AMD Turion 1.6 vale a pena num portátil?

jts

New member
Precisava de comprar portátil de preferência este Natal, e estando a deixar para trás a ideia do Macbook por várias razões, estava a ver o catálogo de Natal da Fnac e encontrei este:

http://h10010.www1.hp.com/wwpc/pt/p...713761-1713761-1713761-80632827-81086965.html

Tava a achar perfeito:

-2GB de RAM aparentemente num só slot
-Tablet PC/Touch screen
-12.1" e 1280x800
-peso abaixo dos 2KG
-webcam, leitor de cartões, iR, Bluetooth, gráfica dedicada, saída HDMI etc

E um preço que me pareceu bem bom.

Problemas:
-traz o Windows Vista (será que posso fazer o downgrade?)
-AMD Turion 64 X2 TL-58 1.6 GHz

Pelo que vejo no site da HP, não há mesmo destes computadores com processador Intel. O que posso esperar deste? Pelo que sei actualmente a AMD está vários furos atrás da Intel sobretudo nos processadores para portáteis e não quero um processador nem que aqueça muito e consequentemente seja um sorvedor de energia, nem quero que não resista decentemente a 1/2 anos.

O que dizem? Preconceito ou realmente para o resto das specs serem minimamente interessantes para o preço cortaram no processador?

Ainda por cima agora fiquei com vontade de que seja tablet... às tantas ainda não vai ser neste Natal que compro pc [s)]

Parece-me um bom preço para o que é, mas informa-te de qual é a bateria que vem com o produto, porque no site não diz! Para mim uma bateria tem de ser no minimo de 6 células para se poder aguentar bem, 8 é o ideal. E a memória vem a ocupar os 2 slots, tá la a dizer 2x1024!

Desculpem mas pelo que já tive a investigar, não vale a pena.... mesmo dentro dos Turion, 1.6 é muito fraco... o que é pena pois aproveitava agora os dias do aderente na Fnac com 10% de desconto e finalmente tinha isto resolvido.

Continuo à procura de um portátil que me agrade.

Sorry pelo monólogo da vagina.

Parece-me um bom preço para o que é, mas informa-te de qual é a bateria que vem com o produto, porque no site não diz! Para mim uma bateria tem de ser no minimo de 6 células para se poder aguentar bem, 8 é o ideal. E a memória vem a ocupar os 2 slots, tá la a dizer 2x1024!
(não tinha visto este post ainda)
2 Slots? É pena porque no catálogo da Fnac vem 2048 [s)]

Vou tentar ver isso da bateria, mas em principio já não estou interessado no PC.

Comprava de bom grado se tivesse um Intel jeitoso, mesmo se por mais uns euros.

mas eu presumo que esse portatil nao seja para a jogos e como tal qualquer portatil que não tenha essa finalidade aguenta-se bem durante uns bons mesmo com um processador mais fraquinho..

Gostava que desse para correr pelo menos um FMzito para não falar num PES :/

O FM corre na boa, especialmente se fizeres o downgrade para o XP (Como é tablet pc não sei como será isso) o PES nem penses lol.

PS: Atenção que eu não tou aqui para te vender o produto! [:D][:D] lol

Vai á vobis...é que vi isso mm um igual a esse MAS INTEL! (só se era 13") mas acho que era 14".

O prob do amd e k o c2duo é MTOOOOOOOOOOOOOOOo mais rapido

Acho que já mexi nesse tablet pc, na verdade acho que o modelo era exactamente esse, mas se não era esse era outro HP tablet pc igual... pois agora que penso nisso o que mexi ainda tinha o Windows XP, a não ser que o dono lhe tenha feito o downgrade e eu não saiba (é provável).

Foi o primeiro e único tablet pc em que mexi até hoje, no geral acho o conceito muito interessante, no entanto encontrei-lhe alguns defeitos (ou vá lá, feitios) que não o tornam assim tão perfeito como pensei.

O que mexi era muito leve como portátil, mas como tablet pc acaba por não ser, porque seguras o tablet pc com apenas um braço enquanto o outro usa a stylus para clicar no ecran, ora 2kg num braço não é algo assim tão prático, achei-o ainda um bocado grosso (mais uma vez, considerando como tablet pc).
Mas o pior problema é usar o estilete com uma mão enquanto seguras o tablet com o braço, isto porque o ecran é pequeno e tem uma boa resolução, o que significa que os botões, normais do XP, aparecem pequenos demais, tipo, queres fechar uma aplicação ou carregar no botão Bold ou Italico do Word e não lhe acertas à primeira, acho que os Tablet PC deviam ter uns menus para o modo tablet com botões grandinhos para ser relativamente fácil ler e acertar nos icones.
E por falar em Word falo no último problema que encontrei, precisamente no que respeita ao reconhecimento da escrita.
Para além de não ser perfeito (mas ser razoavelmente bom), não tinha reconhecimento de escrita em Português, ou seja, em Ingles reconhecia uns 80% da escrita sem erros, já em Português errava mais do que acertava... ou seja, uma funcionalidade porreira num tablet completamente desperdiçada, só fiquei na dúvida se o reconhecimento de escrita em Português existe e não estava instalado... ou se não existe mesmo (aí é que é mesmo mau).

Fora isso, pelo preço é tentador, mas acho que o conceito tablet precisa de amadurecer para se tornar realmente prático.

Cumprimentos

P.S.: BTW, os Tablet PCs são usados pelo pessoal que anda a actualizar casa a casa as informações dos agregados familiares para os próximos Censos, eles fazem as perguntas à porta de casa, a segurar o tablet no braço e a escrever com a stylus com o outro braço...

Mas será que o processador é suficiente para por exemplo ver um video a 720p sem soluçar?

Algum sitio onde ver benchmarks deste processador?

Mas será que o processador é suficiente para por exemplo ver um video a 720p sem soluçar?

Tens aqui um bom artigo sobre o tema:
http://www.anandtech.com/printarticle.aspx?i=2886

É precisamente sobre quanto poder de processamento é necessário para reproduzir um filme HD, tem benchmarks e tudo.

Deixo apenas um pedaço da conclusão:
"As for recommendations, based on our testing, we would not suggest anything less than an Intel Core 2 Duo E6600 for use in a system designed to play HD content. The E6400 may work well enough, but not even the 8800 GTX can guarantee zero dropped frames on the E6300."

Cumprimentos

Hmm ponto muito baixo então. Esperava pelo menos isso de um pc novo que escolhesse.

Não sei, talvez espere pelo Macworld e novidades pós-Natal. O problema é que estou a usar o portátil da minha irmã e ela pretendia-o de volta no Natal... lol

Iria ser o primeiro computador que escolho para mim desde 2001 e queria um minimo de future-proof e que cumpra uns quantos pontos-chave. Reproduzir videos HD era um deles...

Acabei de o comprar :)

Não resisti aos apelos do computador e vamos lá ver como se aguenta com o AMD.

Se ao fim de 30 dias não tiver satisfeito também o devolvo facilmente por isso...

Tou ansioso por começar a bulir nele [kiss]

Last edited:
Acabei de o comprar :)

Não resisti aos apelos do computador e vamos lá ver como se aguenta com o AMD.

Se ao fim de 30 dias não tiver satisfeito também o devolvo facilmente por isso...

Tou ansioso por começar a bulir nele [kiss]

Não te esqueças de dizer como é que se anda a portar!! Parabéns pela compra!apr:)

Obrigado :)

Isto é realmente um brinquedinho cheio de mimos e para já estou bastante agradado com a experiência "diferente"! O computador tem tudo e um par de botas, inclusivamente veio com 2 baterias na caixa, uma pequena e outra que sai um pouco da forma do PC mas que lhe deve aumentar consideravelmente a autonomia.

Dá para ejectar a drive (grava dual layer e tem lightscribe) e colocar lá uma armação, reduzindo assim ainda mais o peso aos seus 1,7kg.

Tenho é que pôr dual-boot o quanto antes que preciso do XP. Pergunto-me é se no XP vai dar para trabalhar como tablet com todas as funcionalidades que tou a ver no vista ou se só vai trabalhar como portátil normal.

De resto, tenho um pequeno problema em fixar a stylus dentro do computador. Ou eu não estou a perceber a técnica ou tenho que ir à Fnac. Detestava ter que trocar o computador por uma mariquice dessas mas enfim!

Back