ALIENS --- Que acham?

Eu até admito que haja probabilidade de existir vida em mais sítios do universo. Que esta vida seja baseada no carbobno como a nossa, já acho que reduz a probabilidade. Que a vida seja, ainda que remotamente, morfologicamente semelhante à nossa, acho mesmo muito inverosímil.
Por acaso isso é que gostava de ver, mesmo a nível microbiológico, se o DNA/RNA é um exclusivo da terra ou não.

Se bem que quimicamente todo o universo parece ser muito uniforme, e as reacções químicas parecem seguir o caminho de menor resistência.

Se essa for a forma mais fácil e quimicamente económica de passar informação genética, é natural que as moléculas se arrangem dessa maneira noutro ponto do universo.

Basicamente as fábricas de matéria (as estrelas) funcionam todas da mesma maneira, e até chegar ao ferro já dá para muita coisa ao juntar os elementos.

Por acaso isso é que gostava de ver, mesmo a nível microbiológico, se o DNA/RNA é um exclusivo da terra ou não.

Se bem que quimicamente todo o universo parece ser muito uniforme, e as reacções químicas parecem seguir o caminho de menor resistência.

Se essa for a forma mais fácil e quimicamente económica de passar informação genética, é natural que as moléculas se arrangem dessa maneira noutro ponto do universo.

Basicamente as fábricas de matéria (as estrelas) funcionam todas da mesma maneira, e até chegar ao ferro já dá para muita coisa ao juntar os elementos.

também eu gostaria de ver isso, mas tão cedo não teremos acesso a informação de planetas extrasolares

para o caso de ser encontrada vida em planetas e luas de planetas solares seria preciso despistar a hipótese de esta ter sido oriunda da terra e depois se ter disseminado pelo sistema sola

é preciso não esquecer que há a chamada evolução convergente, ou seja para um dado ecossistema há adaptações melhores e piores, as melhores prevalecem

Errado, nos proximos 5 anos vamos saber se ha vida nos planetas fora do sistema solar.Até vida inteligente, caso não se estejam a esconder!

Estes videos não têm credibilidade nenhuma na minha opinião. E na minha opinião, ainda não tivemos qualquer visita.

Se há vida fora do nosso planeta? Acredito que isto tudo (universo) não é só para nós. E como a vida aqui se desenvolveu, deve haver outros sistemas solares, com planetas ideais para desenvolver vida.

E deve haver planetas com vida já mais desenvolvida e menos desenvolvida que a nossa.

Agora, há condições para haver uma intercomunicação entre 2 planetas com vida? A distância é enorme. Já vi a nossa civilização mais proxima da exploração espacial do que actualmente. Os governos estão mais interessados em financiar guerras e poluir o planeta para satisfazer o poder economico de alguns milionarios.

A nossa capacidade de exploração espacial está estagnada desde os anos 60. Estamos mais inclinados para auto-destruição do que para expansão espacial, é essa a tendência para um planeta civilizado?
Exactamente o que eu acho, não retirava uma vírgula.

Infelizmente, muito provavelmente não veremos avanços significativos e grandes descobertas nas próximas décadas / séculos, se é que algum dia as veremos (nós entenda se a humanidade).

Talvez numa perspectiva demasiado pessimista, eu nem acredito que a própria humanidade tenha futuro. Alterações para ontem já eram tarde e não creio que aqui haja um alarmismo exacerbado. Acredito que vamos tornar o planeta inabitavel para nós e, portanto, não haverá tempo para descobrirmos um grão de areia do infindável deserto que é o universo.

duvido

de qualquer modo não percebeste aquilo que o avant e eu dissemos

O telescopio james webb vai ser capaz de detectar os componentes da atmosfera.

Ha alguns componentes que apenas aparecem com vida, como oxigénio.

O oxigenio desparece rapidamente quando nao ha vida

Estás enganado, na terra há muita vida em sítios sem oxigénio, chamam-se organismos anaeróbios.

"Há vida inteligente noutros locais do universo?". Esta é talvez a pergunta mais importante que a humanidade pode fazer.

Nesta fase da nossa evolução, com o conhecimento cientifico e tecnologia atual, pouco mais podemos fazer que especular e dar palpites. Portanto, acho que temos que ser humildes e simplesmente assumir que não sabemos e que atualmente não estamos em condições de o determinar. Aquelas tentativas de escutar sinais eletromagnéticos são um bocado infantis, pois assumem que as outras eventuais civilizações estão no mesmo patamar tecnológico que nós e usam a mesma tecnologia. Obviamente que daqui a 300 ou 500 anos nem nós vamos usar sinais eletromagnéticos para comunicar, agora imaginem o fosso tecnológico que existe em períodos de muitos milhares ou até milhões de anos.

Mas, como alguém disse: "Com um universo tão grande, se existir vida apenas na terra, é um enorme desperdício de espaço"

Estás enganado, na terra há muita vida em sítios sem oxigénio, chamam-se organismos anaeróbios.
Onde estou enganado? O que uma coisa tem a ver com a outra....

Eu disse que se houver oxigenio ha vida, não falei nada sobre a vida precisar de oxigenio...

Quem diz oxigenio diz outras materias... Se for artificial pode significar vida inteligente...

Onde estou enganado? O que uma coisa tem a ver com a outra....

Eu disse que se houver oxigenio ha vida, não falei nada sobre a vida precisar de oxigenio...

Quem diz oxigenio diz outras materias... Se for artificial pode significar vida inteligente...
A questão não é essa, é que a vida pode ser evoluído noutros lados sem a dita produção de oxigénio. A presença do mesmo, concordo que poderia ser um importante sinal de vida semelhante à do nosso planeta.

Mas não será a sua ausência que automaticamente excluirá a presença de vida.

A questão não é essa, é que a vida pode ser evoluído noutros lados sem a dita produção de oxigénio. A presença do mesmo, concordo que poderia ser um importante sinal de vida semelhante à do nosso planeta.

Mais ainda, será que a vida como a conhecemos é sustentável a longo prazo, será que iremos, nós mesmo, evoluir para uma forma de vida cada vez menos biológica e mais electrónica? será que vamos precisar de oxigénio para viver?
E se nós podemos imaginar isso a acontecer E não me parece inverosímil de todo, tendo em conta que será a forma mais fácil de adquirir "vida para além da morte", então será que outras civilizações já não estarão nesse ponto? e, sendo virtualmente imortal, será que a "distância" passará a ser um obstáculo menos relevante?

Será....
Será.... (parece o final de uma música do Pedro Abrunhosa)![:D]
M

mais uma vez eu não disse que a não presença iria excluir, apenas disse que a presença em grande numero confirma a presença de vida.

mas é apenas um exemplo...

não tenho a certeza de que o oxigeneo só apareça na atmosfera se existir vida

de qualquer modo o telescopio james webb só irá conseguir analisar a atmosfera de planetas relativamente perto

e por fim o que interessa não é apenas saber se existir vida noutro planeta, mas principalmente se existem civilizações avançadas e a isso esse telescopio não responde

não tenho a certeza de que o oxigeneo só apareça na atmosfera se existir vida

de qualquer modo o telescopio james webb só irá conseguir analisar a atmosfera de planetas relativamente perto

e por fim o que interessa não é apenas saber se existir vida noutro planeta, mas principalmente se existem civilizações avançadas e a isso esse telescopio não responde

O oxigenio é muito instável. Mesmo que apareça sem vida rapidamente desapareceria....

Back