Após a vertigem digital, o bom senso: o regresso do botão físico ao automóvel

Eu detesto tanto os designs simplistas baseados em ecrãs, que quando comprei o VE preferi um modelo mais antigo, com um interior mais convencional.

Mas aceito que é uma questão de gosto pessoal. Há milhares de pessoas satisfeitas com os designs simplistas.

Contudo, algumas opções são muuto discutíveis, como abrir as portas com um botão eléctrico ou regular a climatização através do ecrã.
E no entanto a BMW fez isso tudo no seu topo de gama!
E como já disse por aqui, fora os botões em cristal e as luzes tipo casa de alterne, tinha um interior soberbo.

Não é no ecrã, é numa rodinha no tablier!
Há gostos para tudo!
É melhor andar a tirar as mãos do volante para alterar o volume do que usar os comandos no volante!
Agora percebo o porquê dos condutores de BMW não usar o pisca, porque conduzem apenas com a mão esquerda para ter a direita livre para estar constantemente a ligar e desligar o AC e a mexer na rodinha do volume no tablier!
SAbes que também tem o comando do volume no volante, certo?

Não sei se é só marketing mas a propósito do lançamento do novo ID.3 Neo, diz a VW:

"Ouvimos quem nos conduz e recuperámos os botões físicos, combinando-os com a tecnologia mais avançada de sempre num ID. Porque a verdadeira inovação é aquela que torna cada viagem mais simples, intuitiva e humana."

Na imagem está o ecrã da minha Caddy. Tem aquela barra em baixo, táctil para regular o volume e a temperatura do ar ao deslizar para a esquerda e para a direita. Barra essa que genialmente não tem iluminação. O resto é comandado nesse ecrã. Tem dois botões do lado esquerdo do volante para desembaciar rápido atrás e à frente.
Não falta espaço neste carro para as famosas rodas de climatização que continuo a achar a maneira mais simples de regular o ar. Mas cada um sabe de si.

Por exemplo tenho seis botões no volante para regular a maneira como a informação aparece na área do velocímetro. Tenho o carro há um ano. Usei-os uma vez.
6feb758d5525436c6628c94d4794f20a.jpg

O único carro que conheço com o comando das luzes de emergência no teto é o model 3 e não podia estar pior posicionada!
Como é que uma roda na consola central é mais rápida que uma roda no volante? Para alguns tocar em "botões" num ecrã que estão mesmo muito acessiveis é pior que tirar as mãos do volante para fazer uma coisa smples que é aumentar/diminuir o volume do rádio! Deve ser por isso que os condutores de BMW não usam os piscas!
Também não conheço outro mas é um bom exemplo que mostra que os fabricantes não distanciam os botões por importância.
Roda no volante? Eu falei em relação ao típico + e -,que são os únicos controladores de volume que a bmw costuma colocar no volante. Tu é que disseste que eles tinham os mesmos comandos no volante e na consola. Não, a roda no volante nao é para controlo de volume.
PS: A manete dos piscas fica do lado esquerdo e havendo dedos não é preciso tirar a mão do volante. Ou seja, dá para mexer na roda do volume com a direita, segurar o volante com a esquerda e ainda dar pisca. É preciso ter alguma destreza mas pressupõe-se que se não tivesse, tinha comprado um model 3.

Última edição:
não estamos a entrar 1 beca em paranoia?

Ainda ontem ali com o ibiza tanto uso o botao do volume na rodinha classica como no volante....nenhum deles mete em perigo.

Seja qual for o comando, só uso se tiver condições, e falo de comandos não essenciais obvio.

Se tiver numa condução empenhada ou situação mais manhosa, não uso coisas secundárias nem nos ecrãs nem na consola central nem no volante....

Em carros que tenham, ninguém usa todas essas funções usando a voz e pedindo ao sistema do carro? (ligar ou aumentar AC, abrir vidros ou teto, desembaciar.. etc)

Em carros que tenham, ninguém usa todas essas funções usando a voz e pedindo ao sistema do carro? (ligar ou aumentar AC, abrir vidros ou teto, desembaciar.. etc)
Tenho e raramente uso. É mais party trick que outra coisa.

Os botões e ajustes manuais fazem realmente falta quando estamos com pressa ou em situações inesperadas.

Também não conheço outro mas é um bom exemplo que mostra que os fabricantes não distanciam os botões por importância.
Roda no volante? Eu falei em relação ao típico + e -,que são os únicos controladores de volume que a bmw costuma colocar no volante. Tu é que disseste que eles tinham os mesmos comandos no volante e na consola. Não, a roda no volante nao é para controlo de volume.
PS: A manete dos piscas fica do lado esquerdo e havendo dedos não é preciso tirar a mão do volante. Ou seja, dá para mexer na roda do volume com a direita, segurar o volante com a esquerda e ainda dar pisca. É preciso ter alguma destreza mas pressupõe-se que se não tivesse, tinha comprado um model 3.
Estão tão atentos à rodinha que nem se lembram do pisca!
O braço esquerdo está pousado na parte superior da porta, com o vidro aberto, por isso é que depois dão muito uso aos botões do AC enquanto conduzem.
Nada contra.

não estamos a entrar 1 beca em paranoia?

Ainda ontem ali com o ibiza tanto uso o botao do volume na rodinha classica como no volante....nenhum deles mete em perigo.

Seja qual for o comando, só uso se tiver condições, e falo de comandos não essenciais obvio.

Se tiver numa condução empenhada ou situação mais manhosa, não uso coisas secundárias nem nos ecrãs nem na consola central nem no volante....
Agora disseste tudo, mas o mesmo é válido tanto para botões como para tocar num ecrã!

Estão tão atentos à rodinha que nem se lembram do pisca!
O braço esquerdo está pousado na parte superior da porta, com o vidro aberto, por isso é que depois dão muito uso aos botões do AC enquanto conduzem.
Nada contra.
O bem da rodinha é que não é preciso atenção, por intuição já lá vais. Coisas da ergonomia.

Voltar
Superior