Ando indeciso! Escolha de área de ensino... [Escolhido - Pagina 3]

Gmigas

Well-known member
Bem pessoal ando com uma cena que me tem andado a dar voltas a cabeça...

então e assim, Estou no 9º ano, pro ano tenho que me decidir duma area ha uns tempos queria ir para ciencias sociais e seguir geografia mas geografia não tem saida...
entratando vendo o estado do mercado de trabalho fui a busca de cursos que goste e que ao mesmo tempo tenham saida! ;)
ora as opçoes são:
Engenharia mecanica;
Engenharia informática.

até aqui tudo bem! mas eu para seguir para estes cursos tenho que ir para ciencias e tecnologias ou seja e a area mais dificil com matematica A e fisico quimica A eu não vou muito a bola com a matemática... e ir pa ciencias e tecnologias e não curtir matematica e lixado [8]

outra coisa que ja decidi é a seguinte:
se no final do 12º ano não tiver média para entrar nos tais cursos vou para tecnico em vez de "engenheiro" tirando um curso nivel IV (tem quase tudo o que tem um curso superior)(tiram-se nos centros de emprego)

mas o que me está a lixar e mesmo as ciencias e tecnologias entretanto encontrei outra opção tirar um curso de nivel III que dá equivalencia ao 12 e deixa-me entrar pa universidade! estes cursos tambem se tiram no centro de emprego...

então pessoal ando muito indeciso... :(
mandem la as vossas opiniões!

cumps :)

Mais vale ir para o que gostas - as tais Engenharias Mecânicas e Informáticas - e dar no duro, mesmo que reproves 1 ou 2 anos por causa dessas disciplinas, do que ficar o resto da vida a pensar que "e se eu tivesse...".

O que te digo é que tenho dois amigos licenciados em Geografia, um fez o estagio como professor e agora esta em casa porque não foi colocado, o outro trabalha em gestão hospitalar.
Tira as tuas conclusoes. :P

pois pois o tecnico não esta fora de opção ja que o pessoal prefere dar emprego a tecnicos do que a engenheiros pois tem que pagar menos a uma pessoa que sabe QUASE TANTO como um engenheiro... so que uns euros a mais são sempre bem vindos ;)

citação:Originalmente colocada por Gmigas

então e assim, Estou no 9º ano, pro ano tenho que me decidir duma area ha uns tempos queria ir para ciencias sociais e seguir geografia mas geografia não tem saida...
entratando vendo o estado do mercado de trabalho fui a busca de cursos que goste e que ao mesmo tempo tenham saida! ;)
ora as opçoes são:
Engenharia mecanica;
Engenharia informática.

até aqui tudo bem! mas eu para seguir para estes cursos tenho que ir para ciencias e tecnologias ou seja e a area mais dificil com matematica A e fisico quimica A eu não vou muito a bola com a matemática... e ir pa ciencias e tecnologias e não curtir matematica e lixado [8]

se no final do 12º ano não tiver média para entrar nos tais cursos vou para tecnico em vez de "engenheiro" tirando um curso nivel IV (tem quase tudo o que tem um curso superior)(tiram-se nos centros de emprego)

mas o que me está a lixar e mesmo as ciencias e tecnologias entretanto encontrei outra opção tirar um curso de nivel III que dá equivalencia ao 12 e deixa-me entrar pa universidade! estes cursos tambem se tiram no centro de emprego...

Aí é que podes ter a certeza que tás errado. Não te contentes com um curso técnico se podes ter um curso superior.

Ando a tirar engenharia mecânica e conheço quem tenha andado a tirar esses cursos técnicos e o que se aprende lá não se compara à dificuldade de uma universidade. Mas à falta de melhor..

pois pois o tecnico não esta fora de opção ja que o pessoal prefere dar emprego a tecnicos do que a engenheiros pois tem que pagar menos a uma pessoa que sabe QUASE TANTO como um engenheiro... so que uns euros a mais são sempre bem vindos ;)

espero que estejas a ironizar....

não eu não tenho medo da matemática do secundário...
so acho que a matemática A é um bocado puxadinha... sem esforço nada se consegue;) ja a B leva-se bem ;)

citação:Originalmente colocada por paio pires

espero que estejas a ironizar....
não não estava
tinha essa idea mas pelos vistos não e bem como eu penso ja não es o primeiro que dizes isso mas pronto obrigado :)

citação:Originalmente colocada por air

ora as opçoes são:
Engenharia mecanica;
Engenharia informática.

Aí é que podes ter a certeza que tás errado. Não te contentes com um curso técnico se podes ter um curso superior.

Ando a tirar engenharia mecânica e conheço quem tenha andado a tirar esses cursos técnicos e o que se aprende lá não se compara à dificuldade de uma universidade. Mas à falta de melhor..
obrigado por me teres dito isso pensei que fosse mais ou menos igual mas pelos vistos tava enganado :)

Sim Gmigas estavas enganado. Estás no 9º ano ainda não perdeste nada por isso só tens de estudar. Vai levando um ano de cada vez e não te preocupes com o que está longe ainda. O importante é ir aprendendo e tendo sucesso sempre, sem pensar nos "monstros" do futuro. Lembro-me que no 9º ano os professores meteram muito medo do 10º e foi-se a ver correu tudo bem. No 12º era a universidade que era um bicho de 7 cabeças, também se fez tudo.. Vai com calma e não metas objectivos "pequenos". Querermos alguma coisa é o fundamental..

:)

pois é verdade tens razão tenho feito isso ate hoje...

por exemplo não gosto de matemática mas nunca me lixei pra ela e a disciplina em que tenho mais dificuldade e em vez de me lixar estudo ao maximo pra ela ;) por exemplo costumo fazer 6 testes por ano a matemática ate agora por ano so tenho um teste negativo ou outros são todos positivos ;) resumindo mesmo que nao perceba a matéria ando sempre a mandar pancadas ate entrar :D e negativas no final do período so tive uma no 6 ano a EVT... desde ai e sempre de 3 pra cima :) esforço-me pra ter no minimo postiva a tudo!
A maioria dos amigos meus é tiram nega no final do 1 periodo ja nao trabalham nessa disciplina o resto do ano [xx(]

nunca tive nenhuma negativa no final de periodo so nos testes por exemplo tenho o primeiro negativo no segundo teste e sempre a rasgar pra ter mais de 75% e ja tenho o 3 seguro ;)

pois é verdade tens razão tenho feito isso ate hoje...

por exemplo não gosto de matemática mas nunca me lixei pra ela e a disciplina em que tenho mais dificuldade e em vez de me lixar estudo ao maximo pra ela ;) por exemplo costumo fazer 6 testes por ano a matemática ate agora por ano so tenho um teste negativo ou outros são todos positivos ;) resumindo mesmo que nao perceba a matéria ando sempre a mandar pancadas ate entrar :D e negativas no final do período so tive uma no 6 ano a EVT... desde ai e sempre de 3 pra cima :) esforço-me pra ter no minimo postiva a tudo!
A maioria dos amigos meus é tiram nega no final do 1 periodo ja nao trabalham nessa disciplina o resto do ano [xx(]

nunca tive nenhuma negativa no final de periodo so nos testes por exemplo tenho o primeiro negativo no segundo teste e sempre a rasgar pra ter mais de 75% e ja tenho o 3 seguro ;)

Tens é de lutar pelo 75% logo no inicio. Depois até andas mais descansado.. hehe..

É bom pensares já no futuro, não comprometas nada mas também não deixes de "viver" a pensar nele. Se queres engenharias procura levar sempre a matemática certinha, tal como a física. O resto, embora não seja tão importante, são sempre capacidades que se ganha. Por exemplo não saber escrever um relatório pode trazer-te problemas, são coisas que convém sempre ser-se bom.

Gmigas, o conselho que dou a quem não quer ir para a universidade é tirar um curso profissional equivalente ao 12º.

Também já foi dito que o tal curso nível IV não se compara a um curso superior. No meu curso (eng electrónica) ainda há um bom número de técnicos a fazer 'upgrade' ;)

Quanto à matemática, dedicação e esforço ;)
Eu tenho vários colegas que no secundário não tinham grandes notas a matemática e física e outros que até chegaram a chumbar.. No entanto, na universidade são óptimos alunos e posso dizer-te que o meu curso é bem puxado..
A motivação faz milagres ;)</u>

Independentemente da área que vais escolher, isso não é definitivo. Eu também tive colegas em científico-natural e que depois foram para economia..
O importante é queres aprender e construir agora boas bases. Isso vai possibilitar-te alargar as tuas opções.

Abraço

Voltar
Superior