(apagar)

A minha pergunta em relação a este tópico é se não haverá outros carros com caracteristicas "parecidas" a considerar.

Com o mesmo motor e caracteristicas dinâmicas e de utilização pelo menos tão boas como o A3 há o Leon que é substancialmente mais barato.

O Megane pode parecer muito bom no stand a brilhar, mas passado pouco tempo a falta de qualidade vem ao de cima.

img005nv6.jpg

O Megane é um bom carro, mas a nível de qualidade é de facto inferior às marcas ditas "premium" como a Audi, BMW e Mercedes, não vale a pena acreditar que a nível de robustez e qualidade é exactamente igual a uma das referências em qualidade (percebida, pelo menos) como é o caso do A3 (dentro do segmento, claro).
O Megane é um carro em geral bem equipado, confortável, o comportamento até é muito razoavelzinho (tendo em conta o conforto que proporciona simultaneamente) mas há certos "pormenores", que umas dezenas de milhar de kms depois e dois ou três anos de uso começam a saltar à vista...
Tal como num Golf IV é crónico que os plásticos começam a descascar, num Megane mais cedo ou mais tarde (dependendo das estradas que frequenta) os ruídos parasitas vão surgir, as borrachas das portas começam a deixar ouvir o vento a velocidades um pouco mais elevadas, as costas dos bancos mais usados começam a mostrar uma pequena folga, o punho da caixa começa a acusar desgaste, o esticador da porta começa a mandar estalos, enfim, são daquelas coisas que não deixa ninguém apeado na estrada mas que nos faz recordar porque motivo em 2003 um Megane 1.5dCi custava pouco mais de 4000 contos quando já na altura os Golf, A3, Serie 1 / Serie 3 Compact, e por aí fora eram absurdamente mais caros...
Não há milagres, ou se quer um carro amigo da carteira, ou se quer um carro que 100 mil kms depois ainda está quase como novo...

Cumprimentos

Só um aviso: tenho tido MONTES de problemas com o meu mégane (série anterior), em peças que até nem são peças de desgaste. Claro que podes ter sorte e calhar-te um bom, mas eu cá ando muito de pé atrás com Renôs.

Estas são das tais comparações em que se envolve o carro da moda e moderno e outro quase em fim de carreira, com alguma melhrias durante o periodo em que foi lançado até à actualidade.

Bem, se o objectivo for trocar de carro de 2 em 2 anos ou de 3 em 3 anos e juntar uns trocos a escolha racional é o Renault...que é um excelente automóvel tb...agora é uma questão de gostos e de poder monetário...o dinheiro compra tudo;)E quanto mais há mais exigência há tb;)

Embora o Audi A3 seja mais caro, acho que compensa em qualidade e de um modo geral penso que seja melhor carro que o mégane...mas isto é só a minha opinião. ;)

citação:Jeandré
AH Membro Gold

Portugal

5817 Posts
Colocado - 27/12/2006 : 14:57:57
--------------------------------------------------------------------------------

O Megane é um bom carro, mas a nível de qualidade é de facto inferior às marcas ditas "premium" como a Audi, BMW e Mercedes, não vale a pena acreditar que a nível de robustez e qualidade é exactamente igual a uma das referências em qualidade (percebida, pelo menos) como é o caso do A3 (dentro do segmento, claro).
O Megane é um carro em geral bem equipado, confortável, o comportamento até é muito razoavelzinho (tendo em conta o conforto que proporciona simultaneamente) mas há certos "pormenores", que umas dezenas de milhar de kms depois e dois ou três anos de uso começam a saltar à vista...
Tal como num Golf IV é crónico que os plásticos começam a descascar, num Megane mais cedo ou mais tarde (dependendo das estradas que frequenta) os ruídos parasitas vão surgir, as borrachas das portas começam a deixar ouvir o vento a velocidades um pouco mais elevadas, as costas dos bancos mais usados começam a mostrar uma pequena folga, o punho da caixa começa a acusar desgaste, o esticador da porta começa a mandar estalos, enfim, são daquelas coisas que não deixa ninguém apeado na estrada mas que nos faz recordar porque motivo em 2003 um Megane 1.5dCi custava pouco mais de 4000 contos quando já na altura os Golf, A3, Serie 1 / Serie 3 Compact, e por aí fora eram absurdamente mais caros...
Não há milagres, ou se quer um carro amigo da carteira, ou se quer um carro que 100 mil kms depois ainda está quase como novo...

Cumprimentos

Eu no essencial concordo com isto.

São carros que em principio envelhecem de forma diferente e as diferenças que têm com 0 km serão ampliadas com 100.000.

Mas mesmo em carros novos a diferença parece-me significativa, os materiais sóbrios e robustos e as formas do Audi concorrem para um ambiente a bordo e uma posição de condução que sinceramente me parece significativamente melhor que a do renault Megane e do Laguna e do Passat, etc.

Eu gosto de carros em que nos sinta-mos encaixados e envolvidos pelo carro (o que normalmente se tem nos roadsters e o oposto do que habitualmente temos num monovolume). Gosto muito mais do pisar seco mas filtrado do A3 do que do mais aveludado do Megane.

Acho que diferenças há e são algumas ! a questão é se valem a diferença de preços. Para essa questão não há uma resposta única, para uns sim e para outros não.

Agora não me digam que não há deferenças.

Para o autor do tópico - se já conduziste os dois e achas que são semelhantes, não percebo qual é a dúvida que tens ;)

1. Segurança/Protecção
- muito semelhante em ambos!

Concordo! ;)

2. Preço/Qualidade
- a Audi é mais cara!

Inequivocamente! ;)

3. Potencia (performance e tempos de resposta)
- A megane consegue ter performances superiores ao
audi, talvez por ser mais leve que o audi.

Só não concordo por considerar isso por causa do peso. É certo que tal acontece, mas fundamentalmente o motor do Megane é tecnologicamente muito mais avançado. Tem injecção directa por Common Rail (tecnologia que a VAG teimosamente ainda não utiliza nesse motor, nem nunca utilizou noutras derivações desse bloco.) Esta tecnologia CR é, a meu ver, substancialmente superior à Injector Bomba do TDI. O DCI tem ainda a última fase da tecnologia CR, os injectores piezo eléctricos. Poucos motores ainda têm esta tecnologia: DCI 175 CV, D-4D 177 CV e outros que não me lembro...). Isto confere largas vangens em termos de consumos, prestações, recuperações e silencio. Não é só o factor peso. ;). Só falta ao DCI uma cabeça de 16 válvulas, mas isso o TDI também não tem.

4. Conforto
- Semelhante

Não falo do Audi porque apenas andei num Golf V que penso que seja semelhante, mas acho que o Megane seja um pouco superior nesse aspecto. As suspensões do A3 estão talhadas para o comportamento. No entanto, em produtos deste nível a ser inferior, estará longe de ser desconfortável. ;)

5. Consumos
- semelhante

Larga vantagem para o Megane.

6. Manutençao
- por a manutenção e o preço de mao de obra da audi ser muito caro perde em relação a megane que consegue por metade do preço.

Os VAG têm notoriamente manutenções dispendiosas. Ao contrário dos Renault.

7. Design
- o Audi supera e ganha por ter linhas espectaculares apesar da megane tambem ela as ter.

Isso... Indiscutivelmente. ;)
O A3 é soberbo. É realmente um carro muito bonito.

Outros aspectos que destaco no Audi é o seu comportamento, francamente superior ao Renault e a qualidade. Acho que estes aspectos são tão superiores que, para alguns compensam a diferença de preço. Para mim, não. ;) Mas é uma opinião válida.

citação:Originalmente colocada por Bruno Grilo

Caro David, por muito que eu goste da Renault, principalmente da Mégane, não me parece que hajam dúvidas.

Ou optas pela Megane e guardas uns cobres para ti ou para equipamento, ou pagas mais mas ficas com um carro superior em termos de qualidade.

Eu sou muito racionalzinho, mas aqui talvez fosse para o Audi se bem que esse motor de 105 cv não é lá grande espingarda. Informo-te que é um "enxerto" do antigo de 110 cv.;)

Eu penso precisamente o contrario. Já conduzi os dois e gostei muito mais do de 105cv, mas é provável que tal se deva ao facto de este estar associado a uma caixa de 6velocidades, enquanto que o de 110 era uma de 5 velocidades.

Fala-se em melhores prestações para o Megane, mas será que alguém pode apresentar medições?
Eu no Seat Altea tdi (105) n vi assim tanta superioridade do Renault, apenas nas recuperações...

É sempre difícil a escolha entre produtos generalistas e produtos com maior apelo emocional (quer seja por design, imagem ou qualidade). O veículo generalista cumpre com eficácia os requisitos técnicos mas os olhos também comem e no fim de contas o coração é que manda. O caso em concreto é quase clássico, e digo quase porque o Audi, apesar de justificar em termos de design e qualidade aparente, não justifica a diferença em termos técnicos (performance, comportamento) nem em qualidade real objectivamente verificada ao fim de muitos km (custos de manutenção muito superiores e fiabilidade real semelhante).

No entanto, se é permitida uma alternativa, por um preço óbviamente superior ao A3 existe o Mercedes classe B: um veículo bem mais espaçoso, com uma qualidade a curto e longo prazo inquestionavelmente superior, uma motorização common-rail de outro nível e uma segurança activa e passiva de topo. Um produto de luxo real, sem ses nem mas nem porquês. E um produto que de facto cumpre os requisitos de imagem. Não é um carro em que as pessoas olham logo para a matrícula a ver se é de importação paralela... Às vezes, entre o produto generalista e outro mais exclusivo, vale mais pagar a sério e ter a sério. Ter o produto de luxo e prestígio em vez de se ficar pelo sucedâneo. Ou então poupar a sério, comprar o Mégane e ir fazer umas belas férias.

Refiro desde já que sou proprietário de um Audi.
Se pensarmos em poupar no momento da compra e das revisões, muito bem, ganha a megane, agora sem contar com estes parametros, por favor, comparar um A3, com uma megane..., não me parece certo, com clara vantagem para o Audi, obviamente.
É a minha opinião. Mas escolhas o que escolheres, bons quilómetros e poucos problemas com a máquina é o que desejo.

Na minha modesta opinião aconselharte-ia a ires para aquele que podes comprar sem ficares "apertado" de dinheiro, pois o nosso gosto pessoal nem sempre pode ser seguido e ficarias bem servido com qualquer um deles. Quanto a mim escolheria o Mégane... porquê?
-Segurança/protecção: equivalem-se, embora quando uma pessoa abusa o Mégane avisa bem o condutor e uma pessoa só se despista se quiser ou for muito azelha, o A3 é um carro seguro mas não é tão progressivo quanto o francês
-Preço/Qualidade: Mégane mais barato e A3 com maior qualidade aparente
-Potência(performance e tempo de resposta): são os dois bons motores, mas prefiro a suavidade do dcI
-Conforto: Mégane, sem dúvida!
-Consumos: ela por ela, depende muito do pézinho...
-Manutenção:como já te dizeram a manutenção do A3 será um pouco mais dispendiosa
-"Design": cada um tem o seu gosto... prefiro o Mégane, pois acho o A3 um carro desenhado a medo, ou seja anódino, não desperta emoções (...e não me venham falar das versões mais desportivas, pois isso é outra história; estamos a tratar de dois honestos carros a gasóleo, não são para aqui chamados carros a gasolina!)
Bem espero ter-te ajudado e não criado maior confusão; de qualquer forma boa sorte, escolhas o que escolheres!

Voltar
Superior