Após a vertigem digital, o bom senso: o regresso do botão físico ao automóvel

Mas porque não botões?

eu no meu Mazda ou no Cooper se quiser subir e descer a temperatura nem preciso de olhar. É só esticar o braço e pelo tato regulo o botão. Num ecrã tenho de olhar para ver onde está o botão virtual ou menu e se o piso da estrada for irregular ainda corro o risco de carregar noutra coisa qualquer que não pretendia e no limite pode adicionar mais um motivo de distração.

Sinceramente custa-me a entender esta nova alergia a botões. Por exemplo no tesla mais barato até para regular o banco o condutor ou passageiro tem de ir ao ecrã abrir o menu o que até pode provocar outras questões de segurança.
Para mim não precisa, para outros pode precisar.
Se a estrada for assim tão irregular, também podes falhar a carregar no botão fisico!
Lá estão outra vez os argumentos de segurança! Alguma vez regulas os bancos do condutor em andamento? O passageiro pode estar a dormir, ou demorar 1h para regular o banco que não tem implicações de segurança!
Mas por acaso nem me lembrei dos comandos dos bancos, que não faz sentido ser no ecrã, mas mais por comodidade do que por segurança.

Ok, simplificando:
Comandos fisicos para as operações criticas já mencionadas por voces. Essencial.
Comandos de climatização e afins, se for em tablet com menus escondidos ( ou no limite em botoes fisicos confusos que tambem acontece ) : ninguém é obrigado a colocar em causa a segurança com esse argumento...

De resto eu gosto muito de mordomias mas sem exageros. Se tiver de mexer numa alavanca, que seja.

Quando passo para travão de mão manual ou farois não auto, não me transtorna nada. Mal seria. Até porque não são coisas recorrentes na condução em si.

Se souberes minimamente o trajecto a fazer, conhecer os sítios dos radares,… talvez te safes minimamente numa grande cidade, ainda assim, se meterem lá uma placa de 30 e um carro da polícia escondido atrás de uma coisa qualquer com o radar apontado é quase certinho que metade ficam na fotografia!
Se somarmos as distrações naturais que é andarmos ao telefone e por consequência com a concentração dividida, a coisa piora.

As grandes cidades requerem uma atenção que já não é nada fácil de conjugar.
Quando meterem as câmaras de vigilância das vias a mandarem multas para casa, conduzir em espaços abertos começa a ganhar a mesma preocupação… a pouco e pouco conduzir perde o lado prazeroso.
Continuo sem perceber: porque é que andar ao telefone é distracção natural? Mas alguém é obrigado a estar em chamada enquanto conduz?

Continuo sem perceber: porque é que andar ao telefone é distracção natural? Mas alguém é obrigado a estar em chamada enquanto conduz?
é o cenário natural dos dias que correm, ninguém é obrigado, mas toda a gente o faz… tanto isso como a maior pressão das cidades com a quantidade de população e o turismo crescente. O próprio uso de dispositivos móveis, auriculares,… também pelos peões.

Não é ao acaso que o Neves anunciou medidas novas muito mais invasivas no controlo da condução. Multas, velocidade crime, controlo e mais controlo.

é o cenário natural dos dias que correm, ninguém é obrigado, mas toda a gente o faz… tanto isso como a maior pressão das cidades com a quantidade de população e o turismo crescente. O próprio uso de dispositivos móveis, auriculares,… também pelos peões.

Não é ao acaso que o Neves anunciou medidas novas muito mais invasivas no controlo da condução. Multas, velocidade crime, controlo e mais controlo.
Pois toda a gente o faz mas se alguém sente que fica mais distraído por usar telefone, que não use....mas se calhar é pedir muito, né?
Conduzir é cada vez mais secundário...o que importa é brincar aos menus e aos telefones.

E em vez de estarmos preocupados com mais radares, velocidade crime etc, se calhar devia era haver mais fiscalização, pois nada dessas medidas de encher olho são eficazes nessas estradas fora onde há gente que vai completamente na lua.
Mas pronto isto já são outros temas.

Outra idiotice são aquelas marcas que acabam com as chaves. A Leapmotor tem um cartão NFC e uma app para entrar. Se o Telemóvel e o carro tiverem alguma dificuldade em ligar-se lá tem que se tirar um cartão e encostar ao retrovisor.

E o que achas que vai acontecer se tiveres muitos automatismos a fazer o trabalho do condutor? As distrações aumentam ou diminuem? Alem da propria destreza ao volante, vai melhorar ou piorar?

Ninguém sabe conduzir tão bem como uma máquina que reúne milhões e milhões de tomadas de decisão em situações limite para tomar as suas decisões. Uma máquina bem treinada (programada) vai ser difícil de bater, muito difícil…

Em cidade é muito difícil, estar atento a todos os perigos, a mudanças atempadas de faixa, a limites de velocidade, radares, acidentes, filas que surgem do nada… e ainda trocar de música ou falar ao telemóvel ao mesmo tempo. Não dá mais para deixar o ser humano controlar veículos numa cidade sem ajudas, peço desculpa pela minha conclusão para o ego dos melhores.

Daqui a 15/20 anos a condução autónoma é capaz de estar ao nível de um condutor decente.

Neste momento é horrivel.

E o que achas que vai acontecer se tiveres muitos automatismos a fazer o trabalho do condutor? As distrações aumentam ou diminuem? Alem da propria destreza ao volante, vai melhorar ou piorar?
Faz-me lembrar que a sociedade caminha cada vez mais para só ter destreza para telemoveis....
tirando meia duzia de profissoes, o resto ainda se arrisca a deixar de ter reflexos e destreza.

Ok, dramatismo a mais, pronto, não liguem :D

Outra idiotice são aquelas marcas que acabam com as chaves. A Leapmotor tem um cartão NFC e uma app para entrar. Se o Telemóvel e o carro tiverem alguma dificuldade em ligar-se lá tem que se tirar um cartão e encostar ao retrovisor.
O meu carro tem exatamente o mesmo sistema e em 7 anos nunca precisei do cartão!
Confio tanto no sistema que nem com o cartão ando na carteira!
A minha mulher perdeu um cartão e apenas tive que anular o cartão perdido, comprar um novo (25€) e emparelhar o novo cartão no carro.
Simples e barato e sem andar com medo de quem encontrou o cartão tenha más intenções (conheço pelo menos 2 casos em que foi um filme por terem perdido a chave do carro).

Ver anexo 14728941
A minha não tinha (farois bi-xénon).
Acho estranho a BMW com farois full led ter regredido nesse aspeto.

Edit: pelas imagens que vi na net, o G20 também parece não ter esse comando.
A minha F31 c/farois Led é igual a essa, que tenha conhecimento não existe esse "extra" da regulação em altura. Essa roda à direita efectivamente è o ajuste da intensidade da iluminação dos instrumentos , pelo que diz o manual o ajuste em altura é "automático".

O meu carro tem exatamente o mesmo sistema e em 7 anos nunca precisei do cartão!
Confio tanto no sistema que nem com o cartão ando na carteira!
A minha mulher perdeu um cartão e apenas tive que anular o cartão perdido, comprar um novo (25€) e emparelhar o novo cartão no carro.
Simples e barato e sem andar com medo de quem encontrou o cartão tenha más intenções (conheço pelo menos 2 casos em que foi um filme por terem perdido a chave do carro).
E no caso dessa marca cujo nome não pronunciamos :devilish: , existe um comando opcional (que me custou uma pipa de massa) e funciona como chave, é o que a "patroa" utiliza.

Voltar
Superior