⚡️BITCOIN⚡️Lightning Network⚡️Lapps⚡️altcoins

Ressuscitando o tópico.

Tenho algum investimento em BTC que queria usar para completar o pagamento da entrada de um imóvel. São cerca de 30K. Foi comprado há uns bons anos, tenho recibos das compras, e obviamente tive um lucro astronómico. (qualquer coisa na ordem dos 500%).

tenho isto em "hard wallet", queria converter para EUR.

As minhas dúvidas:

- Qual é a melhor forma?
- Vou ter chatices com os bancos?
- Posso ter chatices com as finanças?
- Tenho de pagar imposto?

Obs: tenho contas verificadas em duas exchanges que posso usar: Binance e BitPanda.
Obrigado.

Já perguntaste ao vendedor se não as quer "comprar"?
Dessa forma era entre ti e ele e mais ninguém tinha nada a ver com isso nem forma de saber.
Para segurança extra pedias a um advogado para pôr isso em papel mas era algo privado.
Se quiseres ainda mais privacidade e impossibilidade de rastrear fazes atomic swap btc-monero-btc e quebras toda a rastreabilidade.

Se o vendedor não quiser e queres passar por bancos só tens grande probabilidade de ter chatices com as finanças se o banco te sinalizar.
Para evitar isso eu falaria primeiro com o gestor de conta.
O que ele tem a fazer é justificar essa entrada extraordinária e dessa forma não tem de alertar ninguém.
Se o banco não tiver como política aceitar a venda de criptomoedas como justificação aconselho-te a fazer isso noutro banco.

Quem te pode lixar aqui é o banco e fica totalmente ao critério deles lançar um alerta ou não.
Antes de fazer a transferência deves garantir que eles estão "confortáveis" com isso.

30k não é muito dinheiro mas é o suficiente para te dar muitas chatices.

Dito isto, tens mesmo a certeza que é uma boa altura para te desfazeres disso?
Para o ano há halving e continuando a fazer o caminho que tem feito, em 2025 é bem provável que atinja novo ATH.

Em qualquer mercado tipo "bolsa" os acontecimentos futuros certos refletem-se sempre no preço quando são conhecidos, e não quando acontecem.

É isso... só que não se aplica aqui!

O "mapa" de Bitcoin até 2140 é conhecido desde 2009.
Qual é a tua explicação para o preço justo não ter sido formado em 2009 ou 2010? Ou, vá, em 2017 quando "toda a gente" ficou a conhecer?

O preço de Bitcoin não é especulativo, está indexado ao custo de produção, como já expliquei. Faz as contas e facilmente verificarás.

Se queres especulação existem produtos financeiros mais ou menos relacionados onde podes especular à vontade.

É isso... só que não se aplica aqui!

O "mapa" de Bitcoin até 2140 é conhecido desde 2009.
Qual é a tua explicação para o preço justo não ter sido formado em 2009 ou 2010? Ou, vá, em 2017 quando "toda a gente" ficou a conhecer?

O preço de Bitcoin não é especulativo, está indexado ao custo de produção, como já expliquei. Faz as contas e facilmente verificarás.

Se queres especulação existem produtos financeiros mais ou menos relacionados onde podes especular à vontade.

O "preço justo" não existe. Existe um preço de mercado. O preço de mercado não é nem deve ser fixo. O que eu estou a dizer simplesmente é que num mercado de livre concorrência, com muita liquidez e atomização, toda a informação disponível em princípio está incluída no preço. Ou seja, se toda a gente sabe que no próximo halving o preço vai aumentar, então a procura vai disparar o que fará com que o preço aumente já, incorporando de imediato no preço a informação conhecida.

Sobre o facto de o preço da Bitcoin não ser especulativo e estar indexado ao custo de produção, fiquei curioso. Existe uma correlação positiva e estatisticamente significativa com fatores tais como os custos energéticos, preços dos ASICs, etc? É isso?

O "preço justo" não existe. Existe um preço de mercado. O preço de mercado não é nem deve ser fixo. O que eu estou a dizer simplesmente é que num mercado de livre concorrência, com muita liquidez e atomização, toda a informação disponível em princípio está incluída no preço. Ou seja, se toda a gente sabe que no próximo halving o preço vai aumentar, então a procura vai disparar o que fará com que o preço aumente já, incorporando de imediato no preço a informação conhecida.

Sobre o facto de o preço da Bitcoin não ser especulativo e estar indexado ao custo de produção, fiquei curioso. Existe uma correlação positiva e estatisticamente significativa com fatores tais como os custos energéticos, preços dos ASICs, etc? É isso?
Algo tão óbvio, on the dot. 👍

Sim.

https://www.coingecko.com/research/p...in-mining-cost

https://arxiv.org/pdf/1805.07610

O "preço justo" não existe. Existe um preço de mercado. O preço de mercado não é nem deve ser fixo.

Acima disso existe um custo de produção.

A margem para especulação é reduzida.​

Última edição:
Sim.

https://www.coingecko.com/research/p...in-mining-cost

https://arxiv.org/pdf/1805.07610

Acima disso existe um custo de produção.

A margem para especulação é reduzida.​

Não existe especulação em bitcoin [:)][:)][:)][:)][:)][:D][:D]

Por isso é que em 2021 andou nos 50k e em 3 ou 4 meses perdeu metade do valor. Isso teve a ver com os preços de energia??

Já para não falar de todas as outras patacoadas das "whales" e mais não sei quê que os supostos gurus falam e que têm influência no preço. As "whales" não são mineradores. São especuladores.

Não existe especulação em bitcoin [:)][:)][:)][:)][:)][:D][:D]

Por isso é que em 2021 andou nos 50k e em 3 ou 4 meses perdeu metade do valor. Isso teve a ver com os preços de energia??

Já para não falar de todas as outras patacoadas das "whales" e mais não sei quê que os supostos gurus falam e que têm influência no preço. As "whales" não são mineradores. São especuladores.

Longo prazo...

É isso que (me) interessa.

A seguir aos halvings têm existido grandes flutuações fruto da grande ignorância e da capitalização dessa ignorância por esses "gurus".
Foi assim em 2013, 2017 e 2021.

Mas depois o preço tende a ajustar ao custo de produção.

Voltar
Superior