa, pela vibração e por tudo o que mexe connosco. É uma excelente experiência de condução e uma bela "escola".

Mas não é económico, apesar de a manutenção propriamente dita não ser cara. Só que come connosco à mesa [:D]

Mas dá mais prazer que muitos carros actuais, é um festival para os sentidos.

Acredito.
O meu Micra também é assim, mas a idade está muito pesada para ele...:(

Os motores boxer e os 145/6 nunca se "deram" uns com os outros [:D]

Qual era a potência do 33 1.5ie dos anos 90?

Foi um carro que me marcou e tive grandes momentos de condução num desses quando era novinho (ou melhor antes de ser cota)![:D]

O meu primeiro 33 era um 1.3 carburado e a 140 com a mala cheia fazia 6,5 .

O 33 é um carro espectacular!!

Agora desejo-te é muito boa sorte para encontrares um que tenha levado bons tratos...

A andar vais encontrar muitos, para pararem é preciso muito, falo por experiência propria, cá por casa ja passaram se não me falha a memória uns 7 ou 8 33s, desde 1.3, 1.5, 1.7, Boxer 16v...

Em condições vais encontrar poucos, e os que encontrares em condições estão caros.

Tenho um amigo meu a vender um 1.3 que está impec!!

Está á venda em alfa.paramim.com .

Se é para andares em cidade para-arranca não esperes consumos excelentes...

Qual era a potência do 33 1.5ie dos anos 90?

Foi um carro que me marcou e tive grandes momentos de condução num desses quando era novinho (ou melhor antes de ser cota)![:D]

Com carbs, 105cv, com IE e cat., 98cv.

Mas prefiro de longe a versão de carburadores: tem as árvores de cames mais agressivas de todas e touches mecânicas, e aquilo não sobe de rotação... trepa, mesmo [:D]

Back