Após a vertigem digital, o bom senso: o regresso do botão físico ao automóvel

Espera lá… então o problema do Tesla é ter de mexer no ecrã, mas tu, no LEAF e no i4, “andas sempre a mexer” no ecrã, mesmo para funções que até tens disponíveis no volante? 😂

Acho que acabaste de desmontar, com bastante eficiência (tipica dos Ev´s), um dos teus argumentos habituais contra o Tesla o_O :ROFLMAO:

Somos muito diferentes, farto-me de mexer no botanito do volume e até me esqueço que também tenho um no volante, vê lá a facilidade de mexer no volante. Porque me lembro sempre do botanito na consola central e não me lembro do volante. :D
Em viagem mexo muito no ecran, seja para colocar alertas no Waze, seja para escolher podcast (também o posso fazer no volante, mas esqueço-me, seja para mexer na climatização, ando sempre a mexer, seja no LEAF ou no i4...
Espera lá… então o problema do Tesla é ter de mexer no ecrã, mas tu, no LEAF e no i4, “andas sempre a mexer” no ecrã, mesmo para funções que até tens disponíveis no volante? 😂

Acho que acabaste de desmontar, com bastante eficiência (tipica dos Ev´s), um dos teus argumentos habituais contra o Tesla :ROFLMAO:

Podes ir ler outra vez!
Eu quando vou para uma estrada de serra conduzir não ligo nenhuma aos botões, ecrãs ou o quer que seja.
quem começou com a ligação de botões e gostar de conduzir não fui eu!
Mas isto sou eu que não compro um carro por ter ou não botões que pouco utilizo.
Ando diariamente com um carro com 30 botões e 5 rodinhas no tablier, por isso estou muito habituado a botões!
E para informação, só dado é que queria este carro.
Como referi, quem gosta de conduzir, gosta, seja botões ou sem botões.

Eu ja agora quando vou pa serra ou seja para onde for, mexo em botões ou onde tiver que mexer se assim for....

Eu detesto tanto os designs simplistas baseados em ecrãs, que quando comprei o VE preferi um modelo mais antigo, com um interior mais convencional.

Mas aceito que é uma questão de gosto pessoal. Há milhares de pessoas satisfeitas com os designs simplistas.

Contudo, algumas opções são muuto discutíveis, como abrir as portas com um botão eléctrico ou regular a climatização através do ecrã.

Eu detesto tanto os designs simplistas baseados em ecrãs, que quando comprei o VE preferi um modelo mais antigo, com um interior mais convencional.

Mas aceito que é uma questão de gosto pessoal. Há milhares de pessoas satisfeitas com os designs simplistas.

Contudo, algumas opções são muuto discutíveis, como abrir as portas com um botão eléctrico ou regular a climatização através do ecrã.
quais eram as tuas opções, à data?

Última edição:
Não gosto do excesso de botões integrados numa interface gráfica escondidos através de submenus.

Mas também não gosto de ter 500 botões físicos enfiados bem abaixo da linha de visão da estrada como aconteceu com os PSA na década de 2000, por exemplo.

Por aqui, fãzorro do botão "Off" nos AC. Que curiosamente nunca tive nos meus carros. 🤣

Botão de desembaciador do pára-brisas (que insistem em chamar AC max), também aprecio. Sempre evito uma catrafada de passos (temperatura, velocidade do ventilador, direcção do fluxo, etc etc) e quando se desliga, o sistema repõe o estado anterior.

Acho que acabaste de desmontar, com bastante eficiência (tipica dos Ev´s), um dos teus argumentos habituais contra o Tesla o_O :ROFLMAO:
Não é no ecrã, é numa rodinha no tablier!
Há gostos para tudo!
É melhor andar a tirar as mãos do volante para alterar o volume do que usar os comandos no volante!
Agora percebo o porquê dos condutores de BMW não usar o pisca, porque conduzem apenas com a mão esquerda para ter a direita livre para estar constantemente a ligar e desligar o AC e a mexer na rodinha do volume no tablier!

Não é no ecrã, é numa rodinha no tablier!
Há gostos para tudo!
É melhor andar a tirar as mãos do volante para alterar o volume do que usar os comandos no volante!
Agora percebo o porquê dos condutores de BMW não usar o pisca, porque conduzem apenas com a mão esquerda para ter a direita livre para estar constantemente a ligar e desligar o AC e a mexer na rodinha do volume no tablier!

Ele é que disse que mexia muito no ecrã

Vai lá ver

Agora e enfiou-se na toca

Ele é que disse que mexia muito no ecrã

Vai lá ver

Agora e enfiou-se na toca
E faz ele muito bem, porque para andar a escolher músicas ou podcast como referiu é muito mais fácil fazer scroll num ecrã e tocar no que quero do que usar comandos físicos.
No A3 da minha irmã, que não tem ecrã tátil é um filme para fazer o que quer que seja e temos que tirar mais os olhos da estrada do que a usar um ecrã tátil.
Mas o importante é que tem muitos botões e rodinhas para mexer!
Pelo menos para controlar o volume no volante é através duma rodinha, que é bastante prático.

Como referi, quem gosta de conduzir, gosta, seja botões ou sem botões.

Eu ja agora quando vou pa serra ou seja para onde for, mexo em botões ou onde tiver que mexer se assim for....
Claro que podes fazer o que quiseres, mas ter ou não botões, ou gostar ou não de botões inúteis não significa que se goste ou não de conduzir e foi isso que foi dito.

O AC Max utilizava na F31 quando ficava ao sol.
Se desse para ligar o AC remotamente era o ideal, mas só dava para ligar a ventilação (que pouco ou nada fazia).
Não estava a falar da f31, que por acaso também tem.

O que falta nos comandos dos f30 bizona auto é a funcionalidade sync... Ou ter uma solução como tenho no ford, a rodela do passageiro só se torna independente quando usada...

Ligar AC à distância é possível em carros a combustão, a ford (por exemplo) teve isso durante uns tempos na europa até tal funcionalidade ser banida (ambiente). O carro tinha de ser auto, como é natural.

Em países verdadeiramente livres tipo EUA essa funcionalidade ainda existe 😆

Última edição:
Ah bom, tava a ver se havia algum carro que n ligava o compressor..
O AC Max não tem como função desembaciar de forma rápida, mas sim climatizar o carro de forma rápida, ou seja, direciona o ar para os locais onde ache necessário.
O Desembaciador Max direciona o ar especificamente para o vidro para ser mais rápido desembaciar.
Ambos vão desembaciar o vidro, mas têm funções diferentes (eu só usava o AC Max no verão e ao entrar no carro. O outro o meu carro não tinha).

Não estava a falar da f31, que por acaso também tem.

O que falta nos comandos dos f30 bizona auto é a funcionalidade sync... Ou ter uma solução como tenho no ford, a rodela do passageiro só se torna independente quando usada...
Dei o exemplo que usava mais recentemente, não era específico desse modelo.

Voltar
Superior