33Stradale
New member
percebo muito mais de ciencia (em particular de fisica e matematica) que de economia
sei bem que com a revolução cientifica que ocorreu +/- entre a descoberta das transformações de lorenz e a formulação do modelo padrão da fisica de particulas a evolução tecnologica seria rapida
ocorreu algo parecido, em muito menor escala, no final da idade média (a chamada revolução industrial da idade média)
o que pode ter ocorrido, e isso parece-me lógico, é a divulgação da tecnologia para paises menos desenvolvidos, a popularização da tecnologia ter sido facilitada pelo fim do padrão ouro, mas o fator crucial para o salto tecnologico foi um salto cientifico
aliás creio que atualmente grande parte do menor crescimento economico deriva daí, temos um desenvolvimento cientifico mais lento, logo um desenvolvimento tecnologico mais lento e daí deriva também um crescimento economico mais lento e centrado nos paises menos desenvolvidos aonde ocorre principalmente por transferencia tecnologica.
Sem dúvida que o salto tecnológico se deveu à ciência. A relação é tão óbvia que não merece discussão. Mas o que eu digo é que o desenvolvimento pelos Estados de políticas monetárias e orçamentais expansionistas, permitido precisamente por ter nas mãos um instrumento que se chama moeda fiduciária, ou papel moeda ou o que lhe quiserem chamar, foi o que deu em última análise o financiamento necessário quer para dar o salto da ciência fundamental à ciência aplicada, quer para a explosão da procura, da criação de classes médias fortes com capacidade e vontade de consumir, dando assim o incentivo nas sociedades capitalistas para a chegada da tecnologia a toda a gente.