Alguém aqui do verde e preto?

Boxer

Tarado do Cara?as
Baralhados? Eu ajudo [:D]
Verde e preto são as cores que apresentam os ecrãs de alguns sistemas da IBM (MVS/390, AS/400, iSeries...): letras verdes em fundo preto.

Eu desde que comecei a trabalhar que só mexo nesses ambientes (programação em RPG e COBOL). Queria só saber se há mais malucos por cá [:D]

Verde e preto são as cores que apresentam os ecrãs de alguns sistemas da IBM (MVS/390, AS/400, iSeries...): letras verdes em fundo preto.

Eu desde que comecei a trabalhar que só mexo nesses ambientes (programação em RPG e COBOL). Queria só saber se há mais malucos por cá [:D]

Isso é o que dá usar oculos á Manuel de Oliveira [:)] [:)] [:)]

Tenho lá em casa guardados 3 IBM PC XT, e 2 Philips NMS 9100 que preenchem os requisitos... :sh)

( esta sexta-feira que nunca mais acaba... [:vm)] )

Verde e preto, depois Ambar e mais tarde a grande novidade, um Philips a preto e branco... o verde eram uns autênticos assassinos para os olhos..

ah, muitas horas passei eu a jogar test drive, tetris e digdug num desses... para quem não sabe o primeiro titulo test drive tem cerca de 20 anos...

Verde e preto não, mas preto e branco sim [:D]

Sistemas HP-UX, com BD's Oracle por aqui [;)]

Quando estamos uma hora na shell e depois mudamos pro forum, a diferença de cores dá cá um estalo [:D][8b]

Lá no cliente temos umas quantas coisas em AS400 mas ainda não mexi naquilo. Mas já vi pessoal a fazer querys. :)

Eu só como utilizador é que continuo a usar do Verde e Preto...

E verdade seja dita... na minha opinião, consegue ser bem mais práctico do que mt ambientes gráficos... principalmente para quem prefere usar o teclado em vez do rato...

Verde e preto, depois Ambar e mais tarde a grande novidade, um Philips a preto e branco... o verde eram uns autênticos assassinos para os olhos..

ah, muitas horas passei eu a jogar test drive, tetris e digdug num desses... para quem não sabe o primeiro titulo test drive tem cerca de 20 anos...
TXIII!!!

O digdug!!!!

Ainda lá tenho isso!!!

palmUAE_015_20060515.jpg

Test%20Drive%20-%20Triple%20Pack1.png

Bons tempos... [:cool:]

Bom, eu estava mesmo a falar de servidores (midranges e mainframes), e não de PC's e de monitores de fósforo [:D]

Eu trabalho num Core2Duo com 1GB de RAM e 256MB de gráfica, num belo TFT de 17" da HP, ok? [:D]
Só que desenvolvo quase tudo num AS400, que tem estas características meio manhosas, tipo ausência de gráficos e isso [;)]
A chamada "programação pesada".

Eu só como utilizador é que continuo a usar do Verde e Preto...

E verdade seja dita... na minha opinião, consegue ser bem mais práctico do que mt ambientes gráficos... principalmente para quem prefere usar o teclado em vez do rato...

Sim, acho que é muito mais rápido nesse sentido.
Já agora... mexes com que aplicações, como utilizador?

Já agora, o Cobol serve para quê?

( que tipo de linguagem de programação é? )

É que tenho lá uma coisa destas, e tenho as disquetes de COBOL...

ACT_Apricot_PC.jpg

here here!

nao como programador mas estou metido nesse meio

:-P

COBOL é uma linguagem de programação de alto nível. Muito usada em AS/400 e nos sistemas 390 (ou MVS), mas também passível de ser utilizada em Windows.

Um código de COBOL com variáveis bem definidas é quase como um texto em inglês, ou seja, é uma linguagem muito mais próxima da humana do que da linguagem da máquina. Acho que é de fácil compreensão e, até, aprendizagem.
Interage perfeitamente com o DB2, CICS e outras convenções típicas dos sistemas da IBM, é potente no acesso às bases de dados (tanto DB2 como os ficheiros físicos e lógicos do AS/400) e dá para usar SQL embebido, cursores, etc...

Mas a linguagem "nativa" do AS/400 é o RPG, que é brutalmente diferente do COBOL.

A maior parte do negócio de banca e seguros assenta em aplicações em COBOL, apesar de muitas levarem com "front ends" em JAVA e haver até algumas que recorrem a linguagens "web".

COBOL é uma linguagem de programação de alto nível. Muito usada em AS/400 e nos sistemas 390 (ou MVS), mas também passível de ser utilizada em Windows.

Um código de COBOL com variáveis bem definidas é quase como um texto em inglês, ou seja, é uma linguagem muito mais próxima da humana do que da linguagem da máquina. Acho que é de fácil compreensão e, até, aprendizagem.
Interage perfeitamente com o DB2, CICS e outras convenções típicas dos sistemas da IBM, é potente no acesso às bases de dados (tanto DB2 como os ficheiros físicos e lógicos do AS/400) e dá para usar SQL embebido, cursores, etc...

Mas a linguagem "nativa" do AS/400 é o RPG, que é brutalmente diferente do COBOL.

A maior parte do negócio de banca e seguros assenta em aplicações em COBOL, apesar de muitas levarem com "front ends" em JAVA e haver até algumas que recorrem a linguagens "web".
Cheguei a programa bastante em database, quando tinha uns 16 anos, era a esse que te referias?

Cheguei a programa bastante em database, quando tinha uns 16 anos, era a esse que te referias?

Humm... não, nada a haver [:D]

Um exemplo de código de COBOL, bastante simples:

IDENTIFICATION DIVISION.
PROGRAM-ID. MODULOS10.
AUTHOR. LUÖS SANTOS
INSTALLATION. *********.
DATE-WRITTEN. 29-SET-2003.
*----------------------------------------------------------------
ENVIRONMENT DIVISION.
CONFIGURATION SECTION.
SPECIAL-NAMES.
CRT STATUS IS TECLADO.
INPUT-OUTPUT SECTION.
FILE-CONTROL.
SELECT modulos ASSIGN TO DATABASE-MODL01
ORGANIZATION IS INDEXED
ACCESS MODE IS RANDOM
RECORD KEY IS CODMODC.
DATA DIVISION.
FILE SECTION.
FD modulos.
01 REGMOD.
05 CODMODC PIC X(3).
05 DESCC PIC X(35).
05 PROFC PIC X(35).
WORKING-STORAGE SECTION.
01 FIM PIC X.
01 CODIGO PIC X(3).
01 DESC PIC X(35).
01 PROF PIC X(35).
01 ESTADO PIC X(16).
01 TECLADO.
05 SAIR PIC X(4).
05 FILLER PIC X(2).
PROCEDURE DIVISION.
PROGRAMA.
MOVE SPACES TO SAIR
MOVE SPACES TO FIM
OPEN I-O MODULOS
PERFORM UNTIL FIM = "S" OR SAIR = "0103"
DISPLAY "Ficha dos M¢dulos" AT 0512
WITH BLANK SCREEN
DISPLAY "C¢digo do M¢dulo: " AT 0812
DISPLAY "Designa‡Æo do M¢dulo: " AT 1012
DISPLAY "Nome do Formador: " AT 1212
MOVE SPACES TO CODIGO
MOVE SPACES TO DESC
MOVE SPACES TO PROF
MOVE SPACES TO ESTADO
ACCEPT CODIGO AT 0835 WITH UNDERLINE AUTO
* Verifica se F3 ‚ pressionado para sair
IF SAIR = "0103" THEN
MOVE "S" TO FIM
* Se nÆo pressionar F3, continua execu‡Æo
ELSE
MOVE CODIGO TO CODMODC
READ MODULOS
* Se nÆo existir, criar novo registo e escrever
INVALID KEY
DISPLAY "Inserir dados de novo M¢dulo" AT 0212
ACCEPT DESC AT 1035 WITH UNDERLINE AUTO
ACCEPT PROF AT 1235 WITH UNDERLINE AUTO
MOVE DESC TO DESCC
MOVE PROF TO PROFC
WRITE REGMOD
END-WRITE
* Se existir, fazer update/delete, etc...
NOT INVALID KEY
DISPLAY "M¢dulo Existente" AT 0512 WITH BLANK SCREEN
* Mostra menu com op‡äes
DISPLAY "1. Para sair" AT 0812
"2. Para alterar" AT 1012
"3. Para apagar" AT 1212
"Digite op‡Æo: " AT 1512
ACCEPT FIM AT 1526 WITH UNDERLINE AUTO
EVALUATE FIM
WHEN 1 MOVE "0103" TO SAIR
WHEN 2 DISPLAY "OLA" AT 0918
* Inserir c¢digo para a edi‡Æo do registo (UPDATE)
END-EVALUATE
MOVE SPACES TO FIM
* MOVE "C¢digo inv lido!" TO ESTADO
* ACCEPT ESTADO AT 1214
* WITH UNDERLINE HIGHLIGHT
END-READ
END-IF
END-PERFORM
CLOSE MODULOS
EXIT PROGRAM
STOP RUN.

Ok, o exemplo ficou também bastante mal formatado, esta m3rda não copiou a identação como deve ser [:D]

grande exemplo!!!!

vê-se logo que é cobol pela falta de letras com acentos....

AUTHOR. LUÖS SANTOS

LOL

grande exemplo!!!!

vê-se logo que é cobol pela falta de letras com acentos....

AUTHOR. LUÖS SANTOS

LOL

LOL [:)]

No AS400 estava porreiro, isto perdeu a formatação foi a passar para o PC. Sabem como é... sistemas operativos da Microsoft [:)]

Agora já existe o Websphere, a coisa corre melhor. Mas é chato trabalhar com COBOL e RPG em ambiente gráfico e não resulta tão bem.

Eu Fui/sou utilizador de AS400.(JDE)

Aquilo tem uma apresentação patusca, mas a rapidez com que consegui manobrar o sistema e retirar exactamnete o que queria depois de me habituar era Bastante Boa tendo em conta As proporções dos dados que aquilo manegava "in Loco".

As cores metiam alguma confusão mas habituei-me e tb davam para mudar a combinação menos agressiva.

Agora que trabalho com SAP nem me habituo a tantos botões e a ter que volta a manejar o rato.

Back