Amplitudes térmicas

O que o pinhal de Leiria ardeu nos últimos anos não é suficiente para alterar o clima de um distrito [;)]

Pois, não sei .... isso é mais da tua área profissional do que da minha ....[;)]

Então o que é que poderá explicar tais diferenças num curtos espaço de 10 anos ?
É que há 10 anos atrás isto era muito mais equilibrado.

Pois, não sei .... isso é mais da tua área profissional do que da minha ....[;)]

Então o que é que poderá explicar tais diferenças num curtos espaço de 10 anos ?
Novas indústrias ou grande expansão da construção civil na zona?

Ainda no outro dia no Diário de Noticias li numa numa coluna intitulada "No DN há" e há 10 anos tinham curiosamente noticiado uma enorme trovoada.

Irónico é que depois oiço a dizerem: Há uns anos este tempo não era assim

Ainda no outro dia no Diário de Noticias li numa numa coluna intitulada "No DN há" e há 10 anos tinham curiosamente noticiado uma enorme trovoada.

Irónico é que depois oiço a dizerem: Há uns anos este tempo não era assim

Mas onde é que está a ironia ?!?

A ironia está em que as pessoas se esquecem facilmente e têm a tendencia a dizer este é o pior ano em que tal coisa aconteceu!

30 anos

30 anos

Eu não disse que "antes é que era bom".
O que eu disse foi que isto em Leiria à 10 anos atrás não era assim.... ponto final ....[;)]

Mas que há uns anos atrás eu não tinha tantas constipações e/ou gripes, isso é um facto .....

A nossa memória é muito curta! Atente-se que a própria definição de clima corresponde à sucessão habitual dos estados do tempo num determinado local e durante um longo período de tempo - mínimo de 30 anos (normal climatológica).
Assim sendo, efectuar uma constatação tendo apenas como referência os últimos 10 anos não é a mais correcta.

A ironia está em que as pessoas se esquecem facilmente e têm a tendencia a dizer este é o pior ano em que tal coisa aconteceu!
É isso. Esse "fenómeno" já foi muitas vezes explicado por meteorologistas, na televisão. A nossa memória colectiva induz-nos em erro, mas se olharmos para as estatísticas, não há variações significativas.

Comparar as amplitudes térmicas de Lisboa e Margem Sul com as de Leiria revela no mínimo grande desconhecimento.

Alem de viver na margem sul tb já vivi 2anos em Leiria por motivos profissionais e a temperatura é diferente, em Leiria faz mto mais frio e é mais humido, há noite de inverno em Leiria nem se pode andar na rua[:blush:] mto frio

A nossa memória é muito curta! Atente-se que a própria definição de clima corresponde à sucessão habitual dos estados do tempo num determinado local e durante um longo período de tempo - mínimo de 30 anos (normal climatológica).
Assim sendo, efectuar uma constatação tendo apenas como referência os últimos 10 anos não é a mais correcta.

Tal e qual, são necessários pelo menos 30 anos, para pudermos dizer se existem ou não mudanças significativas numa região no que diz respeito ao clima.
Por acaso, a diferença entre a amplitude térmica anual de Coimbra (localização mais próxima para os dados que tenho) e de, por exemplo Lisboa não é muito elevada. Para Lisboa temos 11,7 ºc e para Coimbra temos 12,5 ºc. Agora podemos é falar (acho que é esta a que o user se refere) da amplitude térmica diária, essa sim mais elevada em Coimbra do que em Lisboa. Ainda bem que moro perto de Lisboa[:cool:]
Já agora conver referir que os dados que são fornecidos dependem sempre da localização da estação meteorológica, em Lisboa existem várias mas acho que a utilizada é a do aeroporto.

Sim, basta pensar que já houve uma era glaciar!
O que o Homem faz apenas acelera tudo isto.

Agora pensar que antes não era assim, sinceramente essa conversa irrita.
Parece aquela do "antes é que era bom.."

O problema é que o Homem não está a acelarar nada, antes pelo contrário, ao destruirmos a camada do ozono a hipotese de uma nova era glaciar é cada vez mais improvável. E ainda bem porque eu odeio o frio!! [:D][:)]

É uma opinião ....

Tenho 39 anos. Andando 15 anos para trás sou capaz de fazer a mesma análise. Andando mais para trás, estive em Coimbra entre 87 e 92, portanto a percepção altera-se relativamente a Leiria .....

Andando mais de 20 anos para trás não me lembro ..... e o tipo de vida era outro, andava de autocarro, de bicicleta, a pé ...... e o organismo tb era diferente ......

Portanto a minha base comparativa sólida são os últimos 10 anos. Para andar mais para trás corro o risco de começar a divagar ..... [;)]

Alem de viver na margem sul tb já vivi 2anos em Leiria por motivos profissionais e a temperatura é diferente, em Leiria faz mto mais frio e é mais humido, há noite de inverno em Leiria nem se pode andar na rua[:blush:] mto frio

[;)]:(

Back