citação:Originalmente colocada por J.Garcia
O IC só pode ser aplicado aos novos carros que vão ser vendidos após o fim do IA, visto que os mais velhos já pagaram o imposto no momento da compra!
Na altura do selo, pagam como tem sido até agora!
Este sistema é bom para quem gosta de mudar o carro mais frequentemente e para as empresas de aluguer!
citação:Originalmente colocada por eL niNo
epah, onde é que um carro só tem 10 anos de vida util???? devem tar a brincar... qualquer carro de segmento alto com 10 anos está em muito bom estado! (a menos que tenha mais kms que sei lá o que)
Boas, isto não sou eu é apenas o que tem vindo a ser publicado na comunicação.
Agora o que vale mesmo a sério é quando estas coisas sairem todas em diário da republica, aí deixa de haver duvidas sobre o que vai ser. Mas o Sócrates e companhia têm andado a prometer e penso que está para breve isto tudo.
Nalgumas coisas todas as noticias e anuncios ou entrevistas em directo têm sido coerentes.
- Quem já pagou IA depois de um periodo de transição maior ou menor vai pagar o novo imposto (de forma a evitar que o parque automovel envelheça)
- E os valores de IA actuais são para serem distribuidos por 10 anos do novo imposto porque este é o tempo que os nossos governantes atribuiram como vida util (e ainda bem que se ficaram por 10 anos, porque para um governante os carros têm vida util de 4 anos ou menos se o mandato for interrompido)
Ou seja, o que posso concluir daqui é, agravamento da carga fiscal, eles não perdem, cada vez que alteram algo não é para baixar e sim para aumentar e o aumentar vem de dois factores:
- Veiculos que já pagaram IA na totalidade depois do periodo de transição vão passar a pagar 10% do IA todos os anos (agora com um novo nome)
- Os veiculos que passem os 10 anos de vida em cada ano extra pagam mais 10% de IA (agora com um novo nome)
O que é que eu penso disto tudo, de verdade, acho que só veriam *********(*) com tantos cortes do corrector automático do forum. Ainda há ténues esperanças que não seja assim tão mau, logo se vê quando for oficial
Abraço