Ando indeciso! Escolha de área de ensino... [Escolhido - Pagina 3]

so que comercial nao gosto eu quero conciliar uma coisa que goste com uma que tenha saida
adoro geografia mas na tem saida nenhuma [8]
o meu objectivo e mesmo decidir-me por uma area ;)
as opçoes sao:
ciencias e tecnologias
curso via profisionalizante que de equivalencia ao 12
cumps :)

citação:Originalmente colocada por Gmigas

citação:Originalmente colocada por Vortice

Pode ser que ajude: www.cepra.pt
agora estou sem tempo vortice
mas isso é o que?
uma escola pra ir depois do 12 ano ou uma escola pra quem ja fez o 9 ano e fazendo o curso ficamos com equivalencia ao 12??
Como tu disseste que eng. mecânica era um curso que gostavas de tirar, etc. e tal, eu parti do princípio que essa inclinação fosse a pensar mais em carros, etc. (o que até é um pressuposto errado para o curso em causa, mas isso é outra história).

O link que eu postei é dum centro de formação para o ramo automóvel, bastante conhecido (com sede em Lisboa e uma delegação no Porto):

DESTINATÁRIOS
Jovens candidatos a 1º emprego, com idade dos 15 anos aos 30 anos, exigindo-se o 9º ano concluído para os Cursos de Mecânica e Electricidade Auto, a escolaridade mínima obrigatória para os Cursos de Reparação de Carroçarias e Pintura Auto, e o 11º ano para o Curso de Mecatrónica Auto.

pois é uma boa oportunidade! da equivalencia ao 12 ano sei fazer alguma coisa e tenho emprego garantido e uma opção a considerar ;) pena mesmo ser em lisboa e eu ser de evora [8]
obrigado mesmo :)
EDIT: tive a analisar aquilo e é bem giro ;) tenho que falar com os meus pais mas em lisboa [8][8][8][xx(][xx(][xx(] comeco a viver sozinho nao? :D

citação:Originalmente colocada por ragazzito

O que te digo é que tenho dois amigos licenciados em Geografia, um fez o estagio como professor e agora esta em casa porque não foi colocado, o outro trabalha em gestão hospitalar.
Tira as tuas conclusoes. :P

Eu sou professora de Geografia e estou colocada numa escola pública! :)
Quanto às restantes áreas de Geografia - Cartografia e SIG, Planeamento, Urbanismo e Geografia Física - a opção pela primeira parece-me a melhor em termos de ofertas de emprego. Pela experiência que tenho, se não tens algum "padrinho" ensino ou SIG serão as melhores opções.
Quanto a saídas profissionais, acredito mesmo que o mal é geral, desde a enfermagem ao ensino. Regra geral, quem tem os "conhecimentos certos" não tem grandes preocupações em termos de empregabilidade.

Os meus colegas que, actualmente, trabalham em câmaras ou associações na área da Geografia conseguiram através da vitamina "C". Todavia, também os há a quem a sorte bateu à porta. E o programa PEPAP veio, igualmente, abrir algumas portas.

Acho, sinceramente, que trabalhar numa área para a qual não se está motivado é deveras frustante. Segui Geografia, e apesar de estar no início da minha carreira e, ainda, ter um longo futuro a saltitar de escola em escola, sinto-me realizada e entro e saio da escola com o maior sorriso do Mundo. Ser professora era mesmo o meu sonho.

Em relação à Engenharia Mecânica não te posso ajudar, mas em relação à Engenharia Informática... O desemprego também já bate em algumas portas.

Acima de tudo faz uma opção consciente e de acordo com os teus princípios e motivações.:)

Boa sorte.

citação:Originalmente colocada por Gmigas

eu ja tive a idea de ir pa ciencias sociais e humanas mas é assim os cursos que aquilo dá tem pouca saida por isso desisti da idea ;)

Ah! E olha que Geografia é muito mais que ciências sociais e humanas. Não esqueças que tens a vertente de física e ainda tive 3 cadeiras na faculdade relacionadas com matemática - uma delas coisas muito simples, mas as análises de dados, principalmente a II, é a cadeira de reprovação de muita boa gente, chegando a acumular centenas de inscritos. É um curso muito giro, mas não tão simples como se pensa. Nalgumas faculdades uma das provas de admissão é mesmo Matemática.

citação:Originalmente colocada por Vânia Morais

Em relação à Engenharia Mecânica não te posso ajudar, mas em relação à Engenharia Informática... O desemprego também já bate em algumas portas.

Isso é dito com conhecimento ou só por ouvir dizer?

citação:Originalmente colocada por baratowsky

citação:Originalmente colocada por Darth Vader

citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

não existem "engenheiros de montar pcs", por isso não pensem que é para isso que se tira um curso de engenharia informática.
mas programar é uma seca![:p]

desculpem lá dizer isso mas vocês são engenheiros de software

Eu estudo Eng. Electrónica Industrial e computadores (é um curso que também tem uma forte componente de programação) e essa é a parte que não gosto mesmo..
No entanto, tenho muitos colegas que preferem programação à electrónica propriamente dita..
É uma questão de gosto

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

Na experiência relatada em "primeira mão"! As opções desses engenheiros informáticos, neste momento, são o ensino e a venda de casas.

Na experiência relatada em "primeira mão"! As opções desses engenheiros informáticos, neste momento, são o ensino e a venda de casas.

Vania, o Karma é engº de uma boa faculdade (a melhor e mais prestigiada que há abaixo do rio tejo:D) e vai daí suponho que esteja bem na vida. Na realidade há cada vez mais informáticos saidos de pequenos politécnicos que estão de facto desempregados. Nesse aspecto tens razão.

Para pessoal de boas universidade ainda dá para alguma coisita por assim dizer...;) Penso eu de que.

Mas são engenheiro que tiraram cursos acreditados pela ordem dos engenheiros (Aveiro, Coimbra, Évora, Minho, Nova de Lisboa, IST, FEUP, ISEL e ISEP)? Se for esse o caso é porque não quiseram vir para Lisboa. :D

Só cargos relacionados com informática que aparecem no Expresso emprego, conto 50 desde o dia 18 de Novembro.

citação:Originalmente colocada por neoxic

Vania, o Karma é engº de uma boa faculdade (a melhor e mais prestigiada que há abaixo do rio tejo:D) e vai daí suponho que esteja bem na vida. Na realidade há cada vez mais informáticos saidos de pequenos politécnicos que estão de facto desempregados. Nesse aspecto tens razão.

Para pessoal de boas universidade ainda dá para alguma coisita por assim dizer...;) Penso eu de que.

Bem não estou, mas falta de trabalho é coisa que não vejo.

Mas são engenheiro que tiraram cursos acreditados pela ordem dos engenheiros (Aveiro, Coimbra, Évora, Minho, Nova de Lisboa, IST, FEUP, ISEL e ISEP)? Se for esse o caso é porque não quiseram vir para Lisboa. :D

Só cargos relacionados com informática que aparecem no Expresso emprego, conto 50 desde o dia 18 de Novembro.
x2

Offtopic:

Desculpem a minha fraqueza mas um engenheiro informática só percebe de software , informática como diz o nome não é só software.E mesmo de software facilmente um engenheiro electrotécnico sabe mais sobre linguagens de baixo nível obviamente.

A area de informática há-de ter sempre mercado, o mercado pode estar estagnado mas nada que uma boa média não resolva

citação:Originalmente colocada por baratowsky

Offtopic:

Desculpem a minha fraqueza mas um engenheiro informática só percebe de software , informática como diz o nome não é só software.E mesmo de software facilmente um engenheiro electrotécnico sabe mais sobre linguagens de baixo nível obviamente.

A area de informática há-de ter sempre mercado, o mercado pode estar estagnado mas nada que uma boa média não resolva

E mesmo assim, a média é apenas necessária (por vezes nem é) para o 1º emprego.

Voltar
Superior