Alguns numeros do CTR e do 120d

7.5 faz um Saxo Cup de origem não sei onde foste buscar a ideia que o Type R faz 7.5, nas revistas e estou a falar do antigo faz 6.6

ainda ei de experimentar cronometrar dos 0 aos 100 quanto faz um Type R +, mas quase que apostava o meu esquerdo, em como ja fiz menos de 7s e sem mt esforço lol

Não estranho o facto de os Diesel actuais acompanharem e até ultrapassarem Otto mais ou menos equivalentes, até já o disse aqui varias vezes...

Continuo é achar estranho que alguem acredite o 120d (ou outro diesel qq) faz 6.1L/100km e mesmo assim acompanhar o CTR... [:D]

Oh V7, quantas vezes meteste os 140cv do teu TDI a trabalhar a sério?
No final quanto marcava o CB???

Eu posso falar pelo meu Stilo 1.9JTD, que normalmente faz 6l/100, no outro dia atestei, fiz reset ao CB, e fiz +-10 km a andar a sério (:sh) )... media no final 12.4l/100! :sh)

cumps,
[do]

Dio,

Acho que ninguém se atreve a afirmar que o 120d, a andar a fundo vai fazer o consumo anunciado. Mas não é por ser o 120d... É qualquer carro.

Normalmente é possivel fazer os cunsumos que a marca anuncia. Mas isto não é numa condução despreocupada, mas sim cuidadosa. Acredito que o 120d seja capaz, de fazer uma média perto da que anuncia. Mas com cuidado ao pé direito.

Todos os carros, a andar a fundo, devem gastar o dobro do que a marca anuncia para condução cuidadosa.

Também me custa a perceber porque é que não aceitam que se comparem turbo-diesel com Otto.

A industria descobriu há uns anos que a utilização de turbos nos motores diesel era perfeitamente possivel e proveitosa. Já nos motores a gasolina, a pratica foi durante muitos anos abandonada e tem sido, mais recentemente, retomada. Acho fantástico que assim seja.

Os motores da VW e o novo motor da Renault podem a vir a revolucinar o mercado. Acho excelente, até porque me parece que conseguiram contornar o factor que levou ao abandono dos turbos nos motores a gasolina: os consumos impossiveis.

Não são misturas!
São boas formas de retirar conclusões.
0.6s a uma média de 180kms/h dá para ver o atraso de um para o outro com alguma segurança.

E para quem disse isto atrás.....

Não entendeste.
Falo de testes completos...
Obviamente não vou andar a por testes feitos em carro «y» em «x» condições e depois para completar, pq nesse teste não se fez os 0-100kmh ou os 0-1000mts de outro teste feito em outro lugar com outro carro.
O que eu me referia era comparar testes completos vindos de fontes fidedignas.
Quanto aos teus cálculos têm a sua razão de ser, mas melhor sempre será o teste.

Bem, se o Ibiza TDI 130cv segundo o que se falava e o que se via nos videos da altura passava CTR's o que dizer do 120d 177cv? lol

Se o CTR é mais rápido que um Golf GTI então podemos concluir que o 120d 177cv é mais rápido que o GTI?

PS: estou a mudar a direcção do fogo para outro carro alemão, senão o não vai faltar pessoal para bater no CTR. Assim alemão vs alemão já se contem mais. Não sabem em que direcção disparar.

Ainda tás com essa atravessada lool!
Esse Ibiza tinha 169 cv se não tou em erro, pois dizia no início do vídeo enquanto o Type R tinha 199, foram medidos no mesmo banco, penso.
Não vejo qual a barbaridade do que se passou no vídeo acho que ninguém estava a fingir e a brincar, e o Ibiza não passou o CTR, apenas veio sempre colado ou lado a lado, em recta, na VDG.
Estes Ibizas têm mta ponta e uma caixa mto longa.

Last edited:
Também me custa a perceber porque é que não aceitam que se comparem turbo-diesel com Otto.

A industria descobriu há uns anos que a utilização de turbos nos motores diesel era perfeitamente possivel e proveitosa. Já nos motores a gasolina, a pratica foi durante muitos anos abandonada e tem sido, mais recentemente, retomada. Acho fantástico que assim seja.

Os motores da VW e o novo motor da Renault podem a vir a revolucinar o mercado. Acho excelente, até porque me parece que conseguiram contornar o factor que levou ao abandono dos turbos nos motores a gasolina: os consumos impossiveis.

não é aceitar que se comparem uns com os outros, mas sim que se comparem carros turbinados com N/A![;)]

não é aceitar que se comparem uns com os outros, mas sim que se comparem carros turbinados com N/A![;)]

Mas qual é o problema??? O que interessa ao comprador/condutor é o produto final. E isso engloba performance, consumo, preço,... e pouco interessará a arquitectura do motor e os auxiliares (turbo, compressores...)
É o mesmo que dizeres que não podemos comparar um Golf GTI com um CTR. Eu pergunto porquê? Não posso comparar um E 55 AMG com um M5? Não posso comparar um 330i com um 335i? Porquê? Não posso comparar um 130i a um Audi S3?

Não me interessa a maneira como as marcas constroem o produto. A mim interessa-me mais a função do mesmo. Entre um 335i e um 330i, se custassem o mesmo, havia duvida? Ou seria, "ah e tal, turbinado, não gosto..."

Entre um Leon Cupra e um CTR. Achas que não podemos comparar. O possivel comprador vai colocar um deles fora de hipotese por ter ou não ter turbo? Ou quando compara os motores pensa que o do Leon tem mais potencia, mais binário e até é capaz de ser mais agradável de utilizar no dia a dia, pelo mesmo consumo...

Como consumidor, interessa-me o melhor produto. Se tem turbo ou não, as marcas que decidam... O consumidor está cá para julgar as opções...

Boas.

Isto daqui a nada já parece um certo tópico sobre veículos a gasóleo versus veículos a gasolina ou a um certo diário de bordo [:p] .

Cheira-me a discussão interminável ...

Mas qual é o problema??? O que interessa ao comprador/condutor é o produto final. E isso engloba performance, consumo, preço,... e pouco interessará a arquitectura do motor e os auxiliares (turbo, compressores...)
É o mesmo que dizeres que não podemos comparar um Golf GTI com um CTR. Eu pergunto porquê? Não posso comparar um E 55 AMG com um M5? Não posso comparar um 330i com um 335i? Porquê? Não posso comparar um 130i a um Audi S3?

Aqui até concordo contigo, contudo, será o comprador do Type-R o mesmo do 120d e vice-versa?

Não me interessa a maneira como as marcas constroem o produto. A mim interessa-me mais a função do mesmo. Entre um 335i e um 330i, se custassem o mesmo, havia duvida? Ou seria, "ah e tal, turbinado, não gosto..."

Entre um Leon Cupra e um CTR. Achas que não podemos comparar. O possivel comprador vai colocar um deles fora de hipotese por ter ou não ter turbo? Ou quando compara os motores pensa que o do Leon tem mais potencia, mais binário e até é capaz de ser mais agradável de utilizar no dia a dia, pelo mesmo consumo...

Depende do comprador. Para este tipo de carros com tendências mais desportivas uma boa parte dos compradores que os procuram sabem o que querem realmente. Se assim fosse, e ao preço que está o Cupra, já verias na estrada mais do os que vês (não estou a desdenhar do Cupra pois até é um carro que acho interessante, apenas estou a comentar as escolhas).

Como consumidor, interessa-me o melhor produto. Se tem turbo ou não, as marcas que decidam... O consumidor está cá para julgar as opções...

Bom, aqui penso que te contradizes um pouco com frase do quote anterior. Primeiro o ter turbo ou não ter não interessa para o comprador, mas agora já julga essa opção? Não percebi ...

No fim das contas cada um que escolha o que mais gosta e o que lhe sirva melhor.

E não se esqueçam, a caixa de velocidades existe para ser utilizada!

Grande abraço,
McDriver

alguém já disse que os números, são só os números.
o que eu acrescento é que há números mais importantes que outros.
para mim, o que conta realmente são os sorrisos/km.
nos últimos 5 anos alternei diesel e gasolina, o que, não tornando a minha opinião mais relevante, até porque não tive um diesel ao nível do 120d, me permite acrescentar algo, face aos teóricos.

automóvel | sorrisos/km (0-10)
2002 ibiza tdi 130 | 4
2002 ctr ep3 | 10
2006 accord i-ctdi 182cv | 0
2007 ctr fn2 | 10

nota: os ctr têm nota 10 porque foram do melhor que já tive. espero que eles se vão relativizando, quanto antes.

mas se compararmos reprises que no fundo são o que melhor reproduz as condições normais de utilização, até temos um 120d consideravelmente mais rápido.

como é que é??:confused::confused::confused:

isso é outro mito do fórum...
experimentem carregar no 120d a 30 em 5ª e vejam lá se ele se mexe...mexe-se mais depresse o CTR que o 120d...

essas represes das revistas favorecem sempre os diesel..., na vida real é vê-los a esfumarem-se todos a subir monsanto para conseguirem andar depressa...[8b]

pode-se comparar tudo! [;)]
tb se pode comparar por exemplo este tempo em pista

http://www.fastestlaps.com/track3.html

em que o type-r faz melhor tempo que o 130i, que o A3 3.2 e menos 4 segundos que um 335i...[;)]

por isso deixem lá vir os turbos...que venham em paz e que as MAFS vos acompanhem...

A questão do barulho do motor é interessante, todos nós ocasionalmente gostamos de ouvir, enquanto apreciador de carros, um bom motor otto a gritar pelas rotações a cima... mas...
o barulho do motor 20d até nem é mau de todo, é suficientemente abafado e tal, e a questão principal é que faço regularmente viagens em AE de sensivelmente quatro horas, e sinceramente acho que prefiro o motor 20d que no geral até é suficientemente abafado e suportável do que ir a ouvir durante quatro horas o VTEC por ali fora a gritar... há dias em que um tipo até já dói a cabeça do dia que teve e no fim ainda grama com aquela berraria toda [:D]
O barulho do CTR é interessante, mas no dia-a-dia não sei se não prefiro um diesel! :sh)

Cumprimentos

Hummm, devias experimentar um hibrido ...

alguém já disse que os números, são só os números.
o que eu acrescento é que há números mais importantes que outros.
para mim, o que conta realmente são os sorrisos/km.
nos últimos 5 anos alternei diesel e gasolina, o que, não tornando a minha opinião mais relevante, até porque não tive um diesel ao nível do 120d, me permite acrescentar algo, face aos teóricos.

automóvel | sorrisos/km (0-10)
2002 ibiza tdi 130 | 4
2002 ctr ep3 | 10
2006 accord i-ctdi 182cv | 0
2007 ctr fn2 | 10

nota: os ctr têm nota 10 porque foram do melhor que já tive. espero que eles se vão relativizando, quanto antes.

n gostaste do accord? motor 2.2 i-ctdi tem fama de ser porreirinho. embora eu acredite que dps do type r fosse dificil achares outro carro bom ^^

Excelente comentário, concordo plenamente. Aliás, tenho-me fartado de defender isso mesmo aqui no fórum.

Pouco interessa que um carro tenha 1, 2 ou 10 turbos, 1000, 2000 ou 3000cc de capacidade, se é em V, se é em linha, etc. Cabe ao fabricante utilizar os sistemas/esquemas/arquitecturas que lhe permitam ter um melhor desempenho/eficácia possível.

Para quem está atrás do volante só interessa aquilo que o carro, verdadeiramente, faz.

por isso deixem lá vir os turbos...que venham em paz e que as MAFS vos acompanhem...

lolololol

É isso mesmo!

Essas comparaçoes de reprises não servem para nada! Qualquer NA para fazer uma reprise de jeito precisa de uma redução, e qualquer diesel dos novos, com a quantidade de binário que teem quase nem é preciso usar a caixa.

O 120d é uma máquina muito boa, mas para porpositos bem diferentes dos do CTR. Este não pode competir com o BMW em termos de conforto, utilizaçao no dia-a-dia, etc, ja o alemão por muito boas performances que tenha não está ao nível do CTR onde este se sente bem!

Excelente comentário, concordo plenamente. Aliás, tenho-me fartado de defender isso mesmo aqui no fórum.

Pouco interessa que um carro tenha 1, 2 ou 10 turbos, 1000, 2000 ou 3000cc de capacidade, se é em V, se é em linha, etc. Cabe ao fabricante utilizar os sistemas/esquemas/arquitecturas que lhe permitam ter um melhor desempenho/eficácia possível.

Para quem está atrás do volante só interessa aquilo que o carro, verdadeiramente, faz.

Ora nem mais.

Bom, aqui penso que te contradizes um pouco com frase do quote anterior. Primeiro o ter turbo ou não ter não interessa para o comprador, mas agora já julga essa opção? Não percebi ...

No fim das contas cada um que escolha o que mais gosta e o que lhe sirva melhor.

E não se esqueçam, a caixa de velocidades existe para ser utilizada!

Grande abraço,
McDriver

Quando digo julgar as opções, é mais julgar o resultado prático das opções...
A Honda optou por não turbinar o CTR. Estão no seu direito e não critico. Mas a mim, como comprador, o que me interessa é que a nivel de performance é o pior do segmento. Percebes?[;)]

Last edited:
n gostaste do accord? motor 2.2 i-ctdi tem fama de ser porreirinho. embora eu acredite que dps do type r fosse dificil achares outro carro bom ^^

para o que foi pensado é até mais do que porreirinho.
eu é que não estou para ai virado. [:vm)]
fui na conversa da patroa.[8b]
porra, parecia o meu pai. na hora em que me sentei no carro, à porta da soonda, fiquei 20 anos mais velho.

Back