Animais atropelados

Ferro

New member
Boas,

Cá vai uma dúvida que tenho há muito tempo.

Se um condutor atropelar um animal qualquer (cão, gato, etc) e se o animal ficar ferido ou até mesmo morto, quem é que devemos chamar para tomar conta da ocorrência e levar o animal? Polícia, Bombeiros, Serviços Municipais...?? :confused:

Obg e cumprimentos

Boas,

Cá vai uma dúvida que tenho há muito tempo.

Se um condutor atropelar um animal qualquer (cão, gato, etc) e se o animal ficar ferido ou até mesmo morto, quem é que devemos chamar para tomar conta da ocorrência e levar o animal? Polícia, Bombeiros, Serviços Municipais...?? :confused:

Obg e cumprimentos

Deves chamar as autoridades para registar a ocorrência e poderes reclamar os danos no veículo ao dono do animal ou à concessionária da auto-estrada (se for este o caso). Quanto à remoção do infeliz, não sei de quem será a responsabilidade. A mim, o que me faz confusão, é não saber onde levar o animal se este ainda estiver vivo e puder (eventualmente) ser salvo! [s)]

A mim faz-me confusão ver o animal a sofrer e o dono do carro todo fod... com o prejuizo... [8b]
Por norma, se o animal ainda estiver vivo, coitado dele, nem ninguém lhe acaba o sofrimento as vezes...

Respondendo ao tópico, se souberes de quem é o bicho, á partida estas safo.
Se não, ou se o bicho fugir, nem te dês ao trabalho de chamar a policia (a não ser que tenhas seguro de danos próprios...).

Deves chamar as autoridades para registar a ocorrência e poderes reclamar os danos no veículo ao dono do animal ou à concessionária da auto-estrada (se for este o caso). Quanto à remoção do infeliz, não sei de quem será a responsabilidade. A mim, o que me faz confusão, é não saber onde levar o animal se este ainda estiver vivo e puder (eventualmente) ser salvo! [s)]

Veterinário. Claro que dependerá de saberes onde há um (se bem que se pode sair na localidade mais próxima e perguntar) e/ou de que animal estamos a falar. Se for uma vaca ou um cavalo não há hipótese de o levar a lado nenhum.

Creio que o melhor é mesmo ligar para a PSP para tomar conta da ocorrência e, caso o animal esteja vivo, perguntar o que fazer...

Veterinário. Claro que dependerá de saberes onde há um (se bem que se pode sair na localidade mais próxima e perguntar) e/ou de que animal estamos a falar. Se for uma vaca ou um cavalo não há hipótese de o levar a lado nenhum.

E quem paga a conta? Para além do prejuízo com o carro ainda temos de pagar para tratar um animal que não é nosso? hummm

É chamar as autoridades e eles que se entendam

Um amigo do meu avô tem um restaurante.. Atropelou um javali. Ficou sem carro.. Mas papou-o até ao tutano.

É que nem mais.

Se matares um javali o melhor é arcares com o prejuízo e levar e comer o bicho. Se chamas as autoridades ficas com o prejuízo na mesma e nem com o bicho ficas. Isto foi-me dito letra por letra por um GNR

Em caso de acidente com animal, deves chamar as autoridades para tomar conta da ocorrência, por vário motivos.
Se se tratar do atropelamento de um cão ou gato, deve chamar-se o veterinário municipal ou alguém responsável pelo canil/gatil, para que o recolham, ou até na eventualidade destes estarem em muita agonia, serem abatidos no local, com métodos de abate autorizados.
Se se tratar de um animal selvagem, deve chamar-se por exemplo o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR (SEPNA) ou ICN, para que os recolham e os levem para um centro de reabilitação de animais selvagens, para posteriormente serem tratados e se possível mais tarde, serem devolvidos ao meio.
Em casos de animais selvagem cinegéticos, que venham a morrer no acidente, serão apreendidos obrigatóriamente pela autoridade que registe a ocorrência para posterior entrega em instituição de beneficência social.

Em caso de acidente com animal, deves chamar as autoridades para tomar conta da ocorrência, por vário motivos.
Se se tratar do atropelamento de um cão ou gato, deve chamar-se o veterinário municipal ou alguém responsável pelo canil/gatil, para que o recolham, ou até na eventualidade destes estarem em muita agonia, serem abatidos no local, com métodos de abate autorizados.
Se se tratar de um animal selvagem, deve chamar-se por exemplo o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR (SEPNA) ou ICN, para que os recolham e os levem para um centro de reabilitação de animais selvagens, para posteriormente serem tratados e se possível mais tarde, serem devolvidos ao meio.
Em casos de animais selvagem cinegéticos, que venham a morrer no acidente, serão apreendidos obrigatóriamente pela autoridade que registe a ocorrência para posterior entrega em instituição de beneficência social.

Quando coloquei a questão nem me lembrei dos danos no veículo... Estava mesmo a pensar apenas nos animais que por vezes ficam mortos ou em grande sofrimento e acho que a grande maioria dos condutores não sabem como nem para onde os transportar.

Idealmente, não deviam os bombeiros ou o municipio ter um serviço próprio de transporte de animais feridos para o veterinário ou canil/gatil? Acho qe fazia mais sentido...

Bem, em conclusão, mesmo que não haja danos no veículos devemos contactar PSP/GNR que eles depois "encaminham" para as entidades que referiste. Correcto?

Obg

A resposta do EJPR pareceu-me sensata.

Porque a verdade...é que por mais que possamos gostar de animais, quem é que csg tocar num cão ou gato dps de ele estar ferido?? Provavelmente o ultimo folgo do bixo, será com o intuito de se defender... e pregar uma valente mordidela ou arranhadela...

E quem paga a conta? Para além do prejuízo com o carro ainda temos de pagar para tratar um animal que não é nosso? hummm

É chamar as autoridades e eles que se entendam

é devido a este tipo de pessoas que vemos por vezes animais em sofrimento nas estradas portuguesas, resultado de atropelamento e falta de sensibilidade da parte do condutor para prestar auxilio ao animal.

imagina que o teu cão (mesmo que não tenhas, imagina que tens um) acaba de ser atropelado na estrada a 100m de tua casa, após ter fugido do quintal..
não gostavas que o condutor tivesse prestado o devido auxilio ?
preferias que o tivesse deixado a sofrer na estrada, levando provavelmente à morte deste, e tivesse ido à sua vida ?

estamos a falar de uma vida, apesar de serem animais merecem ser tratados tão bem ou melhor que as pessoas.

fica a minha opinião.

abraços

é devido a este tipo de pessoas que vemos por vezes animais em sofrimento nas estradas portuguesas, resultado de atropelamento e falta de sensibilidade da parte do condutor para prestar auxilio ao animal.

imagina que o teu cão (mesmo que não tenhas, imagina que tens um) acaba de ser atropelado na estrada a 100m de tua casa, após ter fugido do quintal..
preferias que o tivesse deixado a sofrer na estrada, levando provavelmente à morte deste, e tivesse ido à sua vida ?

estamos a falar de uma vida, apesar de serem animais merecem ser tratados tão bem ou melhor que as pessoas.

fica a minha opinião.

abraços

Andamos a ler mal ou isso é tudo nervos?

Alguém falou em ir à vida e deixar o bicho? Falou-se em chamar e alertar as autoridades.

Além do mais - e falo no meu caso - não percebo nada de cuidados de saúde, nem em pessoas nem em bichos. Ia fazer o que? olhar para ele a vê-lo sofrer e a morrer.
Alguém competente que o faça. Não sabe, não mexe

Andamos a ler mal ou isso é tudo nervos?

Alguém falou em ir à vida e deixar o bicho? Falou-se em chamar e alertar as autoridades.

Além do mais - e falo no meu caso - não percebo nada de cuidados de saúde, nem em pessoas nem em bichos. Ia fazer o que? olhar para ele a vê-lo sofrer e a morrer.
Alguém competente que o faça. Não sabe, não mexe

parece-me que os nervos passaram pelo monitor ...

eu disse para mexer ? estou farto de procurar e não consigo encontrar esta afirmação no meu post ..

para alguém competente o poder fazer, é necessário levar o animal ao sitio onde pode ser tratado, ou no caso de não querer mexer, chamar alguem de direito.
Face a esta situação, foi respondido :

ok, então não se leva o animal a lado nenhum, se as autoridades o quiserem fazer, façam, se não quiserem que morra ali mesmo.. ta certo....

peço desculpa pelo offtopic, no meu caso eu próprio me encarregava de levar o animal a um veterinário para que pudessem analisar o estado do mesmo e se possível trata-lo.

abraços

Já atropelaram um cão meu e inclusive lhe deram uma tareia e ninguém me alertou. Eu é que tive que ir à procura dele que nunca mais vinha para casa..

Já atropelaram um cão meu e inclusive lhe deram uma tareia e ninguém me alertou. Eu é que tive que ir à procura dele que nunca mais vinha para casa..

é desumano, não bastava o pobre do animal ter sido atropelado ainda leva uma tareia como se tivesse feito de propósito.. infelizmente há por aí muita gente que não pensa e acha que se mal tratar o bicho resolve o problema.. enfim

fica a minha opinião.

abraços

kamafeu, então faz assim.
Vais numa AE apinhada de gente, atropelas um gato, e paras 100/220 metros à frente para ver os estragos.
Vês que não tens nada, vais atravessar 200 metros numa AE à noite para ver o animal?

Eu sou totalmente contra qualquer tipo de violencia ou maus tratos a animais, mas NUNCA ME ESQUEÇO que a vida humana está sempe em 1º lugar.

( isto aconteceu-me infelizmente)

Por acaso havia de ser uma coisa gira... Ter conhecimento que tinham batido num animal meu. Ou por exemplo se visse baterem num cão moribundo ou ferido. A culpa seria minha e só minha. Na medida em que não tinha educado cabalmente o meu animal. Nunca dele! Garantidamente seria só o cão a ficar maltratado. E fico-me por aqui relativamente a este assunto... É das coisas que mais me faz confusão (crianças e animais indefesos).

Quanto ao título do tópico, a resposta já foi aqui dada. Chamar de imediato as autoridades para lavrar auto de ocorrência. O ressarcimento da despesa será feito assim seja provada a propriedade do animal.

Julgo que se não fôr conseguido provar a posse do animal, o Instituto de Seguros de Portugal avança com a indemnização. Não tenho a certeza.

Cpts.,

...

Julgo que se não fôr conseguido provar a posse do animal, o Instituto de Seguros de Portugal avança com a indemnização. Não tenho a certeza.

...

Se te referes ao Fundo de Garantia Automóvel não me parece.
O FGA substitui-se a um proprietário de um veículo sem seguro [;)]

Back