Apertar o casaco do fato (??)

Se tem 2 botoes, aperta-se o de cima.
Se tem 3 só se aperta o do meio.
As regras são assim, mas cada um é livre de fazer o que quiser.
Até podem por meias brancas quando poem o fato...

Last edited:
Se tem 2 botoes, aperta-se o de cima.
Se tem 2 só se aperta o do meio.
As regras são assim, mas cada um é livre de fazer o que quiser.
Até podem por meias brancas quando poem o fato...

Explica lá bem como é isso [:D]

A nível dos trajes académicos é para homenagear os veteranos q nunca se aperta o último botão mas do colete.

Eu aperto sp apenas 1.

nunca aperto o botao de baixo de nada , nem das camisas , nem dos fatos , nem do pijama , nem do casaco .
nos fatos q tem tres so aperto o do meio.
e so aperto os botoes de cima do casaco e é se tiver frio pq o pescoço é pa se ver

Last edited:
Experimentem sentar-se a uma mesa com os botões todos apertados que já percebem a lógica toda....

Deixando o último desapertado permite sentar sem parecer que vamos rebentar e além disso assenta melhor.[;)]

A nível dos trajes académicos é para homenagear os veteranos q nunca se aperta o último botão mas do colete.

Eu aperto sp apenas 1.

Desculpa, mas isso são tretas...

Simplesmente é mais um botão, só que ninguém o usa, porque fazem com que a roupa pareça mal...

Podes continuar a andar ou sentar-te com o último botão apertado... simplesmente não é tão cómodo ou fica tão desportivo...

Note-se que os fatos actuais são desportivos... lol

dsc00136yt2.jpg

O verdadeiro [:D]

Já agora, Sony-H1 sem qq tratamento [:D]

É fundamental encontrar o tamanho adequado. Muitas vezes, os fatos são comprados num tamanho acima do indicado o que acaba por desfavorecer quem os veste.

Experimente vários tipos de fatos até encontrar o corte ideal para si. Por exemplo, os blazers de quatro botões são mais indicados para pessoas altas e magras.

Se vai comprar um fato que pretende usar com muita frequência é melhor optar por um fato tradicional, simples e num tom escuro, para que o possa conjugar facilmente com acessórios diferentes.

É importante que experimente o fato com o mesmo tipo camisa e de sapato que irá usar habitualmente. Caso não esteja a usar nada do género, peça na loja.

Atenção aos ombros. Deverá conseguir ter alguma liberdade de movimentos mas é importante que não fiquem demasiado largos, dando a impressão de que o casaco é “emprestado”. O ideal é que se forme um ângulo de 90º entre o fim do ombro e o inicio do braço. Há coisas que o alfaiate não consegue arranjar. A forma como o blazer “cai” nos ombros é uma delas.

O colarinho não deve ficar largo. Não deve existir uma grande distância entre o colarinho do blazer e o da camisa.

A altura perfeita das mangas é cerca de um centímetro acima do punho da camisa. É comum os braços terem um tamanho diferente, por isso a marcação para os arranjos deverá ser feita individualmente.

O comprimento também é um aspecto fundamental a ter em consideração. Estando com o braço esticado, encostado ao corpo, o casaco deverá ficar à mesma altura da ponta do seu dedo polegar.

Para que o blazer não fique “largueirão” escolha um modelo que, mesmo desabotoado, se mantenha fechado. Por regra, quando vestido, o último botão deverá ficar aberto.

É possível fazer um arranjo nas calças se a cintura estiver larga ou apertada. Mas se for necessário apertar ou alargar mais do que um centímetro, o resultado pode não ser o melhor.

A bainha das calças deverá ficar aproximadamente um centímetro acima da sola do sapato. Atenção para que não fiquem curtas de mais, para que as meias não apareçam quando andar.

ps O fato não faz o doutor, se vestires um burro de fato ele continua a ser um burro (ditado popular) e very off topic

Eu também já fui de usar fato, até ter-me rendido à verdade e assumido o caminho, reparam mais em mim se tiver de braguilha aberta do que no gajo ao lado com um fato Cardin...

Last edited:
Eu também já fui de usar fato, até ter-me rendido à verdade e assumido o caminho, reparam mais em mim se tiver de braguilha aberta do que no gajo ao lado com um fato Cardin...

[:)]apr:)

precisava de um bom alfaiate em Gaia...mas não daqueles careiros tipo alfaiataria Lusa... um ou uma que faça uns biscates em casa e que seja bom claro...antigamente havia varios...alguem conhece?

Back