Alternativas ao IKEA, please!

Foi excelente para os consumidores mas mau para a indústria do mobiliário português porque, tirando os sofás que são feitos cá, 90% da tralha do Ikea vem da ***** da China e assim aos poucos vai desaparecendo a indústria de mobiliário Made in Portugal

A madeira (aglomerado de particulas e MDF) são fornecidos pela Sonae.[;)]

Bscuba
Por curiosidade a quem acabaste por comprar?
A Cozilis tem aparentemente os melhores preços e com uma diferença considerável. Em termos de materiais penso que orçamentam todos o mesmo.

Bscuba
Por curiosidade a quem acabaste por comprar?
A Cozilis tem aparentemente os melhores preços e com uma diferença considerável. Em termos de materiais penso que orçamentam todos o mesmo.

Ainda não comprei, entretanto meteu-se o covid pelo meio e adiou a decisão.
Tens de meter mais mil e tal euros de IVA no orçamento da Cozilis.
Na Alta Cozinha fizeram novo orçamento, sem as ferragens Blum fica dois mil euros mais barato.

Há grandes diferenças entre orçamentos e nas pedras.

Fiz 3 orçamentos de cozinhas e saiu tudo muito próximo, escolhi quem pareceu mais profissional e entregava mais rápido.

Pelo que percebi, há lojas menos à vontade com cozinhas grandes ou com alguma complexidade. A discrepância entre orçamentos é notória nesse aspecto.

Na Alta Cozinha fizeram novo orçamento, sem as ferragens Blum fica dois mil euros mais barato.

Tem que se ter bastante cuidado a comparar os diferentes orçamentos apresentados, o mais barato pode estar a cortar na qualidade de alguns materiais: ferragens chinesas vs alemã/austríaca, silestone de 2cm ou 3 cm, e depois ao nível da cores das pedras existem diferenças significativas no preço que podem chegar aos 200€/ metro.
Para uma comparação justa temos que pedir ao detalhe uma série de quantidades: n.de portas, n. de gavetas, n. de gavetões, metros da pedra de silestone xyz, n. de ferragens, espessura do revestimento mdf, etc, só assim a comparação pode ser justa entre os diferentes fornecedores. Também já passei pelo mesmo e só assim é possível uma comparação justa das propostas.

Tem que se ter bastante cuidado a comparar os diferentes orçamentos apresentados, o mais barato pode estar a cortar na qualidade de alguns materiais: ferragens chinesas vs alemã/austríaca, silestone de 2cm ou 3 cm, e depois ao nível da cores das pedras existem diferenças significativas no preço que podem chegar aos 200€/ metro.
Para uma comparação justa temos que pedir ao detalhe uma série de quantidades: n.de portas, n. de gavetas, n. de gavetões, metros da pedra de silestone xyz, n. de ferragens, espessura do revestimento mdf, etc, só assim a comparação pode ser justa entre os diferentes fornecedores. Também já passei pelo mesmo e só assim é possível uma comparação justa das propostas.
Exacto, eu disse o queria e os orçamentos vieram todos muito parecidos.

Mesmo com IVA o preço fica abaixo das outras.
Não especificam o tipo de ferragens que vão utilizar (algumas das outras empresas também não). Em todo o caso se não levar nenhum canto mágico ou algum dispenseiro dos grandes os preços da maior parte do material que o pessoal usa não varia muito pelo menos para se falar em diferenças de 2mil euros entre usar Blum e usar outra marca, isso é quase o preço da cozinha!! Na cozinha terás 11 gavetas, cesto lixo, e dobradiças e provavelmente tendo em conta que a cozinha é em L, um canto mágico ou em feijão. Isto fica a kilometros de custar 2mil euros.
Fiz o comentário sem saber os metros de cozinha ao certo e principalmente sem saber os metros de pedra, mas o da Cozilis, tendo por base que estarão todos a falar das mesmas medidas estão a fazer um preço aceitável.
Os interiores das cozinhas salvo raríssimas excepções são em laminado Hidrofugo (neste caso alguns não o mencionam), e o exterior parece-me que pediste em Termolaminado, o da Cozilis é da Polirey, que é a gama que se vai vendo por aí mais utilizada.

Em todo o caso para uma comparação mais objetiva tens que ter materiais, medidas iguais e projeto igual, é muito diferente ter 3 gavetas ou 1porta.

Em todo o caso para uma comparação mais objetiva tens que ter materiais, medidas iguais e projeto igual, é muito diferente ter 3 gavetas ou 1porta.

Eu na minha cozinha nos armário de baixo das bancadas só tenho gavetas e gavetões, o que acaba por encarecer bastante o custo total dos móveis, especialmente se tiveres ferragens de qualidade como a blum.

Eu na minha cozinha de fabrico nacional, os armário de baixo das bancadas são com gavetas e gavetões, o que acaba por encarecer bastante o custo total dos móveis, especialmente se tiveres ferragens de qualidade como a Blum.

Importa salientar que as ferragens dos móveis de cozinha do Ikea são das boas, julgo que são da Blum. A nível de preço quando solicitei orçamentos, a do Ikea (modelo mais caro da gama de cozinhas) era 200€ mais caro que a proposta mais baixa. Mas quando estamos a falar de preços na ordem dos 5.000/6.000€ julgo que não é por aí o critério de desempate nas propostas!

É como acontece em outras marcas, o Ikea na gama baixa dos moveis têm bom preço mas não têm grande qualidade dos materiais dos móveis, mas nas gamas superiores, o preço é mais elevado mas nota-se que os móveis têm uma qualidade acima da média. Normalmente, os preços mais elevados têm uma correspondência na qualidade dos materiais utilizados.

Last edited:
Eu na minha cozinha nos armário de baixo das bancadas só tenho gavetas e gavetões, o que acaba por encarecer bastante o custo total dos móveis, especialmente se tiveres ferragens de qualidade como a blum.
Tal como pedi, gavetas e gavetões em baixo.
De qualquer modo, os projectos são todos muito idênticos.
De todas, a Movimar foi a que me deixou melhor impressão.

A malta que conheço que fez upgrades nas cozinhas foi ao Ikea explorar ideias e conceitos e depois optou sempre por firmas mais pequenas, dedicadas e que cumprem melhor os prazos de entrega e têm melhores acabamentos.

Agora no pós desconfinamento não sei qual o ponto de situação das firmas mais pequenas, se não há lugar a atualizações de orçamentos em alta.

Se já vais na segunda, não percebo pq raio ainda tentas argumentar, já devias ter aprendido. [:D][:p][:cool:][:)]

Acho que o planeamento dele foi muito mal gerido. A cozinha devia ter sido renovada no intervalo da primeira mulher para a segunda.

Last edited:
Back