Alteracoes na lei do aborto

É muito simples, quem aprovou esta lei foram os partidos que apoiaram o "Não" no referendo da IVG. Logo, se pudessem, a lei da IVG ía outra vez para trás, mas (ainda) não têm coragem para isso.

É uma lei Fascista, tal como este governo. Permitir objectores de consciência, é mesmo isso.

Em relação às taxas moderadoras, é dificultar o acesso à IVG. Na maioria dos casos, a mulher aborta por questões financeiras, logo, se fazem-na pagar para abortar, é um contra-senso com o intuito de dificultar o acesso à IVG.

Portanto afastar médicos que, por princípio, não são favoráveis à IVG (ou que pelo menos não a praticam) não é um acto fascista. Mas permitir que esses médicos TAMBÉM possam dar consultas sobre a IVG já é fascismo.
Isto é um brain f**k do caraças...

Portanto afastar médicos que, por princípio, não são favoráveis à IVG (ou que pelo menos não a praticam) não é um acto fascista. Mas permitir que esses médicos TAMBÉM possam dar consultas sobre a IVG já é fascismo.
Isto é um brain f**k do caraças...

Não se afasta um médico por não concordar com a IVG. Não sei onde foi buscar essa ideia.
O que o médico objector de consciência(o próprio nome indica, não há dúvidas) vai lá fazer é confrontar a mulher que já tomou a decisão e não foi alguém que foi a pedido dela.

Se o médico é contra a IVG, não tem nada que ser contratado para persuadir a mulher. Já lhe chega (à mulher) ter de passar por um aborto, quando mais vir alguém lhe dizer que está a fazer mal. Não estejamos com rodeios, um objector é isso mesmo.

Nada contra o aborto desde que paguem tal como todos os outros doentes.

Já agora, excepto em casos de violação e perigo de vida, o aborto só devia ser permitido com a autorização do pai, pois afinal ainda a criança não tem só mãe, tambem tem de ter um pai.

Não se afasta um médico por não concordar com a IVG. Não sei onde foi buscar essa ideia.
O que o médico objector de consciência(o próprio nome indica, não há dúvidas) vai lá fazer é confrontar a mulher que já tomou a decisão e não foi alguém que foi a pedido dela.

Afastamento de qualquer procedimento relacionado com a IVG bem entendido. Seja a interrupção em si (óbvio) como as consultas de acompanhamento (que antes eram facultativas).

É muito simples, quem aprovou esta lei foram os partidos que apoiaram o "Não" no referendo da IVG. Logo, se pudessem, a lei da IVG ía outra vez para trás, mas (ainda) não têm coragem para isso.

É uma lei Fascista, tal como este governo. Permitir objectores de consciência, é mesmo isso.

Em relação às taxas moderadoras, é dificultar o acesso à IVG. Na maioria dos casos, a mulher aborta por questões financeiras, logo, se fazem-na pagar para abortar, é um contra-senso com o intuito de dificultar o acesso à IVG.

A taxa vai até 63€, máximo dos máximos, face ao custo de ter um filho até sai barato.

Contra-senso é achar quem aborta por questões financeiras não precisa de se consciencializar a usar contraceptivos para não se por a usar o aborto como regra (especialmente se for grátis).
Acredito que a medida foi tomada para não banalizar o aborto, que é tudo menos inócuo deve ser usado em último recurso. Acreditam que algum médico irá negar de facto o aborto? E vão por os objectores a negar tudo... menos.

Mas é mais fácil chamar fascista, aqueles tipos de S.Bento gostam de apupos e revolta social e fazem estas coisas só para irritar claramente. [:D]

63€ com tudo incluído. Ridículo. Ando eu a pagar 18€ com crises que mal consigo respirar nas urgências, para abortadeiras serem tratadas como rainhas com pouco mais de 60€, "chave na mão". E quem é isento não paga, que deve ser a maioria de quem os faz. Isto realmente... [8b]

No que dependesse de mim, a taxa era 4x superior. O hospital tabela uma consulta por 50 ou 60 euros, eu pago 18. Logo, se um aborto custa umas valentes centenas ou mais de um milhar de euros ao estado, tem que ser proporcional.

Que desilusão de lei.

Last edited:
63€ com tudo incluído. Ridículo. Ando eu a pagar 18€ com crises que mal consigo respirar nas urgências, para abortadeiras serem tratadas como rainhas com pouco mais de 60€, "chave na mão". E quem é isento não paga, que deve ser a maioria de quem os faz. Isto realmente... [8b]

No que dependesse de mim, a taxa era 4x superior. O hospital tabela uma consulta por 50 ou 60 euros, eu pago 18. Logo, se um aborto custa umas valentes centenas ou mais de um milhar de euros ao estado, tem que ser proporcional.

Que desilusão de lei.

Depois pagavas as cirurgias e tratamentos porque fizeram abortos ilegais e a coisa deu para o torto... queres castigar e acabas por ser castigado.

Isto dito por um Medico em plena campanha eleitoral pelo PS, só prova que as taxas moderadoras não são assim tão más. :)

E alguém disse que eram? É pena é que algumas se estejam a tornar em co-pagamentos, mas isso é outra história...

Nomes. Diz aí nomes.

Isso cabe a quem deve investigar, já muita gente nos comentários as notícias deixou nomes cabe às entidades investigarem.

Mas já agora como profissional na saúde concordas com o que foi Feito pelo SRS e pelos "profissionais" de cá ?

Agora digamos que uma rapariga queria ir ao Hospital para IVG e chegava lá não havia nenhum médico que não fosse objector de consciência, onde e que está assegurado os direitos dela ?

www.dnoticias.pt/actualidade/politi...ciencia-dos-medicos-do-sesaram-em-relacao-ao-

Antes do 25 de Abril de 1974, era frequente as empregadas domesticas que engravidavam do Patrão, colocarem "filho de Pai incógnito", isso acabou.

Hoje só é possível em condições absolutamente excepcionais, em que não se possa determinar o Pai, e tem de ser o Juiz em Tribunal a decidir isso.
O que o juiz vai fazer é usar tudo ao seu alcance para identificar o pai. Como sabemos, deve ser muito difícil esconde-lo.

Alguns deputados da maioria entregaram declarações de voto. Que valem o que valem.

Já agora, só um detalhe. Sou contra qualquer tipo de consulta obrigatória. Mas a consulta não é obrigatoriamente com um objetor de consciência como já vi referido. Os objetores também poderão dar essas consultas mas não é obrigatório. Não deixa de ser um retrocesso até porque a mulher já poderia ter uma consulta se assim o solicitasse.
Obviamente ninguém faz um aborto sem passar numa consulta, tal como não é possível comprar alguns medicamentos numa farmácia sem ter passado numa consulta e ter a respectiva receita.

A consulta serve para esclarecimento de todos os procedimentos e soluções que a mulher tem à sua disposição. Pode optar avançar ou ter outras consultas. Para avançar basta esperar os 3 dias previstos na lei, para cimentar a sua decisão depois da consulta de esclarecimentos.

Isso cabe a quem deve investigar, já muita gente nos comentários as notícias deixou nomes cabe às entidades investigarem.

Mas já agora como profissional na saúde concordas com o que foi Feito pelo SRS e pelos "profissionais" de cá ?

Agora digamos que uma rapariga queria ir ao Hospital para IVG e chegava lá não havia nenhum médico que não fosse objector de consciência, onde e que está assegurado os direitos dela ?

www.dnoticias.pt/actualidade/politi...ciencia-dos-medicos-do-sesaram-em-relacao-ao-
Ah, então foi a cunhada do tio do amigo do conhecido que disse. É sempre a mesma m€rd@ do médico ladrão e corrupto que entra ao meio dia e sai às 10. Quando se pedem nomes já é um caraças.

Ainda por cima numa situação destas, a IVG é legal mas achas que alguém se vai sujeitar a fazer abortos no consultório com todas as complicações que podem decorrer? Ou que alguém se sujeitava a declarar-se objector de consciência e andava a fazer abortos no privado?

Mas se há aí na Madeira, avança aí com nomes. E mandas um mail para igas@igas.min-saude.pt que eles tratam do assunto. Mas é muito mais fácil andar num fórum a denegrir uma classe.

Se acho bem? Claro que acho. Era mais o que faltava obrigarem médicos objectores de consciência a praticarem abortos "a bem da nação". Isso seria próprio de regimes totalitários. Isso é um problema do SESARAM, não é dos médicos.

Se acho bem? Claro que acho. Era mais o que faltava obrigarem médicos objectores de consciência a praticarem abortos "a bem da nação". Isso seria próprio de regimes totalitários. Isso é um problema do SESARAM, não é dos médicos.

Se bem percebi, é possível a um médico recusar-se a fazer a IVG à mulher. Se não é assim, que me corrijam.

Portanto, há uma lei que dá à mulher a possibilidade de fazer uma IVG e se todos os médicos se recusam, qual a solução ?
Dou outro exemplo, há um médico que é cirurgião e racista. É preciso operar um cigano, o médico recusa-se, quais as consequências para esse médico ? A lei existe(IVG) e é preciso ser assegurada por médicos, é para cumprir por todos ou só quem lhe apetece ?

Regime totalitário é fazer cumprir a lei ? Nessa caso, se todos se recusarem é o quê, Anarquismo ?

Ah, então foi a cunhada do tio do amigo do conhecido que disse. É sempre a mesma m€rd@ do médico ladrão e corrupto que entra ao meio dia e sai às 10. Quando se pedem nomes já é um caraças.

Ainda por cima numa situação destas, a IVG é legal mas achas que alguém se vai sujeitar a fazer abortos no consultório com todas as complicações que podem decorrer? Ou que alguém se sujeitava a declarar-se objector de consciência e andava a fazer abortos no privado?

Mas se há aí na Madeira, avança aí com nomes. E mandas um mail para igas@igas.min-saude.pt que eles tratam do assunto. Mas é muito mais fácil andar num fórum a denegrir uma classe.

LIKE, LIKE. Sempre fui contra pessoas que colocam rótulos noutras classes profissionais só porque sim.

Se bem percebi, é possível a um médico recusar-se a fazer a IVG à mulher. Se não é assim, que me corrijam.

Portanto, há uma lei que dá à mulher a possibilidade de fazer uma IVG e se todos os médicos se recusam, qual a solução ?
Dou outro exemplo, há um médico que é cirurgião e racista. É preciso operar um cigano, o médico recusa-se, quais as consequências para esse médico ? A lei existe(IVG) e é preciso ser assegurada por médicos, é para cumprir por todos ou só quem lhe apetece ?

Regime totalitário é fazer cumprir a lei ? Nessa caso, se todos se recusarem é o quê, Anarquismo ?
Se não sabes o que é objeção de consciência, não vale a pena continuar a discussão.

Não há problema nenhum por haver médicos objectores no país na globalidade. O caso da Madeira é particular pela insularidade e provavelmente por uma mentalidade mais conservadora na classe médica da região.

Eu pessoalmente concordo com o direito ao aborto, mas pessoalmente seria objector. É aquela coisa de não concordo com o que dizes, mas defenderei o teu direito a dize-lo. É pena que normalmente isso funciona só para um lado...

Last edited:
A IVG que se fala nesta lei não tem carater urgente, tal como nos partos se for planeado o dia, as "doentes" até podem escolher o dia em que está de serviço o médico que gosta.

O IVG urgente por causa de um acidente, esse é assegurado pelo médico da urgência, e desde sempre foram realizados.

Back