Aprender a mecanica

itzadriano

New member
Boas, como estao?
Queria as vossas opinioes sobre que livros sao os melhores para aprender a mecanica automovel (aprender a contruir um carro e resolver os problemas).
Ouvi falar do Livro do automovel, mas esta desatualizado, sabem de um melhor ou mais recente?
Obrigado pela ajuda

Saber como contruir porque depois saber como
mudar peças é mais facil... prefiro uns bons livros que youtube, as vezes nao ensinam bem e pode correr mal como ja aconteceu com coisas mais basicas, pelo menos comigo [:D]

mudar peças é mais facil...
prefiro uns bons livros que youtube, as vezes nao ensinam bem e pode correr mal como ja aconteceu com coisas mais basicas, pelo menos comigo [:D]

Esquece lá isso do construir... ou então tens isto:
d31646ceacfad105de238234276a0970.jpg

mudar peças é mais facil... prefiro uns bons livros que youtube, as vezes nao ensinam bem e pode correr mal como ja aconteceu com coisas mais basicas, pelo menos comigo [:D]

Um carro é tão complexo, e há tanta variedade, que nunca vais poder saber tudo.
E os conhecimentos para projectar e construir um carro são muito mais complexos do que os conhecimentos necessários para fazer manutenção/reparação. Por isso acho que estás a tentar ir por um caminho muito turtuoso.

Car Mechanic Simulator 2018 [;)]

Não me parece que haja livros que ensinem a desmontar motores... os livros podem ajudar-te a perceberes a mecânica por detrás do motor, como funciona cada peça e/ou identifica-la (etc) mas desmontá-lo/monta-lo de raíz hmmm i dont think so!

Ainda para mais agora que é tudo electrónico, basta ligar à maquina e já te dá os problemas e que peça mudar.

Como sugestão, e para começar, procura escolas de mecânica!! Mas se queres mesmo meter as mãos à obra, compra o carro mais podre que encontrares e que esteja a funcionar e desmonta-o e monta-o novamente.. se ligar novamente já é muito bom.

(eu se desmontar o meu portátil sobram sempre parafusos, mas ele continua a funcionar!! logo os parafusos estavam claramente a mais.. [:cool:] )

Sim, sao complexos mas quero tentar aprender o maximo possivel, como arranjar, melhorar, trocar etc
De momento nao da para ter um carro a ocupar espaço e parafusos a mais por todo o lado [:D], escolas tambem nao da, por isso, vou ter de ficar por livros

Mas vais abrir uma oficina? Há coisas que não consegues fazer sem ferramentas e máquinas.

Sem falar que hoje em dia há cada vez mais coisas que não consegues arranjar. Tens de comprar as peças a e trocar, nada mais.

Nao, eu quero é saber e fazer para mim, e para um possivel projeto.
Mas eu nao a sei trocar nem chegar la (tipo peças mais fundas ou dentro do motor). Quero aprender a poder fazer o maximo possivel.

Nao, eu quero é saber e fazer para mim, e para um possivel projeto.
Mas eu nao a sei trocar nem chegar la (tipo peças mais fundas ou dentro do motor). Quero aprender a poder fazer o maximo possivel.

queres aprender a um nível mais profundo, esquece os livros, tens de ir para um curso dedicado e ter aulas praticas como qualquer mecânico na actividade, assim não vais a lado nenhum...

Olha, abre o capô de um carro moderno e tenta identificar as peças.

Talvez seja suficiente para perceberes que deves estar a subestimar o que queres aprender…

Quando começar a escola vais ter muitos livros pra ler/estudar. Trata desses e depois vai para uma escola para o efeito. Não vai ser por livros que consegues fazer o que quer que seja, muito menos num carro moderno.

Eu nao tou a subestimar eu sei que tem muitas coisas e promenores, mesmo assim quero aprender o que posso sozinho e depois oficina/curso quando tiver mais disponibilidade vou ver se faço isso.
Nao ando na escola... e como qualquer aprendizagem existe livros teorica é preciso claro que pratica é importante, mas um passo de cada vez com calma.
Por agora vou aprendendo com livros depois vesse a hora de praticar, se alguem conhecer livros, e alguma opiniao sobre o livro do automovel.
Obrigado pelas opinioes.

Eu nao tou a subestimar eu sei que tem muitas coisas e promenores, mesmo assim quero aprender o que posso sozinho e depois oficina/curso quando tiver mais disponibilidade vou ver se faço isso.
Nao ando na escola... e como qualquer aprendizagem existe livros teorica é preciso claro que pratica é importante, mas um passo de cada vez com calma.
Por agora vou aprendendo com livros depois vesse a hora de praticar, se alguem conhecer livros, e alguma opiniao sobre o livro do automovel.
Obrigado pelas opinioes.

Um passo de cada vez e com calma não é ires aprender a montar um carro...

Começas por mudar velas, depois correias, abrir o motor e trocar um pistão, mudar um kit de embraiagem, tirar todo o sistema de refrigeração, e vais progredindo até saber fazer tudo [;)]

Fico impressionado com alguns argumentos que dão neste post. Fico ainda mais pasmado quando vejo adultos a "destruir" a vontade de aprender de algumas pessoas.

Suponho eu que sejas um adolescente/jovem. E como todos os adolescentes têm sede de aprender alguma coisa. É normal.

O rapaz apenas perguntou se alguém tem conhecimento de algum livro de mecânica para começar a aprender umas coisas. Penso que ele tem noção de que não vai aprender tudo do dia para a noite mas....tem de começar por algum lado.

Algumas pessoas com alguma decência já te deram algumas dicas para começares. No entanto concordo que nada melhor que a prática para aprenderes e podes sempre ir a algumas oficinas e ofereceres-te para ajudar ou como já disseram aqui "vais ouvindo e vendo".

Abraco e boa sorte

Há alguns livros que são bons para começar e oferecem muito conteúdo prático. Por exemplo:

https://www.amazon.co.uk/Bosch-Automotive-Handbook-Robert-Gmbh/dp/0837616867

https://www.amazon.co.uk/Modern-Automotive-Technology-James-Duffy/dp/1619603705

Já agora vais ter que dominar o inglês porque em português vais encontrar muito pouca coisa de jeito. Este não é mau mas foca-se exclusivamente no motor e mais de um ponto de vista de desenvolvimento do que manutenção:
https://www.wook.pt/livro/motores-de-combustao-interna-jorge-martins/14883876

Se queres perceber não só o que as peças são e o que fazem, mas os porquês todos da coisa, também vais ter que aprender muita da Física que está por trás de tudo, e para aprender a Física vais ter que dominar a matemática...estás a ver porquê que se fazem mestrados nestas coisas [;)]

E prepara-te já para a realidade de nunca vires a saber tudo o que queres, porque hoje em dia os carros são muito complexos e um negócio muito grande, e os fabricantes desenvolvem muita coisa que não andam aí a dizer como o fizeram e como funciona (até aos técnicos e engenheiros dos representantes só dizem estritamente o essencial para fazer o seu trabalho e gostam pouco de ouvir "porquês") por isso muitas das tecnologias sobre as quais vais aprender só tens acesso a essa informação porque já está desactualizada e os fabricantes já estão a desenvolver outra coisa.

Voltar
Superior