Animais extintos...

E se eu disser que o paulo3000 está a aumentar as emissões de co2 a 200% por ano e que assim, em poucos anos, vamos morrer todos por causa dele? Parece alarmista?[:D]

porra... não levo isso tão a serio :sh) , nem creio que o co2 seja o real problema, creio também que sim que haja muita mentira a circular creio que entendes o que quero dizer[;)].

Não sou biólogo, mas sei que já muitas espécies desaparecem e outras aparecem. Já é assim há muito tempo e já muita coisa aconteceu (glaciações, aumentos de temperatura, etc). O mundo ainda cá está.

Estas 100% correto,
mas mudanças de temperatura desenvolveram-se ao longo milénios e milénios, ou devido a colapsos ambientais naturais.
nos dias de hoje vivemos no que se define em uma calmaria.
tenho pena que não tenhamos registos suficientes para estudar isto melhor.

Last edited:
Eu sei que não está extinto, mas foi neste tópico que abordaram a questão da "utilidade" de alguns ou dos animais, no planeta, alegadamente alguém se está a borrifar para a aranha não sei quê no paquistão ou do diabo que o carregue, portanto acho que este vídeo "encaixa" bem neste tópico:

A Natureza é demasiado perfeita sequer para ser questionada, principalmente por este serzinho que se acha superior a tudo, o Homem... Reduzam-se à vossa insignificância...

Mas que confusão par aqui vai. Como é possível um tema destes dar azo a tanto disparate.

Toda a gente sabe que no meio selvagem muitos animais se extinguem e muitos outros evoluem por razões naturais.

Mas o tópico trata de animais extintos pela acção directa do homem e a velocidade estonteante com que os mesmos desaparecem. Estamos a falar de num espaço de 50 anos certos animais desaparecem exclusivamente por acção humana. Os animais para se extinguirem por razões naturais levam milhares de anos, tirando o caso de existir um cataclismo natural como é o caso da Era glacial ou do impacto de um asteróide na Terra que mudou totalmente o Mundo de então. Tudo isto são razões naturais, ninguém poderia travar a Era glacial nem o impacto de asteróides na Terra.

O homem extingue os animais apenas porque quer, só por ganância e capricho. É completamente diferente de um acontecimento natural.

Mas será que não percebem isso? Há por aqui certos users com uma falta de maturidade atroz.

Mas que confusão par aqui vai. Como é possível um tema destes dar azo a tanto disparate.

Toda a gente sabe que no meio selvagem muitos animais se extinguem e muitos outros evoluem por razões naturais.

Mas o tópico trata de animais extintos pela acção directa do homem e a velocidade estonteante com que os mesmos desaparecem. Estamos a falar de num espaço de 50 anos certos animais desaparecem exclusivamente por acção humana. Os animais para se extinguirem por razões naturais levam milhares de anos, tirando o caso de existir um cataclismo natural como é o caso da Era glacial ou do impacto de um asteróide na Terra que mudou totalmente o Mundo de então. Tudo isto são razões naturais, ninguém poderia travar a Era glacial nem o impacto de asteróides na Terra.

O homem extingue os animais apenas porque quer, só por ganância e capricho. É completamente diferente de um acontecimento natural.

Mas será que não percebem isso? Há por aqui certos users com uma falta de maturidade atroz.

Ora, extinguiram uns..... (os homens! Vocês portanto! Eu pessoalmente posso garantir que nunca matei nada maior que um mosquito! )
mas outros animais há que proliferam por causa do homem.
Vacas, galinhas, salmão e outros peixinhos que há aos milhares em viveiros. :)

Foi o Homem que extinguiu esses animais? Ou foi a sua inadaptação? E quantos o Homem não salvou já??

Sim desapareçam por intervenção do homem, ou directamente (para caça, peles, marfim,etc), ou indirectamente através da destruição dos seus habitat naturais.

Ora, extinguiram uns..... (os homens! Vocês portanto! Eu pessoalmente posso garantir que nunca matei nada maior que um mosquito! )
mas outros animais há que proliferam por causa do homem.
Vacas, galinhas, salmão e outros peixinhos que há aos milhares em viveiros. :)

Este post...

[:)]

Não dá para mais, não é?

Sim desapareçam por intervenção do homem, ou directamente (para caça, peles, marfim,etc), ou indirectamente através da destruição dos seus habitat naturais.

E outros por constituirem ameaça (lobos, linces...).

Ironicamente agora andamos a tentar repo-los...

O linces não eram ameaça, estão em risco de extinção por causa do declínio da população de coelhos. Os coelhos caíram muito em número devido à mixomatose. A mixomatose foi introduzida intencionalmente na Europa por um médico pediatra francês que tinha uma quinta e a quem os coelhos davam prejuízos nas suas culturas. Por causa disso introduziu a mixomatose na Europa que acabou por matar 90% da população de coelhos e por arrasto colocar em risco de extinção uma série de predadores que dependiam em grande parte da caça do coelho.

andam a repo-los e no parque yellowstone até parece que fazem milagres. Aquilo sem lobos era um autêntico deserto...[:D]

O linces não eram ameaça, estão em risco de extinção por causa do declínio da população de coelhos. Os coelhos caíram muito em número devido à mixomatose. A mixomatose foi introduzida intencionalmente na Europa por um médico pediatra francês que tinha uma quinta e a quem os coelhos davam prejuízos nas suas culturas. Por causa disso introduziu a mixomatose na Europa que acabou por matar 90% da população de coelhos e por arrasto colocar em risco de extinção uma série de predadores que dependiam em grande parte da caça do coelho.

Defeito de fabrico do lince ou que não fosse tão esquisito...[:D]

Depender de uma única fonte de alimento é de génio da natureza...:sh)

Talvez por alguns homens menos burros terem finalmente entendido que o lobo e todos os outros predadores estão num habitat por uma razão especifica e sem ele esses habitates ficam deficitários.

Olha um ex inventado agora, nas desertas existia um rebanho enorme de cabras e outros roedores, o homem como se acha tão esperto, primeiro contaminou o ambiente com espécies exteriores, depois quis preservar umas plantinhas que os roedores e as cabras comiam, começou a abater a cabrada toda, mas se o homem fosse mesmo esperto, introduzia um predador natural das cabras e o equilibrio restabelecia-se sozinho.
O problema foi criado pelo homem, a solução é a do costume, mata-se tudo e que se lixe o resto...

Mesmo tendo errado a contaminar a ilha com as cabras, a solução podia ter sido a da preservação das espécies da ilha e das externas, mesmo que para isso fosse apenas necessário introduzir outro elemento externo.

Outro ex real de que a ausẽncia ou o abate de predadores leva um ecosistema a um cataclismo.
Na austrália existe uma praga de coelhos que devora tudo, o homem não tem mão nos roedores, por muitos que mate e desloque eles voltam sempre em numeros cada vez maiores, a razão está nas decadas de incentivo ao abate de dingos, chacais e outros animais que eram os predadores dos coelhos, agora os predadores estão em tão pouco numero que mesmo com alimento em quantidades enormes, simplesmente quase é impossivel recuperar.

http://www.youtube.com/watch?v=pgPhn4tYxJQ

Notem que o ambiente não é muito rico e os coelhos crescem aos milhões, imaginem se a austrália fosse um prado verde continuo, os homens tinham que se atirar ao mar, pois não teria mão nos roedores.... lol

Tambem têm um problema penso sazonal com as Emas e cangurus.

Last edited:
É só fazer umas contas.

se cada cargueiro andar a 50kmh, ou seja, uns 26 nos, durante 300 dias por ano ( vamos deixar os restantes para cargas e descargas e manutenção) da cerca de 360.000kms.

ora se transportarem uma media de 6.000 contentores, podemos fazer a analogia de 6.000 camiões a fazerem 360.000kms anuais. Isto da cerca de 2.160 milhões de kms.

ora se falam em 150 navios, falamos num valor global de 324.000 milhões de kms em equivalência em camiões por via terrestre.

divindo este número de kms pelos 760 milhões de carros, daria uma media de 426 kms por cada carro.

nao sei como fizeram as contas, mas penso que só será uma comparação justa comparar o peso trasnportado com as emissões respectivas...

Um ciclo de um motor de um navio desses deve gastar quase uma tonelada de oxigénio, qualquer dia não temos oxigénio para respirar... lol

Pera lá, na pag de onde saiu essa reportagem está outra sobre uma maquina que os australianos inventaram e a inveja do mundo inteiro, mais uma reportagem de treta brasileira.... lol

Bolas que atrasado está o mundo em relação aos portugueses, eu há mais de 20 anos atrás trabalhei numa empresa que contratou uma carrada de camiões com dispositivos identicos, para mudar umas oliveiras e uns arbustos gigantes... lol
E aquele sistema não era nada novo, nem veio da austrália.. lol

Last edited:
Talvez por alguns homens menos burros terem finalmente entendido que o lobo e todos os outros predadores estão num habitat por uma razão especifica e sem ele esses habitates ficam deficitários.

Talvez uns homens, a quem chamas de burros, fossem pastores e dependessem dos seus rebanhos para a sobrevivência. Escolher entre os lobos e os rebanhos... hummm... deixa cá ver o que eu escolhia se fosse pastor. Já para não falar no perigo para pessoas e crianças...

Mas isto são os homens burros, os espertos mandavam os pastores para uns cursos de empreendedorismo.

:sh) [:)][:)] Isto deveria der um tópico de entendimento estamos no século 21 o que é passado é passado o importante é aprender para podermos ter um futuro sustentável.

Last edited:
Back