Amplitudes térmicas

É uma opinião ....

Tenho 39 anos. Andando 15 anos para trás sou capaz de fazer a mesma análise. Andando mais para trás, estive em Coimbra entre 87 e 92, portanto a percepção altera-se relativamente a Leiria .....

Andando mais de 20 anos para trás não me lembro ..... e o tipo de vida era outro, andava de autocarro, de bicicleta, a pé ...... e o organismo tb era diferente ......

Portanto a minha base comparativa sólida são os últimos 10 anos. Para andar mais para trás corro o risco de começar a divagar ..... [;)]

Omega o que escrevi não é a minha opinião, mas sim a definição científica de clima e estado do tempo.

Se reparar, se vier um ano e meio de "seca" os media fazem logo um drama e o padre da freguesia organiza logo uma procissão. Todavia, isto é feito com base em dados soltos. Precisamos de uma série de dados fiável para afirmar que há ou não uma mudança.

O mesmo se passa quando existe uma cheia ou inundação... Lá estão de novo os media a cobrir a situação, onde, não raras vezes, surge um morador a apontar para uma parede a marca do nível da água da última inundação (ou cheia) que ocorreu há 5 anos atrás! Afinal, a situação não era assim tão inédita quanto isso! E nesta situação concreta, a "culpa" não é da natureza, mas da incompetância de quem, muitas vezes, autoriza a construção em áreas de risco.

Em relação aos fenómenos climáticos, para constatarmos uma eventual mudança precisamos de analisar no mínimo (e repito, no mínimo 30 anos). Ao longo da nossa história, fomos recolhendo vários dados que comprovam as alterações climáticas e não de basearam em 10 ou 20 anos. Estes dados são, muitas vezes, recolhidos em diários e obras de literatura, na própria pintura (por exemplo, a imagem o rio Tamisa congelado), nos pólens existentes em determinados solos (onde hoje dominam temperaturas elevadas, encontraram pólens de plantas típicas dos climas frios), em fósseis (existência de determinados isótopos), entre outros.

Em relação à culpabilização do Homem como o principal responsável pelas alterações climáticas... A questão não é assim tão linear quanto isso, atente-se ao que se passou na pequena idade do gelo, onde a descida das temperaturas foi desencadeada pelo vulcanismo. Um vulcão activo liberta grandes quantidades de fumo, e esse fumo acaba por funcionar como uma espécie de guarda-chuva da Terra, não facilitando a chegada dos raios solares à superfície terrestre. Também, temos registado o caso das manchas solares (Mínimo de Maunder - entre 1645 a 1715 ) que levou à descida das temperaturas.

Alguns relatórios do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática) comprovam estas informações.

Last edited:
Back