"andar com o carro a morrer" ??????

Afinal quando é que um carro anda em esforço e precisa de uma redução de caixa?
Já me disseram que ás vezes ando com o carro em esforço a uma rotação demasiado baixa e que não dá saúde nenhuma ao motor.
Concordo que prejudica o motor mas não acho que seja o meu caso nunca o esforço a baixo das 2000 rpm ( num a gasolina), por outro lado vejo casos em andam com um carro mesmo sendo a gasoleo a 1000 rpm por exemplo em 5ª.
Eu acho que um motor não "vai a morrer" se sem reduzir e com um pequeno toque de acelerador ele responde facilmente.
Esta "teoria" tá correta?

De facto não é nada saudável andar com o carro em esforço: mudanças altas e rotações baixas.

É fácil de notar quando vai em esforço, pois o motor estremece e nota-se falta de força, pedindo mudanças abaixo. É preferível gastar um pouco mais de combustível do que esforçar o motor (como muitos fazem para o poupar). Depois, o arranjo fica muito mais caro.

Nesse segundo exemplo se calhar vai te fazer consumos superiores . Podes deixar ir na subida mas depois chega o ponto em que nao tem força para aguentar a subida e ai tens de meter uma abaixo e com uma rpm relanxante para ires ali a carregar minimamente no acelerador e ele estar folgado e pronto para uma aceleradela se necessario
Depende, eu disse que a parte de acelerar e não querer responder é a certa altura não quer dizer que o faça ou que faça sempre, por vezes por distracção lá acontece, mas isso são coisas que acontecem a todos...
Geralmente reduzo para 4ª(aplicando ao percurso que faço mais vezes) já sei mais ou menos quando, até lá vai a "deslizar" em 5ª...

Eu no Bravo T-Jet nas subidas só reduzo abaixo da 4ª se precisar de abrandar caso contrário o motor vai sempre a cima das 2000 RPM que é praticamente o binário maximo.
Mas já vi pessoal a fazer subidas em 4ª ou 5ª a pouco mais de 1000 RPM e o carro vibrava por todo o lado isso é que para mim é prejudicial, ainda pra mais em motores com turbo de geometria fixa que aquela rotação o turbo ta quase parado.

é muito relativo. no meu carro é ao contrario, tenho um jimny 1.5ddis (dci), o turbo so dispara as 2000rpm. em situaçoes em que nao preciso de força, nem velocidade, so a rolar em plano a pastelar ou mesmo em estradas de mato com as redutoras ligadas posso andar abaixo das 2000 e nao gasto quase nada. no entanto, em situaçoes em que preciso de força ou velocidade, conduçao normal, autoestrada, ja reparei que quanto mais altas as rotaçoes menos gasto. entre as 3500 e as 4000 em autoestrada gasto 6.5 aos 100, mas se andar sempre nas 2000 e poucas vai pos 7,5. e se nessa faixa de rotaçao ainda tiver de andar a fazer recuperaçoes ou a compensar as subidas ainda gasta mais

Back